Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "ROSA, Edilene do Socorro Silva da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos
    (2023-09-09) SILVA, Débora Regence Ribeiro e; ROSA, Edilene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/9120740950516393
    Este ensaio textual surge a partir de reflexões levantadas a partir das experiências enquanto docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará Campus Bragança, bem como da atuação na Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação do referido município, considerando também o contexto da educação ligada a Pesquisa em Sustentabilidade Cultural ligada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tópico Úmido (UFPA/NAEA), apresentando neste momento reflexões sobre a aprendizagem significativa, aqui dialogada na visão de AUSUBEL(2003) relacionadas no contexto da Educação de Jovens e Adultos, apresentando questões conceituais, sociais relacionadas a práxis pedagógica. Para isso, reflete-se também sobre o contexto sócio histórico da Educação no Brasil, para se pensar em atividades de estudos e pesquisas futuras, propostas de investigação e realização de oficinas que possam vir a contribuir na qualidade da Educação de Jovens e Adultos no Município, bem como, no desenvolvimento profissional de estudantes das Licenciaturas que precisam compreender e atuar na E.J.A.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Teoria queer nas escolas Bragantinas
    (2022-12-09) FERREIRA, Cleonis Cavalcante; ROSA, Edilene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/9120740950516393
    Este trabalho originou-se na disciplina Educação e Diversidade Sociocultural e tem como objetivo verificar a percepção de um professor da rede municipal e integrante do movimento LGBTQIAP+ sobre a teoria queer e como está sendo trabalhada no âmbito escolar no municípiode Bragança-Pa. Para este fim, foi realizada uma revisão sobre o tema. Para dialogar com essatemática, foram utilizados os referenciais teóricos: SILVA (2003); CANDAU (2008); LOPES (2008) e outros. Estes autores proporcionaram o diálogo acerca da discussão sobre o tema. Posteriormente realizou-se uma entrevista com um representante do movimento LGBTQIAP+ do município de Bragança/Pa. Para o participante, as escolas estaduais bragantinas, queatendem grande parte do público que se identifica como homoafetivo, sentem dificuldades de direcionar e articular essa problemática com os discentes em suas práticas pedagógicas a relaçãode Gênero, Currículo, Cultura, Diversidade e Interculturalidade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA