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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O celibato como representação da dominação religiosa em Eurico, o Presbítero, de Alexandre Herculano(2017-04-06) SEKI, Natália dos Santos; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172A monografia intitulada “O celibato como representação da dominação religiosa no romance Eurico, o presbítero” (1844), tem como objetivo analisar esta obra de Alexandre Herculano, para destacar que o celibato representa aquilo que chamaremos neste trabalho dominação religiosa, como definido por Max Weber (1920), pois sua imposição social é propagada como divina, tendo como finalidade a construção de uma identidade para o clero. Esta questão será tratada por meio da análise do personagem Eurico, juntamente com fragmentos da obra que ilustrem este domínio religioso figurado através do instituto do celibato, com a finalidade de identificar como é constituída esta dominação no desenvolvimento do personagem, e as consequências sociais do produto dessa dominação que é o celibato em sua vida; as convenções religiosas que determinaram o seu triste desfecho; o aporte histórico-estético será feito partir de Massaud Moisés (2013) e Max Weber (1920) entre outrosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O comportamento feminino no romance romântico do século XIX: a idealização romântica de Mariana, em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco(2017) BRAGA, Rosiléia Batista; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Este trabalho intitulado como o comportamento feminino no romance romântico do século XIX: a idealização romântica de Mariana, em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, instigou-me desde o ensino médio, em que pude conhecer o romance romântico do referido autor, e da escola literária a qual o mesmo pertenceu. Nele será traçado um breve estudo do autor e do próprio enredo, salientando as características evidentes no texto, no que compete a personagem Mariana, através de trechos, em que se observam tais aspectos, e ainda levantando considerações das atitudes dela, relacionando com isso, as evidências com os perfis das mulheres do século XIX e da atualidade. Comportamentos esses, que se difundem em muito por questões históricas, políticas, culturais e econômicas. E, finalmente fazendo um paralelo com os comportamentos femininos ao longo da história e como se desconstruiu esse paradigma de sociedade patriarcal no decorrer do tempo. Neste sentido a literatura é um importante instrumento para se repensar princípios e valores tidos como absolutos, no caso dessa temática, especificamente no que diz respeito ao universo das mulheres. Tendo como aporte teórico a pesquisa bibliográfica baseada em Massaud Moisés, Jacó Guinsburg entre outros, que comprovam a veracidade do estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O crime do Tapuio: literatura e saberes tradicionais na cultura Amazônica(2022-11-18) PINHEIRO, Salomão do Carmo; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172A cultura Amazônica é conhecida por sua vastidão de saberes que estão presentes nos hábitos cotidianos dos sujeitos inseridos nela. Na literatura, o Autor paraense José Veríssimo apresenta estes costumes onde damos destaque para a inserção das ervas medicinais e gorduras vegetais no tratamento de enfermidades, que na trama, são os principais recursos para o alívio das dores da personagem Beltrana. Exposto isso, esta resenha crítica tem como objetivo analisar a maneira em que estes saberes medicinais se manifestam na cultura amazônica. Teremos como corpus de análise o conto “O Crime do Tapuio”, de José Veríssimo, para constituir as bases teóricas buscaremos apoio nas linhas de pesquisa da literatura e Cultura com ênfase nos postulados teóricos de Walter Benjamin (1986) e José Veríssimo (1977) em seus escritos sobre a história da literatura Brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cultura amazônica em gêneros textuais: uma ferramenta metodológica para as aulas de língua portuguesa no contexto escolar(2022-11-18) PEREIRA, Sebastiana Sarges; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Os gêneros textuais são considerados importantes ferramentas quando trabalhados de maneira correta nas aulas de Língua Portuguesa. Desta forma, o objetivo geral do presente trabalho consiste em compreender que a abordagem da cultura amazônica em gêneros textuais é uma importante ferramenta metodológica para ser trabalhada em aulas de Língua Portuguesa no contexto escolar. Tem-se como objetivos específicos: abordar o conceito de gênerostextuais e suas exemplificações, além disso, demonstrar as abordagens que os documentos que norteiam o currículo no Brasil fazem em relação aos gêneros textuais; conhecer os aspectos de identificação cultural amazônica por meio dos gêneros textuais, além de identificar as características culturais da Amazônia; apontar que a cultura amazônica atrelada aos gêneros textuais possibilita o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos abordam que a presente pesquisa é considerada: básica, exploratória, possuindo abordagens qualitativas, sendo delineada pelo estudo bibliográfico. Dessa forma, a coleta de dados foi feita no Google Scholar, Scielo e repositórios de universidades públicas. Os resultados apontam discussões e reflexões acerca das temáticas sobre gêneros textuais e a cultura amazônica. Dessa forma, os gêneros textuais atrelados a abordagens da cultura amazônica possibilitam ao aluno um aprendizado significativo, pois ele estará estudando as suas práticas sociais, sua cultura, seu espaço geográfico e território. Conclui-se, as literaturas regionais, podem ser um grande aliado em sala, mas cabe ao professor introduzi-las e trabalhalas de maneira correta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre a noção de palavra na produção escrita de estudantes do ensino médio(2022-11-17) GUEDELHA, Késllen Quaresma; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Este estudo tem como objetivo investigar o objeto palavra, mais especificamente, a observação da palavra gramatical, a partir da produção escrita de 28 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Abaetetuba, avaliando-se o conhecimento que subjaz a esse conceito e como a decisão sobre a distribuição dos espaços em branco no papel pode esbarrar naquilo que um falante entende por palavra em sua língua. Os dados coletados, foram analisados com base nos estudos de Câmara Jr. (2007), Cunha e Cintra (2001), Silva (1991), Cunha (2004), entre outros, com foco na observação da escrita, pontuando-se o conceito de palavra e as formas não convencionais de segmentação (hipossegmentação e hipersegmentação) nas redações dos alunos. A metodologia adotada considerou os aspectos qualitativos e descritivos de análise, os dados foram coletados em duas aulas de produção textual e foram analisados com base nos objetivos traçados para este trabalho. Os resultados mostraram que, há uma tendência maior dos estudantes pesquisados em separar indevidamente as palavras do que as unir, ou seja, a tendência à hipossegmentação parece dominar sobre a tendência à hipersegmentação. Nos casos de hipossegmentação, identificou-se que as ocorrências foram maiores, quando estavam relacionas ao uso do hífen, e algumas classes gramaticais como os artigos, preposições, pronomes e conjunções, por relacionarem o fluxo contínuo e não segmentado da fala como critério de representação na escrita. Nas ocorrências de hipersegmentação observou-se que as hipóteses elaboradas pelos alunos acerca da escrita, também ora traduzem sua percepção de aspectos prosódicos da fala, ora sua percepção de modelos da ortografia convencional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha(2022) BRITO, Carla Ruane Rodrigues de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172O presente artigo volta-se para a construção da identidade étnica e cultural da infância no Brasil, abordadas na obra “Negrinha” de Monteiro Lobato. Por meio de consultas bibliográficas e comparativismos, buscou-se a compreensão do ponto de vista lobatiano sobre a personificação de infância de meninas brancas e negras entre personagens da obra Negrinha. Os fundamentos dessa pesquisa do percurso infantil na história; identidade, etnia. Nesse âmbito, as análises resultaram na compreensão da personificação de crianças infância negra e brancas, onde observa-se a invisibilidade de crianças negras e a valorização da infância branca, onde prevalece o privilégio e senso de superioridade de um grupo étinicoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura brasileira: uma análise do preconceito racial no romance o mulato de Aluísio Azevedo(2017) SOUSA, Lorena de Nazaré Silva de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o preconceito racial presente no romance O Mulato de Aluísio Azevedo publicado em 1881, evidenciando o protagonista Raimundo, que é o alvo principal do preconceito por conta das suas origens negras. Essa obra apresenta a realidade social do século XIX, momento em que a sociedade passava por grandes avanços e transformações. Será feita uma abordagem sobre o naturalismo, destacando as principais teorias que surgiram nessa época, apresentando a relação entre naturalismo e ciência, e como se caracteriza um romance naturalista, tomando como base o romance experimental, que teve como responsável Zola, que baseasse nos modelos cientificistas de observação. Em seguida será discutida a relação literatura e sociedade, enfatizando sua importância social e sua capacidade de desenvolver o sendo crítico do ser humano, como nos apresenta Antônio Cândido, enfocando também a presença do negro na sociedade e sua representação na literatura. Por fim, apresentaremos no romance O Mulato como o preconceito racial se manifesta na escrita do romance, dando ênfase nos personagens, suas falas e atitudes racistas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura indigena infanto juvenil como forma de valorização da cultura original nativa nas diretrizes da BNCC(2022-11-16) BAHIA, Thaina Ferreira Gomes; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Esta pesquisa tem como tema a forma como a Literatura Indígena é colocada na BNCC, buscando refletir como a valorização da Cultura indígena se dá na realidade das escolas e quais as suas implicações para a formação de crianças e jovens leitores, mais precisamente quando falamos da cultura indígena. Para além disso, essa discussão lança o olhar sobre literatura geral, literatura infantil, literatura de resistência e literatura indígena. Nesta perspectiva, objetivo geral é analisar as influências da literatura na formação dos sujeitos e na valorização da sua própria cultura. Os objetivos específicos são compreender a cultura pelo olhar de autores indígenas que ressignificam o papel do índio frente as publicações da época da colonização, expor a pluralidade de literaturas disponíveis para a formação de leitores nas mais diversas realidades do país, investigar como a BNCC retrata a literatura na perspectiva da realidade da cultura indígena e empregar propostas que podem ser geradas em torno da temática para o ensino fundamental. O referencial teórico desta pesquisa é composto por documentos oficiais como a Constituição Federal, a BNCC, os PCN’s e autores como Gallo (2017), Marchelli (2017), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Eagleton Terry (2003), Alfredo Bosi (2002), Hunt (2010), Vangri Kaingáng (2017), Dorrico (2018), Danner (2018), Correia(2018), e Danner (2018).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A luta das mulheres pela sobrevivência diária, na obra “O cortiço” de Aluísio de Azevedo comparada a luta no SÉCULO XXI(2022-11-20) NATIVIDADE, Mayara Evangelista; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172As lutas das mulheres estão presentes em nossa sociedade desde o século passado, e essas lutas continuam ocorrendo com muita intensidade atualmente, podemos perceber que embora diariamente haja muitas mudanças, os problemas continuam na busca por direitos e equidade das mulheres. Buscou-se neste trabalho as analogias da obra literária O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, de 1890, e as lutas das mulheres no século XX, com objetivo de comparar as lutas pela sobrevivência de personagens femininas na obra “O cortiço” com as lutas atuais das mulheres O desenvolvimento deu-se por meio da pesquisa bibliográfica em leituras e análises baseadas em autores que abordam sobre o tema, pautado no olhar histórico e social presentes na narrativa da obra literária em questão. O presente trabalho apresenta grande relevância para a sociedade, e em especial às mulheres, pois pode servir de meio para que elas mesmas percebam o quanto é importante a luta das mulheres durante historicamente, na literatura e como isso se refle nas vidas dela hoje. A partir dessa análise, foi possível constatar que os preconceitos direcionados às mulheres no século XIX, ainda são sofridos até hoje e a lutar por existência cresce à medida em que a sociedade se desperta, na medida em que a sociedade feminina luta pelos seus direitos e igualdade, e estes movimentos de mulheres, apesar de todas as dificuldades, propiciam visibilidade social e conquista de direitos, permitindo um processo de construção de relações sociais mais igualitárias em termos de classes, cor e gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A metáfora Roseana do amor: a espinha dorsal do conto Sarapalha(2021-10-04) SENA, Valéria Priscila Valadares; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Este trabalho tem como objetivo, realizar uma análise da construção narrativa do conto “SARAPALHA” escrita por Guimarães Rosa e publicado na obra SAGARANA(1946) partindo da hipótese de que a estrutura do texto se baseia em elementos próprios da poética Roseana brutalizados metaforicamente, tais como, seus domínios no campo da escrita, construindo metaforização em cima do tema “Malária”, de que forma a metáfora é proposta pelo autor e como está postada na obra através dos gatilhos linguísticos que Guimarães usa para alcançar o leitor, apresentação do espaço como um cenário deprimente, a exploração no plano temático da morte e da doença, a dualidade sobre o abandono de uma mesma mulher cuja a personagem contrasta com inúmeras representação do feminino que os rodeia e sobre a criação de uma temporalidade circular e fantasmagórica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os obstáculos da emancipação feminina em “Capítulo dos chapéus”(2021-10-05) BAIA, Jacqueline Cardoso; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Embasado nos estudos de Antônio Candido sobre a função social da literatura e sobre a riqueza sociológica das obras de Machado de Assis, este trabalho surgiu da intenção de analisar o conto capítulo dos chapéus com o intuito de demonstrar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres burguesas cariocas no processo de sua emancipação e cidadania, visando a valorização da literatura Brasileira Machadiana do ponto de vista sociológico e com o objetivo de criar uma consciência crítica e ética no educando sobre as relações de gênero. Este trabalho tem relevância acadêmica e social pois possibilita a discussão acerca da emancipação feminina utilizando a literatura como ponto de partida e referencial histórico e também possui importância para a comunidade escolar, uma vez que vez que propõe uma leitura específica do texto literário canônico para a compreensão da obra e das ironias e metáforas existentes no conto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano(2022-11-22) LIMA NETO, José Guerreiro de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Este trabalho com o tema: A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental -6º ano, tem por finalidade mostrar a relevância dos gêneros narrativos para o ensino de leitura e escrita nas aulas de Português, fato que conduziu a fazer a seguinte interrogativa: Quais as contribuições que os textos narrativos trazem para a aprendizagem do aluno no ler e escrever. Ao exigir algo do aluno para que ele realize determinadas tarefas não se deve dar importância apenas para a escrita, fazendo com que o aluno escreva sem sentido e sim aprenda a construir um texto conforme as regras da gramática, pois a escrita é apenas um degrau no processo para o planejamento de um texto e é nesse sentido que os gêneros narrativos contribuirão para esta ação. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, por possibilitar projeções mais claras e que se inter-relacionam com o tema em análise. E como ferramenta de produção de dados se deram por meio da análise documental e pesquisa bibliográfica. E para fundamentar com os dados e questões discutidas optou-se pelos estudos dos seguintes autores: Antunes (2009), Cagliari (2003), Fazenda (2001), Marcuschi (2005), Soares (2009), Rezende e Souza (2018). Analisando as referências dos autores, concluísse que a inserção dos gêneros narrativos nas aulas de Língua Portuguesa, contribui para a aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 6º ano, pois permite que ele aprenda o processo linguístico de maneira a relacionar com as práticas sociais e assim possibilitando a construção do processo de ensino-aprendizagem com ênfase na leitura e escrita.