Navegando por Orientador "PUREZA, Enil do Socorro de Sousa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) TRANSVERSALIDADE E MEIO AMBIENTE: um estudo comparativo em duas escolas no Arquipélago do Marajó - PA(2021-07-30) SOUTO, Arlete Ferreira Pantoja; PUREZA, Enil do Socorro de Sousa; http://lattes.cnpq.br/7844138330028120A presente pesquisa teve como objetivo investigar como o conceito de meio ambiente e educação ambiental foram trabalhados nos anos de 2014 a 2016 nas Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental Portugal e São Sebastião, localizadas no Rio Guajará, Município de Curralinho/PA. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e o método de estudo foi o estudo comparativo. Como instrumentos para coleta de dados fez-se uso das técnicas de observação direta do cotidiano escolar; análises documentais de Projetos Políticos Pedagógicos, Planos de Curso, Atas de reuniões, Livros de Ocorrências, Diários de classe, Planos de aula, Projetos, cartazes, fotografias e entrevistas semiestruturadas. Para esta pesquisa, foram analisados 10 sujeitos que deram suporte para este trabalho, sendo oito professores e dois coordenadores pedagógicos. Para a fundamentação teórica desta pesquisa, fizemos uso das obras de Freire (1987), Freire (1996), Brandão (2007) e Loureiro (2012), e de leis que dispõem sobre a normatização da Educação Ambiental, como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Política Nacional de Educação Ambiental (1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Meio Ambiente (1997) (1998). Os estudos concluíram que ambas as escolas apresentaram propostas educativas com características de uma Educação Ambiental tradicional. Por outro lado, também foi possível observar atividades, conteúdos, pensamentos e ações que corroboram para uma educação ambiental ética e transformadora. Constatou-se ainda que as maiores dificuldades relatadas pelas escolas para melhoria na implementação da EA estão relacionados à falta de estrutura, logística, acesso a informação e investimento das políticas públicas nestas instituições.