Navegando por Orientador "LIMA, Wladilene de Sousa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um Colar Para Nanã: um manuscrito cartográfico para o não esquecimento(2017-04-10) OLIVEIRA, Patrick Garcês de; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Esse manuscrito é o documento poético do processo criativo do espetáculo Um Colar Para Nanã, onde disponho da criação de um método cartográfico próprio, o qual denomino como Manuscrito Cartográfico, e o utilizo como caminho para o resgate das minhas memórias e vivências, transformando-as em matéria gênese e potência poética na construção deste meu trabalho. Neste meu processo, divido a escrita do meu manuscrito em cinco momentos: pistas, o mapa, primeira pele áquea, segunda pele áquea e terceira pele áquea. Cada um desses momentos designa um fragmento do trabalho que juntos, unificados, servem como apontamento para caminhos que podem ser percorridos dentro do teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diário de transformações da atriz Letícia Oliver no processo de construção da personagem Inês Cecília no ciclo de leituras encenadas ovo nº 13(2019-10-25) FONSECA, Letícia de Oliveira; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Nesta plataforma eu compartilho o Diário de Transformações da atriz Letícia Olivier na criação da personagem Inês Cecília no Ciclo de Leituras Encenadas Ovo nº 13, investimento da PROEX em ações extensionistas de caráter artístico-cultural no ano de 2018. A personagem Inês Cecília, interpretada pela atriz-pesquisadora e autora desse TCC - requisito parcial para obtenção da Licenciatura plena em teatro junto a ETDUFPA \ ICA \UFPA - é uma assistente de direção junto a uma trupe teatral engajada na montagem da encenação teatral Os pássaros da árvore das onças no Quatipuru; a personagem é, especificamente, responsável pela produção do Caderno de Encenação da referida montagem. É a partir dos processos de criação para esta personagem que as transformações ocorrem. Este dispositivo poético registra as ruminações poéticas realizadas pelo elenco e criadores de OVO Nº13 - correalização do Grupo Cuíra do Pará. Tendo como plano de composição a própria dramaturgia, a escritura desse blog revela tanto a trajetória da criação da personagem de Inês Cecília em seu contexto ficcional quanto o desenvolvimento artístico de sua interprete em seu contexto factual - as relações pessoais, as grupais, os procedimentos de encenação, as partituras corporais, a criação dos objetos, a construção vocal e de dicção da personagem, inspirações externas e internas, resistências locais e, como proposição teórico-práticas, os conceitos de Diário de Bordo e de Caderno de Encenação. Esta pesquisa pode ser considerada uma continuidade de uma pesquisa anterior, de natureza digital, intitulada Diário de Bordo do Atuante: um dispositivo poético cartografando uma prática teatral também de autoria da atriz-pesquisadora, realizada com uma bolsa PIBIC\UFPA. As duas pesquisas estão integradas ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Teatro e Universidades, o GEPETU, especificamente integrada a pesquisa Poéticos Pensadores nas Vísceras da Pesquisa: Obras e reflexões de artistas como referenciais de primeira grandeza na Academia da Arte, de autoria da Prof.ª. Dr.ª. Wladilene de Sousa Lima (Wlad Lima) orientadora do TCC.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensaio n°13: uma fotocartografia metateatral na Amazônia(2019-07-02) DANTAS, Márcia Danielle Cascaes; LIMA, Wladilene de SousaTrabalho de conclusão de cursos para obtenção do título de Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Ensaio nº 13: uma fotocartografia metateatral na região Amazônica, trata-se de um trabalho poético reflexivo sobre os diferentes lugares em que a fotógrafa cênica atua, literais e abstratos. É uma reflexão sobre a invisibilidade do fotógrafo cênico, partindo de induções dos autores Emidio Luisi. É, também, um diálogo com o espectador presente e o espectador fotográfico, aquele que só teve acesso a imagem ao final do espetáculo, cruzando as duas experiências e somando-as a vivência pessoal da fotógrafa, utilizando conceitos de coletividade, presentes na tese de Wlad Lima.