Navegando por Orientador "LUZ, Suzana de Sousa da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cores que se movem em corpos, corpos que agitam cores: um traçado histórico da gincana de férias do km-18 como tradição cultural de Santa Luzia do Pará(2023-12-15) MELO, Saylon Carlos dos Santos; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847A presente Monografia versa sobre a historicidade desde 1994 até os dias atuais do fenômeno espetacular tradicional intitulado como: Gincana de Férias do Km – 18 de Santa Luzia do Pará. Para compor, a partir do ponto de vista dos autores Pradier (1996), Bião (1995) e Buckland (2018) abordarei a Etnocenologia e a Autoetnografia como bases metodológicas e como principais referenciais teóricos. Só foi possível traçar historicamente este fenômeno através das entrevistas realizadas com os integrantes da gincana, que embasam a documentação da história do evento tradicional, cultural e artístico tão importante para nós da comunidade local na cidade de Santa Luzia – PA. Tendo isso, o presente estudo visa relatar os movimentos organizados das equipes Fera e Dezoitense como forma originária dentro do campo da etnocenologia, estudando e documentando o modo de fazer a gincana, do se arrumar, de se organizar, de se empenhar e até mesmo do modo como se estrutura as noites dessa gincana. Os resultados revelam que o traçado etnocenológico da Gincana de Férias do Km–18 é importante para que haja visibilidade além do entretenimento, destacando a importância para muitas pessoas que até hoje buscam preservá-la em prol dos laços significativos que ela possui. Esses achados contribuem significativamente para a área acadêmica de Dança e das outras Artes Cênicas, buscando abrir caminhos para um campo promissor de pesquisas futuras em Artes, fornecendo insights importantes para compreensão do que é uma gincana tradicional e cultural de um povo comunitário.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dançarinos de fichinha em Belém do Pará: dinâmicas sociais e econômicas(2004-11-01) DUARTE, Allan Fernandes Valente; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este artigo investiga o papel dos dançarinos de fichinha em Belém do Pará, com foco em sua relevância social, cultural e econômica nas festividades locais. Predominantemente jovens, esses dançarinos oferecem entretenimento, apoio emocional e interação social. A pesquisa, baseada em uma metodologia qualitativa com observação participante e entrevistas com dançarinos, organizadores e diretores de grupos, revela sua importância para a identidade cultural de Belém. Além de enfrentar desafios como renda irregular e falta de reconhecimento formal, o estudo destaca a transição pela qual passam: os dançarinos estão deixando de depender dos locais de eventos para negociar diretamente com os clientes, aumentando sua autonomia, redefinindo seus papéis e potencial de ganho. No entanto, a falta de proteções legais os expõe à exploração, apontando para a necessidade de políticas públicas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diálogos periféricos transversais: um debate sobre o Funk como uma Educação Antirracista em Dança(2023-12-07) SOARES, Ana Carolina Moraes; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso organizado conforme a Instrução Normativa n° 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o Art 4°, parágrafo I que concerne à elaboração de artigo científico. Diante disso, apresento resultados e reflexões do estágio docente IV no Núcleo de Oficinas do Curro Velho, enquanto discente do curso de Licenciatura em Dança da Univesidade Federal do Pará, a iniciativa em construir uma proposta de pesquisa em uma perspectiva antirracista decolonial a fim de romper com a marginalização de danças pretas periféricas, por esse motivo direcionei meu plano de ação ao funk, em que estudo o rebolado das vertentes twerk e funk no gênero musical funk. A atividade de intervenção teve o intuito de trabalhar com o público que frequenta a Fundação: jovens negros da periferia de Belém do Pará. As orientações teórico-metodológicas que nortearam a elaboração deste artigo partiram de um levantamento bibliográfico e relato de experiência, aliadas às produções de Marques e Otelo (2018), Pimenta (2017), Gohn (2020), entre outros. Por conseguinte, os resultados revelaram que o Ritmo Funk em geral faz parte das comunidades periféricas de Belém e região, talvez não tanto quanto o ritmo regional do brega, mas ele está ali nas festas de aparelhagens, nas festas de família e casas de shows. A importância de abordar um fenômeno cultural bastante difundido nos meios midiáticos tanto positivamente quanto negativamente, é bastante importante para que a aula de dança não se torne um ambiente sem críticas e de fuga da realidade. Compartilhar diálogos transversais em questões sociais, estudos sobre música, corpo e dança em espaços não-formais de educação na periferia, revela-se como uma proposta de educação antirracista em um não-lugar que é marginalizado e, ao mesmo tempo, um lócus que potencializa saberes, e reafirma também o ensino do funk como um acesso para os jovens negros à arte e a dança em si.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Guarda chuva vernacular: street dance, dança de rua, danças urbanas e suas possíveis diferenciações(2004-11-04) ARAGÃO, Bruno Richard Pimentel; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este trabalho tem como objetivo apresentar diferentes significados e contextos para os conceitos de street dance, dança de rua e danças urbanas. O objetivo é pensar como esses três conceitos são utilizados no âmbito acadêmico, e como uma definição mais específica para cada um deles pode enriquecer o seu uso em seus devidos contextos, fortalecendo o campo de pesquisa de cada um deles em suas especificidades, bem como esclarecer que eles têm diferentes usos e contextos. Para facilitar o entendimento da pesquisa, será traçado um paralelo da dança hip-hop freestyle com danças de outros gêneros que se encaixam nos conceitos. A abordagem bibliográfica visa traçar um diálogo com teóricos, pesquisadores acadêmicos e praticantes da cultura vernacular urbana, tais como Henrique Bianchine e Vanessa Garcia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Kpopbody: A espetacularidade do Kpop no corpo Belenense a partir do grupo cover On Fleek em Belém do Pará(2023-12-15) SILVA, Ingrid Augusta de Lima da; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847O presente estudo tem como objetivo explorar a espetacularidade do Kpop na comunidade de Belém/PA, estabelecendo um diálogo acessível e direto com o leitor. Isto será alcançado através de uma análise que abrange a história do Kpop e minha experiência pessoal como parte do grupo de k-covers. A fim de investigar a espetacularidade na dança e na expressão corporal no contexto dos grupos de covers, no qual será utilizada a Etnocenologia como principal referencial teórico. O foco principal desta pesquisa é reforçar a relação intrínseca entre a espetacularidade e a cena de k-covers em Belém/PA, com uma ênfase especial no grupo “On Fleek”. Ao mesmo tempo, minha própria vivência será analisada em um contexto particular, fornecendo um panorama abrangente das experiências vivenciadas nesse cenário cultural e artístico. Selecionei autores que conversem com minha pesquisa e a enriqueçam mais ainda: Bião (2007), Schechner (2003), Lie (2015), Jamille Guimarães (2022), Maliangkay (2011), dentre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Projeto Nossa Senhora Aparecida: aprendendo com a ludicidade(2004-11-01) SILVA, Raynara Soares da; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este estudo se concentra na aplicação da ludicidade no ensino do ballet clássico para crianças de 4 a 6 anos no projeto Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro do Telégrafo Sem Fio em Belém-PA. O objetivo consiste em compreender a forma como essa abordagem é introduzida e quais os benefícios proporcionados aos alunos. Essa informação é fundamentada em entrevistas com educadores, pais, responsáveis e membros da Igreja Católica “Nossa Senhora Aparecida”, que estão constantemente acompanhando as crianças no desenvolvimento artístico, além de devidas observações de aulas para analisar o impacto do ensino lúdico do ballet na formação física, emocional e social das crianças. Na abordagem qualitativa, foram identificados resultados preliminares que sugerem melhorias significativas no desenvolvimento motor, coordenação, disciplina, concentração e autoestima ao longo das aulas.