Navegando por Orientador "PINHEIRO, Paola Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do girar da saia ao brilho da coroa: estética e performance na construção da Rainha Junina a partir da miss caipira(2025-09-16) COSTA, Keyla Barros da; PINHEIRO, Paola RodriguesEste trabalho investiga a transição da figura da miss caipira para a rainha junina a partir de uma abordagem teórico-prática, fundamentada em vivências pessoais e trajetórias artísticas. Busca se analisar os aspectos estéticos, coreográficos e simbólicos que diferenciam essas personagens nas quadrilhas juninas brasileiras, considerando tanto a tradição quanto a reinvenção performática. A pesquisa utiliza a cartografia como metodologia (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015; ROLNIK, 1989), entendida como um modo de acompanhar processos, mapear percursos corporais e registrar escolhas criativas a partir da experiência, em diálogo com a noção de escrita que acompanha o real em sua fabricação (DELEUZE; GUATTARI, 1995). O método autoral Raiz-Cena subsidia a análise da construção coreográfica, da presença cênica e da expressão simbólica da rainha junina, articulando saberes populares e processos de criação (SALLES, 2008; 2011). As observações realizadas entre 2015 e 2022 nos estados do Pará, Tocantins, Ceará e Sergipe demonstram como elementos culturais, performáticos e corporais moldam a performance e reforçam identidades singulares. Além disso, ao reconhecer a memória e a oralidade como formas de transmissão de conhecimento (CANDAU, 2016; BRANDÃO, 2002), o estudo legitima os saberes populares inscritos no corpo como dispositivos epistemológicos válidos. O trabalho também evidencia a escassez de produção acadêmica sobre o tema, reforçando a importância de registrar e valorizar práticas que emergem da cultura popular. Ao combinar relato autobiográfico, observação de campo e reflexão estética (FERNANDES, 2002), esta pesquisa contribui para a inserção da cultura junina no meio acadêmico, destacando a riqueza dos processos criativos e oferecendo referências que podem inspirar outras artistas e pesquisadores a explorar e reconhecer a relevância da cultura popular brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio docente IV do curso de licenciatura em dança: considerações acerca da formação continuada para profissionais da dança(2025-09-15) SILVA, Juliana Fabricia Soares da; PINHEIRO, Paola RodriguesEste Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado: O Estágio Docente IV do Curso de Licenciatura em Dança: considerações acerca da formação continuada para profissionais da dança, tem como objetivo apresentar as considerações acerca do estágio docente na formação continuada do profissional da Dança, do Curso de Licenciatura em Dança, da Faculdade de Dança – FADAN, Instituição da Universidade Federal do Pará – UFPA, tendo como foco principal produzir uma autonarrativa sobre as contribuições dos estágios docentes para a construção da identidade profissional docente, onde os estudantes se apropriam dos saberes necessários para mobilizar na ação as experiências adquiridas ao longo da graduação, visto que a autonarrativa é uma metodologia que favorece ao licenciando construir o seu alicerce de forma reflexiva sobre seus saberes pedagógicos. Para atender aos objetivos propostos, adotou se a pesquisa bibliográfica, básica, exploratória e qualitativa, sendo os principais referenciais teóricos os autores Azolini (2002), Maurice Tardif (2002) e Isabel Marques (2007). Os dados utilizados foram as fundamentações teóricas, metodológicas, experiências e observações vivenciadas durante a disciplina Estágio Docente IV, do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Pará – UFPA. Os resultados mostram que os estágios docentes são de extrema importância para a formação pessoal e profissional do licenciando em Dança, visto que proporcionam a oportunidade de vivenciar na prática, o exercício da docência.