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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agricultura familiar em comunidade amazônica: usos da terra e estratégias de produção agrícola no Jagarajó em Ponta de Pedras, Pará(2022-06-30) ANDRADE, Edinaldo Teles de; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso (TCC) propõe-se a discutir a importância da agricultura familiar na comunidade de Jagarajó, no município de Ponta de Pedras, no Estado do Pará. A proposta é compreender como se dá a relação da sociedade com o espaço onde exercem suas atividades, além de destacar questões como relações de trabalho e práticas culturais. Percebe-se que a comunidade vem gerando uma agricultura de importância socioeconômica para as famílias locais, pois se trata da principal atividade econômica e base alimentar, onde as formas de uso da terra e a produção ainda buscam manter um equilíbrio entre a terra e o trabalho, com poucas transformações no que diz respeito a técnicas de plantio. Assim, objetiva-se mostrar como a agricultura familiar se configura na comunidade, descrevendo suas características além de atentar também para a importância do seio da cidade de Ponta de Pedras. Constatou-se que os agricultores enfrentam dificuldades tanto para aumentar suas roduções, assim como, para ampliar o mercado de compra dos seus produtos.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Campanhas eleitorais em um município amazônico em tempos de ditadura (Limoeiro do Ajuru, décadas de 1960-1980)(2018-12-05) RODRIGUES, Eliton Rodrigues; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140O presente estudo pretende compreender, de que forma se dava as participações das famílias vinculadas a grandes proprietários nas campanhas eleitorais, assim como o efeito dessa participação para os resultados das eleições em Limoeiro do Ajuru, Estado do Pará, nas décadas de 60 a 80 do século XX. Nesse caso, vamos analisar seis processos eleitorais, sendo que o recorte temporal está ligado a acontecimentos históricos importantes, como a emancipação do município em 1961, a primeira eleição em 1962 e 1982 como marco inaugural do período de redemocratização, que provocou fim do bipartidarismo, a entrada de novos grupos políticos, bem como uma maior liberdade política. Trata-se de um estudo em que se observou o comportamento politico de agentes que formavam os grupos dominantes locais, de famílias tradicionais que se utilizava de posses de terras, bens e poder econômico como instrumentos de barganha política no processo eleitoral, assim como descrevemos os enredos que envolviam discursos e ações políticas em um município amazônico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Craque para o futuro: políticas sociais, educação e esporte em Soure-Pará-Brasil(2022-08-08) CONCEIÇÃO, Marcos Adrian Macêdo; RAMIRES NETO, Carmelino Antônio; http://lattes.cnpq.br/3375528919058124; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso buscou compreender a relevância do projeto “Craque do futuro”, como ação social esportiva para crianças e jovens sediadas na região do Marajó Oriental, município de Soure-Pará, bem como investigar-se este cumpre os objetivos propostos, com base nos estudos aprendidos no ensino da Geografia Humana. Procurou identificar ainda se há contradições entre os fatos e verificar quais as relevâncias que este projeto traz na percepção dos responsáveis pelas crianças e adolescentes. Metodologicamente, foram realizadas coletas de informações com todos os envolvidos no projeto e os dados foram analisados mediante a definição de categorias. Os principais elementos teóricos estavam envolvidos na concepção do Direito Social e Legislação Social, presente na obra de Leonice Aparecida de Fátima Alves, “(...)”. Ela foi estudada para dialogar com o referencial teórico, sobre os dados empíricos e o contexto deste trabalho. Conclui-se que o projeto social esportivo tem boas intenções, porém, os objetivos, efetivamente, não são alcançados como seus idealizadores apontam. Há relevância para essas crianças e jovens no que diz respeito à promoção do bem-estar físico e social momentâneo ao invés da inclusão social e promoção da cidadania dos participantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Geografia e os usos dos quadrinhos no 6º Ano do Ensino Fundamental(2021-09-03) SILVA, Adriele Fonseca; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso (TCC) pretende apresentar o uso das histórias em quadrinhos no ensino da Geografia, com foco na turma de 6ª ano do Ensino Fundamental. Para isso, trabalhamos com a ideia de que a construção em quadrinhos vem proporcionar uma aprendizagem mais lúdica, participativa e intuitiva e envolvente, o que desdobra para um melhor aprendizado para o aluno. De outro modo, preocupa-se saber se as histórias em quadrinhos podem somar de forma positiva na aprendizagem significativa da Geografia, enquanto disciplina escolar, e analisar quais as contribuições do ensino de Geografia mediado nas histórias em quadrinhos. Para um melhor entendimento do trabalho dividimos em cinco momentos, em que expomos os principais elementos que compõem a linguagem em quadrinhos, o modo como se comunicam e a interação que pode ser feita com o leitor. Em uma parte seguinte, esta vai destacar um breve relato da ciência geográfica, especificando o início do processo de sua fundamentação, e seu ensino nos tempos atuais. Com isso, aproveita-se a oportunidade para utilizar- se o uso das histórias em quadrinhos como mediadora desse ensino. Por último, vamos apresentar como resultado desse trabalho a revista “Nossos Saberes Geográficos em Quadrinhos”. O método percorrido será através de leituras exploratórias buscando qualificar e quantificar o trabalho desenvolvido. Através disso, procurou-se perceber os usos das histórias em quadrinhos na aprendizagem da Geografia, enfatizando uma aprendizagem mais lúdica, ilustrativa e que enfoque um melhor aprendizado para o aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de História frente à pandemia: desafios e perspectivas no município de Altamira-Pará(2022-12-15) SANTOS, Thalia Karolayne Pereira dos; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625O presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender como está acontecendo o ensino de história no município de Altamira Pará, identificando e destacando quais foram os desafios enfrentados pelos professores de história da rede pública de ensino (anos finais), durante a pandemia causada pelo coronavírus (Sars-CoV-2). Através desta pesquisa pretendo demonstrar as principais dificuldades e como os docentes foram se adaptando com as novas formas de ensino online. Para isso, foi necessário investigar como a pandemia afetou o ensino de história no município; e identificar as dificuldades ocasionadas devido ao ensino remoto, bem como analisar como o ensino de história está se desenvolvendo em Altamira, no estado do Pará. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, contando com trabalho a pesquisa de cunho bibliográfico que é utilizada para compor a fundamentação teórica a partir da avaliação atenta e sistemática de livros, periódicos, documentos, textos, mapas, fotos, manuscritos e, até mesmo, de material disponibilizado na internet etc. De maneira geral, a pesquisa teve seu objetivo alcançado, que foi perceber os saberes dos professores e colaborar para um aprimoramento desses saberes, incentivar que os discentes reflitam os conteúdos abordados no componente de História, e que haja diversificação nas aulas com auxílio da tecnologia, enriquecer os saberes não só com ferramentas digitais, mas também transformá-las em ferramentas culturais, bem como incentivar a interdisciplinaridade no ambiente escolar.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Entre desafios e transgressões: o Programa Escola da Terra e a formação de professores em ambiente de reserva extrativista(2018-08-18) AMORIM, Christian Denys Martins; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Os estudos voltados para a qualidade educacional dos sujeitos do campo têm, desde 2002, motivado o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia – GEPERUAZ - (UFPA) a sistematiza experiências de práticas pedagógicas escolar em ambiente multisseriado e colaborado para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Portanto os caminhos percorridos de nossa pesquisa foi o conhecer a realidade do ensino multisseriado em São Caetano de Odivelas (Pa), identificar o universo da Reserva Extrativista Marinha de Mocapajuba (ResexMocapajuba) e sua importância enquanto objeto de estudo de professores e alunos, bem como o de apresentar uma proposta transgressora de ensino do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas da Amazônia Paraense e Quilombolas. O Programa Escola da Terra, vinculado ao Ministério da Educação, vêm se contrapondo a realidade marcada pelo abandono e descaso do poder público para com a educação do campo, caracterizado pela falta de infraestrutura da rede física, insuficiência de pessoal, falta de material pedagógico e interferência negativa do poder político local, são alguns dos entraves enfrentados diariamente por professores e alunos das escolas do campo. Na perspectiva de amenizar os problemas decorrentes da falta de formação continuada dos professores a proposta fundamental desse trabalho foi, a partir vivencia desses sujeitos no ambiente da Resex Mocapajuba, promover discussões, reflexões e debates da realidade local das escolas do campo, afim de que se materialize em ações pedagógicas dos educadores em sala de aula qualificando ainda mais seu fazer pedagógico.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) “Esse é o dom que Deus me deu”: práticas de cura e saberes populares na vila rural do Acarajó, Bragança do Pará(2018-12-04) REIS, Romaisson Christofher das Neves; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140O presente artigo toma como objeto de estudo as práticas de cura na Região de integração Rio Caeté, tendo como o objetivo principal de estudo o curandeiro, partindo do pressuposto que este sujeito contribui com sistema de crenças e saberes. Para delimitar o território estudado, a pesquisa de campo se concentrará na vila do Acarajó, zona rural do município de Bragança. Assim sendo, entende-se que essas práticas de cura não são exclusivas da contemporaneidade, pelo contrário, elas se tornam mais interessantes quando reconhecidas como práticas tão antigas que apesar da modernidade ou as series de tentativas da igreja católica em exercer o controle sobre o campo das crenças ou até mesmo frente ao preconceito voltado sobre as religiões de matizes africanas, pode-se observar a sobrevivência destas práticas que existem desde o período colonial.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari: uma perspectiva geográfica da religiosidade do caboclo marajoara(2023-01-03) AVELAR, Gabriel Augusto Pacheco de; SERRA, Weslen Seabra; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625Através da religiosidade, o ser humano expressa suas crenças, doutrinas, sentimentos, ensinamentos, devoções e/ou dogmas, tornando-se o principal veículo de manifestações culturais e ideológicas de grande parte da população. Com o objetivo de re(conhecer) a memória da preservação cultural e histórica da população, a geografia procura estudar as manifestações religiosas, buscando entender os motivos pelos quais os seres humanos atribuem significados a lugares do espaço geográfico como sagrados. Este trabalho vai contribuir para compreender a importância da Religiosidade na cultura do Povo marajoara, bem como suas crenças e costumes, que são heranças da colonização da Amazônia. Portanto, objetivou-se realizar uma revisão literária acerca da manifestação da religiosidade do povo marajoara na região amazônica, especialmente na festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari. Ainda, em específico buscou-se investigar o papel da geografia na compreensão da manifestação da religiosidade; analisar o significado da festa de São Sebastião para o povo marajoara; identificar e compreender os costumes locais relacionados à manifestação da religiosidade marajoara; e por fim, enfatizar a importância da preservação histórica e cultural da festa de São Sebastião. Para essa discussão, optamos por realizar uma revisão literária de carácter exploratório, de abordagem qualitativa. Almeja-se com as análises de fontes bibliográficas, tais como artigos científicos, livros, teses e dissertações. Além da observação direta dos costumes do povo marajoara na região amazônica. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que a religiosidade é um elemento importante na identidade da cultura amazônica, e que a Festa de São Sebastião de Cachoeira do Arari é um dos maiores eventos religiosos e culturais da região. Portanto, é essencial preservar a religiosidade e a cultura desses locais, pois são elementos essenciais para a identidade da região amazônica e para a compreensão da história e cultura desse povo. Além disso, a preservação e o compartilhamento da história e cultura desses locais, através do turismo cultural, oferecem benefícios econômicos e sociais para a região, além de oferecerem a oportunidade para que os rituais ancestrais sejam preservados.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os impactos ambientais causados pela Agricultura Rural: Estudo de Caso Resex Marinha Cuinarana, Magalhães Barata(2024-10-31) PINHEIRO, Ezequiel Machado; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625O presente trabalho tem como proposta analisar uma abordagem de pesquisa direcionada aos impactos ambientais causados pelo agricultura rural, tendo como caso para estudo a Resex Marinha cuinarana, que foi criada em 10 de outubro de 2014 na cidade de Magalhães Barata, a qual localiza-se no nordeste paraense e na microrregião do salgado, possuindo uma unidade territorial aproximada de 325.265 km. Atualmente apresentar cerca de 9.828 habitantes, situada entre as cidades de algodoal ao norte, igarapé Açu ao sul, a leste o município de Maracanã e Marapanim a oeste. A pesquisa busca verificar e refletir sobre, os fatores que contribuem para os impactos ambientais causados dentro da reserva extrativista, pela atividade agrícola exercida na comunidade de Algodoalzinho, onde o berço da economia local está diretamente ligado à agricultura rural, entretanto o uso inadequado dos recursos naturais tem prejudicado o meio ambiente e causado grandes desmatamento e degradação ambiental nos aspectos naturais da região. Para isso trabalhamos os conceitos de preservação do meio ambiente, reflorestamento das áreas desmatadas, o tratamento e a recuperação das áreas degradadas, criando uma agricultura saudável com base na equidade social dos trabalhadores. A pesquisa se fundamenta em metodologias aplicadas que buscam uma elaboração de diagnósticos nas áreas afetadas, com o intuito de demonstrar resultados do referido tema, de forma qualitativa com estudos de bibliográficos que elaborem uma pesquisa explorativa, descritiva e explicativa dentro do campo a ser estudado. Dentro da pesquisa busca-se propor métodos hipotéticos para combater os impactos ambientais causados pela agricultura rural dentro da Resex Cuinarana, por meio de planejamentos de reflorestamentos das áreas degradadas, pela rotação de culturas e plantios sustentáveis, assim como uma educação ambiental social, a partir de planejamento equitativo e viável a todos, mediante os resultados da pesquisa busca- se alcançar todos os objetivos propostos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Impactos da realocação compulsória de ribeirinhos para o Reassentamento Urbano Coletivo (RUC) Água Azul com a implementação da Usina Hidrelétrica Belo Monte em Altamira - Pará 2014/2015(2022-12-12) CORREA, Raimundo Nonato Pires; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso (TCC) aborda os impactos causados pela realocação compulsória de ribeirinhos para o Reassentamento Urbano Coletivo (RUC) Água Azul com a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira – Pará. Dessa forma, sua historiografia tem como objetivo contribuir para a compreensão dos impactos desse processo sobre o modo de vida das comunidades tradicionais que foram desalojadas de forma violenta por parte do Consórcio Belo Monte, consórcio de empresas responsável pela viabilidade da obra. Assim, foram trabalhados os conceitos de “Impactados por Barragens” e “Grandes Projetos”, cuja metodologia foi voltada para uma pesquisa bibliográfica e entrevistas com famílias ribeirinhas do Reassentamento Urbano Coletivo (RUC) Água Azul, abordando o contexto do período da realocação e o atual contexto do fato em questão. Tendo como hipótese a perspectiva de que não foi levado em conta no projeto de construção da obra os impactos econômicos, sociais e culturais que afetaram essas comunidades e a falta de cumprimento das condicionantes impostas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) e outros órgãos ambientais como ICMBIO para o início, conclusão e operação da Usina. Assim, buscou-se compreender como esses ribeirinhos foram impactados em seu modo de viver, suas tradições, e sobretudo, em sua dignidade e direitos ao serem obrigados a se retirarem de forma, até mesmo, violenta, de seus territórios com promessas que nunca foram cumpridas por parte da Norte Energia.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A mega mineração na Amazônia paraense: entre apontamentos e legislações(2019-02-02) SANTOS, Sanmarie Rigaud dos; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625O Estado do Pará destaca-se como uma das principais unidades federativas mineradoras do Brasil com a presença da exploração mineral em larga escala, ou seja, a mega mineração. Trata-se de uma atividade que provoca impactos diretamente no campo, pois tais projetos mineradores, em sua maioria, são desenvolvidos em áreas rurais. A partir do momento em que empresas mineradoras reivindicam a propriedade da terra e consequente desapropriação de camponeses que originalmente ocupam o território instaura-se o conflito agrário. Tal disputa traz consigo violência, seja física e principalmente violência simbólica. A referida violência simbólica advém da integração de mecanismos de pressão que o capital, aqui representado pela mega mineração, exerce sobre camponeses e comunidades tradicionais. Neste contexto objetiva-se apontar algumas questões sobre a mega mineração na Amazônia paraense, a partir da metodologia de análise bibliográfica e como resultados encontrou-se a exploração mega minerária como um projeto capitalista e colonial pensado para os países do Sul, em especial a Amazônia. Este projeto é concretizado a partir do apoio de diversos atores, em especial do Estado na figura das políticas de implementação da mega mineração (a exemplo da flexibilização de leis ambientais e minerais) e do campo jurídico posicionando-se a favor de empresas mineradoras diante de conflitos de direitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória da migração na Transamazônica na década 1970(2022-04-07) PINTO, Edson Alves; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso (TCC) se propõe a analisar e compreender o processo migratório vivenciado no município de Placas, Mesorregião do Baixo Amazonas, pertencente à Microrregião de Santarém, na década de 1970. A construção da rodovia transamazônica e a migração de colonos foram de grande repercussão e destaque na imprensa. Contudo, para compreender este processo, abordaremos os conceitos de colonização como políticas públicas e memória. Para o desenvolvimento deste trabalho foi feito levantamento através de obras bibliográficas de autores que tratam do tema, e também foi feito levantamento de dados através de entrevistas com colonos pioneiros, buscando através da memória coletiva e de suas falas, saber o que os levou a tomarem a decisão de migrar para a Amazônia, e como ficaram sabendo das ações do governo para esse processo. Através, dessa entrevista, busco saber sobre as ações do governo e de seus agentes quanto ao cumprimento das políticas públicas no processo de colonização na região da transamazônica. E também juntar uma serie de memórias para compreender sobre o modo de sobrevivência e a forma de organização social adotada pelos colonos na região da transamazônica. Com isso, busco também registrar através das falas dos pioneiros da transamazônica o resultado do processo de migração e seu impacto na atualidade. Sendo assim, espero que este trabalho seja de grande valia para futuras pesquisas e que novas gerações possam conhecer através das perspectivas de quem vivencio o processo migratório como de fato a história aconteceu nesta região.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Memorias e conflitos: a importância do Bairro Santa Mônica para a História de Tucuruí(2024-11-05) SOUZA, Wemerson Rodrigues de; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625O mediante trabalho irá trabalhar conceitos regionais, memória a respeito das vivencias das pessoas no bairro Santa Monica. Buscar compreender como se deu a ocupação dos espaços e de como aconteceu os seus processos de urbanização, Buscar compreender os acontecimentos desde o surgimento do bairro até pensar o dias atuais, e quais as suas modificações e transformações no decorrer do tempo, particularmente trabalhando a memória individual e coletiva dos indivíduos. Compreender a epacilidade local e de como os fatos ocorreram nesse processo, observando as transformações e reflexos que deixaram marcas no local e nos indivíduos é o que buscamos analisar nessa pesquisa.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mulheres em segredo e o segredo das mulheres: invisibilidade e resistência em um quilombo contemporâneo da Amazônia(2018-12-17) LOPES, Carla Joelma de Oliveira; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140As mudanças nos marcos legais brasileiros, em especial a adoção do ADCT de 1988, impulsionaram diversas comunidades quilombolas a procurarem a regularização fundiária de suas terras. O processo, no entanto, foi marcado por intensas disputas. As lutas e mobilizações pela seguridade territorial dos povos quilombolas foram acompanhadas de retaliações por parte do poder público e do capital privado, visto que, o interesse alienígena nas terras da Amazônia remonta o final da década de 1960 através da entrada dos Grandes Projetos e se estende aos dias atuais. Nesse cenário, destacam-se as lideranças femininas dos quilombos que tem dado mostras de sua força política. É o caso de Araquembaua em Baião - PA. As mulheres quilombolas desta comunidade têm sido protagonistas de movimentos de enfrentamento que vem marcando a trajetória local, contraditoriamente, porém, também tem sido invisibilizadas. O objetivo geral da pesquisa é o de analisar a agência política dessas mulheres face às investidas dos Grandes Empreendimentos sobre seu território. Para tanto, procuramos no cotidiano do lugar e na literatura historiográfica, pistas sobre essa realidade. Os resultados indicam que a atuação das mulheres no processo, fez com que o movimento de luta e resistência socioterritorial do quilombo de Araquembaua fosse diferenciado.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A proteção do meio ambiente e a (des)inclusão social na matriz do ICMS-Verde no Estado do Pará(2024-11-01) COSTA, Josué Muniz; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625Dentro do contexto social e político atual no Brasil, os entes estatais assumem o protagonismo no desenvolvimento sustentável e na ordenação territorial ambiental. O Estado desempenha um papel crucial na normatização e fiscalização para moldar o comportamento social em prol da proteção do meio ambiente. No entanto, muitas vezes, as políticas públicas excluem a participação social, negligenciando a importância dos cidadãos na preservação ambiental. O presente artigo analisa a relação entre a participação social e a proteção ambiental, com foco na distribuição do ICMS-Verde no Estado do Pará. O ICMS-Verde destina uma parcela da arrecadação do ICMS para municípios que adotam medidas efetivas de preservação ambiental. No entanto, é possível que a distribuição desses recursos contemple direta ou indiretamente a participação social, o que pode comprometer a eficácia das políticas ambientais. A análise se baseia em critérios de distribuição estabelecidos pelo Decreto Estado do Pará 1.064/2020, que incluem aspectos como Cadastro Ambiental Rural e Área de Reserva Legal, criação de unidades de conservação, mas não incorporam requisitos de participação social. Isso reflete uma visão míope que separa o homem da natureza e desconsidera o papel fundamental da sociedade na proteção ambiental. A exclusão da participação social na proteção ambiental pode resultar em soluções ineficazes e desinclusivas em contraponto com a justiça socioambiental, além de minar o engajamento das comunidades locais. É fundamental reconhecer a importância da inclusão social na definição de políticas públicas ambientais, promovendo uma abordagem holística que leve em consideração as necessidades e perspectivas das pessoas. Por meio de uma revisão bibliográfica e análise dos critérios de distribuição do ICMS-Verde, este estudo busca verificar o grau de incidência da participação social na matriz de distribuição. Pretende-se, assim, fornecer insights para aprimorar as políticas públicas ambientais, garantindo uma abordagem mais inclusiva e sustentável para a proteção do meio ambienteTrabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Quinhão da Vila de Pedrinhas (Santarém Novo, Pará) e o ensino de História: a vivência como estratégia de aprendizagem(2018-09-17) ALMEIDA, Eula Regina Cidade; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140A presente pesquisa aponta para a importância da história local no currículo escolar e a valorização da memória para a compreensão e resgate de sua identidade histórica e social. A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam um ensino de História comprometida com a inserção da história local em sala de aula, valorizando o cotidiano dos alunos. O objetivo do artigo é expor a importância da história local no ensino de história, tendo como exposto a análise do Quinhão, uma prática comum na Vila de Pedrinhas, localizada na região nordeste do estado do Pará Vila de Pedrinhas, refletindo dentro do currículo do colégio Núcleo de Ensino Pequeno Príncipe localizado em Ananindeua. Desta forma, foi possível perceber a importância das muitas práticas que ainda existentes em vilas e como elas podem ser excelentes meios para o ensino e aprendizado na disciplina de história. Diante dessas evidências, observamos que a história local pode contribuir ao sentimento de identidade e pertencimento, além de que práticas como essas existentes em Pedrinhas, precisam ser conhecidas pela comunidade estudantil, pois demostram as continuidades e rupturas de um passado que muitas vezes para os alunos é apenas passado, no entanto, são características que fazem parte de uma construção em que todos participam, não podendo ser ignorada ou esquecida, como resultado houve a promoção de uma atividade em sala de aula.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Sala de aula quilombola e o caixote histórico: experiências de um aprendizado significante(2018-08-14) SILVA, Maria Cristina da Cruz; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de trabalhar com suportes didáticos para dinamizar o Ensino de História na sala de aula da Educação Básica, em virtude da necessidade de propor novas abordagens que possibilitem a ampliação do conhecimento no ambiente escolar quilombola. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica que se caracteriza como um importante meio de estudo para elaborar conhecimentos relacionados ao tema em tela, com aplicação de experiências didáticas em sala de aula. Neste contexto ganha destaque as teorias da História e da Pedagogia como áreas curriculares relevantes na ampliação do conhecimento histórico. Nesta discussão nos debruçamos para dialogar sobre o saber local ventilado na escola quilombola e destacar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, evidenciando as especificidades do espaço escolar e perceber como o conhecimento histórico é percebido no âmbito escolar. Nesta perspectiva foi valorizado o Caixote Histórico, produto didático idealizado como resultado da aprendizagem do Curso de Especialização em Ensino de História promovido pela Universidade Federal do Pará / Campus Universitário de Ananindeua. Quanto aos resultados constatamos por meio da realização de atividades com o produto supracitado que é possível romper práticas tradicionais, desenvolvendo métodos para tornar a aprendizado de História significante.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Terra de quilombo em região metropolitana: impactos sociais na comunidade de Abacatal, Pará(2018-12-05) SOUSA, Vânia Maria Carvalho de; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Este trabalho, está situado no contexto da Amazônia, especificamente na região metropolitana de Belém. Pretendo discutir sobre a efetividade das relações de poder em um contexto bastante conflitivo na comunidade quilombola de Abacatal, distante a 8 km do Centro de Ananindeua. A complexidade se dá pelo uso da terra, não somente pelos moradores, mas também por empresas nacionais e multinacionais que desde algum tempo vem interferindo na vida da comunidade. Ao falar sobre a comunidade quilombola estamos nos referindo não somente ao direito da territorialidade, que é um direito social, mas contempla também os direitos ambientais que são ofuscados por grandes empreendimentos que fere a existência da humanidade no seu conjunto. Desta forma, apresentaremos dados bastantes contundentes sobre os impactos que ora estão sendo ocasionados na comunidade, provenientes de projetos que estão sendo pensado e executados sem consulta prévia, como por exemplo o gasoduto, alça viária, linhão e a ferrovia paraense.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Terras e contendas: crime e criminalidade no Pará do Século XIX(2022-12-12) NOJOSA, Lucas Macedo; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625Os embates relacionados à ocupação e uso da terra foram frequentes em diversos momentos da história nacional. Dada as particularidades de cada temporalidade e região, estes eventos atingiram uma multiplicidade de instâncias e desdobramentos. Sob este contexto, este artigo tem por objetivo analisar o vínculo entre múltiplos crimes no atual estado Pará(1877-1900), mais precisamente nas comarcas de Cachoeira e Benevides, e suas relações com o direito e posse de terras, isto é, como a terra se constituiu um fator majoritário de disputa nos oitocentos, presente nos processos criminais de natureza diversificada e no interior de tensões e relacionamentos diferentes.