Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "MENEGAZ, Jouhanna do Carmo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Carga de trabalho de enfermagem: análise comparativa de métodos de distribuição diária de pessoal
    (2019-07-01) DIAS, Alana Celeste Campos; CORREA, Thais de Fátima Aleixo; MAESTRELLI, Rafael; http://lattes.cnpq.br/2132611954955159; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953
    Este trabalho tem o objetivo de analisar a distribuição da carga de trabalho de enfermagem a partir da simulação de três métodos de distribuição diária. Ele apresenta três diferentes métodos para realizar a escala de distribuição diária de pessoal, o Método 1, da proporção equivalente, que se baseia na divisão proporcional de leitos ocupados entre os técnicos ou auxiliares de enfermagem, sem considerar o grau de dependência do paciente; o método de Menegaz (Método 2) e o método da Clínica Médica –adaptado do método Menegaz- (Método 3), ambos buscam distribuir a carga de trabalho e não somente leitos, utilizando-se diariamente um Sistema de Classificação de Paciente. Trata-se de Estudo de Simulação em quatro fases: Planejamento; Modelagem; Experimentação; Decisão e Conclusão. A coleta de dados para simulação foi realizada na clínica médica de um hospital universitário da região Norte do Brasil com a colaboração de 10 técnicos de enfermagem, sendo 6 do turno matutino e 4 do turno vespertino. A partir das atividades descritas no Manual de Enfermagem como de atribuição do pessoal de nível médio, os profissionais foram observados e o tempo de execução das atividades foram cronometrados no período de 30 dias. Com as informações coletadas foi construído um fluxograma representativo do processo de trabalho em um turno e inserido no Software Arena, versão estudante. Foram realizadas três simulações estocásticas, baseadas nas três escalas diárias oriundas do 1º, 2º e 3º método de distribuição diária, respectivamente, onde se inseriu as distribuições dos pacientes entre os técnicos no software para obter a carga de trabalho baseada nos dados levantados na coleta. Como resultado, houve a comparação dos três métodos sustentando a hipótese de que os métodos que levam em consideração o grau de dependência dos pacientes distribuem forma mais igualitária à carga de trabalho entre a equipe de enfermagem. No decorrer desse estudo surgiram limitações relacionadas à coleta de dados e aparecimento de outras variáveis que influenciavam no objeto de estudo, surgindo novas hipóteses. Apesar disso, foi possível obter o resultado que respondesse a hipótese sugerida nessa pesquisa. Tendo em vista esses dados e as hipóteses que surgiram ao decorrer da pesquisa, mostram-se necessárias outras investigações que aprofundem a correlação entre o grau de dependência do paciente e a carga de trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Lean healthcare aplicado a central de material e esterilização: revisão integrativa de literatura
    (2019-11-25) LOURENÇO, Marlon Lobato; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953
    Com o intuito de aperfeiçoar a assistência prestada pela equipe de Enfermagem, tem se discutido a adoção de novas formas de organização dos serviços de saúde que promovam cuidado integral e de qualidade nos serviços. Analisar a produção científica sobre a aplicação do Lean Healthcare em Central de Material e Esterilização (CME). A partir de uma revisão integrativa de literatura, foram selecionados os bancos de dados LILACS, MEDLINE e CINAHL por sua abrangência, grande variabilidade de conteúdo e de textos disponíveis na íntegra, a busca foi realizada a parte, em ambas as pesquisas foram combinados os descritores. No total foram criados 29 códigos divididos em 5 categorias, a codificação foi assim agrupada pela aproximação teórica respectivamente, iniciando pelo método de análise, estado das organizações em saúde, quais os desperdícios encontrados nas organizações, quais ferramentas Lean foram utilizadas e quais resultados obtidos com o método; criando asssim uma ordem cronológica que permitiu vislumbrar as diferenças e semelhanças do método em diferentes hospitais. A implementação do método Lean teve uma alta adaptação nos hospitais em que ele foi utilizado, mesmo que partindo de necessidades diferentes as modificações nas organizações foram necessárias para revigorar o fluxo de pessoas, materiais e informações. As equipes de saúde, especialmente as de CME e Centro Cirúrgico, se beneficiaram bastante do fato de o Lean proporcionar uma mudança nos hábitos de trabalho, com um fluxo melhorado os profissionais relataram uma redução do estresse ocupacional, melhora na comunicação e no relacionamento interpessoal e Inter setorial, além de uma redução nos custos para realizar as tarefas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento de competências dos enfermeiros do Hospital Universitário João de Barros Barreto
    (2018) SILVA, Dhiuly Anne Fernandes da; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953
    Considerando o problema de pesquisa: Quais as competências necessárias ao enfermeiro do Hospital Universitário João de Barros Barreto? Definidas estas competências, há lacunas? Este estudo teve por objetivo: mapear competências descritas em rol de competências individuais de enfermeiros do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). Tratando-se de um estudo de caráter qualitativo e quantitativo. A abordagem qualitativa foi oportunizada pelo projeto de extensão: “Introdução de ferramentas estratégicas a gestão do pessoal de enfermagem”, que se traduziu no delineamento do rol de competências, o qual foi um movimento necessário para o alcance do proposito final deste estudo, o qual é de caráter quantitativo. O mapeamento buscou identificar o grau de atendimento, a partir da autoavaliação dos enfermeiros efetivos do HUJBB, em relação as competências descritas no Rol. Para tanto, empregou-se o método da pesquisa-ação, que orientou as decisões de um grupo de pesquisa desde a construção do rol até o mapeamento das competências. Na coleta de dados que concerne a construção do rol, empregou-se: grupos focais, entrevistas individuais e questionários para confirmar a importância das competências identificadas. Para obter dados referente ao mapeamento, o questionário, foi a técnica empregada para obter a autoavaliação dos enfermeiros. Como resultado quantitativos apresenta-se o delineamento que deu estrutura ao rol de competências individuais, que é justificado com “falas” dos servidores enfermeiros. A partir dos dados quantitativos percebe-se, através da validação estatística, maior valorização das competências gerenciais em detrimento das demais; e através do mapeamento obteve-se autoavaliação que corresponde ao “excelente desempenho” com algumas exceções percebíveis diante das competências: “Desenvolver/Aplicar Pesquisa”, “Dimensionamento da Equipe”, “Educação em Saúde” e “Preceptoria” que foram assinaladas como “não desempenhadas” e “pouco desempenhadas”; e das competências: “Sistematização da Assistência de Enfermagem” e “Tomada de Decisão” que foram reportadas com discreto “baixo desempenho”.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção de estudantes sobre utilização de métodos de aula invertida no ensino de gerenciamento de enfermagem
    (2018) TRINDADE, Ricky Falcão Silva; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953
    Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado em uma faculdade de enfermagem de universidade pública localizada na região Norte do Brasil. A disciplina de graduação efetivamente investigada foi a de Administração em Enfermagem, inserida no quinto semestre do curso, onde as atividades foram desenvolvidas integralmente pelo modelo Flipped Classroom, nesse estudo é adotada a tradução livre: aula invertida. Foram utilizadas durante a disciplina: Peer Instruction, Just-in-Time-Teaching e Team Based Learning, levando em consideração o conteúdo programático e seus objetivos. Os participantes foram 8 estudantes de graduação regularmente matriculados no quinto semestre de enfermagem do segundo semestre de 2017. A turma era constituída de 29 estudantes, sendo os participantes selecionados a partir dos seguintes critérios de inclusão possuir frequência nas aulas ≥ 75% e a realização de no mínimo 70% das atividades por unidade da disciplina. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foram utilizadas as fases de codificação aberta e axial, do método das comparações constantes (STRAUSS; CORBIN, 2008). Foi ordenada em versão trial do programa Atlas TI®. Ao final da codificação aberta foram gerados 22 códigos agrupados, durante a codificação axial, em 5 famílias as quais serão chamadas de categorias para facilitar o entendimento, sendo as categorias: Preferências: onde foi observado que a leitura prévia é considerada por uma parte dos participantes como importante estratégia para o aprendizado e afirmações que sugerem a compreensão dos estudantes que existem melhores estratégias de ensino e métodos para cada conteúdo e/ou contexto; Aula invertida - A percepção dos estudantes, onde foi observado que os estudantes possuem uma compreensão sobre os elementos da modelo aula invertida. Cada método gerou um conjunto de afirmações diferenciadas por exemplo, o Just-in-Time-Teaching, observam-se uma série de afirmações sobre o conhecimento dos estudantes necessário pelo professor para o desenvolvimento da mesma; Processo de aprendizagem facilitado/melhorado na percepção dos estudantes, onde foi descrito pelos estudantes o desenvolvimento ou o exercício da autonomia em relação ao processo de aprendizagem. O TBL mostrou-se o método mais comentado pelos participantes e o preferido; Dificuldades e Desafios, onde destaque-se o desafio de se trabalhar com um método de ensino diferente dos métodos convencionais de ensino, ou seja, o desafio de passar por um processo de mudança, foram observadas dificuldades que se relacionam aos métodos utilizados, como a necessidade de leitura prévia que se mostrou laborioso para alguns estudantes, dificuldade de acesso aos materiais através do e-mail, dificuldade ou ausência de acesso à internet, houve dificuldades que não estão relacionadas ao modelo, merece destaque a dificuldade de conciliar as atividades de todas as atividades curriculares do semestre, sugerindo que não houve integração na construção dos planejamentos de todas as atividades curriculares do semestre; Sugestões e avaliações, onde os estudantes avaliaram-se de na maioria das vezes de forma positiva comentando sobre o seu comportamento e desempenho ao longo da disciplina, em relação as estratégias didático-metodológicas as avaliações foram um pouco mais críticas, sugerindo que os estudantes têm maior facilidade de avaliar criticamente os professores do que a si mesmos e pôde se observar alguns estudantes foram mais críticos que os outros apesar de que tenha sido trabalhado o mesmo modelo pedagógico para todos, isso leva a seguinte reflexão: a experiência pedagógica é personalizada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções de enfermeiras sobre o coaching como ferramenta de desenvolvimento de competências gerenciais em um hospital universitário
    (2018) FONTES, Victória Malcher Silva; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953
    Considerando o problema de pesquisa: o coaching pode contribuir para o desenvolvimento de competências gerenciais de enfermeiras gerentes em um hospital universitário? Este estudo teve por objetivo: analisar a percepção de enfermeiras gerentes, de um hospital universitário da região Norte do Brasil, acerca do desenvolvimento de competências gerenciais através do coaching. Trata-se de um estudo descritivo e analítico, de natureza qualitativa. Foram entrevistadas 8 enfermeiras em cargos de liderança, e que vivenciaram o processo de coaching fornecido em seu ambiente de trabalho por um projeto de extensão. A entrevista era baseada na percepção das participantes acerca do trajeto ocorrido desde o início de todo processo, contudo algumas questões específicas não poderiam deixar de ser investigadas, por isso desenvolveu-se um roteiro de entrevista semiestruturado, que continha 4 questionamentos. Como resultado deste estudo, as que enfermeiras participantes relataram conseguir se perceber dentro de seu ambiente de trabalho, refletir sobre suas ideias, modificar seus comportamentos, se posicionar frente a questões no ambiente de trabalho, além de se sentirem mais fortes para lidar com dificuldades. As participantes evidenciaram também, benefícios na vida pessoal, a partir da autodescoberta, compreensão seus objetivos, priorização e foco em metas desejadas. Concluise que a ferramenta coaching é eficaz para desenvolver competências gerenciais necessárias ao enfermeiro líder, e tanto no âmbito profissional, como no pessoal, o coaching trouxe encorajamento, autoconfiança, automotivação e alternativas de ação para enfrentar situações desfavoráveis.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta pedagógica para o ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação nos cursos de graduação em enfermagem
    (2019-12-25) AMARAL, Thaiyza Mirela Oliveira; BRITO, Stelacelly Coelho Toscano de; http://lattes.cnpq.br/1551922001847261; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953
    Considerando a questão da pesquisa: como introduzir o ensino do Empreendedorismo na Enfermagem? Este estudo tem o objetivo de construir uma proposta pedagógica para a introdução do ensino do Empreendedorismo a estudantes de nível superior em Enfermagem. Trata-se de um estudo com abordagem quali-quantitativa, fundamentada no método Delphi, em que foi utilizado o e-Delphi. O estudo é feito em quatro rodadas, sendo a primeira qualitativa e as demais, quantitativas. O tipo de amostra deste estudo é nomeado como Bola de Neve, e nove professores participaram das rodadas. Como resultados obtidos, as seguintes variáveis atingiram consenso: compreensão do que é empreendedorismo; vertentes do empreendedorismo; competências empreendedoras; características do enfermeiro empreendedor; maneiras de fomentar competências empreendedoras; experiência docente; impacto do contexto no ensino do empreendedorismo; desafios do ensino na área; período do ensino do empreendedorismo dentro dos cursos; estratégias de inserção do ensino do empreendedorismo; caráter das disciplinas de empreendedorismo. número ideal de disciplinas; carga horária ideal; metodologias ativas para o ensino do empreendedorismo; caráter dos projetos de pesquisa e extensão; atividades dos projetos de extensão e temas dos projetos de pesquisa. Conclui-se que o estudo atingiu o seu objetivo e que foi relevante devido a sua contribuição para a temática, que ainda é limitada no Brasil, se comparada a outros países. O quantitativo de participantes e a permanência dos mesmos durante as rodadas foi um fator limitante do estudo. Além disso, os resultados evidenciam que as competências e as características não dialogam entre si, ou seja, o que se entende por ser competências importantes a serem trabalhadas nos estudantes não possui relação com o perfil apontado como o ideal para o enfermeiro empreendedor com êxito no mercado de trabalho. Sendo assim, é possível vislumbrar para um próximo estudo envolver os enfermeiros que possuem experiências em empreendimentos, para buscar identificar e entender quais fatores foram fundamentais e que tornaram possível empreender na enfermagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA