Navegando por Orientador "NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de alunos do atendimento educacional especializado de uma escola pública de Belém através da school function assessment/avaliação da função escolar (SFA)(2016) ARTNER, Carlos Alberto; MONTEIRO, Rose de Carvalho; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645Com a evolução da educação inclusiva (EI) no Brasil, foram instauradas polític as que regem o acesso de todos à educação, sem qualquer tipo de exceção. A partir da perspectiva inclusiva, a Terapia Ocupacional (TO) inserese nesse campo com a finalidade de contribuir com o processo de inclusão junto a equipe escolar, por meio da interface saúdeeducação. Para atuar nesse campo, no processo terapêutico ocupacional é fundamental realizar uma avaliação inicial, que coleta dados sobre o aluno e os aspectos que compõem o ambiente escolar. Para tal, podem ser utilizados diversos protocolos de avaliação. Esta pesquisa buscou avaliar alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio da School Function Assessment/Avaliação da função escolar (SFA). O protocolo é composto por três partes que avaliam respectivamente: participação nos ambientes escolares, auxílio nas tarefas escolares e desempenho nas atividades escolares. Adotouse neste estudo o tipo de pesquisa quantitativo descritivotransversal. Os sujeitos da pesquisa foram os professores do AEE da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro (BelémPA) que avaliaram 8 alunos que atenderam aos critérios de inclusão da amostra. Os resultados da parte primeira parte apontaram a categoria transporte com a menor pontuação. Referente à segunda parte, observouse pouco uso de adaptações. Na última parte houve diferença no desempenho das tarefas físicas sobre as cognitivos/comportamentais, dado justificado pelos diagnósticos dos alunos que compuseram a amostra. A partir da aplicação da SFA, foi possível visualizar o aluno de forma integral, por ser um protocolo que permite uma visão holística do aluno. Por conta dos diagnósticos dos alunos avaliados, as alterações e dificuldades encontradas nos aspectos cognitivos/comportamentais, afetam diretamente a participação escolar da amostra. O estudo também revelou uma possibilidade de atuação da TO, bem como seus benefícios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção e validação parcial do protocolo de avaliação terapêutico ocupacional da repercussão da alteração do ciclo vigília¬sono nas ocupações(2016) CORRÊA, Clemici Lima; SILVA, Estela Jaqueline de Oliveira; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645A alteração do ciclo vigíliasono modifica a fisiologia e hábitos pessoais repercutindo no âmbito físico, biológico ou psicológico. A equipe de enfermagem é uma das categorias de trabalhadores que sofrem privação do sono em sua rotina de trabalho. Tal alteração em enfermeiros podem acarretar em um desempenho ocupacional no trabalho insatisfatório e perigoso, e prejuízo não só na saúde física, social, mental e ocupacional destes trabalhadores. É fundamental a construção de instrumentos avaliativos que possam ser base para o entendimento dos desequilíbrios ocupacionais oriundos da privação do sono, afim de construir métodos, técnicas, instrumentos de intervenção futuros que auxiliem na busca do equilíbrio ocupacional dos sujeitos pesquisados e dos sujeitos atendidos. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi criar e validar parcialmente um protocolo que avalie as repercussões da alteração do ciclo vigília sono nas ocupações, na saúde e bem estar. Para isto utilizouse de um estudo quantitativo, de caráter exploratório, onde construiuse um instrumento de Avaliação Terapêutica Ocupacional Sobre o Sono (ATOSS) o qual passou por um estudo piloto com nove pessoas de níveis educacionais diferentes e por seis Terapeutas Ocupacionais. Mediante os resultados do estudo piloto, realizouse as alterações necessárias e o instrumento foi aplicado com os profissionais de enfermagem do Hospital Abelardo Santos. Foi realizada análise qualitativa por meio dos dados obtidos pela sistematização dos dados no programa Microsoft Office Excel. Quanto à validação do Protocolo ATOSS foi avaliada a correspondência entre os domínios do Questionário ATOSS e qualidade do Sono, por meio do teste de ShapiroWilk , ANOVA, KruskalWallis, foi previamente fixado o nível de significância alfa=0.05 para rejeição da hipótese de nulidade. O planejamento do estudo foi realizado no software SAM e os testes de hipóteses foram realizados no BioEstat . Estatisticamente o instrumento não teve sua validação parcial concluída, pois o mesmo apresentou falhas, porém pôde ser rastreado as principais ocupações prejudicadas pela alteração do ciclo vigíliasono quanto ao preparo as atividades mais prejudicadas foram os itens participação na educação, lazer e cuidado com a alimentação e quanto a participação os itens mais marcados foram participação na educação, lazer, costume religioso e uso de meios de transportes. Em relação ao bem estar e saúde o valor mais frequente atribuído foi a nota 8, em relação a saúde os sintomas que tiveram mais registros foram fadiga, irritabilidade, instabilidade emocional, dificuldade de concentração, prejuízos na memoria e alterações no humor. Contudo, em uma análise qualitativa do estudo, foi possível identificar as ocupações 10 mais prejudicadas, tanto no preparo quanto na participação e na saúde, confirmouse o que outros estudos já traziam em seus resultados, que alteração no ciclo vigíliasono bem como a jornada dupla de trabalho, pode prejudicar a condição de saúde destes trabalhadores podendo ser causa ou consequência de um desequilíbrio ocupacional. Diante deste estudo, pôdese perceber como a terapia ocupacional pode contribuir de forma significativa na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores ao considerar o sono como uma ocupação que pode ser facilitadora ou barreira às outras ocupações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo, ocupação e acidente vascular encefálico: um estudo com base na ciência da ocupação(2016) BORGES, Ana Flávia de Morais Santos; LEAL, Samara Gonçalves; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645INTRODUÇÃO: este trabalho discute como o corpo do sujeito com AVE é significado e que alterações isso pode gerar para as ocupações, levando em consideração a dimensão de forma e significado ocupacional. Esta pesquisa é relevante, pois não existem trabalhos que tratem sobre estes temas de forma interrelacionada, tornandoo forte até mesmo para construção de uma epistemologia de corpo a partir da Ciência da Ocupação. O OBJETIVO GERAL desta pesquisa é: compreender a forma e o significado de corpo e ocupação presentes nos discursos de sujeitos com AVE, e como objetivos específicos: identificar o histórico ocupacional dos sujeitos antes e após o AVE com base na Ciência da Ocupação, além de verificar as repercussões ocupacionais a partir dos estudos do corpo em Terapia Ocupacional. METODOLOGIA: Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Participaram da pesquisa um total de 3 pessoas com sequelas de AVE inscritas no Projeto de Extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: enfoque sobre as atividades de vida diária”. A Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foi escolhida como local da pesquisa. RESULTADOS: Salientamos que tanto a forma quanto o significado do corpo e das ocupações sofreram alterações em decorrência do AVE. Na forma percebemos as mudanças: a partir da percepção das alterações no envolvimento com pessoas significativas; no tempo dedicado às mesmas; nos espaços onde as ocupações se realizavam e nos rearranjos ocupacionais no trabalho, lazer e autocuidado. Quanto aos significados, foram identificados os relacionados ao corpo: modificado; imperfeito; inerte; corpodor; corpo inútil x corpo potencial: a faceta espiritual. Ao finalizar essa pesquisa, verificamos que foi possível alcançar o objetivo proposto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível construir uma maneira de pensar, que nos levou a criar uma epistemologia de corpo, que nasceu do afeto produzido pelos temas, mostrandonos uma leitura complexa e muito verdadeira da tríade corpoocupaçãoAVE, a partir da leitura da ciência da ocupação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A terapia ocupacional com crianças hospitalizadas em situação de queimadura: um estudo da forma e do significado ocupacional do brincar(2017) FERREIRA, Danielle de Fatima Pereira; AMARAL, Brena da Silva Melo; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645Introdução: o brincar destacase como a principal ocupação da criança, faz parte de seu cotidiano e auxilia em seu desenvolvimento, porém existem acontecimentos que provocam alterações nesse brincar, dentre elas a situação de queimadura. Objetivo: Compreender a forma e significado da ocupação de brincar para crianças hospitalizadas em situação de queimaduras. Procedimentos metodológicos: tratase de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva, baseandose em entrevistas com 8 pacientes atendidos pelo centro de tratamento de queimados (CTQ) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do Pará (HMUEPA), sob o enfoque da ciência da ocupação que tem o propósito de compreender como as crianças se deparam e percebem a quebra do cotidiano delas antes e depois da queimadura. Os dados foram analisados com base na análise do conteúdo. Resultados: os resultados revelam que há mudanças significativas, na forma e significado ocupacional do brincar de crianças em situação de queimadura, estas mudanças repercutem nos papeis e identidades ocupacionais. Para encontrarmos tais resultados, organizamos a análise da forma ocupacional em 5 categorias: rotina ocupacional, privação lúdica, tipos de brincadeiras, parceiros sociais, ambiente e tempo e a análise do significado em 3 categorias, o brincar do bemestar, brincar da saudade e dor. Conclusão: concluímos que as crianças hospitalizadas em situação de queimadura sofrem mudanças em sua rotina ocupacional e limitações por causa do quadro clínico afetando diretamente a forma e o significado da sua principal ocupação, o brincar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terapia ocupacional e formação continuada de professores da educação hospitalar: experiência de um projeto de extensão universitária(2018) BASTOS, Isabelly Costa; SILVA, Yasmin Lira da; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645Introdução: A Educação Hospitalar enquanto modalidade crescente de ensino traz a formação continuada dos professores como principal demanda para garantir a eficácia das ações pautadas na interface saúdeeducação. Objetivo: Descrever e analisar as experiências do Projeto de Extensão “A Terapia Ocupacional em Contextos educativos”, no que tange a formação continuada de professores da Educação Hospitalar. Método: O estudo resulta das ações do Projeto de Extensão “A Terapia Ocupacional em Contextos Educativos” – 2014/2015. Participaram da pesquisa 7 professores da Educação Hospitalar, formados nas áreas de Licenciatura e Pedagogia. Realizaramse quatro encontros, em junho de 2015, no período vespertino, uma vez por semana e com duração média de 2 horas, em locais externos ao ambiente de trabalho. Os encontros eram subdivididos em dois momentos: Formação profissional para o magistério e Formação pessoal. Resultados: O primeiro encontro buscou criar um vínculo terapêutico e compreender as dificuldades gerais emergentes e percepções dos professores sobre suas práticas; o segundo encontro aprofundou as discussões sobre o cotidiano hospitalar, as dificuldades específicas de cada local e o reconhecimento do processo de finitude como um aspecto natural da vida humana; no terceiro encontro discutiuse sobre estratégias de biossegurança e primeiros socorros; e por fim, o quarto encontro propiciou o conhecimento das repercussões clínicas de cada diagnóstico sob o aprendizado do aluno paciente. Discussão: Notouse um reforçamento nas falas dos professores, das temáticas a serem abordadas nos encontros de formação, ou seja, houve uma externalização recorrente acerca da complexidade do cotidiano hospitalar, de questões relacionadas à biossegurança e primeiros socorros, bem como da correlação entre diagnóstico e processo de aprendizagem do aluno. Além disso, a estrutura organizacional das formações propiciou um espaço para o compartilhamento de saberes e favoreceu uma constante correlação dos temas apresentados com o cotidiano hospitalar. Conclusão: O presente estudo permitiu o contato das pesquisadoras com outros contextos educativos e suas facetas, possibilitando a interrelação entre teoria e prática a partir das atividades oferecidas à comunidade, alcançando assim os objetivos da Extensão Universitária. Ademais, reforçou o quão promissoras podem ser as investigações da Terapia Ocupacional no campo da educação, para além dos espaços formais de aprendizagem comumente expressos pela comunidade científica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A terapia ocupacional no contexto de educação inclusiva: uma revisão da literatura com base no estado da arte(2016) NEVES, Juliane Priscila Brasil; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645O presente trabalho foi pensado a partir da experiência do estágio curricular dentro da área educacional e configura-se como Trabalho de Curso, o qual discorre sobre a prática da terapia ocupacional no contexto de educação inclusiva. A inclusão é tema central de debates mundiais, pois se entende como fator crucial ao desenvolvimento pessoal; porém, faz-se necessário o rompimento de ideias integracionistas e de exclusão estabelecidas historicamente; os avanços nas políticas públicas tentam minimizar esse contexto. O terapeuta ocupacional é parte importante no presente contexto, pois busca o melhor engajamento do aluno. O objetivo geral é: analisar a inserção da terapia ocupacional na educação inclusiva por meio de suas práticas interventivas. Os específicos são: Identificar os caminhos metodológicos utilizados por terapeutas ocupacionais na prática inclusiva e categorizar a produção de conhecimento acerca do terapeuta ocupacional na inclusão educacional. A pesquisa é bibliográfica com base no estado da arte, o qual permite vislumbrar como vem se constituindo de fato o conhecimento da área. A análise de conteúdo permite, além de interpretar minúcias do texto, categorizar e entender a obra, o qual foi realizado a partir da organização das informações em tabela. Ao todo sessenta e nove (69) obras foram analisadas, entre elas artigos de revistas, capítulos e livros e trabalhos em eventos científicos. Os resultados evidenciaram um grande repertorio de práticas e sujeitos contemplados pela profissão dentro do campo educacional, mostrando assim, diversas possibilidades de inserção da profissão dentro desta área de intervenção, que é relativamente nova para a mesma. Conclui-se que a importância em divulgar as práticas no cenário da educação inclusiva é de fundamental importância tanto para os profissionais quanto para a comunidade, pois busca-se estabelecer o conhecimento científico da terapia ocupacional nesta área de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terapia ocupacional, gameterapia e atividade de vida diária (AVD): estudo de caso com uma criança com paralisia cerebral(2019) FARIAS, Wânglea Amorim; CONCEIÇÃO, Karoline Faro da; http://lattes.cnpq.br/7355155602176564; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645A Paralisia Cerebral é uma lesão no Sistema Nervoso Central (SNC) da criança que pode ocorrer nos períodos pré, peri e pós natal, descrita como um distúrbio nos movimentos e na postura da criança, causando movimento desordenado, estereotipado e limitado, pois tem baixo controle das atividades musculares. Apesar de não ser progressiva, afeta o desenvolvimento da criança, podendo repercutir em atrasos motores, cognitivos e funcionais, tais como: sentar, andar, falar e escrever. Além disso, tem reflexo no engajamento ocupacional, como por exemplo, nas atividades de vida diária (AVD). Logo, a Terapia Ocupacional que tem por objeto de estudo a ocupação, objetiva na reabilitação favorecer a melhora funcional para que a criança seja autônoma e independente nas suas ocupações, de maneira especial, nas AVD´s. A Gameterapia, que é o uso da realidade virtual na terapia do paciente, diferencia-se das formas de reabilitação convencional para o tratamento da Paralisia Cerebral. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a efetividade de uma intervenção terapêutica ocupacional, pelo uso da Gameterapia, no desempenho ocupacional das atividades de vida diária de uma criança com Paralisia Cerebral. Trata-se de uma pesquisa do tipo experimental de caráter quantitativo utilizando os protocolos: Gross Motor Function Measure (GMFM), objetivando verificar o desempenho motor, e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) para verificar o desempenho nas AVDs. Foi um estudo de delineamento longitudinal, com base em um caso, com a avaliação através destes instrumentos, seguida de intervenção consistindo 20 sessões com a gameterapia e reavaliação através dos mesmos. Os resultados sugerem que houve uma melhora no desempenho em AVDs da criança assim como nos scores do paciente nos dois instrumentos utilizados COPM onde houve ganho no desempenho das AVDs no vestir; banho; mobilidade funcional e grooming (higiene), assim como no GMFM: que mostrou crescimento nas dimensões A; C; D e E. Conclui-se que este estudo contribuiu com a pesquisa e a assistência na área da reabilitação física com crianças com paralisia cerebral, identificando os benefícios motores e ocupacionais que o uso da Gameterapia pode proporcionar para a vida funcional da criança, de maneira especial nas suas atividades de vida diária.