Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "MELO, Rosileide de Jesus de Sousa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA
    (2019-12-17) FERREIRA, Naylane da Costa; MELO, Rosileide de Jesus de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3386237933997482
    A referida pesquisa visa conhecer quais os procedimentos didáticos pedagógicos são utilizados no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, especificamente, os alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristo Trabalhador, localizada no município de Abaetetuba/PA. Para tanto, utilizou-se do procedimento técnico denominado pesquisa participante. Na qual uma pesquisa parte do contato entre pesquisadores e membros das situações investigadas. A coleta de dados foi através da entrevista e observação. A pesquisa está organizada em capítulos, onde o primeiro trata do percurso histórico educacional dos surdos; o segundo capítulo vem trazer inovações para o ensino do Português para alunos tais alunos; e por fim, relato no último capítulo os métodos utilizados atualmente no ensino do Português.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
    (2019-12-17) MOURA, Jacyara do Socorro de Campos; MELO, Rosileide de Jesus de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3386237933997482
    É crescente o ingresso de pessoas com deficiência na escola regular, graças aos processos de inclusão que tornaram esses ambientes reestruturados e adaptados para receber a diversidade dos estudantes, entre eles as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que tem sua incidência cada vez maior. Por isso, é preciso discutir metodologias para que esse ingresso em sala de aula ocorra com sucesso. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a literatura infantil é relevante no ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório realizado, através de estudos bibliográficos e qualitativos, na Creche Municipal Aldenora Ribeiro Araújo, na cidade de Abaetetuba-Pará. O estudo estabelece a importância da contação de história, da exploração de literaturas de forma deleite ou direcionada e ainda da importância do meio cultural e social para a pessoa com TEA. Por meio da rotina de atividades que incluía diariamente a leitura e a literatura infantil foi possível analisar o desenvolvimento do aluno alvo afetado pelo transtorno e seu notável desenvolvimento de sociabilização e oralidade, que era sua área mais prejudicada. A literatura infantil então se destaca como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas de forma a desenvolver processos cognitivos nas áreas afetadas estimulando o conhecimento e proporcionando maior interação do individuo para com o mundo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA