Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "PORTELA, Carlos dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise da metodologia de sala de aula invertida aplicada na disciplina de Desenvolvimento de Jogos
    (2023-12-15) SILVA, Isaac R. Rodrigues da Silva; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    Este artigo apresenta a análise e a discussão dos resultados obtidos, através da aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida em uma disciplina do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará. Adicionalmente, ajuda a compreender como a aplicação desse método de ensino-aprendizagem contribuiu para que os alunos conseguissem atingir os objetivos da disciplina e concluir o que lhes foi proposto no início, expondo resultados obtidos na aplicação da metodologia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicações de técnicas front-end no desenvolvimento de uma plataforma web para divulgação de eventos
    (2025-03-26) PANTOJA, José Wendel Viana; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    O avanço da tecnologia e da internet tem proporcionado mudanças significativas na maneira como os eventos são organizados e divulgados. Este trabalho, resultado de um estágio supervisionado, apresenta o desenvolvimento da plataforma CommunityEvents, um sistema web voltado para a centralização e divulgação de eventos, utilizando técnicas de desenvolvimento Front-End. A plataforma foi desenvolvida com React, Context API, Styled-Components e Ant Design, permitindo uma interface responsiva e eficiente. Além disso, utilizou-se o Firebase para gerenciar autenticação e armazenamento de dados, otimizando o tempo de desenvolvimento. A metodologia adotada envolveu a elicitação de requisitos, prototipação e implementação do sistema, seguindo princípios de boas práticas no desenvolvimento Front-End. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia da plataforma na organização e apresentação de eventos, melhorando a experiência dos usuários na busca por informações. Como trabalhos futuros, propõe-se a implementação de um painel administrativo para maior controle sobre os eventos cadastrados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Clube do HTML: uma abordagem extraclasse para Introdução ao Desenvolvimento Web
    (2025-03-25) PEREIRA, Heverson de Nazaré Lima; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    O mercado de desenvolvimento web tem crescido significativamente, demandando profissionais qualificados para atuar na área. O curso de Sistemas de Informação da UFPA Cametá não possuía uma disciplina obrigatória com abordagem a esse tema. A fim de introduzir conceitos fundamentais da área e capacitar alunos da FASI, criou-se o projeto extraclasse Clube do HTML. Ao final do projeto foi aplicado um questionário com o objetivo de avaliar o impacto do clube na formação dos graduandos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de conteúdo para o grupo de pesquisa LA FocA
    (2024-11-25) SANTOS, Wenderson Gustavo Silva dos; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    No cenário atual da educação e da pesquisa acadêmica, a comunicação e a disseminação do conhecimento são fundamentais para o avanço científico e a interação com a sociedade. As universidades e grupos de pesquisa enfrentam desafios significativos na organização e no compartilhamento de suas produções acadêmicas, o que pode resultar em menor visibilidade e impacto das suas atividades. Neste contexto, acredita-se que o desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo para o Laboratório de Abordagens de Ensino Focada no Aluno (LA FocA), um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pará, pode facilitar a centralização e o acesso às informações acadêmicas do grupo. O trabalho incluiu a elaboração de requisitos funcionais e não-funcionais, que ajudaram a identificar as necessidades específicas do grupo. Além disso, foram realizados estudos sobre as tecnologias mais adequadas, como as linguagens de programação Java e JavaScript, e os frameworks Spring Boot e Next.js, que foram utilizados na construção do sistema. Após o desenvolvimento, uma avaliação de usabilidade foi conduzida com usuários, seguindo a norma ISO/IEC 25010, com a expectativa de que a interface resultante fosse intuitiva e atendesse às necessidades dos usuários. Assim, espera-se que o CMS não apenas amplie a visibilidade das produções acadêmicas do grupo, mas também promova uma comunicação mais eficaz com a comunidade acadêmica, contribuindo para um compartilhamento mais dinâmico e acessível do conhecimento produzido.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    NEEDS: identidade visual e diretrizes da marca para o design system do NEES
    (2024-11-28) ALVES, Taylor Costa; AMARAL, Daniel Baia; http://lattes.cnpq.br/8504963218209306; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    Este trabalho teve como objetivo desenvolver a identidade visual e o manual de diretrizes do NEEDS, o Design System do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), vinculado ao Instituto de Computação da UFAL. A partir de um aprofundamento teórico sobre identidade visual, com suporte de autores renomados e pesquisa aplicada ao contexto do NEES, foram desenvolvidos os elementos visuais essenciais para uma marca sólida e consistente. O processo incluiu fases de pesquisa e concepção, além da criação de materiais práticos, como templates para apresentações, uma interface de website com variações de design, e um manual de identidade visual detalhado. Ao final, o trabalho resultou na construção de um sistema visual coeso, com materiais aprovados e validados pelo NEES, que servirão como referência para manter o padrão visual do NEEDS e garantir sua implementação eficaz nos pontos de contato digitais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso do design thinking como metodologia de ensino da disciplina Interação Humano-Computador
    (2025-03-26) SILVA, Klebson do Carmo; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    Este artigo apresenta a aplicação do Design Thinking como principal abordagem de ensino da disciplina de Interação Humano-Computador (IHC) no curso de Sistemas de Informação da UFPA Campus Cametá. As práticas da disciplina seguiram as fases de Empatia, Definição, Ideação, Prototipagem e Teste com objetivo de criar um protótipo para adaptar o WhatsApp para usuários idosos. O uso do Design Thinking aumentou a imersão e o engajamento dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais ativa. Os estudantes puderam interagir diretamente com idosos da comunidade. A participação e engajamento dos estudantes foram fundamentais para atender os objetivos da disciplina.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de interface gráfica do Sistema de Acompanhamento de Estágios da FASI (SAEF)
    (2025-03-25) ASSUNÇÃO, Bruno da Silva; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    O projeto de interface do Sistema de Acompanhamento de Estágios da FASI (SAEF) foi desenvolvido para definir padrões de cores, identidade visual e telas do software web a ser desenvolvido. Ele apresenta um design simples e interativo, permitindo que estagiários, supervisores e coordenadores gerenciem e acompanhem as etapas do estágio com facilidade. Inclui funcionalidades como a criação de planos de estágio, o controle de frequência e o envio de relatórios finais, com uma navegação intuitiva. O projeto é resultado de um estágio supervisionado que contribuiu com a visualização clara do fluxo de interações entre os usuários e as funcionalidades do sistema web, facilitando sua implementação futura.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de aplicativo móvel para apoio no aprendizado de algoritmos e estruturas de dados
    (2025-03-25) SANTOS, Leandro Veloso dos; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    A evolução das metodologias de ensino, impulsionada pelo uso de tecnologias digitais, tem permitido o desenvolvimento de novas ferramentas de apoio à aprendizagem. Entre essas estratégias, a gamificação e o mobile learning têm se destacado por promoverem maior engajamento e autonomia dos estudantes. Nesse contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento e a avaliação de um protótipo de aplicativo móvel, voltado para o apoio no aprendizado de algoritmos e estruturas de dados. O protótipo foi desenvolvido seguindo a abordagem de design centrado no usuário e passou por duas fases de avaliação com estudantes de graduação. As avaliações apontaram melhorias na usabilidade, no engajamento e na satisfação dos usuários entre a primeira e a segunda versões. Funcionalidades como sistema de pontos, acompanhamento de progresso e desafios diários contribuíram para tornar a experiência de aprendizagem mais dinâmica e motivadora. Os resultados sugerem que o uso de métodos de ensino alternativos como aplicativos móveis gamificados pode ser uma ferramenta de apoio eficaz no ensino de conceitos fundamentais de programação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Protótipo de software de reconhecimento de expressões faciais para auxiliar atendimento psicológico
    (2024-11-28) PINTO, Adriano Sanderson Ramos; RODRIGUES, Odileuza dos Santos; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    Este artigo tem como objetivo desenvolver um protótipo que utiliza aprendizado de máquina e visão computacional para auxiliar psicólogos a reconhecerem as expressões faciais e analisarem as emoções durante o atendimento de pacientes. A pesquisa de campo realizada foi de cunho qualitativo, desenvolvida em uma Instituição de Ensino privada no Município de Canaã dos Carajás-PA. Participou da pesquisa uma psicóloga que presta atendimento para alunos e familiares na instituição. Os dados do teste foram coletados e analisados a partir de uma avaliação aderente a norma ISO/IEC 25010 conduzida pela profissional. Espera-se que essa ferramenta possa auxiliar os psicólogos a reconhecerem as expressões e emoções que seus pacientes estejam sentindo, visando buscar meios para ajudá-los efetivamente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso da plataforma LinkedIn na criação de portfólio profissional de estudantes de Sistemas de Informação
    (2023-12-15) SANTOS, Mateus Rodrigues dos; FERREIRA, Josué Viana; http://lattes.cnpq.br/2263906874192876; https://orcid.org/0000-0002-3475-2513; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    Este artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento de portfólios profissionais utilizando a plataforma LinkedIn. O objetivo foi investigar a eficácia do LinkedIn como ferramenta para criar e promover portfólios profissionais, destacando habilidades e experiências acadêmicas. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica sobre portfólios profissionais e a realização de um Workshop para capacitar os estudantes do curso de Sistemas de Informação da UFPA Cametá no uso do LinkedIn. Este estudo contribui para a compreensão do uso do LinkedIn como ferramenta para promover habilidades e competências profissionais, influenciando positivamente o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso do Discord como ferramenta de comunicação do grupo de pesquisa LA FocA
    (2024-11-28) RIBEIRO, Elielson Pinto; FERREIRA, Josué Viana; http://lattes.cnpq.br/2263906874192876; https://orcid.org/0000-0002-3475-2513; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    Este trabalho investiga a eficácia do Discord para apoiar a comunicação e a implementação metodológica das atividades de pesquisa no laboratório LA FocA. A fundamentação teórica integrou conceitos sobre tecnologias de comunicação digital aplicadas a contextos de pesquisa colaborativa. A metodologia é caracterizada como uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e procedimentos de análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu diretamente no ambiente de laboratório, envolvendo membros do grupo LA FocA em estudos de usabilidade e de experiência de comunicação com a ferramenta. Os resultados demonstram que o uso do Discord facilita a comunicação síncrona e assíncrona, promove a colaboração ativa e melhora a integração dos pesquisadores. No entanto, desafios relacionados à curva de aprendizado, estabilidade de conexão e limitações de organização de dados e arquivos foram identificados como pontos críticos que impactam a adoção plena da ferramenta.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA