Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "MONTEIRO, Alcione Alves Hummel"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de ciências naturais para alunos com deficiência auditivos na escola Benvinda de Araújo Pontes
    (2018-07-18) SILVA, Eduarda da Conceição Silva da; MONTEIRO, Alcione Alves Hummel; http://lattes.cnpq.br/0828452199072685
    A presente pesquisa buscou analisar a inclusão do aluno com surdez na disciplina de Ciências Naturais na escola Benvinda de Araújo Pontes, bem como apresentar algumas considerações da educação de deficientes auditivos no Brasil e atualmente; analisar as dificuldades do professor e do interprete da Escola escolhida para o desenvolvimento da pesquisa, no município de Abaetetuba. E ainda identificar os desafios desses profissionais com relação ao planejamento das aulas, as práticas de preconceitos e a falta de formação para trabalhar com esses alunos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a realização de um estudo de caso, visando destacar a experiência do professor e do interprete em Ciências Naturais neste processo de inclusão dos alunos com surdez ou com deficiência auditiva. Para a realização da pesquisa fez-se uso de entrevista semi-dirigida. A pesquisa evidenciou que o professor titular e o interprete necessitam rever suas práticas para oferecer uma educação com qualidade, pois o que estão oferecendo está muito distante do que se almeja em relação a inclusão do deficiente auditivo na disciplina de Ciências. Contudo, no caso dos aqui entrevistados, verificou-se um compromisso em criar estratégias que pudessem facilitar o processo educacional dos alunos A possibilidade de realizar a pesquisar sobre a educação no aspecto inclusivo, permitiu a compreensão do como ocorre à inclusão escolar nos aspectos teóricos, a partir dos autores pesquisados e, no que remete ao aspecto prático, nas vozes dos professores que retrataram suas experiências diárias em entrevistas cedidas a pesquisadora responsável por este procedimento.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Brasão UFPA