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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da expressão “nem fodendo”: uma perspectiva da linguística funcional centrada no uso
    (2024-11-07) XAVIER, Myrian Flávia Santos e Silva; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    Este estudo examina a complexidade linguística na criação de conexões sociais e na facilitação da comunicação. Concentrando-se na negação como um elemento-chave na estrutura comunicativa, investigamos suas diversas formas, incluindo aquelas que não seguem os padrões gramaticais convencionais, conhecidas como negações não canônicas. Essas formas, frequentemente usadas no cotidiano, conferem maior expressividade ao discurso, refletindo a intenção do falante em enfatizar ideias e adicionando um impacto emocional à comunicação. Um exemplo destacado de negação não canônica é a expressão “nem fodendo” na língua portuguesa falada no Brasil, especialmente popular entre os falantes mais jovens em contextos informais e nas redes sociais. Utilizando uma abordagem funcional, inspirada em autores como Bybee (2016) e Rios de Oliveira (2020), este estudo emprega revisão bibliográfica e análise de dados reais para investigar os processos motivacionais por trás do uso da expressão “nem fodendo” como forma de negação no português brasileiro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo semântico-pragmático sobre os processos implícitos encontrados em construções binárias por inferência na hipotaxe adverbial
    (2024-11-07) COSTA, Wanessa do Espírito Santo Queiroz; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente artigo realiza uma discussão de cunho sintático-semântico acerca das construções binárias que são encontradas em atos interacionais que apresentam processos implícitos por meio de inferência na hipotaxe adverbial, a saber: “Mais um pio, eu retiro de sala”, essa construção, ao ser analisada por um viés funcional, pode-se notar que infere valores semânticos de tempo, causa e condição. Além disso, é importante ressaltar que esta pesquisa é fruto dos debates que ocorreram no Núcleo Amazônico de Estudos Semânticos do Português – NAESP, no qual fazia parte como bolsista e esses debates foram primordiais para o desenvolvimento da pesquisa que objetiva também explanar o processo que leva à criação de construções binárias por inferência na hipotaxe adverbial. Nesse sentido, o trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Funcional, na linha de Bybee (2010) e no trabalho de Decat (2001), que advogam sobre a língua se modelar a partir dos usos. Logo, construções que fogem dos padrões sintáticos canônicos não são criadas de forma aleatória, mas motivada. Dessa forma, para realizar tal discussão, recorreu-se às redes sociais, com o propósito de coletar dados que demonstrem as omissões de termos em um complexo oracional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O gênero charge como ensino aprendizagem
    (2023-07-19) SILVA, Renata Medeiros; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente trabalho, terá como proposta central conhecer um pouco sobre os gêneros textuais, qual a importância deles na licenciatura e trazer vertentes de suas práticas pedagógicas. Será trabalhada proposta através do gênero charge com a temática política do ano de 2022, levando em consideração o seu papel no contexto ensino-aprendizagem voltadas com proposta para alunos do 7° ano do ensino fundamental II. Ao longo do texto, será mostrado no caso das charges que um dos requisitos é a interpretação textual, pois requer muito conhecimento não só sobre a política que será o tema abordado, mas também como fatos históricos, geográficos e de linguagem. A charge é um instrumento de caráter humorístico, informativo e opinativo de extrema importância para a formação de alunos críticos e reflexivos, nessa concepção, o gênero charge tem contribuído para o alcance desse objetivo, pois com a aplicação do gênero em sala de aula, o aluno passou a compreender melhor a função do texto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gênero publicidade: propostas de intervenção didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental
    (2023-07-19) RODRIGUES, Jéssica de Oliveira; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente trabalho objetiva discutir sobre a importância do uso dos gêneros textuais, e qual a importância deles na licenciatura, trazendo as vertentes de suas práticas pedagógicas e obrigatórias. Serão desenvolvidas propostas didáticas através do gênero Publicidade, levando em consideração o seu papel no contexto do ensino-aprendizagem para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Correlacionando as experiências dos alunos tanto na sala de aula quanto no seu cotidiano no convívio familiar ou na comunidade onde está inserido, discutindo a relevância de estudo e da produção dos gêneros textuais e, por fim, uma atividade de produção com o gênero publicidade com toda a turma. Assim, espera-se que esta proposta contribua significativamente com as pratica de ensino-aprendizagem dos educandos imersos no contexto da educação básica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Gênero tirinha: propostas de intervenção didática para alunos do 6° ano do ensino fundamental
    (2023-07-19) ANJOS, Cibele Menezes dos; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O trabalho em questão se insere na subárea ensino-aprendizagem tendo como objeto de pesquisa o gênero tirinha. Além da pesquisa qualitativa houve também a pesquisa bibliográfica e metodológica que é uma pesquisa objetiva em que apresenta caminhos, métodos e técnicas utilizando a tirinha como recurso pedagógico. Este trabalho foi fundamentado nas contribuições dos pensamentos de alguns teóricos como: Marcuschi (2008); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Koch e Elias (2008); nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998) e por fim Ramos (2017). Nessa pesquisa, as propostas de atividades para o ensino-aprendizagem foram divididas em eixos, em que cada um contará com um total de 2 aulas, sendo que haverá uma tirinha em cada eixo para o desenvolvimento das atividades. Com isso, o objetivo geral dessa pesquisa será desenvolver proposta de intervenção didática para o ensino de língua portuguesa com o gênero tirinha para alunos do 6°ano do ensino fundamental, a considerar os eixos de leitura transversal, gramática e produção do gênero. Dessa forma, as propostas foram divididas em três eixos: a) leitura transversal; b) gramática e c) produção do gênero tirinha em que os alunos serão convidados a produzir o gênero em tela. Sendo assim, esse trabalho se deu pela ampla possibilidade de utilizar o gênero tirinha no ensino e espera-se que essa pesquisa possa despertar novas perspectivas de explorar o gênero tirinha na sala de aula, contribuindo com o professor (a) nas formulações de propostas didáticas na disciplina de língua portuguesa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    ‘Mina’ de quantificadores: uma abordagem funcionalista
    (2024-11-07) CARNEIRO, Elaine do Rêgo; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282
    O presente artigo se trata de um trabalho de conclusão de Curso, desenvolvido no Núcleo Amazônico de Estudos Semânticos do Português (NAESP). Nesse sentido, propõe-se uma discussão acerca do fenômeno da quantificação, direcionando o foco para uma expressão não canônica do português, empregada em algumas regiões do país, a saber: mina. O objetivo do trabalho é sinalizar o processo de mudança linguística que ocorre no interior da língua, sob a perspectiva da motivação da gramática. Por essa razão, este estudo se ancora nas teorias e postulados da Linguística Funcional, nos estudos de Rios de Oliveira (2020), Cunha et al (2015), Bybee (2010), além dos estudiosos Ferrarezi Jr (2008) e Cançado (2008). Para a realização da pesquisa e análise do fenômeno em foco, recorreu-se a prints de conversas e postagens nos aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook, em que foram encontradas ocorrências como “Tão prendendo mina de gente”, entre outras. A referida pesquisa teve início em 17/11/2022 e término em 04/03/2024 e busca contribuir com os estudos gramaticais do português brasileiro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mudança linguística: uma análise de itens lexicais em letras de músicas brasileiras
    (2023-08-19) MESQUITA, Sérgio Soares; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    Partindo do pressuposto de que a música se constitui uma importante forma de comunicação e expressão do pensamento humano e que carrega consigo uma enorme carga histórico-cultural, de identidade e que perpassa por todo a existência humana, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, o presente trabalho tem por objetivo apresentar de que forma essas mudanças ocorridas na língua são incorporadas nas letras das canções, dando ênfase a termos que se apresentam no meio digital, em especial nas mídias socias; uma vez que esse gênero discursivo música se apropria das mudanças linguísticas ocorridas na língua, ou seja, as composições musicais absorvem o que está em uso pelos falantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental
    (2023-07-19) CUNHA, Deiseane Campos da; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    Objetivamos neste estudo propiciar aos alunos do 9º ano do ensino fundamental o conhecimento sobre o gênero resposta, e através de atividades formativas, torná-los leitores e produtores proficientes. As propostas foram divididas em 3 eixos: a) estratégias para o uso da argumentação; b) articuladores textuais e por fim c) trabalhando a coesão e coerência por meio da revisão e reescrita. Estas propostas foram aplicadas em uma escola de ensino fundamental maior no município de Tomé-Açu-PA. A avaliação diagnóstica e formativa foram aplicadas no terceiro eixo e obtiveram resultados que contribuirão com o aprimoramento docente no quesito ensino-aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    [(Tô) te falando]: uma análise funcionalista do fenômeno de afirmação no português brasileiro
    (2024-11-07) DIAS, Joice Martins; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    O presente estudo, desenvolvido dentro do Núcleo Amazônico de Estudos Semânticos do Português – NAESP, da Universidade Federal do Pará – Campus de Abaetetuba, promove uma discussão acerca do fenômeno da afirmação, com ênfase em uma forma não canônica do português, a saber: “[(to) te falando]”. O estudo tem como meta destacar a evolução linguística que ocorre na língua, enfatizando a motivação gramatical. Assim, a pesquisa é fundamentada nos pressupostos do Funcionalismo, conforme delineados por Bybee (2010), Givón (1995), Neves (2000) e Oliveira (2020). Para analisar o fenômeno em foco, foram utilizados dados coletados a partir de prints de conversas no WhatsApp e no Facebook, em que foram encontradas ocorrências como “mano vai dá em nada tô te falando”, entre outras. A pesquisa visa enriquecer os estudos gramaticais do português brasileiro, fornecendo a análise de uma expressão não canônica relacionada ao fenômeno de afirmação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O valor semântico contido na palavra “Até” quando usada nos enunciados como operador argumentativo
    (2023-07-19) OLIVEIRA, Edivaldo de Oliveira; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    Tendo em vista que a palavra até possui um vasto campo semântico que pode ser explorado em vários enunciados, e que as gramáticas tradicionais ensinam e a classificam apenas como preposição e advérbio, pesquisa-se os valores semânticos contidos na palavra até quando usada como operador argumentativo, a fim de realizar um estudo sobre os aspectos gramaticais com ênfase na palavra até com o intuito de analisar as estratégias discursivas acerca do seu uso. Para tanto, é necessário mostrar as principais diferenças entre as classes gramaticais preposição e advérbio e os operadores argumentativos; apresentar as estratégias discursivas a partir do uso da palavra até e apontar os conceitos dos gramáticos tradicionais e diferenciá-los dos estudos linguísticos concernentes à palavra até. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória, de cunho qualitativa, de caráter bibliográfica. E para isso foi feita uma busca no banco de dados Corpus Brasileiro com enunciados contendo a palavra até com o intuito de analisá-la, a fim de diferenciar preposição de operador argumentativo. Diante disso, verificouse que, mesmo que as gramáticas classifiquem este vocábulo como preposição, a palavra até, foi empregada várias vezes com um valor discursivo direcionando os argumentos para uma conclusão já almejada; e que, nos enunciados que apresentavam mais de um argumento, o operador argumentativo até constitui uma hierarquização na argumentação, assim, o argumento enfatizado pelo operador se torna mais forte que os demais dentro de uma escala argumentativa, o que permite a constatação de que a palavra até, como operador argumentativo, exerce a função de apresentar o argumento mais forte dentro de um texto; e que carrega uma forte carga semântica de escalaridade.
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