Navegando por Orientador "PIANI, Pedro Paulo Freire"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno(2014) COSTA, Rosângela Rodrigues da; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705Este estudo propõe como tema a cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade a partir da uma perspectiva do professor e do aluno. O intuito da pesquisa é abordar a importância dos conhecimentos da cultura local e sua influencia no conhecimento escolar dos alunos e de como os professores se utilizam desse conhecimento para avançar no processo ensino aprendizagem visando a oralidade, através da pesquisa de campo, analisou-se a utilização desses recursos metodológicos pelos profissionais da Escola São Tomé. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada a revisão bibliográfica, a fim de descrever as teorias que abordassem a questão agrária e o meio rural, a formação docente, em meio a mudanças sócio educacionais e, em especial, da comunidade rural Camurituba Centro, tendo assim a compreensão dos caminhos que levam à qualidade dessa modalidade de ensino. Na pesquisa de campo realizada na escola São Tomé, foi aplicado um jogo para trabalhar com os alunos a diversidade cultural e um questionário com duas professoras e dois alunos e suas respostas trouxeram colocações relevantes sobre a complexidade de ensinar o conteúdo escolar sem que haja perda de seu conhecimento familiar, pois nessas comunidades a sua influência cultural é muito forte junto às crianças se tornando um desafio aos professores. Os resultados mostraram que a formação docente carece de mais investimentos nessa área, é preciso capacitar os docentes, a boa vontade dos professores não é suficiente para a melhoria da educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O folclore e a identidade cultural em vila de Beja: influências e limites na vida, tradição, escolaridade e mudanças sócio-culturais em moradores locais na atualidade(2014) CARDIM, Ana Alice Marinho; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705Este trabalho objetiva discutir alguns pontos que envolvem a abordagem sóciocultural em Vila de Beja Abaetetuba-Pará. No aspecto cultural são muitas as mudanças ao longo desses anos. Mudanças ocorridas nas últimas décadas, com a chegada de novos paradigmas sociais e econômicos, a velha cultura como as danças, as festas, a religião, deixaram de ser momentos tão especiais nesta localidade. Ainda se brinca, mas como diz o ditado popular “não como antigamente”. Observaremos relatos de filhos de pescadores em suas relações internas à unidade familiar, nos espaços produtivos e de trabalho, na conquista de direitos e cidadania, na ocupação de espaços públicos, como a escola, onde juntamente com a família são responsáveis pela educação e evolução da cidadania. Neste sentido foi analisado o quanto essas famílias ainda mantém as tradições e costumes típicos dos ribeirinhos, ainda há famílias nesta localidade que sobrevivem apenas do pescado, embora, imbuídos em uma sociedade que vale mais quem tem bens materiais, mais se constata nestas pesquisas que para o pescador e sua família o importante é tê-los todos por perto e que não precisa tantas coisas para serem felizes e que eles ainda valorizam a figura do pai como o chefe aquele que tem a responsabilidade de encaminhar os filhos. O estudo tem como objetivo também refletir em que medida estas mudanças alteraram padrões e modos de vida dos pescadores e do campesinato tradicional e como esses atores se situam em relação ao mundo atual. O lócus de investigação tem como foco resultado de pesquisa de campo realizada pela autora em entrevistas com os ribeirinhos pescadores do Ramal Arienga na região de Vila de Beja, no município de Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência escolar na escola Basílio de Carvalho(2014) SILVA, Rosivani Costa da; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705Este trabalho monográfico tem como foco principal obter informações sobre a violência com o corpo docente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Basílio de Carvalho. As pessoas que contribuíram para a realização dessa pesquisa foram ao todo: dois professores, o diretor da instituição, quatro alunos do ensino médio, sendo dois do sexo masculino e dois do sexo feminino. Partindo desta perspectiva, a elaboração do trabalho teve como objetivo 1)compreender como surgiu ao longo da historia educacional, a questão da violência no espaço escolar sejam ela física, verbal ou de outro caráter, 2) quais são as expectativas e desafios que os profissionais encontram no seu ambiente de trabalho.,3) qual o reflexo da violência na vida e nas relações dos estudantes. Logo, a escola tem conhecimento daquilo que ocorre cotidianamente nesse respeitado estabelecimento de ensino. Em decorrência de todos esses necessários procedimentos, ficarão bem evidenciados os conflitos mais sérios que vêm ocorrendo no contexto escolar. Muito se fala em educação de qualidade, atualmente, é exatamente essa a deficiência desse país. Os jovens utilizam a escola como espaço de aprendizagem e como espaço de conflitos que vivenciam, tais como uso de armas, roubos, racismo, homicídios, agressões físicas e psicológicas uso de drogas, bullyng, entre outros, ocorrendo dentro de um contexto de distanciamento entre a escola,a comunidade, a família e o meio social, gerando necessidade de ser criar estratégias no diálogo e a mediação da violência escolar.