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Navegando por Orientador "SABINO, Elianne Barreto"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar e seus efeitos positivos no bem estar das crianças internadas no hospital municipal de Castanhal
    (2018) SOUSA, Elis Simone Dias de; SABINO, Elianne Barreto
    Não é de hoje que a palavra “hospital” está ligada a significados negativos para todo mundo. Se já era ruim ficar doente, pior ainda é ter que ficar internado nele, onde ficamos isolados e principalmente, onde o tempo parece não passar nunca. Quando se trata de uma criança então, os sentimentos são ainda mais intensos, pois ela muitas vezes não entende que apesar da aparência do lugar, ela precisa estar ali para sua melhora física, e aí começam as dificuldades, pois acaba se tornando extremamente difícil a ministração das medicações e a estadia da criança nesse ambiente, o que pode, por muitas vezes, acabar agravando o seu estado de saúde. Entra em cena então, a Pedagogia não escolar, que com a ajuda do pedagogo faz com que a internação da criança se torne mais suave por meio da brinquedoteca inserida nesse contexto. Neste sentido, o objetivo do trabalho é analisar como as práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do Hospital Municipal de Castanhal, têm papel importante no bem-estar e na recuperação das crianças hospitalizadas. Sendo assim, a pesquisa procura investigar a influência que as atividades lúdicas, realizadas por intermédio de práticas pedagógicas, trazem para o bem-estar e recuperação das crianças. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e o lócus da pesquisa foi o Hospital Municipal de Castanhal “Maria Laise Pereira”. Com o lúdico, as crianças têm a oportunidade de aflorar seus sentimentos, seus medos, anseios e assimilar melhor o período delicado pelo qual estão passando, esse também é um ótimo caminho para dar um novo significado ao tempo de hospitalização. Toda a ludicidade presente na brinquedoteca, distrai a criança e faz parecer que o tempo está passando mais rápido, tornando mais humana a relação médico-paciente e, melhor ainda, faz com que esse conceito ruim sobre hospital mude na visão delas e dos adultos, já que a criança acaba usando a sua imaginação para associar o hospital a um lado bom, facilitando assim todos os processos que contribuem para a sua cura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Evasão escolar na 1ª etapa da educação de jovens e adultos na Escola Municipal Professor Paulo Freire em Marituba – Pará
    (2018-05-21) REBOUÇAS, Fabrício da Silva Brabo; SABINO, Elianne Barreto; http://lattes.cnpq.br/9302207290830081
    O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por finalidade, investigar quais os principais motivos que provocam a evasão escolar dos alunos da 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal de Marituba-PA. Trata-se de uma pesquisa de campo, norteada pelas presunções metodológicas do estudo de caso, no que tange a abordagem da pesquisa, esta assume a qualitativa. Para a coleta de dados fora necessário fazer uso da entrevista estruturada e tomando como amostra quatro alunos da primeira etapa de uma mesma turma.O estudo tem como principais fundamentos teóricos os pensamentos de Cícera Cardoso, Thyeles Strelhow e Hérica Silva, que apresentam concepções e definições sobre evasão escolar, de como este problema educacional vem ocorrendo no decorrer do tempo e suas características. Deste modo, constatou-se que a evasão dos estudantes nesta escola se dá na sua maioria por motivos dos quais a instituição de ensino não possui autonomia para resolvê-lo. A investigação ainda revelou o quão fundamental é a figura do professor para a permanência dos educandos da EJA e aliada a importância do professor está a criação de estratégias que ajudam o aluno a enfrentar seus desafios, assim combatendo a evasão ativamente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017
    (2018-04-10) SILVA, Erica Diene Souza e; SABINO, Elianne Barreto; http://lattes.cnpq.br/9302207290830081
    O objetivo deste Trabalho de Curso (TCC) é identificar as produções acadêmicas do gênero TCC, Artigos e Dissertações de Mestrado que façam referência à utilização de música no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental, publicadas entre o período de 2006 a 2017. Apresentaremos uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem quantitativa e análise crítica dos dados através de gráficos e tabelas. O trabalho desenvolveu-se a partir da coleta das produções acadêmicas que foram tabuladas e organizadas por título, gênero, universidade, área de conhecimento em que foram produzidos e o ano em que foram publicados. Para melhor compreensão dos resultados, foram considerados os seguintes aspectos: a) identificar TCC’s, artigos e dissertações que façam referência à utilização de música na educação publicados entre o período de 2006 a 2017, b) classificar as áreas de conhecimento em que mais concentravam-se cada produção acadêmica e c) realizar uma análise críticas das produções acadêmicas e destacar as contribuições dessas produções para a Educação. Em nosso referencial teórico, trazemos autores como: Soares (2007), Rosa (1990), Sarmento e Rapoport (2009), Piaget (1993), Rossini (2003), Brito (2003), Loureiro (2003), Vigotsky (1991), que tratam sobre a importância da música na educação e a importância do processo de alfabetização. Para realizar a coleta de dados, recorremos à biblioteca da UFPA, campus Castanhal, os sites Scielo e FAED e o Portal da CAPES. Sobre o material coletado, temos 07 produções acadêmicas de TTC, 20 Artigos científicos e 90 Dissertações de Mestrado. De acordo com nossa pesquisa, das 117 produções acadêmicas encontradas, 97 encontram-se na área das Artes, 23 na Educação, 03 na Psicologia, 03 na Matemática e 02 na Saúde. Portanto, de acordo com os resultados apresentados, há maior concentração de trabalhos acadêmicos na área das Artes e em seguida na área da Educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia em ambiente não escolar: a atuação do pedagogo no Hospital Municipal de Castanhal.
    (2018) PANTOJA, Edileuda Costa; SABINO, Elianne Barreto; http://lattes.cnpq.br/9302207290830081
    A hospitalização na vida de uma pessoa pode acarretar prejuízos à condição emocional do ser, ainda mais quando for criança/adolescente, pois, o hospital é um ambiente por muitos considerado hostil e desconhecido. O objetivo deste estudo foi demonstrar como o profissional pedagogo está inserido no mercado de trabalho fora do ambiente escolar, neste caso, o nosso local de pesquisa foi o hospital. Como objetivos específicos buscamos discutir à luz do referencial teórico a Pedagogia em Ambiente Não Formal; entender a pedagogia no hospital, algumas formas de atuação do (a) pedagogo (a) e por fim, identificar a relevância da Pedagogia Hospitalar na reabilitação da criança/adolescente hospitalizado na concepção do (a) pedagogo (a). Pois, a pedagogia hospitalar é uma modalidade que amplia o mercado de atuação do pedagogo. Com base nisso, esta pesquisa foi desenvolvida no Hospital Municipal de Castanhal (HMC), que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo algum tipo de atividade pedagógica a crianças/adolescentes internados. Para que a pesquisa fosse realizada, utilizou-se: pesquisa de campo, bibliográfica e observação no ambiente da pesquisa. Os resultados apontaram para uma prática pedagógica que contribui para o melhoramento do hospitalizado e uma boa aceitação da equipe gestora do HMC.
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