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Navegando por Orientador "RODRIGUES, Alcemir Pantoja"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade na prática docente na educação infantil: realidade desvelada em escolas da rede municipal de ensino de Abaetetuba-PA
    (2018-05-02) FERREIRA, Edilene de Jesus Gonçalves; RODRIGUES, Alcemir Pantoja; http://lattes.cnpq.br/9116827252137741
    O presente trabalho propõe-se a discutir a importância da ludicidade na prática docente da Educação Infantil, no que se refere a aprendizagem da criança, partindo de um estudo do seu significado e conceitos sobre o desenvolvimento da ludicidade para enfatizar a necessidade de sua utilização eficaz no espaço da escola Santa Maria e Maria Eloisa de Souza, no município de Abaetetuba. Sabe-se que as atividades com brincadeiras são importantes ferramentas que levam a criança a desenvolver a prática da leitura e da escrita de forma prazerosa e significativa. Esta pesquisa utilizou-se de referências pedagógicas que forneceram a orientação necessária para a busca de uma discussão e reflexão acerca do papel da ludicidade como prática docente na educação infantil na escola. Neste trabalho destacam-se vários autores que mencionam sobre o tema, a qual a ludicidade é elemento fundamental da prática pedagógica que pretende desenvolver o interesse e o prazer da leitura e compreensão social nas crianças neste nível de aprendizagem. A partir da análise do processo de ensino-aprendizagem através da ludicidade, percebe-se que o lúdico e a criança estão sob influência de ambos e merecem grande atenção, porque da relação lúdico e criança nasce a aprendizagem. Cabe ressaltar também que esta pesquisa desenvolveu-se por meio de pesquisa–qualitativa, observando-se a realidade da pratica na escola Santa Maria. Desse modo, aplicou-se um questionário para compreender o processo ensino-aprendizagem na escola pesquisada. Tal visão permitiu-nos a reflexão a respeito da prática pedagógica que determina os aspectos elencados na pesquisa. Acredita-se que o planejamento estruturado, organizado e proposto para as aulas possam, com as atividades lúdicas, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem na infância.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Parceria escola e família: a importância da família no processo ensino-aprendizagem da criança
    (2018-05-02) PANTOJA, Doralice da Costa; RODRIGUES, Alcemir Pantoja; http://lattes.cnpq.br/9116827252137741
    A relação entre a escola e a família dos alunos ainda possui muitos mitos. Ocorre muitas vezes a oposição de ideias, mesmo que ambas tenham um objetivo em comum: o pleno desenvolvimento das crianças. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil São João, no município de Abaetetuba/Pará. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da relação entre a família e a escola para que a criança tenha um pleno desenvolvimento no processo de aprendizagem visando uma educação efetiva. Para o embasamento teórico, utilizaremos alguns autores como Goldemberg, Triviños, Giddens, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em especial, as teorias de Vygotsky e Piaget, para melhor compreender a discussão referente ao tema do trabalho. Os sujeitos participativos desta pesquisa foram os professores, pais de alunos, alunos e coordenação pedagógica. Para tanto, este trabalho está organizado em três partes, a primeira versa a respeito dos conceitos de aprendizagem, abordando os estudos de Piaget e Vygotsky, bem como as funções que a escola e a família representam no processo de aprendizagem. Na segunda parte aborda a importância da família na formação da criança, enfatizando o processo de participação da família na escola, ressaltando a importância do conselho escolar como mediador na relação entre família e escola. A terceira parte encarrega-se da pesquisa, aplicação de procedimentos para a coleta de dados, análise dos dados e resultados obtidos. Essa pesquisa nos levou a concluir que na dinamicidade das práticas escolares, os docentes são agentes históricos, profissionais com uma grande responsabilidade social, que devem constantemente estar em busca de formação continuada, como verdadeiros pesquisadores e estudiosos, o que deverá contribuir para fortalecer a participação da família no processo educacional dos alunos.
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