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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Assédio sexual entre alunos no ambiente escolar: as influências da desigualdade de gênero e do machismo, e o papel da escola no enfrentamento aos padrões culturais de dominação da mulher
    (2018-10-04) ALVES, Fatima Lucinara Gomes; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    O assédio sexual é uma das principais violências sofridas pelas mulheres nos dias atuais, no entanto, o mesmo existe desde a antiguidade, pois sua origem é histórica e cultural. Com a sua base de sustentação firmada no machismo, na sociedade patriarcal e na desigualdade de gênero, o assédio acompanha a mulher desde o seu nascimento assim como sua objetificação e submissão. Quando levada para dentro da escola, a situação não é diferente, constantemente as meninas são assediadas pelos próprios alunos, e na maioria das vezes por medo, culpa e vergonha, se calam. O problema fica ainda maior quando há omissão por parte da escola, o que acaba reforçando, a prevalência do problema no interior da mesma. A pesquisa qualitativa, através de questionário semi-estruturado, foi realizada em uma turma de 9º ano da escola Pe. Lourenço Scotti, e teve como objetivo, investigar os episódios do assédio sexual entre alunos, identificando a existência do machismo e da desigualdade de gênero, enquanto influenciadores para a ocorrência da referida violência dentro da escola. Os resultados obtidos através do estudo, mostraram que o assédio sexual dentro do ambiente escolar é ainda mais comum, e que mesmo invisíveis, o machismo e a desigualdade de gêneros, também estão presentes no interior da mesma. Também ficou evidente o desconforto das meninas em relação ao desrespeito que sofrem, e a falta de confiança em procurar a ajuda da escola, que por sua vez, não se sente capacitada e não tem projetos para aprofundar as discussões e intervir nessa realidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa GETI
    (2022-12-26) MACHADO, Estefany Caroline Ferreira; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    O presente estudo tem como objetivo retratar na condição de bolsista da extensão universitária, o trabalho viabilizado no Projeto de Escolarização e Inclusão de Pessoas Adultas, Idosas no Programa Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI. As ações pedagógicas eram realizadas por meio de rodas de conversa sobre as histórias de vida, visando desenvolver atividades de escutas, reflexões como parte constitutivas do processo de escolarização de pessoas adultas, idosas no âmbito do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade, com participação de docentes, monitores, graduandas/os em formação, coordenadoras, corpo técnico-administrativo, convidados. A formação planejada ocorria a partir de dois encontros mensais, um direcionado para escuta, e outro para apresentação aos participantes das reflexões, em conexão com as histórias de vida das pessoas, realizados on line por conta da pandemia. O trabalho tinha como fundamento teórico, a Educação Popular, a Pedagogia do Oprimido, Freire, (1987), na qual o processo formativo é forjado na perspectiva da emancipação humana. Nesse sentido, a partir da interface com as histórias de vida, os resultados apontavam na perspectiva de compreender criticamente, criativamente os processos e itinerários formativos; construídos nas vivências individuais, coletivas, em contextos diversificados, possibilitando às pessoas de grupos sociais vulneráveis, a capacidade de dizer a sua palavra sobre seus processos de vir a ser; de inacabamento humano, de sua educabilidade humana, especialmente as mulheres adultas, idosas. Concluímos reafirmando o compromisso da Extensão Universitária com a inclusão, participação de pessoas adultas, idosas oriundas de comunidades menos favorecidas ao promover o desenvolvimento de escutas, reflexões capazes de contribuir com o processo de escolarização na perspectiva da educação pública, democrática, popular, gratuita, laica, inclusiva, de qualidade social, referenciada como direito humano basilar para pessoas adultas, idosas/velhas da Amazônia Paraense. A pandemia limitou as ações do Projeto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Discalculia : particularidades que dificultam o aprendizado de matemática no ensino fundamental/9
    (2017) OLIVEIRA, Samantha Raphaella dos Santos; NASCIMENTO, Eula Regina Lima
    O presente trabalho tem uma visão voltada para o estudo da discalculia, transtorno esse que se faz presente em todos os níveis escolares, mas especificamente no ensino fundamental, onde podem ser observados os primeiros indícios, quando os mesmos perpassam pela aprendizagem de matemática. Apresenta um direcionamento na observação das características e posterior diagnóstico devido serem de suma importância para que a intervenção pedagógica ocorra o mais cedo possível na vida do educando e consequentemente tenha mais possibilidade de tratamento e que possa ser incluído na sociedade com melhor perspectiva de uma vida produtiva. Entendo que a escola, através dos educadores e os pais, como também a sociedade sejam responsáveis por este processo de inclusão, pois o direito à educação é universal inclusive para os portadores de deficiências onde a discalculia não poderia ser diferente dentro deste contexto. Os processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão se fazem necessários na vida de um educando que apresente os transtornos da discalculia, pois só assim o mesmo terá oportunidade de aprender matemática. Desse modo, o não cumprimento destas etapas o tornaria excluso dentro de uma sociedade capitalista que utiliza os números nas mais elementares e mais complexas operações de matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal : participação familiar e seus contributos
    (2018-08-22) MACHADO, Estefany Gomes; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    Família e escola são instituições que influenciam o processo de crescimento da pessoa humana, seja físico, social ou intelectual. A discussão relacionada a parceria dessas instituições dificilmente é abordada nos escritos sobre a educação da pessoa adulta/idosa. A participação da família somente é discutida quando se trata de cuidar da saúde da pessoa idosa e não perpassa pelo âmbito educacional. Diante deste contexto esta pesquisa tem por objetivo investigar as ações que caracterizam a participação familiar na educação da pessoa adulta/idosa, bem como os contributos da presença e/ou ausência. Pesquisa de abordagem qualitativa (DESLANDES, 2009) realizada no âmbito do Programa de Extensão Grupo de Educação na Terceira IdadeGETI, da Universidade Federal do Pará- UFPA, no Campus Universitário de Castanhal, no ano 2018, tendo como participantes cinco (05) educandas adultas/idosas da Educação de Jovens e Adultos- EJA. Os autores que contribuíram para referenciar as discussões foram: Marques (2011); Arroyo (2017; 2005); Vasconcelos e Brito (2012); Freire (2014); Mesquita (2009); Palorin (2016); Young (2007); Bordenave (1994) dentre outros. Os resultados evidenciaram que a participação familiar na educação da pessoa adulta/idosa acontecia no Programa GETI, a qual tem aspectos positivos, podendo ser descritos os seguintes: atitudes de apoio a pessoa adulta/idosa, incentivo por meio de diálogo, respeito a autonomia, o auxílio na resolução de atividades escolares, bem como a participação na instituição de ensino investigada. Evidenciamos também, aspectos negativos tais como: a reprovação e incompreensão da prática de estudar da pessoa adulta/idosa; tratamento da pessoa adulta/idosa como hóspede da residência, bem como a aproximação do processo educacional pela família apenas por curiosidade momentânea. Aspectos esses que influenciam na autoestima e na baixa estima da pessoa adulta/idosa. Identificamos ainda na investigação, a confiança da pessoa adulta/idosa em superar desafios inerentes ao processo educacional, e fato que, consequentemente, favorece a vida da pessoa adulta/idosa na sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de jovens e adultos/EJA: diálogos do estágio de docência na EJA, com o projeto pedagógico do curso/PPC de pedagogia e as implicações na formação docente
    (2019-06-24) SANTANA, Maria Eduarda Pereira; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    Neste trabalho abordamos a Educação de Jovens e Adultos, fazemos um diálogo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A investigação tem como problema de pesquisa: qual o lugar da Educação de Jovens e Adultos no diálogo com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia? O estudo de abordagem qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados: o relatório do estágio de docência na EJA, duas entrevistas com sujeitos da EJA; e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. A unidade de ensino na qual ocorreu o Estagio foi a Escola Municipal Madre Maria Viganó, no município de Castanhal – Pará. Os autores que favorecem o diálogo sobre EJA foram: Freire (1996), Gadotti (2011), Haddad (2009), sobre Estagio Supervisionado: Pimenta e Lima (2009). Os resultados apontam a existência do lugar da EJA no curso de pedagogia, lugar que favorece para a afirmação; a visibilidade da relação teoria- prática, no âmbito do Estágio de docência na EJA e no diálogo como o PPC do Curso de Pedagogia. No estudo ficou evidenciado a aproximação teórico/prática que possibilita diversas implicações do Estágio de Docência em EJA, na Formação docente do graduando, no diálogo com o PPC, tais como: a compreensão da complexidade existente no exercício da prática docente na EJA; a presença da singularidade e a diversidade na EJA; o papel da necessidade de práticas pedagógicas comprometidas com uma concepção humanizadora na EJA, com a afetividade; esses dados foram evidenciados, entre docente e discentes na sala de aula, na escola estagiada. Também, foi possível caracterizar as limitações do lugar da EJA no PPC tais como: a questão da carga horária do Estágio em EJA, que poderia ser ampliada; a ausência de uma disciplina especifica sobre EJA, capaz de fundamentar o Estágio no PPC; a dificuldade de estagiar em turmas de EJA, pelo número de turmas reduzidos, para incluir todos os graduandos em formação da UFPA e outras instituições e o fato da oferta ser realizada apenas no horário noturno.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de jovens e adultos: causas da evasão na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria da Encarnação” na visão do aluno e do professor
    (2016-12-21) COSTA, Marlinda Oliveira; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    A pesquisa versa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), trata da evasão escolar tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora “Maria da Encarnação” objetivou averiguar as causas que levam os educandos a se evadir de uma turma de III Etapa. Investigação de cunho qualitativo,teve como suporte autores como: Freire (1980), Romanelli (1990), Gadotti (2001),Paro (2000) dentre outros, bem como discorre sobre as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 4024/61, 5692/71, 9394/96, enquanto marcos legais relevantes para contextualizar e refletir sobre a temática no Brasil, especialmente a partir das compreensões dos diferentes atores (dois (02) alunos e quatro (04) professores) pedagógicos sujeitos atuantes na EJA, que foram escutados através de dois instrumentos de coleta de dados: a entrevista semi estruturada para os educandos e o questionário para os educadores que foram transcritas e analisadas. Os dados apontam que os motivos que levam os educandos a se evadir estão relacionados aos problemas sociais, econômicos, políticos como fatores principais na efetivação desta problemática
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de jovens, adultos e idosos e processos de ensinar e aprender: múltiplas faces humanas no programa GETI Castanhal - Pará
    (2018-08-24) REIS, Maiara Meireles; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    O presente estudo versa sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos, buscando investigar o trabalho pedagógico e os processos de ensinar/aprender frente as múltiplas faces humanas do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade – GETI, destacando também o trabalho de inclusão das educadoras. O lócus da investigação ocorreu em uma turma de 2ª Etapa, no Programa no ano de 2018, que funciona no Campus Universitário de Castanhal, no horário vespertino. Tínhamos como objetivo investigar o trabalho docente e suas contribuições no processo de ensino/aprendizado dos educandos frente suas múltiplas faces, focando em uma turma heterogênea, com educandos Jovens, Adultos e Idosos que possuem diferentes níveis de aprendizado. Os sujeitos investigados da pesquisa foram duas (02) docentes lotadas no programa GETI e cinco (05) educandos, com faixa etária de dezesseis (16) a sessenta e nove (69) anos. A abordagem qualitativa de pesquisa norteou a investigação, os autores que chamamos no procedimento metodológico da pesquisa foram Andrade (2009); Lakatos; Marconi (2009); Severino (2007) dentre outros. Os autores que contribuíram para a investigação na área da EJA foram Arroyo (2005), Freire (2013); Garcia (2013); Ribeiro (2014); Santos (2011). Sobre o papel do docente na EJA frente os processos de ensinar e aprender, chamamos os autores Gadotti (2008); Sotelo (2012); entre outros. Os resultados da investigação apontaram que o trabalho pedagógico realizado no Programa GETI contribui para o desenvolvimento do processo de aprendizagens dos educandos. Bem como, ficou evidenciado que o trabalho no Programa possui características humanizadoras, de acolhimento, de respeito aos saberes e as limitações dos educandos, de dialogo e de inclusão frente as múltiplas faces humanas dos sujeitos investigados. Segundo os dados, atendia as respectivas especificidades, porém havia registro de exposição de conteúdos trabalhados categorizados como fáceis na disciplina de matemática, bem como houve dados sobre necessidade do braille, a ser mais trabalhado em sala de aula. As docentes também relataram que é desafiante planejar e adaptar diferentes materiais para cada nível de aprendizagem e das diversas faixas etárias dos sujeitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de jovens, adultos e idosos no programa GETI: histórias de retorno e sucesso escolar de mulheres
    (2017) NASCIMENTO, Leticia Alana Dax do; NASCIMENTO, Eula Regina Lima
    O trabalho aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos no Grupo de Educação na Terceira Idade, e tem por objetivo analisar o processo de retorno dos sujeitos, neste caso cinco mulheres, do Programa GETI que não tiveram acesso à educação formal e na idade adulta/idosa voltaram à vida escolar. Buscou-se entender o processo de retomada dos estudos, bem como, de que forma superaram a negação de direitos, em especial à educação. Também, foram analisadas as situações que os sujeitos enfrentaram antes e durante o retorno ao processo educativo visando destacar aspectos referentes a uma educação de caráter emancipatório dos sujeitos, no exercício da cidadania. O arcabouço teórico que norteou a pesquisa foram autores como FREIRE (1999), Paiva (1987), Moura (2004) e Haddad e Di Pierro (2000). A abordagem qualitativa direcionou a investigação, e os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi estruturadas. O lócus da pesquisa foi o Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI) da UFPA, Campus Castanhal, da Faculdade de Pedagogia, os sujeitos foram cinco mulheres adultas/idosas educandas do GETI. Os resultados apontam que todas as mulheres pesquisadas retornaram a vida escolar, na idade adulta/idosa superando a negação de direito à educação e o fracasso escolar. Bem como, os dados revelam que as mulheres pesquisadas se reconhecem como sujeitos de direito e os dados evidenciam que o Programa GETI, no seu trabalho pedagógico as estimulava em uma perspectiva emancipadora e humanizadora de educação capaz de favorecer com que essas mulheres ultrapassassem suas carências e cultivassem expectativas, sonhos e possibilidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de pessoas jovens, adultas e idosas/EJAI e o estágio de docência: desafios discentes em uma escola pública, na cidade de Santa Izabel do Pará
    (2023-11-24) FAVACHO, Izabella da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656; https://orcid.org/0009-0001-2665-8172
    A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI) é uma modalidade de ensino da educação básica, ofertada a pessoas com idade acima de quinze anos, com históricos de negação de direitos ao longo da vida, que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos. Dessa maneira, o artigo, tem como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos discentes da EJAI para retornar, permanecer e concluir com sucesso o processo de escolarização. O texto é fruto do Estágio de Docência em EJAI, realizado no oitavo semestre, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará/ Campus Castanhal que possibilitou assegurar a relação teoria/prática na formação acadêmica, bem como coletar e relatar as vivências na EJAI, em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada em uma comunidade, da cidade de Santa Izabel do Pará. Neste sentido, no referencial teórico dialogamos com Freire (1996), Arroyo (2005),Nascimento (2022),Silva et al (2022), com os marcos legais,dentre outros. A abordagem qualitativa norteou o trabalho e a metodologia envolveu o levantamento de dados bibliográficos, pesquisa de campo qualitativa, observação e exercício da docência. Os resultados obtidos demonstram que o grande desafio dos discentes da EJAI começa pelo acesso, mas também pela permanência na escola, por diversos motivos, tais como: deslocamento; trabalho; segurança; dentre outros. Desse modo, os resultados apontam para o papel e a necessidade da relevância de políticas públicas e educacionais eficazes capazes de garantir direito, acesso e a permanência na escola, visto que é dever do Estado, a garantia de uma educação pública, gratuita, inclusiva, de qualidade referenciada, pois essa ausência compromete a vida de pessoas, que historicamente tiveram seus direitos à educação negados e fazem parte de grupos sociais marcados pela exclusão.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas/EJAI: possibilidades de outras pedagogias
    (2022-12-26) VIEIRA, Myrhia Sâmila Santos; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    A pesquisa tem como objetivo compreender os sujeitos inseridos na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas – EJAI, bem como, as razões de não terem acessado antes à Educação Escolar. Ademais, o trabalho objetiva refletir sobre possiblidade de Outras Pedagogias Emancipadoras, pautadas em Freire e Arroyo. A investigação possui abordagem qualitativa, realizada por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, com inserção de dados pertinentes do Estágio de Docência na EJAI. As técnicas utilizadas para produção de dados foram entrevistas não-diretivas, história de vida e observação. Os principais autores que nortearam a discursão foram Arroyo (2014), Freire (2018), Freire (2019), Jardilino e Araújo (2014) e dentre outros. Como resultados da pesquisa concluímos que os sujeitos da EJAI são pessoas que enfrentam barreiras educacionais, sociais, culturais, econômicas, lidando com relações de negação de direitos, subalternações e opressões. Além disso, no que se refere ao fazer pedagógico identificamos que precisa estar a serviço dos processos de formação humana e educacional dos educandos. Logo, concluímos a necessidade de Outras pedagogias de concepção emancipadora, na qual os sujeitos, que tiveram seus direitos negados, sejam valorizados em suas histórias de vida, seus saberes, seus fazeres, enquanto cidadãos, sujeitos de direito nos processos de ensino- aprendizagem contextualizados, ressignificados, visando a igualdade de acesso à educação como bem social, garantia de direito humano.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA
    (2015-08-11) CASTRO, Rytiane da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especificando de forma breve o percurso histórico, entendendo como acontece o apoio da Secretaria de Educação como também a formação continuada de professores; problematizando as práticas pedagógicas frente ao processo de ensino e os ritmos de aprendizagem dos educandos. Assim, realizamos levantamento bibliográfico de artigos, livros, Legislações e decretos. Optamos pelo estudo de caso, para melhor interagirmos com os sujeitos nas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas categoricamente. Com a pesquisa, conseguimos propor novas portas para o ensino e aprendizagem no contexto das classes multisseriadas, possibilitando o repensar da praticidade, mostrando que percursos temos que trilhar para transmitir o conhecimento de forma significativa para os educandos. Como também, uma maior discussão nas investigações de futuras pesquisas nessa área de conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo: um olhar sobre as práticas pedagógicas em classes multisseriadas
    (2023-12-22) CARVALHO, Giovana Joyce Marinho; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656; https://orcid.org/0009-0001-2665-8172
    A Educação do Campo é uma modalidade de educação destinada aos sujeitos do campo, e deve garantir obrigatoriamente à formação da população do campo e a valorização do respectivo território. No entanto, historicamente existem negligência de políticas públicas para essas populações nesse contexto temos às classes multisseriadas, caracterizadas pelo agrupamento de educandos de diferentes idades e níveis de aprendizagem em uma mesma classe, responsabilidade de apenas um professor. Nesse sentido, no presente estudo buscou-se analisar práticas pedagógicas docente em classes multisseriadas do campo, norteado pela abordagem qualitativa, tendo como base os autores: Miguel Arroyo (2010), Monica Molina (2009), Salomão Hage (2014), Paulo Freire (1996) dentre outros. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista, os sujeitos foram dois professores, um do município de Mãe do Rio e o outro de Chaves-Marajó que atuavam em classes multisseriadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil e planejamento pedagógico : uma revisitação teórica
    (2017-05-08) SANTOS, Wiviane Carneiro dos; NASCIMENTO, Eula Regina Lima
    O presente trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica com a temática Educação Infantil e Planejamento Pedagógico: uma revisitação teórica, estando dividido em dois tópicos, a saber: a infância no Brasil: recortes de percalços e lutas, que apresenta em linhas gerais a história da criança no Brasil e a luta pelo direito a educação, tendo como eixo de debate os autores: Azevedo e Sarat (2015), Santana (2011, 2014), Silva e Francischini (2012), Kuhlmann (2000), Kramer (2006), Campos et al (2006) e marcos legais. O segundo aborda: um olhar sobre o planejamento na educação infantil, sendo discutidas as dificuldades e os avanços que o planejamento pedagógico proporcionou aos educadores, o texto também debate a importância do mesmo na rotina da educação infantil. Os autores destacados para esses diálogos são: Menegolla (2010), Júnior (2007), Ostetto, (2012), Kramer (2003, 2004), Junqueira Filho (2013), Formozinho (2008). A pesquisa estreitou a relação entre a educação infantil e planejamento no trabalho pedagógico com as crianças pequenas, reconhecendo que esse elo favorece a garantia da qualidade na educação infantil e o respeito pela criança enquanto cidadão de direito.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil em tempos de pandemia: construindo reflexões a partir da Rede Municipal de Castanhal, no ano de 2020
    (2021-01-29) OLIVEIRA, Antonia Edineide Lopes de; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    Neste trabalho discorremos sobre a temática: Educação Infantil em tempos de pandemia, construindo reflexões a partir da Rede Municipal de Castanhal, no ano de 2020. Temos como problema de pesquisa: A Educação Infantil para a Rede Municipal de Ensino de Castanhal-PA, no contexto da Pandemia da COVID-19, reconheceu (atendeu) a criança como sujeito de direitos? A abordagem qualitativa norteia a investigação, caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, com suporte da pesquisa documental. Os autores com os quais dialogamos sobre Educação Infantil e Criança foram: (SARMENTO, 2005, 2008; 2012; 2013; SANTANA, 2014; KRAMER, 2016; DIAS, 1999, LEAL, 2017); sobre Pandemia (LEITE, 2020; CAVALCANTE, 2020; WERNECK E CARVALHO,2020; SILVA et AL, 2020). Os instrumentos de coleta de dados foram: Portarias; Resoluções; Decretos, lives, entre outros. Os resultados revelaram que a proposta de Educação Infantil planejada pela Rede Municipal de Castanhal, durante a pandemia da Covid-19, se distanciou da concepção que reconhece a criança como sujeito de direitos. Os dados apontaram que os fatores impostos pela pandemia, tal como: o ensino remoto; o não acesso das famílias a internet; a equipamentos como computadores; celulares comprometeu a educação das crianças da rede pública municipal e o reconhecimento da criança como cidadão de direitos durante o período pandêmico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação infantil no Brasil: limites e perspectivas
    (2016-08-21) FREITAS, Eunice Garcia Ramos de; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    O presente trabalho surge com o objetivo de investigar a Educação Infantil a partir de uma pesquisa bibliográfica. Permeando seu contexto histórico no Brasil e no mundo, conhecendo sua origem bem como os processos evolutivos que se baseiam em lutas que resultaram em grandes conquistas como a que foi adquirida na esfera legislativa. Nesse cenário destacamos a Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB, que trouxeram avanços que há tempos eram esperados pela Educação Infantil. Aborda também os desafios que hoje ainda temos que enfrentar em busca da Educação Infantil com qualidade a partir de uma análise do atual Plano Nacional da Educação- PNE 2014-2024, atentando para o andamento de cada estratégia através do Observatório do PNE. Os resultados desta pesquisa sinalizam que por muitas décadas a Educação Infantil viveu num descaso governamental, mas que através de lutas de educadores e de movimentos sociais vem recebendo seu devido reconhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “A escola é importante porquê é!”: as vozes de crianças e da professora da educação infantil de uma escola localizada em assentamento de reforma agrária do município de Castanhal-PA
    (2017-12-20) SILVA, Maria Alves da; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    Este trabalho tem como principal objetivo investigar a educação infantil, de uma escola localizada no território rural, focando a prática e trajetória de uma professora militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da visão que as crianças têm a respeito da a escola e qual sua relação com a família e outros grupos aos quais faz em parte. A problematização dar-se-á no campo das ações desenvolvidas com crianças de uma turma de educação infantil de uma escola localizada na zona rural buscando investigar se as práticas pedagógicas da professora refletem ou contribuem efetivamente e afetivamente para a formação do educando como sujeito de direito? Que concepção de educação Infantil e de educação do campo a professora idealiza? O que as crianças têm a dizer sobre: a relação com a escola? Qual relação da criança com a família? Portanto este estudo caracteriza-se como “estudo de caso”, dividido em três (03) capítulos o primeiro se refere Metodologia da pesquisa, indicando as bases e procedimentos de investigação; o segundo indica estudos bibliográficos quanto ao tema do estudo, dividido em três tópicos, abordando o papel das mães e educadoras (es) para o início da escolarização das crianças nos acampamentos, segundo subtópico trás o início da luta pela educação do Campo através contribuições do Movimento dos trabalhadores Rurais Sem-terra (MST). O terceiro apresenta considerações a respeito da Educação infantil e da infância do campo, fazendo uma análise teórica do momento histórico e atual. Por último apresentamos analisamos os resultados coletados na pesquisa de campo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017)
    (2018-09-26) COSTA, Crysth Lorrana Souza; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    Este estudo teve como objeto a formação continuada para docentes da EJA no estado do Pará, propondo buscar, através da abordagem qualitativa de pesquisa e realizando levantamento bibliográfico, relatos de formação continuada para a EJA no Estado, nos últimos cinco anos (2013-2017), afim de caracterizar o cenário do Estado. O estudo foi realizado a partir da pesquisa com as palavras-chave EJA, Formação Continuada e Formação Continuada para Docentes da EJA no Estado do Pará, nos sites definidos como fontes de dados, que foram: Periódico Capes, CNPQ, ANPEd e BDTD/UFPA. Para a pesquisa foram utilizados referenciais teóricos e documentos oficiais que forneceram suporte para o estudo. No estudo a EJA é apresentada a luz de autores como Gadotti (1999), Haddad (2002), Freire (1996; 1979), Moura (2009), dentre outros. A formação continuada é conceituada pelos autores Candau (1997), Cury (2000), Soares (2006) e outros. Os documentos utilizados foram o Parecer CNE/CEB nº 11/2000, o Parecer CNE/CEB nº 23/2008 e o Plano de formação docente do estado do Pará. Como resultados, o estudo mostrou que os relatos de formação continuada para os docentes da EJA são escassos na literatura, e os dados obtidos demonstram que a formação é direcionada a todos os docentes, não foram encontrados relatos de formação continuada direcionada somente aos docentes da EJA. Desta forma, este estudo ressalta a necessidade da realização de pesquisas sobre a temática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Infância sobrecarregada: excesso de estudos e atividades extracurriculares na vida da criança
    (2019-06-24) FERREIRA, Ana Paula Maia; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    Nesta investigação bibliográfica de abordagem qualitativa, tratamos sobre a sobrecarga de estudos e atividades extracurriculares na infância. Induzidas e conduzidas pela lógica capitalista de educação, famílias e escolas, acabam impondo uma rotina intensa de atividades na vida das crianças, a qual visa antecipar os aprendizados das mesmas, prepara-las desde cedo para as exigências do mercado e da vida em sociedade, a fim de que obtenham desempenho de excelência ao longo da formação, e consequentemente alcancem um futuro promissor. Neste sentido, apresentamos a problemática deste trabalho em forma de pergunta: que consequências a carga excessiva de estudos e atividades extracurriculares tem gerado para as crianças? O referencial teórico desta pesquisa foi constituído por Ariès (2017); Postman (2012); Kramer (2000); Rousseau (2004); Menezes (2016), autores estes que fazem diálogos acerca da infância. Sampaio, Santos e Mesquida (2002); Cardozo et al. (2017), os quais abordam a educação na lógica neoliberal. Elkind (2004) e Santana (2017) que discutem as pressões sociais as quais crianças estão expostas na contemporaneidade. Como objetivo geral, a intenção deste estudo foi a de investigar as consequências da sobrecarga de atividades para a vida da criança. Os resultados apontam que a carga excessiva de tarefas escolares e extraescolares pode proporcionar a negação do direito da criança de viver plenamente a sua infância, comprometendo o tempo livre e o brincar, acarretando manifestações psicoemocionais as quais podem interferir no desenvolvimento e aprendizagem da criança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jogos didáticos e educação de jovens e adultos: o entrelaçamento no processo de ensinar e aprender no Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI
    (2017) AGUIAR, Nayane Ferreira de; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    O presente trabalho tem como finalidade compreender a utilização de Jogos Didáticos na Educação de Jovens, Adultos/Idosos (EJA), na tentativa de caracterizar o processo de ensinar e aprender, de maneira lúdica, com objetivo de identificar o aprendizado por meio de jogos. Buscamos com a pesquisa responder a seguinte questão: os jogos didáticos são capazes de proporcionar entrelaçamento entre o processo de ensino/aprendizagem e ludicidade no Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI. Para a execução da investigação buscou-se a abordagem qualitativa proposta por Lüdke e André (1986), a revisão bibliográfica foi pautada em autores da EJA como Nascimento (2004), Piconez (2002), entre outros, diálogo com os autores Kishimoto (2011), Soares (2013), Kadoma e Silva (2004), nortearam a discussão teórica sobre Jogos. Os sujeitos da pesquisa foram discentes alunos da Primeira Etapa da EJA, pertencentes ao Grupo de Educação da Terceira Idade (GETI), Programa da Universidade Federal do Pará. Também, no âmbito da investigação propusemos como forma de intervenção concreta, a utilização de Jogos Didáticos relacionados aos conteúdos, de forma interdisciplinar, os quais foram aplicados em dias diferentes com temáticas trabalhadas durante o decorrer do semestre letivo. Os dados revelaram inúmeras contribuições que o jogo didático pode propicia para dentro da sala de aula, tais como: a relação do discente com um contexto diferenciado de ensinar e aprender; o papel da ludicidade na mediação do processo pedagógico; a identificação das limitações dos discentes; as relações de bom humor que são estabelecidas pelos participes dos jogos que envolve todo o coletivo da sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A lei Maria da Penha e o papel da escola no combate à violência contra a mulher
    (2018-10-04) MACIEL, Izaelson da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    A violência constitui-se uma realidade muito presente na sociedade brasileira. No presente trabalho investigamos a Lei Maria da Penha e o papel da escola, no combate à violência contra a mulher, a fim de compreendermos como a escola tem problematizado o fato social da violência contra a mulher. A abordagem qualitativa, norteou a produção da investigação, a base teórica foi fundada em autores, como: Arroyo (2017), ChauÍ, (2007), dentre outros; a lei Maria da Penha buscando caracterizar as garantias asseguradas legalmente. Os instrumentos de coleta de dados foram dados estatísticos, relacionados em fontes oficiais acerca das denúncias de violência doméstica, no município de Aurora do Pará. E, a entrevista semiestruturada com dois (02) sujeitos, um (01) do sexo masculino e um (01) do sexo feminino, a fim de identificar junto aos discentes da EJA, como a escola trabalhava a violência contra a mulher. Os dados evidenciaram que a escola pesquisada, ainda não aborda a violência contra mulher, no dia a dia, no cotidiano das salas de aulas, no processo formativo dos discentes investigados, gerando negação a um direito humano basilar, que é o conhecimento legal dos direitos, a fim de contribuir nas lutas de enfrentamento de combate a violência, dentro e fora da escola. E, esse dado impõe a constatação de que a educação, a escola ainda não constitui-se como uma aliada forte na prevenção da violência na contemporaneidade. Porém, a equipe pedagógica escolar percebeu a importância de construir um projeto pedagógico abordando a temática pesquisada.
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