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Navegando por Orientador "LIMA, Natamias Lopes de"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA MARAJOARA: uma análise após 20 anos da I Conferência Nacional por uma educação básica do Campo
    (2021-03-12) MARTINS, Elaise Almeida; LIMA, Natamias Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7361017549101140
    Esta pesquisa é um resultado de um estudo que possui como objetivo geral compreender como se encontra a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, após 20 anos de batismo desse termo, tendo em vista as reivindicações da I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo, realizada em 1998. Especificamente objetiva 1) Identificar quais as reivindicações da I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo, atinentes a educação; 2) Identificar os principais problemas da educação do campo apresentados pelos conferencistas naquela conferência; 3) Analisar os principais problemas ainda existentes na educação do campo apresentados em teses e dissertações sobre a Amazônia Marajoara. A análise foi conduzida a partir do seguinte problema: Como se encontra a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, após 20 anos de batismo desse termo, tendo como parâmetro as reivindicações e os problemas apontados no Texto Base da I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo? Assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, de caráter epistemológico, cuja o estudo foi a Matriz Epistemológica de Sánchez-Gamboa (2012). Concluímos que problemas apontados na I Conferência, continuam, mesmo após 20 anos, como precariedade da infraestrutura escolar, do transporte, currículos descontextualizados da realidade do campo, ausência de políticas públicas específicas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Identidade quilombola na prática docente de um professor remanescente de quilombo em uma escola do interior de Curralinho/Pará
    (2019-08-14) CRUZ, Fádia Rosângela Mendes da; LIMA, Natamias Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7361017549101140
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Programa Novo Mais Educação: um estudo de caso em duas escolas de educação básica de Oeiras do Pará
    (2018-11-16) SOUZA, Kenanny Semayas Palheta de; LIMA, Natamias Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7361017549101140
    O presente estudo busca analisar a execução do Programa Novo Mais educação em duas escolas da rede municipal de ensino. Constitui-se problema central compreender como a prática do Programa é exercida, sendo 2018, o primeiro ano de efetivo funcionamento nas escolas do município de Oeiras do Pará, de que forma que busca melhores resultados em língua portuguesa e matemática, através de acompanhamento pedagógico nessas áreas, oferecendo também atividades nas áreas de arte e cultura, esporte e laser, ampliando a jornada de permanecia do aluno na escola, realizamos a leitura dos documentos oficiais, observações durante a execução das atividades do Programa, e entrevistas com os profissionais, alunos e comunidade do Programa a fim de conhecer o seu funcionamento e execução. Foi necessário traça uma linha com o Programa antecessor o Programa Mais Educação compreendendo que os programas se diferenciam quanto a seus objetivos e finalidades, porém ambos trazem consigo a busca de melhores resultados educacionais na ampliação da jornada escolar. O Programa Mais Educação caracterizava por oferecer atividades de caráter formativo aos alunos sendo estratégia para a implantação da educação integral, no entanto o programa não teve resultados significativos no município recaindo sobre si uma imagem desgastada. Reformulado e renomeado para Programa Novo Mais Educação, o Programa objetiva melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática a fim de melhorar baixos números presentados pelos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, mas que trouxe nova perspectiva à sua execução e ao trabalho nas escolas que aderiram, esperando resultados positivos para as escolas e alunos. O programa trás o aumento da jornada escolar para alguns alunos, e acaba sendo vista como forma de implantação da educação integral, que de acordo com alguns atores, uma realidade possível, mas não para a nossa realidade diante das dificuldades estruturais enfrentadas pelas escolas. Foi verificado que mesmo o Programa vindo para beneficio do aluno, ainda há resistência dos alunos e de pais, por motivos de os alunos terem que vim em dois turnos para a escola, isso faz com que um grande número de falta dos alunos nas atividades sendo necessário sempre haver uma interação mais intensa com a escola e família. As dificuldades na organização dos conselhos escolares também refletiram na execução do programa, havendo atrasos no inicio das atividades e atraso no pagamento de fornecedores e colaboradores, dificultando assim o acesso a materiais que possibilitem uma estrutura básica para realização das atividades do Programa. Viu-se que é necessário não só o programa está presente na escola, ele tem que ser parte da escola e a escola parte dele, a fim de que os resultados possam refletir positivamente.
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