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Navegando por Orientador "MOTA, Joselene Ferreira"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de Marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos
    (2021-02-22) PROTÁSIO FILHO, Marcos Antonio Castro; MOTA, Joselene Ferreira
    O artigo traz como objetivo analisar as possibilidades da Pedagogia HistóricoCrítica e da abordagem Crítico-Superadora como referenciais teórico-metodológicos da BNCC para o ensino da educação física do município de Marapanim/PA para responder a questão, quais as possibilidades da teoria da Pedagogia Histórico-Crítica e da abordagem Crítico-Superadora como referenciais teórico-metodológicos da BNCC de educação física do município de Marapanim/PA? O percurso metodológico traçado se deu através do materialismo histórico dialético. Foi realizada uma apresentação acerca do projeto “Educação, Práticas Corporais e Direitos Humanos” - que originou o artigo - uma breve apresentação sobre o município de Marapanim, a materialização acerca da Pedagogia Histórico Crítica e a Abordagem Crítico Superadora, reflexões críticas sobre a BNCC e a descrição metodológica de umas das oficinas realizadas durante a formação de professores. Concluiu-se que a educação física na BNCC está estagnada nas pedagogias de reprodução no ensino dos conteúdos da cultura corporal. Tendem a diminuir a autonomia e individualidade sóciohistórico-cultural de professores e alunos, para um processo de hegemonia da educação. Como se a sociedade não tivesse divididas em classes, ou seja, ocultam a classe trabalhadora. Porém, ao encontrar lacunas na BNCC, tais como a falta de metodologias e abordagens, nos deu indícios para reverter esta imposição estratégica do governo atual a serviço do capital.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a organização do trabalho pedagógico do professor de educação física em diferentes espaços de atuação: limites e possibilidades
    (2021-10-18) CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648
    O presente escrito apresenta a pesquisa de um trabalho de conclusão do cursode Graduação em Licenciatura em Educação Física da UFPA, cujo objetivo consiste em investigar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e abordagem metodológica Crítico-Superadora (CS) como referenciais teórico-metodológicos para a organização do trabalho pedagógico de professores de Educação Física no processo de ensinoem espaços não escolares. A metodologia da pesquisa se insere em meio às pesquisas de campo. Os sujeitos da pesquisa foium grupo composto por 12 professores que pautam sua prática pedagógica pelo viés metodológico da PHC. A pesquisa encontra-se então no campo metodológico das pesquisas de campo, propostas por GIL (2002) e pauta-se na resposta da seguinte pergunta: Quais as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da abordagem CríticoSuperadora (CS) como referenciais teórico-metodológicos para a organização do trabalho pedagógico de professores de Educação Física em espaços não escolares?O instrumento de coleta de dados se deu por meio de um questionário, na plataforma Google Forms, disposto em três eixos, com 16 perguntas mais o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).Para fundamentação teórica da pesquisa, foi realizado também um levantamento bibliográfico em revistas, artigos e teses sobre o referencial da PHC e da abordagem Crítico-Superadora para a organização do trabalho pedagógico de professores de EF em diferentes espaços, delimitando como principais fontes bibliográficas as produções publicadas no período de 2011 a 2020 das revistas eletrônicas e impressas: Pensar a Prática, Motriviência, CBCE e Germinal, visto que as mesmas ostentam caráter de referência na elaboração qualitativa para produções científicas.Por meio dos referenciais estudados, foi possível constatar que a função social do professor consiste em propiciar aos alunos envolvidos em sua prática acesso ao acervo cultural historicamente elaborado pela humanidade, em sua forma mais desenvolvida, de forma a articular estes conhecimentos com a prática social destes indivíduos, para que estes venham a intervir de forma qualitativa na sociedade que os permeiam. Pôde-se inferir também que a PHC agrega elementos norteadores que favorecem este processo de ensino-aprendizagem, tal qual a abordagem CS, metodologia que aproxima a PHC da Educação Física, agrega valor metodológico para o processo de ensino em qualquer espaço de acesso a elementos da cultura corporal de movimento. A partir das respostas dos docentes pôde-se constatar que não há diferença metodológica na organização dos planos de ensino voltados para os campos escolares e não escolares, de forma que os pressupostos da PHC contribuem de forma qualitativa para a organização do trabalho pedagógico em ambos os espaços, além de também contribuir para transformação social e superação da sociedade de classes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Esporte e mulher: o fisiculturismo feminino para além das aparências
    (2021-10-26) LIMA, Jefferson Dornelas de; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648
    O presente trabalho traz como tema: Esporte e Mulher: O fisiculturismo feminino para além das aparências, que tem como objetivo identificar os principais limites e dificuldades do gênero feminino em ser atleta de fisiculturismo. Analisa através das respostas de atletas, qual o limite para o fisiculturismo feminino relatado por atletas vinculadas a IFBB-Pa?. O percurso metodológico partiu de pesquisa do tipo estudo de campo que focalizou na comunidade de atletas de fisiculturismo do gênero feminino. Por meio de roteiro semi estruturado, elaborado pela plataforma do Google Forms e, enviado para quinze (15) atletas, foi possível fazer a coleta de dados virtualmente por conta do atual estado de pandemia, e era composto de perguntas nos seguintes eixos: dados pessoais, âmbito esportivo - vida de atleta, condições para treinamento e, dificuldades como mulher em uma modalidade majoritariamente masculina. O resultado da pesquisa foi que existem dois limites encontrados por essas atletas, são eles: a falta de patrocínio e falta de reconhecimento/apoio.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A musculação como prática corporal terapêutica em mulheres afetadas pelos transtornos mentais: depressão e/ou ansiedade
    (2019-12-18) OLIVEIRA, Larissa Nunes de; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648
    O presente trabalho traz como questão: quais os efeitos da prática regular de musculação em mulheres já diagnosticadas com depressão e/ou ansiedade? e tem como objetivo analisar os efeitos da prática de musculação em mulheres com depressão e/ou ansiedade. O percurso metodológico traçado partiu da aproximação com o método materialista histórico dialético. Nossa pesquisa se desenvolveu a partir de uma investigação do tipo experimental cujo lócus foi a BodyFit Academia, academia de ginástica localizada em Ananindeua/Pa, com 10 voluntárias de 24-44 anos, onde apenas 06 (seis) concluíram a pesquisa, que não praticavam exercícios físicos por pelo menos 06 (seis) meses anteriores à intervenção. Os resultados demonstram que a prática regular de musculação em mulheres que apresentam o diagnóstico de depressão e/ou ansiedade atuou na regressão dos transtornos, pois agiu diretamente na melhora e até eliminação dos sintomas. Conclui-se ao final de nossa pesquisa, que a prática corporal musculação apresenta efeitos terapêuticos em mulheres já diagnosticadas com depressão e/ou ansiedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A pedagogia histórico-crítica no estágio supervisionado em espaços escolares: limites e possibilidades para a prática pedagógica na educação física
    (2019-12-18) FREITAS, Rhenan Ferreira de; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648
    O presente trabalho traz como questão, como se materializam as aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado I e II/UFPA, baseadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica? E tem como objetivo analisar a materialização das aulas de Educação Física nas atividades do Estágio Supervisionado pelo referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica. O percurso metodológico traçado partiu da aproximação com o método materialista histórico dialético. Nossa pesquisa se desenvolveu a partir de uma investigação do tipo pesquisa de campo, cujo locus foi os Estágios I e II, os sujeitos se caracterizaram da seguinte maneira, discentes/estagiários do curso de Educação Física/UFPA, do quinto e sexto semestre que utilizaram o referencial teórico e metodológico da Pedagogia HistóricoCrítica nas aulas do ES. Os resultados demonstram que a materialidade se deu a partir da assimilação - não em sua totalidade - do referencial pela maioria dos discentes. Metodologicamente tiveram mais acúmulo sobre questões referentes à estruturação das aulas que contribuíram no seu melhor desenvolvimento, mas que há necessidade de um maior aprofundamento por parte dos discentes sobre o referido referencial. Conclui-se ao final de nossa pesquisa que as aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado I e II/UFPA se materializam a partir da assimilação parcial do referencial PHC, pois a maioria dos discentes conseguiram compreendê-la, com seus fundamentos teórico e metodológico de ensino, não em sua totalidade, mas em questões pontuais para ensinar em prol da materialização dos conhecimentos historicamente sistematizados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A produção do conhecimento sobre gênero no congresso brasileiro de ciências do esporte (CONBRACE)
    (2019-12-18) LEAL, Deyveson Gama; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648
    O presente trabalho traz como questão problema: “Como se configuram as publicações dos artigos sobre Gênero nos Anais do CONBRACE no período de 2013 a 2017?” e tem como objetivo analisar a configuração das publicações sobre Gênero dos Anais das edições de 2013, 2015 e 2017 do CONBRACE, afim de se traçar um perfil das temáticas mais recorrentes nas publicações. Os objetivos específicos são respectivamente: identificar as principais categorias de análise das produções referentes as questões de gênero no CONBRACE e identificar as bases teóricas que sustentam essas produções referentes ao gênero publicadas no CONBRACE. O percurso metodológico traçado partiu da aproximação com o método materialista histórico dialético. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma investigação do tipo bibliográfica, cujas fontes foram os Anais do GTT Gênero e GTT Inclusão e Diferenças das edições de 2013, 2015 e 2017. Os resultados demonstram que as publicações sobre Gênero no CONBRACE se configuram como trabalhos na sua maioria no campo da fenomenologia, seguida de publicações do campo crítico-dialético. Concluise ao final de nossa pesquisa, que houve um avanço nas pesquisas com temática do Gênero no CONBRACE, mas que ainda existe a necessidade da expansão de referenciais teóricos em torno destas publicações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saúde mental e futebol: os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o futebol
    (2021-10-18) NASCIMENTO, Hugo Felipe Souza; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648
    O presente trabalho traz como questão: quais os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o ensino do futebol? e tem como objetivo analisar os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com futebol. o caminho metodológico partiu de uma breve revisão bibliográfica, em seguida uma aproximação com a pesquisa de campo. Os sujeitos são cinco professores que atuam em clubes e projetos sociais, espaços localizados em Outeiro distrito de Belém/PA, Belém/Pa, Ananindeua/Pa, Castanhal/Pa. Os resultados demonstram que os professores abordam os conhecimentos da psicologia na sua formação de maneira simplificada, bem como, tentam inserir os conhecimentos teóricos/práticos do tema no seu trabalho pedagógico e ainda enxergam limitações referente a prática do futebol e saúde mental. Conclui-se ao final de nossa pesquisa, que os conhecimentos sobre psicologia/saúde mental são elementos integrados ao trabalho pedagógico do professor com o ensino do futebol, porém, dependendo da sua organização pode influenciar na subjetividade do sujeito de modo positivo e/ou negativo
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