Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise das dificuldades de estudantes do 5º ano do ensino fundamental sobre o conceito de divisão
    (2019-01-10) SILVA, Marcos Roberto Pires da; MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio; http://lattes.cnpq.br/5777140441938248; https://orcid.org/0000-0003-2853-1965
    Este trabalho, que tem por objetivo, identificar se há dificuldades na resolução de problemas de divisão por alunos do 5º ano do ensino fundamental, a partir da estratégia utilizada pelos alunos investigados e tendo como norte a consolidação da correta utilização do algoritmo da divisão, destaca a importância do conhecimento do conceito de divisão. Foi utilizado, em consonância com os referenciais bibliográficos pesquisados, um questionário contendo problemas de divisão sem a presença de resto e com a presença de resto, cujos objetivos para cada uma das questões é descrito após a apresentação da mesma. Trabalhamos diferentes contextos para tentar facilitar o entendimento dos problemas por parte dos alunos e também mostramos como a operação de divisão pode estar presente no cotidiano desse aluno. Foram analisadas cada questão respondida pelos sujeitos investigados e as respostas foram categorizadas segundo as semelhanças nas resoluções. Foram seis questões respondidas por vinte e seis alunos, dando um total de cento e cinqüenta e seis questões analisadas e em apenas duas delas tivemos respostas em branco. Buscamos ilustrar o maior número possível de sujeitos investigados diferentes nas respostas escolhidas e nenhuma das estratégias de resolução foi desprezada. As análises mostraram que existem sim dificuldades na resolução de problemas de divisão por alunos do 5º ano do ensino fundamental, que vão desde falha na interpretação do problema, passando por erros como o uso da tabuada e calculo até o não tratamento correto para problemas que apresentam a existência de resto e que pontos podem ser melhores trabalhados pelos professores quando da identificação dessas dificuldades até a correta utilização do algoritmo como estratégia de resolução mais rápida para problemas de divisão.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira e exercício da cidadania: uma proposta para as séries finais do ensino fundamental
    (2025-03-28) SILVA, Rivaldo de Melo da; MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio; http://lattes.cnpq.br/5777140441938248
    No ambiente escolar, a Educação Financeira oferece ferramentas que auxilia os estudantes a refletir suas decisões e planejamento financeiro. O presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência de atividades sobre Educação Financeira direcionada para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, que propõem situações/problemas que os envolvem o planejamento financeiro associado a soluções, investimentos, endividamento, uso se cartão de crédito, jogos de azar, poupança e consumismo. O trabalho, quanto a sua metodologia, é um estudo qualitativo do tipo bibliográfico. Espera-se que a proposta apresentada permita aos participantes compreender as ideias vinculadas à educação financeira, e que eles se tornem protagonistas de seus planejamentos futuros, tendo em vista uma vida financeira saudável. Reitera-se, nesse sentido, que a proposta apresentada é relevante pois busca sensibilizar os estudantes a tomarem decisões financeiras mais conscientes e responsáveis, preparando-os para os desafios econômicos do cotidiano e promovendo uma cidadania mais ativa e informada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O laboratório de ensino de matemática como espaço teórico prático na formação de professores de matemática: um relato de práticas extensionistas
    (2025-03-28) PINTO, Débora Chirlei da Silva; FERREIRA, Taís Xavier; MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio; http://lattes.cnpq.br/5777140441938248
    Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de múltiplas atividades de natureza extensionista realizadas, no período de janeiro a setembro de 2024, no âmbito do Laboratório de Ensino de Matemática vinculado à Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará (Campus Salinópolis). Todas as ações relatadas fazem parte do projeto “LEM na Comunidade”, constituído pelos eixos “Formação inicial e continuada de professores de/que ensinam matemática”, “Ensino e Aprendizagem”, e “Para além dos muros da escola” e que, por sua vez, têm sido fundamentais para o desenvolvimento da Extensão Universitária. Ao todo, são apresentadas oito ações extensionistas neste trabalho, a maioria delas inseridas no eixo “Ensino e Aprendizagem”. Reitera-se, nesse sentido, a importância do LEM para o desenvolvimento educacional do município de Salinópolis, seu potencial no que tange à aproximação entre universidade e comunidade e, principalmente, sua potente contribuição para com o processo de formação dos licenciandos em matemática do campus universitário da UFPA Salinópolis.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA