Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "PAZ, Francisco Claudio Araujo Castro da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A violência sexual contra crianças e adolescentes e o papel da escola: um mapeamento das produções acadêmicas do Curso de Pedagogia na plataforma BDM da UFPA (2021-2025)
    (2025-10-21) SANTOS, Juliana Silva dos; PAZ, Francisco Claudio Araujo Castro da; http://lattes.cnpq.br/2383290251724952
    A violência sexual contra crianças e adolescentes constitui uma grave violação de direitos humanos e um desafio para a sociedade, especialmente para a escola, que atua como espaço de proteção e prevenção. Este estudo tem como objetivo analisar as monografias produzidas no curso de Pedagogia da UFPA, no período de 2021 a 2025, para compreender o papel da escola no enfrentamento dessa violência. O campo teórico adotado nesta pesquisa baseia-se na perspectiva dos direitos humanos e da proteção a infância e adolescência, com fundamentação em autores como Faleiros (1995), Sanderson (2005), Faleiros; Faleiros (2008), Minayo (2006), Miranda (2016), entre outros estudiosos da violência sexual contra crianças e adolescentes. A pesquisa e de natureza exploratória e qualitativa, baseada em estudo documental das produções acadêmicas disponíveis na Biblioteca Digital de Monografias da UFPA. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2016), permitindo identificar categorias, abordagens e perspectivas teóricas presentes nos trabalhos, contribuindo para a compreensão das estratégias escolares de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. As produções analisadas revelam que a escola e concebida, em grande parte, como espaço estratégico de proteção e prevenção, ainda que enfrente limites institucionais, formativos e sociais para exercer plenamente esse papel. As abordagens destacaram a centralidade dos direitos humanos, a prevenção educativa, a gestão escolar e a articulação intersetorial, além da necessidade de considerar as vulnerabilidades especificas de determinados territórios e grupos sociais. Os limites evidenciam a necessidade de pesquisas mais aprofundadas, com metodologias avaliativas e maior sistematização teórica, para que as práticas escolares não fiquem restritas a iniciativas pontuais ou isoladas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA