Navegando por Orientador "MARCHESI, Reinaldo de Souza"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diálogo de saberes e sistemas agroflorestais na comunidade Bom Jesus da Resex do Rio Mapuá - Breves (PA)(2022-03-25) BARBOSA, Jagilton Rodrigues; MARCHESI, Reinaldo de Souza; http://lattes.cnpq.br/3521552012029429; https://orcid.org/0000-0001-7867-2518O presente trabalho tem por objetivo promover a atividade agroextrativista por meio de um projeto comunitário de Sistema Agroflorestal (SAF) em área alterada (de capoeira) para gerar renda à comunidade ribeirinha de Bom Jesus da RESEX Mapuá, no município de Breves (PA).Para isso foi proposto implantação de 10 hectares de Sistema Agroflorestal (SAF’s) em áreas já usadas no cultivo da outras plantações da agricultura familiar, como por exemplo áreas que estão desocupadas depois de usadas no cultivo da mandioca ( aipim), de certo modo; visa a diversificação da produção, a recomposição da paisagem, com reflorestamento destas áreas. A partir do contexto da Resex Mapuá, fez-se necessário pensar um projeto voltado às atividades produtivas que produza alimentos e gere renda à população local. Este projeto será executado em 7 etapas, a saber: 1º Etapa: Reuniões de apresentação do projeto e de discursão dos arranjos técnicos e tradicionais que serão adotados na implantação dos SAF’S; 2º Etapa: Realização das oficinas de trocas de saberes, visando práticas sustentáveis de implementação de SAF’s; 3º Etapa o reflorestamento de 10 hectares de áreas por meio de Sistema Agroflorestal SAF’s na comunidade Bom Jesus da Resex Mapu; 4º Etapa: Construção de um viveiro coletivo para produção de mudas que atendam a demanda do projeto; 5º Etapa: Realizar trocas com as demais comunidades da RESEX; entidades técnicas; 6º Etapa: Fornecimento da produção dos SAF’ ao programa de alimentação escolar PNAE; 7ª. Etapa: Reuniões de avaliação. O resultado esperado é fomentar a produção sustentável, recuperando áreas alteradas/degradadas através de Sistemas Agroflorestais (SAFs) junto à comunidade Bom Jesus da RESEX Mapuá, de modo que extrativistas/agricultores possam ter acesso aos mercados institucionais de comercialização dos produtos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Horta medicinal, saberes e etnoconhecimentos no cuidado da saúde na comunidade ribeirinha "Menino Deus" Rio Anapú/ IG - Mirí/PA(2020-12-15) SANTOS, Maria da Conceição Miranda dos; MARCHESI, Reinaldo de Souza; http://lattes.cnpq.br/3521552012029429; https://orcid.org/0000-0001-7867-2518Este Plano de Ação resulta da construção coletiva junto à comunidade Menino Deus do Rio Anapu, município de Igarapé - Mirí (PA), apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento da UFPA. Este tem como objetivo construir uma horta medicinal comunitária, voltada à produção familiar para valorização dos conhecimentos tradicionais e fortalecimento da identidade sociocultural da localidade. A construção desse plano aconteceu em trabalho orientado pela pesquisa-acão, na qual obteve-se dados levantados durante os Tempos Comunidades (TC) do curso de Etnodesenvolvimento em atividades produzidas junto ao coletivo de pertença da agricultura familiar em dialogo com as mulheres da comunidade. No decorrer das atividades e entrevistas realizadas junto ao coletivo, os dados demostraram que o uso das plantas medicinais faz-se presente, porém nos dias atuais são poucas famílias que praticam o cultivo das plantas que curam. Portanto, esse plano visa fortalecer a comunidade para o cultivo consistente dessas ervas, em atenção especial aos cuidados básicos de saúde através do uso de plantas acessíveis à comunidade como resistência na manutenção de valores dos povos e das populações no atributo da valorização dos conhecimentos tradicionais. Espera-se que a implementação da horta medicinal comunitária constitua um ambiente educacional saudável por meio de uma riqueza imensurável de conhecimentos, saberes e benefícios desenvolvidos pelas mulheres em sistemas orgânicos com ações coletivas colaborativas. Nesses termos, este plano será orientado pela vivência através do diálogo intercultural dos saberes, crenças, conhecimentos e práticas da comunidade, que possibilitem construir aprendizagens a partir das vivências da comunidade, na qualidade de ensino diferenciado e especializado favorável a etnoeducação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percursos de uma educadora na região Transamazônica em Brasil Novo - PA(2019-08-02) COSTA, Eudilene de Jesus; MARCHESI, Reinaldo de Souza; http://lattes.cnpq.br/3521552012029429O tema do referido Memorial é “Percursos de uma Educadora na Região Transamazônica em Brasil Novo - Pa”. O presente trabalho diligenciou fazer um Memorial com intuito de mostrar as mudanças que a educação fez na minha vida. O ser humano enquanto cidadão precisa passar por diversas etapas no desenvolvimento pessoal e intelectual, haja vista que a infância tem a sua contribuição para outras etapas na vida adulta, mesmo que não tenha sido agradável e com boas recordações. A metodologia é abordada a partir da história de vida com descrição narrativa de momentos que vivenciei. Já o objetivo do trabalho é estimular as pessoas a valorizar sua história de vida, quer seja boa ou ruim. Durante o período de construção dos conhecimentos adquiri grandes aprendizagens na assimilação das teorias e práticas no curso de Educação do Campo. Então, afirmo que os resultados foram positivos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de construção do projeto político-pedagógico quilombola da Escola do Rosário / Salvaterra - PA(2021-09-21) ASSUNÇÃO, Evandro dos Santos; MARCHESI, Reinaldo de Souza; http://lattes.cnpq.br/3521552012029429Este trabalho de conclusão de curso (TCC) da Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA) é fruto das atividades desenvolvidas ao longo do curso tanto no Tempo comunidade (TC) quanto o Tempo Universidade (TU), em discussão consultiva, propositiva e deliberativa junto à comunidade Remanescente de Quilombola do Rosário (CRQR) que partiram da problematização da realidade dessas e do dialogo efetivo entre conhecimento acadêmico e conhecimento tradicional. Este projeto de intervenção tem por temática a construção do projeto político pedagógico da Escola Municipal de Ensino Infantil Fundamental Quilombola de Rosário, a escolha do mesmo ocorreu de forma coletiva juntamente com a comunidade, pois durante o tempo comunidade os moradores observaram uma deficiência na comunidade a respeito de como poderia ser trabalhado a educação escolar quilombola. A construção do projeto político pedagógico da escola quilombola do Rosário será importante para a comunidade colocar em prática a educação diferenciada, levando em conta seus valores sociais, culturais, histórico e econômico. O projeto visa melhorar a educação que queremos dentro da comunidade quilombola de Rosário. A escolha do tema sobre educação escolar quilombola é importante para valorização da identidade desse povo, haja vista, que o município de Salvaterra conta com 54 comunidades das quais 16 são reconhecidas como quilombolas, mesmo assim ainda se tem grande resistência em se aceitar como um remanescente de quilombola, e hoje as comunidades já buscam trabalhar a identidade quilombola principalmente no espaço escolar. Segundo a lei 10.639/2003 a Educação Escolar Quilombola é desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira. Na estruturação e no funcionamento das escolas quilombolas, deve ser reconhecida e valorizada sua diversidade cultural, para isso se faz necessário a aplicação da lei 10.639/2003 e a Resolução nº 8/2012 nas escolas quilombolas e de que forma elas estão sendo trabalhadas pelos profissionais da educação em nossas comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A trajetória de Maria Aparecida Almeida de Sousa como educadora do campo(2019-06-03) SOUSA, Maria Aparecida Almeida de; MARCHESI, Reinaldo de Souza; http://lattes.cnpq.br/3521552012029429