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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise físico-química e espectrofotométrica de óleo de açaí (Euterpe oleracea Mart.)(2022-12-09) LIMA, Eliene Franco; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736O objetivo de deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química e espectrofotométrica de óleo de açaí degradado e comparar ao exigido pela legislação Brasileira. As análises físico-químicas realizadas foram: pH, Índice de acidez, densidade e índice de saponificação e para as análises espectrofotométrica verificou-se os dienos e trienos. Os métodos utilizados estão descritos no “Manual de Análises Laboratoriais de Saúde Pública de Alimentos” do Instituto Adolfo Lutz. Os resultados obtidos foram comparados com os limites descrito pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que fixa a identidade e os padrões mínimos de qualidade que os óleos vegetais devem obedecer. A análise espectrofotométrica se limitou a constatação da presença de dienos e trienos, através da análise dos espectros. Os resultados obtidos indicam que do ponto de vista físico-químico, o índice de acidez está acima do permitido pela legislação vigente para óleos prensados a frio, que é de 4,0 KOH/g não sendo permitido seu uso para fins alimentícios, por exemplo. O pH encontra-se dentro da normalidade. A respeito do índice de saponificação, o valor encontrado é baixo comparado aos valores encontrados por outros autores. Já a densidade do óleo de açaí degradado, possui valor semelhante ao encontrado por outros autores. Desse modo, por meio desses parâmetros, a amostra apresenta composição inapropriada para o consumo e uso cosméticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio(2022-12-06) MONTEIRO, Christian da Silva; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736Diante das dificuldades dos métodos de ensino tradicionais e visando estimular o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Química para o ensino médio, esta produção teve como objetivo trabalhar e avaliar um jogo RPG (Role-Playing Game) como método pedagógico em aulas de Química Orgânica para turmas do 3º ano do ensino médio do colégio Antonio Lemos durante o período de estágio supervisionado. O roteiro do jogo foi desenvolvido com adaptações de suas regras, tendo o seu contexto e histórias voltadas para as funções orgânicas mais recorrentes e suas utilidades no cotidiano, visando assim, chamar a atenção dos alunos e desenvolver suas habilidades nesta área de conhecimento, em seguida os seus desempenhos foram analisados de forma qualitativa através de observações durante a aplicação do jogo e de forma quantitativa por meio de suas performances em uma prova aplicada posteriormente, contudo, observou-se um bom desenvolvimento dos alunos durante o jogo com resultados promissores, com aproximadamente 66% destes alunos avaliados acertando no mínimo 80% da prova aplicada após o jogo, estimando em um desvio padrão de 0,834847. Desta forma, mostrando o RPG como uma ferramenta útil e alternativa para o ensino de Química de uma forma mais dinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aula experimental sobre misturas químicas: uma abordagem no ensino de Química(2023-12-08) BATISTA, Renata Gabriela da Cruz; CASTRO, Ana Carla Gomes; http://lattes.cnpq.br/1893508281977206; https://orcid.org/0000-0003-0461-9225; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736O presente trabalho refere-se a uma atividade experimental realizada com duas turmas de alunos do 9º ano da Escola EEEFM Zulima Vergolino Dias. Seu objetivo foi mostrar experimentos sobre misturas químicas que podem ser observadas no dia a dia, bem como estimular os alunos a se interessarem pelo ensino de química experimental e investigativa. Além disso, o propósito do trabalho foi fazer com que os alunos compreendessem os conceitos relacionados ao conteúdo. Nesse contexto, por meio dessa aula prática, pode-se afirmar que os alunos obtiveram um melhor desempenho no assunto. Isso pode ser observado ao comparar os resultados antes e depois da aplicação dos questionários, o que revelou um aumento no conhecimento dos alunos sobre o assunto. Além disso, o trabalho serviu de inspiração para que eles se interessassem pelo estudo das ciências naturais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Exposição e proteção solar da população escolar: um Estudo de Caso aplicado na Região de Castanhal-PA(2022-08-31) CARDOSO, Jaciani Campos; SILVA, Denílson Elias Lima; http://lattes.cnpq.br/5238406094176328; https://orcid.org/0000-0003-1481-4614; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736É indubitável que a exposição frequente a raios solares pode acarretar algumas doenças de pele. Diante disso torna-se relevante fazer com que a população escolar tenha conhecimento a respeito dos perigos causados pela exposição aos raios UV. Por esse motivo o presente trabalho objetivou-se em conscientizar a população escolar sobre a exposição frequente desses raios solares. Realizou-se um estudo de caso via remoto nas escolas do município de Castanhal-PA, onde empregou-se a pesquisa quali-quantitativa a qual foi propícia a ter um resultado imediato e em grande escala, proporcionando assim resultados significativos e podendo conscientizar melhor a população escolar. A criação do Folder foi de extrema relevância, pois serviu para a melhor conscientização desses indivíduos, pois acredita-se que esse material pode promover um maior interesse da população escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os impactos causados pela insuficiência do manejo de resíduos sólidos entorno de igarapés do nordeste paraense: uma análise da literatura(2022-12-09) OLIVEIRA, Rane Larícia Ferreira de; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736Tendo em vista que o aumento da produção mundial de lixo promove degradação ambiental, a poluição hídrica vem sendo diretamente afetada pelo despejamento de resíduos sólidos (RS) em afluentes que afetam diretamente a salubridade hídrica, gerando problemas a saúde pública. O presente trabalho trata dos impactos ambientais recorrentes causados pela insuficiência do manejo de RS entorno de igarapés com ênfase na região nordeste do Pará. A fim de obter, através da coleta de dados realizada essencialmente em trabalhos acadêmicos, a relação desses impactos ambientais. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica a fim de obter o levantamento de dados necessário para o desenvolvimento deste. Para tanto, foi necessária a leitura minuciosa de diversos artigos acadêmicos e selecionados os impactos casuados por RS mais recorrentes que afetam a salubridade do ambiente, posteriormente, ocasionando problemas a saúde pública. Os dados foram apresentados em formato de quadro para uma posterior análises desses impactos. Diante disso, constatou-se que é necessária uma reforma em relação ao saneamento básico e sua gestão de RS nas áreas d'água. Onde foi possível concluir que há necessidade de conscientização sobre o direito legal ao saneamento básico e gestão de RS, bem como a devida separação desses resíduos para mitigar a saúde pública ambiental e mais agravantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil químico dos compostos voláteis e do óleo essencial dE Lippia alba (MILL) N.E. Brown(2022-08-29) SILVA, Danilo de Souza; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736A erva cidreira (Lippia alba) é uma espécie amplamente utilizada pela medicina popular como calmante, analgésica e espasmolítica. A literatura relata pelo menos três quimiotipos da espécie: citral-mirceno, citral-limoneno e carvona-limoneno e a sua identificação é importante para o uso farmacológico correto. O presente estudo teve por avaliar o perfil químico dos componentes voláteis e do óleo essencial com posterior identificação do quimiotipo da L. alba encontrada no campus de pesquisa do Museu Paraense Emilio Goeldi por meio de cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM). Os resultados sugerem que o quimiotipo analisado é o citral-mirceno, que o composto ―citral a‖ não foi identificado no perfil químico das flores e que a técnica de hidrodestilação das folhas revelou um rendimento maior no teor dos componentes majoritários da folha em relação à técnica de destilação e extração simultânea.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As práticas de adubação mais comuns para o plantio de açaí na região de terra firme: um Estudo de Caso na Região de Moju-PA(2022-08-31) SOUZA, Eliel Malcher de; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736Este trabalho buscou investiga as práticas de adubação mais comuns no cultivo do açaí em áreas de terra firme, no município de Moju região do baixo Tocantins do estado do Pará/Brasil. O Açaí um fruto importante para a economia local, Nacional e vem ganhando espaço na comercialização internacional, isto deve-se al fato de o Açaí ser uma fruta rica em proteínas, fibras, lipídios e algumas vitaminas também é um bom antioxidante, possui boa, quantidade de fósforo, ferro e cálcio. A metodologia utilizada deu-se por um estudo de caso via questionário para o levantamento de dados junto aos cultivadores da região, discutindo as formas mais comuns de cultivar o fruto e os adubos utilizados, assim como, a frequência com que os adubos são aplicados ao plantio do açaí, além de questões relacionadas a sustentabilidade, terreno cultivado, melhorias após utilizar os adubos e sistemas de irrigação. Desta forma, encontrou-se resultados satisfatórios acerca do cultivo do açaí nas áreas de terra firme, dado que os adubos utilizados são (NPK e Calcário adubos químicos, complementados com o adubo orgânico estercos de animais, caroços e folhas de açaí, bucha de dendê) Estes adubos são aplicados de duas a três vez ao ano ou mais vezes dependendo das condições do solo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre a importância da inserção de aulas experimentais em Química no município de Curuçá-PA(2022-08-31) LIMA, Valéria Leal; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736Esta pesquisa que tem como anseio metamorfosear a atual conjuntura educacional do ensino de química do Ensino Médio, na qual, ressoa a proposição de que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza, trata-se de natureza aplicada e com uma abordagem qualitativa realizada em duas Escolas Estaduais do Município de Curuçá-PA com o intuito de demonstrar a importância e eficiência do trabalho com as aulas experimentais em química e abraçando tal questão como uma das alternativas mais plausíveis encontrada como proposta educativa. Diante disso, ratificou-se maior interação dos alunos na aula, questionando as experiencias e especulando resultados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência da monitoria na disciplina Laboratório de Química Orgânica l: a importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem(2022-12-06) MEDEIROS, Paulo Breno da Silva; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada na monitoria acadêmica pelo programa PGRAD-MONITORIA na disciplina laboratório de química orgânica l, ministrada ao curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Pará UFPA, Campus Ananindeua, no ano de 2022, semestre letivo 2022.3. As atividades foram desenvolvidas no laboratório de química da UFPA, onde o monitor mediante as dificuldades e desafios encontrados no percurso da disciplina, auxiliou os discentes em práticas laboratoriais de extração de óleos fixos e voláteis, bem como na verificação de metabólitos secundários. Ao final das atividades desenvolvidas pelos discentes foi preparado relatórios onde os discentes apresentaram suas práticas laboratoriais e seus resultados obtidos nos experimentos, o estudo ainda buscou discutir os conceitos obtidos pelos monitorados na disciplina e a importância do monitor como elo entre os discentes e o docente ministrante da disciplina, reafirmando o papel fundamental do programa de monitoria no processo de ensino-aprendizagem adquirido pelo monitor dentro do programa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização do óleo de andiroba (Carapa Guianensis) para a produção de sabão em combinação com extrato aquoso de cinzas(2022-08-29) LIMA, Fabiane Silva de; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736O Brasil se sobressai a outros países por possuir em seu território um vasto acervo de plantas oleaginosas, que podem ser aplicadas em diversas finalidades. O óleo de andiroba (Carapa guianensis) é uma das espécies que mais se destacam, pois além de poder ser utilizado para tratamento de algumas doenças, ele possui muitas outras aplicações, dentre as quais aponta-se a produção de sabões que é o foco deste estudo. Sabão é o produto resultante da hidrólise básica de gorduras animais ou vegetais. Diante disso, o presente trabalho objetiva-se em verificar a qualidade do sabão produzido artesanalmente a partir da hidrólise alcalina aplicada ao óleo de andiroba em combinação com o extrato aquoso de cinzas, além de determinar por meio de analises físico-químicas, algumas propriedades que garantem a qualidade óleo utilizado. Os resultados foram significativos indicando que apesar de ser uma aplicação pouco explorada, o óleo de andiroba tem um potencial relevante na produção de sabões. Visto que, o produto resultante da hidrólise alcalina está de acordo com os padrões estabelecidos pela ANVISA.