Navegando por Orientador "LIMA, Maria do Socorro Carneiro de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A classe multisseriada e o ensino de matematica: relato de experiência em uma escola da zona rural de Cachoeira do Arari(2019-09-02) XAVIER, Joelma Azevedo; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902O presente estudo apresenta um relato de experiência do ensino de matemática para uma classe multisseriada do primeiro ciclo do ensino fundamental, em uma escola da zona rural do município de Cachoeira do Arari, situado na ilha do Marajó, no Estado do Pará. A abordagem metodológica adotada se inscreve na revisão bibliográfica, que possibilitou encontrar os saberes relacionadas com o tema. Assim os autores referenciados nesse relato dão o suporte teórico ao desenvolvimento da experiência e ao relato aqui consolidado. Ao final desse relato compreende-se que ser professor de uma classe multisseriada de escola do campo, vai além de ensinar os alunos, pois se entende que seja necessário fazer a diferença, respeitando a existência de tempos e modos diversos de ser, viver e produzir. E que modelo de ensino seriado e multisseriado precisa ser (re)visto. Todavia, não se pode perder de vista a complexidade do cenário das escolas do campo. Os problemas enfrentados por essas escolas vão além do que acontece nas salas de aulas e estão relacionados com o projeto de educação e de sociedade, em vigor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As contribuições das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no trabalho do coordenador pedagógico(2018-12-21) MONTEIRO, Hérica de Fátima Carvalho; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902; https://orcid.org/0000-0001-9503-9175Levando-se em conta, os avanços das tecnologias da informação e comunicação e as particularidades do trabalho do coordenador pedagógico, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), como ferramenta pedagógica no trabalho do coordenador pedagógico. Trata-se de um artigo de revisão de bibliográfica que tem como autores de referência Moran (2014), Pinto (2013) e Veloso (2011). Por se tratar de uma revisão de bibliográfica, optou-se por refletir descritivamente o que cada autor se posiciona em relação ao tema, apresentando de forma sucinta as atribuições e funções do coordenador pedagógico; O que são as tecnologias da informação e comunicação e como compreende-las; A relevância das TICs para o trabalho pedagógico. Conclui-se que é imprescindível a inserção das tecnologias da informação e comunicação como recursos facilitadores no trabalho do coordenador pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento dos servidores docentes da Universidade Federal do Pará: algumas reflexões(2019-01-11) SOUSA, Sheila Gomes Carneiro; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902; https://orcid.org/0000-0001-9503-9175Este trabalho busca refletir sobre a formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores docentes da Universidade Federal do Pará, tendo no eixo principal a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT). Caracteriza-se como de revisão bibliográfica e documental. A partir das leituras é possível identificar as concepções teóricas sobre a formação continuada docente. Apresenta a formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores docentes da Universidade Federal do Pará, tendo no eixo principal a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do coordenador pedagógico: Apontamentos sobre o curso de pedagogia na Universidade Federal do Pará(2019-01-11) LIMA, Wellinton Sampaio; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902; https://orcid.org/0000-0001-9503-9175O presente estudo trata a respeito da formação do Pedagogo para atuar como Coordenador Pedagógico, tendo como referência a formação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará-UFPA/Campus Belém, com apontamentos sobre o curso, o Projeto Pedagógico, os eixos temáticos e a grade curricular. Tendo em vista, que a atuação do Coordenador é relevante no contexto escolar, mas pouco se fala sobre sua formação, e, por entender que o coordenador pedagógico é um elo fundamental entre o ambiente formativo do aluno e a escola. Apresento o presente estudo sobre o embasamento teórico que orienta a prática do pedagogo que atuará como coordenador pedagógico. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica, onde inicialmente, realizamos uma breve descrição acerca da função de coordenador pedagógico, suas funções e atribuições de trabalho, assim como os pressupostos teóricos e metodológicos que permeiam a formação do coordenador pedagógico. O apontamento tem como referência o projeto de avaliação promovido pelo Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (PROEG), esperando contribuir para novas discursões sobre a temática e proporcionando melhorias ao curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As funções do coordenador pedagógico na escola(2019-09-02) SILVA, Daniely Sena da; LIMA, Maria do Socorro Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9266199709940902O objetivo desse artigo é tecer considerações sobre suas funções do coordenador pedagógico, discutindo os aspectos que envolvem sua ação cotidiana no ambiente escolar. Essa intenção se justifica a partir da perspectiva de compreende-lo como um agente fundamental no cotidiano escolar, uma vez que deve buscar a integração de todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico esse artigo se caracteriza como de revisão bibliográfica, por meio de pesquisa em fontes nacionais, que constaram de trabalhos de pesquisa publicados em periódicos, artigos e livros acerca das funções da coordenação pedagógica. Compreende-se que o Coordenador Pedagógico no desenvolvimento de suas funções e relevância no espaço escolar, podem contribuir significativamente para a mudança desse panorama, atuando de forma fundamentada e democrática na escola.