Navegando por Orientador "PEIXOTO, Rosiane Morais"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do sonho à realidade: um caminho de desafios na formação superior(2018) FARIAS, Maria Lúcia Cardoso; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462O presente memorial tem como objetivo narrar pontos relevantes em minha trajetória da vida estudantil, profissional e acadêmica, e descrever por meio de uma análise minuciosa as recordações da infância, juventude, fase adulta e suas relações com as experiências formativas, pessoais e profissionais adquiridas ao longo do tempo. Enfatizando o ingresso no Programa de Formação Continuada (PARFOR - UFPA), no Campus Universitário de Abaetetuba Pará. Sendo esse o ápice da realização de um sonho, que é o de concluir com êxito a formação Superior. Ao descrever sobre minha historia de vida mostrarei um registro bastante reflexivo e não simplesmente descritivo sobre minha ação no mundo em que faço parte como individuo. Abordo minhas dificuldades no processo de aprendizagem, refletindo minha identidade docente destacando minhas concepções acadêmicas e prática pedagógica. Para a construção desse memorial utilizamos como metodologia a pesquisa autobiográfica, a qual possibilitou narrar minha historias de vida. Através desse memorial realizei muitas reflexões a respeito de minha vida pessoal, estudantil e acadêmica e percebi o quanto consegui ao decorrer de minha história apesar dos desafios a superação de tudo, me transformando em uma pessoa melhor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido História e memória da minha vida e a formação profissional(2018) CARDOSO, Maria Lúcia Pinheiro; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462O presente trabalho objetiva apresentar e analisar a minha trajetória de vida, considerando as práticas educacionais vivenciadas na minha infância, experiências em família, a formação acadêmica e à docência, observando as influências destas fases em minhas práticas pedagógicas. Enfim, dos acontecimentos que foram marcantes e merecem ser lembrados, porque foram bons ou ruins. Este trabalho tem por finalidade apresentar de forma discursiva, circunstanciada numa perspectiva histórica, toda essa minha trajetória de vida fazendo também uma análise das atividades acadêmicas que desenvolvi ao longo do período de formação e na atuação profissional. Para desenvolvimento desse memorial utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como método a história de vida ou método (auto) biográfico. Os resultados alcançados que relato aqui foi como o processo de formação reverteu-se numa tomada de consciência, acerca de meu papel como educadora e as mudanças que essa prática provoca em meu dia- a- dia com as crianças e na escola. Estabelecendo também relações entre as teorias estudadas no curso de pedagogia e a prática pedagógica em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória de formação: trajetórias e reflexões(2018) CASTRO, Suely Pinheiro; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462O presente memorial teve como objetivo focalizar minha trajetória de vida pessoal, profissional, acadêmico até a atualidade bem como, descreveu meu percurso de vida desde ensino básico à universidade através da coleta documentos e fotos dos períodos. O mesmo traz o início da minha vida escolar que se deu a partir dos 4 anos de idade no então, jardim de infância atual educação infantil. Seguindo com uma trajetória cheia de dificuldades e persistência relacionadas principalmente à minha primeira fase escolar que ocorreu do 1º ao 4º série, hoje transformados em anos do Ensino Fundamental. Nesse período além da carência de materiais escolares, fui alfabetizada pelos métodos tradicionais, comuns nas práticas dos professores da época. O interesse em reconstituir minha memória, foi em primeiro lugar para obtenção de título de graduação em Pedagogia pelo, através de um memorial descritivo. Também pesou o fato de não ter nenhum registro feito sobre minha vida, esse servirá para situar no tempo os momentos marcantes desde a infância à universidade. Para a construção desse memorial foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como método a história de vida ou método (auto) biográfico, onde este usado como metodologia de educação, busca investigar através da história de vida escolar, a importância e os desafios enfrentados durante o período escolar vivido, relembrar esses momentos no qual foram adquiridos saberes e experiências significativas para minha vida é como voltar ao tempo e vivenciá-los novamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias de aprendizagem e sua relevância na infância, juventude e prática docente(2018) BECHIR, Maryellen Cavalcante; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462Este memorial tem o objetivo de apresentar a escrita de si de uma professora, dando ênfase a trajetória educacional, analisando a sua trajetória desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio/magistério até a formação acadêmica no Campus Universitário de Abaetetuba Pará. Articulando os seus saberes adquiridos no contexto de sua experiência docente, onde busca compreender os processos dessa trajetória de vida estudantil e sua relação com a vida profissional, mostrando os desafios da educação formal e informal. Esse trajeto de descobertas salienta também a importância da teoria nas análises bibliográficas, identificando alternativas e formas de aprimoramento no desenvolver da prática, tanto no eixo da prática docente, como também na discente dentro do espaço universitário, atribuindo avanços na formação, o que possibilitou um novo olhar sobre a educação básica em diferentes espaços considerando as estratégias de ensinar e de aprender. A metodologia utilizada nessa investigação científica foi a pesquisa autobiográfica, pois esta pesquisa vem focar a questão das narrativas para a aquisição da coleta de dados, e as técnicas de pesquisa desenvolveram-se pela pesquisa de campo, analise documental, entrevistas e pesquisa bibliográfica. Os resultados vem ampliar o conhecimento teórico/prático que temos em relação á docência, dando suporte para que possamos analisar como se efetiva a prática pedagógica dos profissionais da educação e ainda nos remete a um novo olhar para o ambiente familiar e escolar diante da prática vivenciada como um fazer criativo e transformador e ainda vem somar como subsídio aos profissionais da educação para reflexão sobre os desdobramentos da educação básica entendendo as diferentes modalidades de ensino bem como a relação com o superior.