Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "MENESES, Alcione Sousa de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares
    (2018-05-11) SALES, Renata dos Santos Xavier; MENESES, Alcione Sousa de; http://lattes.cnpq.br/0821011892711320
    Este estudo tem a finalidade de analisar a prática socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso através da pesquisa qualitativa, tendo como lócus a escola rural multisseriada (atualmente escola multiano) Nossa Senhora da Conceição, localizada no km 135 Norte, em Medicilândia. Mesmo com todas as dificuldades de acesso, falta de infraestrutura adequada, dentre outros problemas típicos das escolas no meio rural, a experiência docente analisada conseguiu desenvolver um significativo envolvimento entre família e escola, professor e aluno. Observa-se ainda uma influência positiva dessas relações, através de uma espécie de fortalecimento mútuo entre escola/docente-famílias-estudantes nem sempre explícito no processo de ensino e aprendizagem e no ambiente da escola. Nisto reside a importância do protagonismo docente para o fortalecimento da Educação do Campo, mesmo em condições adversas ao ideal de educação escolar diferenciada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de língua portuguesa na formação de alunos leitores em comunidade rural
    (2025-05-05) SOUZA, Letícia Santos de; MENESES, Alcione Sousa de; http://lattes.cnpq.br/0821011892711320
    O presente trabalho é resultado das minhas vivências como assistente educacional e estagiária, enquanto estudante do Curso Educação do Campo – Ênfases em Linguagens e Códigos, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Gaspar Vianna, localizada no Município de Medicilândia – PA, às margens da BR 230, onde percebi que alguns alunos estavam no ensino fundamental maior e não eram alfabetizados e outros apresentavam dificuldades em ler. Meu objetivo de pesquisa, a partir desta problemática, foi investigar os fatores que contribuem para as dificuldades em leitura, interpretação de texto, bem como a falta de motivação entre alunos do ensino fundamental maior para o desenvolvimento dessas habilidades, apontando também estratégias pedagógicas para incentivar o desenvolvimento dessas habilidades linguísticas. A pesquisa foi desenvolvida ao longo dos meus Estágios Supervisionados, nos quais realizei entrevistas e observação participante, além de exercício docente que também trago para análise neste Trabalho de Conclusão de Curso, bem como trago relatos coletados durante o desenvolvimento dos Tempos Comunidade do curso Educação do Campo. Os dados empíricos foram lidos a partir da pesquisa bibliográfica na área do ensino de Linguagem e educação do campo. A pesquisa revelou que a forma como o/a docente desenvolve o ensino de leitura impacta diretamente no interesse e desenvolvimento dos discentes, ou seja, aulas baseadas somente no ensino de gramática, sem incentivo à leitura, dificulta a formação de alunos leitores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas e inovações metodológicas na escola do campo: da repetição à inovação
    (2019-06-17) STEILMMANN, Gislane Vale; MENESES, Alcione Sousa de; http://lattes.cnpq.br/0821011892711320
    O presente trabalho tem por objeto de estudo as práticas pedagógicas no ensino de linguagem desenvolvidas na escola do campo. Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades de pesquisa e intervenção educativa vividas quando da realização dos Tempos Comunidade e dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará. O objetivo deste artigo é refletir sobre experiência com práticas docentes inovadoras focadas na realidade camponesa, no 9º ano da Escola MEC SEDUC, Km 200ª, Placas, Pará, enquanto possibilidade de superação do ensino tradicional. Dentro desse processo de reflexão, analisei as práticas docentes, especialmente na área de linguagem, consideradas tradicionais e apontei possibilidades de experiências de ensino inovadoras. Consiste, então, em uma pesquisa qualitativa e descritiva, na qual utilizei entrevistas com estudantes e docentes e apresentamos relatos de ensino, tentei orientar a partir da perspectiva da sociolinguística.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Trajetórias acadêmicas e profissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural de Placas
    (2019-07-26) SOUSA, Marcio Barreto de; MENESES, Alcione Sousa de; http://lattes.cnpq.br/0821011892711320
    Este artigo consiste na análise da inserção socioprofissional de alunos egressos da escola comunitária Casa Familiar Rural do município de Placas-PA (CFR) do período de 2010 a 2016. A pesquisa quanti-qualitativa foi realizada a partir de questionários e formulário para entrevistas com os egressos e seus pais, além de lideranças sociais; foi realizada ainda análise de documentos desta escola. De forma específica os objetivos desta pesquisa foram: caracterizar o perfil socioeconômico dos egressos; descrever as trajetórias socioprofissionais após a conclusão da CFR; apresentar as visões dos egressos sobre o papel da formação na CFR em suas vidas; discutir as dificuldades que os egressos enfrentam para se inserirem no meio acadêmico e profissional desejado, seja no campo/propriedades agrícolas de suas famílias, seja em outros ambientes de trabalho. Os resultados apontam para a consecução das finalidades desta escola comunitária tendo em vista o pertencimento social dos jovens egressos ao campo e suas práticas socioprodutivas. Os egressos têm assumido a gestão agrícola, bem como exercido atividades diversas como ajuda técnica aos comunitários, bem como a atuação enquanto mediadores, as quais contribuem para a reprodução social do grupo doméstico e do grupo social com características camponesas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA