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Navegando por Orientador "GOMES, Jones da Silva"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Arte devocional em oratórios no rio Campompema – ilhas de Abaetetuba
    (2018-07-26) SANTOS, Nezilu Gonçalves; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    Este trabalho se propõe em refletir algumas relações entre arte devocional e o catolicismo popular por meio dos oratórios domésticos, que tem como objetivo compreender a devoção aos santos a partir dos oratórios localizado nas casas de dois ribeirinhos do Rio Campompema - ilhas do município de Abaetetuba. Sabemos que como prática devocional, os oratórios são espaços destinados ao culto aos santos, exigindo de seus responsáveis certo cuidado de preservação que perpassa de geração para geração, nesse sentido identificamos tratar-se de uma arte atrelada à devoção. Por meio do estudo pretende-se também identificar a questão no que se refere imagem e imaginário se estão estritamente presentes no cotidiano das pessoas que possuem oratórios em sua residência, assim como entender a arte de fazer por meio do festejo do padroeiro que é uma das formas pela qual os devotos mantem sua relação pessoal e comunitária com o santo, identificando se o sagrado e o profano andam juntos no período da mesma. Contudo apesar do número de oratórios existentes nas ilhas de Abaetetuba ser menor do que outrora, percebe-se que ainda há todo um cuidado, respeito e devoção com os existentes. Os oratórios fazem parte do cotidiano do cuidador de santo e de seus familiares, que pretendem dá continuidade a essa cultura perpassando de geração para geração.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Arte e devoção: imagens do festejo de Bom Jesus da Cana Verde no rio Maracapucu-Miri
    (2018-08-06) SILVA, Érika Natália Ferreira da; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    Este trabalho tem como objetivo investigar a forma como acontece o festejo dedicado ao Bom Jesus da Cana-Verde no rio Maracapucu-Miri, pois sabemos que o Brasil é um país mestiço, que possui vários povos, várias culturas e várias comunidades, onde cada um tem um jeito de demonstrar sua devoção, podemos perceber isso observando as comunidades de nossas regiões, tanto na zona urbana quanto no meio rural. Mas, independente de como isso acontece, aquele é um momento de festa para aquela população e no festejo de Bom Jesus da Cana-Verde não é diferente, acontece uma arte devocionais sincrética, uma mistura de cultura, rica em estética, devoção e ritos, muitas dessas culturas já sofreram mudanças ou até mesmo deixaram de existir. Em nossa região atualmente é muito presente as festas dançantes, festas de aparelhagens, mas já pararmos pra pensar em, Como surgiu às comunidades? Como era as festas há alguns anos atrás? Que ritmo tocava? O trabalho contará com pesquisas bibliográficas, pesquisa qualitativa com aplicação de entrevista semiestruturada, depoimentos de fieis da comunidade e fotografias, assim nos aprofundaremos no assunto para analisar e perceber as grandes diferenças que encontramos em uma cultura de um ano para o outro, umas ficam cada vez mas forte e outras deixam até mesmo de existir. Portanto, finalizo o presente trabalho, mas acredito que ainda restam inúmeros depoimentos e abordagens sobre a origem e o festejo de Bom Jesus da Cana-Verde que não foram relatados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A festa de nossa senhora de Nazaré no rio Caripetuba: uma análise das mudanças e permanências
    (2021-06-11) GONÇALVES, Silvia Letícia Lobato; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    Este trabalho se propôs investigar as mudanças e permanências ocorridas na festividade de nossa senhora de Nazaré na localidade do Rio Caripetuba, espaço rural (ilhas) do município de Abaetetuba-PA. A festividade ocorre no terceiro domingo do mês de outubro e é esperado pelos fiéis devotos de Nossa Senhora o ano todo, caracterizando um período em que ocorrem mutirões, prevalecendo relações de reciprocidade – em que se ajuda de forma espontânea, sem querer algo em troca – e também as várias formas de devoção à imagem, marcando uma cultura religiosa bastante comum nos interiores da região amazônica, com crenças herdadas de um hibridismo cultural, ou seja, da mistura de culturas historicamente constituídas, mas, que vêm sendo paulatinamente questionadas ou mesmo desvalorizadas pelas novas gerações em função do momento atual pautado em novos modelos de religiosidade. Desta forma, procuramos questionar, em vista das mudanças na forma como se realiza o festejo, o que permaneceu enquanto elemento tradicional da devoção. Para chegarmos à resposta, foi feita uma análise do catolicismo popular no Brasil e mais particularmente na Amazônia, assim como dentro da comunidade lócus da pesquisa. Também procurei entender, a partir de entrevistas abertas, a origem da imagem, como se organizavam as novenas em preparação à festa, o grupo de ladainha, as peregrinações em outras comunidades, como era a tradição dos oratórios nas residências, a simbologia do manto, da bandeira. Para a realização deste trabalho, foi utilizada como metodologia a pesquisa de cunho qualitativo, com observação e aplicação de entrevista e questionários semiestruturados, sendo que foram entrevistadas sete pessoas, delas cinco idosas e duas adultas: uma dessas adultas já foi coordenadora da comunidade e que possui um oratório em sua casa; a outra é a atual coordenadora; os idosos são pessoas que sempre atuaram na comunidade, sendo coordenadores assim como também participantes assíduos, os quais sempre doaram seu trabalho pela comunidade, um deles é um dos herdeiros da imagem. Portanto, tive a intenção de entrevistá-los por terem esse bom envolvimento e trabalho dentro da comunidade desde muitos anos atrás, busquei desta maneira realizar uma análise do passado e do presente por meio dos sujeitos da pesquisa. Também foram utilizados como recursos de coleta de dados caderno para anotações, celular para gravações e imagens fotográficas. Conseguimos com esse trabalho obter resultados de que a festa permanece, porém com algumas modificações, tais como a falta de um grupo de foliões, a retirada das peregrinações em outras comunidades, a extinção da bebida alcoólica que, segundo as entrevistas, foi a melhor mudança ocorrida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Festa de santo e comunidade: uma análise das relações de pertencimento no festejo do Sagrado Coração de Jesus do rio Maracapucu, Abaetetuba, Pará, Brasil
    (2019-07-20) RODRIGUES, Conceição de Jesus dos Santos; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações de pertencimento presentes nos festejos de santo da Comunidade ribeirinha do Sagrado Coração de Jesus do rio Maracapucu, localizada no município de Abaetetuba, Estado do Pará. Sendo o festejo um fenômeno religioso comum às comunidades que recebem o nome do santo, e que se desenvolveram ao longo dos aglomerados devocionais ligados ao catolicismo popular nas margens da Amazônia, demonstram-se as relações de pertencimentos ligadas ao culto do santo padroeiro, indagando até que ponto eles aproximam-se as pessoas nas comunidades. Desta forma, buscase compreender as relações, que se classifica como de “comunidade” para descrever as vivências as quais os moradores foram estabelecendo no local, além de exemplificações de atividades coletivas, na união pela devoção ou religiosidade; pelas inúmeras representações de crenças e celebrações através da imagem do santo protetor, numa comunidade do interiorárea de ilhas no meio rural do município de Abaetetuba. Para isso, foram feitas leituras em torno da religiosidade, e de como essas vivencias ecoam na educação do campo, além disso, foram feitas entrevistas e observação dos moradores que participam do festejo. Esta pesquisa se utilizou de entrevistas, pesquisa bibliográficas, registros fotográficos, vídeos e observações no local. Deste processo todo de aprendizados, constatou-se que determinadas formas de religiosidade se diferenciam em alguma medida nas ruralidades das cidades ribeirinhas como Abaetetuba; observou-se que ainda nas ilhas e ramais, vivem-se relações de comunidade, e que isto ainda esta atrelada a uma influência do catolicismo popular. Nisto cabe ressaltar a importância de uma educação do campo voltada para as relações de comunidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    História de vida de uma parteira numa comunidade rural do município de Acará – Pará: entre saberes e práticas tradicionais
    (2019-11-26) CASTRO, Eliane Lacerda; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    Esta monografia constitui estudo descritivo de caráter qualitativo, considerando a história de vida como caminho metodológico para apreensão de uma temática sempre atual que seja as das práticas tradicionais e sua importância para uma educação do campo inserida as novas modalidades e exigências do conhecimento. Saltam aos olhos trabalhos relevantes como de Michael Pollak (1992), Maria da Glória Gohn (2006), Iraci de Carvalho Barroso (2001), Gissele Silva (2006), Maria Cecília Minayo (2004), e tantos outros. Desenvolvidas ao longo de gerações nos campos e cidades das mais diversas sociedades; as práticas tradicionais são aqueles conjuntos de crenças, saberes, fazeres que detenham sujeitos em seu tempo histórico e social, e, sobre o qual, produzem-se formas de experiências que de todo, influenciam a vida de uma comunidade. Este estudo permite adentrarmos nas práticas de uma parteira da Comunidade Santíssima Trindade, Acará, Brasil, com o objetivo de relatar sua trajetória como parte de outras histórias, a partir da prática do parto na comunidade, e, que a colocam no âmbito de portadora de saberes e memórias reconhecidamente importantes para aqueles moradores. Neste sentido, optou-se por entrevistas semi-estruturadas, observação participante e a conversação com a referida parteira, no intuito de compreendermos suas histórias, como elemento de historicidade que permita pensarmos uma educação não formal inserida aos conhecimentos presentes ou não nas Escolas do Campo. Por isso, dividimos o texto em três capítulos (1- Parteiras e Benzedeira: Uma abordagem acerca do saber tradicional; 2- História de Vida de uma Parteira tradicional na comunidade Santíssima Trindade no município de Acará e 3- Os Saberes e Práticas do Partejar: Aprendendo e Ensinando). Os resultados expõem a história de vida de uma única parteira e suas histórias de vida na comunidade Santíssima Trindade, destacando-a como detentora de um rico e complexo saber sobre saúde e medicina popular das comunidades onde atuava. Portanto, a pesquisa nos conduziu para análises destes saberes, bem como, das práticas exercidas até hoje; tais relatos e experiências desafiaram-me, enquanto discente do curso de Licenciatura em educação do campo a pensar as técnicas envolvidas no parto como saberes validos, e, vinculados à promoção da saúde nas comunidades rurais da Amazônia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Nas teias do imaginário amazônico: uma perspectiva poética da obra água da fonte de João de Jesus Paes Loureiro
    (2019-12-10) SILVA, Keise Barreto da; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    O presente trabalho tem por objetivo analisar a obra Água da Fonte, do escritor paraense João de Jesus Paes Loureiro, embasando a análise, principalmente, nas pesquisas do autor acerca doimaginário amazônico afim de explorar a representatividade da cidade de Abaetetuba na obra e no imaginário. O referencial teórico utilizado para a realização desta pesquisa é baseado nos estudos de Loureiro (2008), Eliade (2002), Tupiassú (2005), Souza (2014), entre outros importantes autores apresentados no decorrer do trabalho. A pesquisa, de caráter qualitativo, fora iniciada pela justificativa da necessidade do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba, de proporcionar com maior relevância os estudos sobre a Literatura de Expressão Amazônica em sua grade curricular, uma vez que a instituição se localiza na região do Baixo Tocantins, na Amazônia. O resultado dessa inquietação se transformou nesta monografia, a qual foi construída em três capítulos afim de explanar sobre a poética do autor Paes Loureiro e suas contribuições para a cultura e o imaginário, a presença da literatura na Amazônia de modo regional e universal na propagação da poesia e, por fim, a análise de alguns poemas da obra que fora escolhida para a composição do trabalho.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pastoral da Juventude nas ilhas de Abaetetuba-PA: um jeito de ser e fazer
    (2018-07-26) COSTA, Max José Costa e; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    O presente trabalho pretende fazer um estudo sobre a pastoral da juventude (PJ) da paroquia nossa senhora Rainha da Paz pertencente à diocese de Abaetetuba-PA. O objetivo é investigar a Pastoral da Juventude e de forma particular nas ilhas de Abaetetuba buscando entender sua importância na formação de lideranças sociais. A proposta de trabalho surge a partir do curso de educação do campo quando ao longo de pesquisas perceberam-se antigos militantes da pastoral da juventude inseridas nas lideranças de comunidades, associações e atuando dentro das escolas. É possível analisar o crescente número de jovens saindo das suas comunidades localizadas nas ilhas para buscar melhor qualidade de vida dentro da cidade, além disso, a formação de família precocemente é outra problemática a ser pensada, consequentemente uma grande parcela do público juvenil se ausenta da formação integral da pastoral da juventude, vale ressaltar que a educação não formal se atrela a esta tema por se tratar de uma organização que trabalha a formação humana fora da sala de aula. A indagação no decorrer do trabalho se deu por pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturado aberto e fechado, com pesquisa qualitativa, levando em consideração a história oral e analise de registros documentais da pastoral. Conforme a fala de alguns entrevistados, o sujeito que passa pela PJ é diferenciado, por isso é que as lideranças formadas na pastoral da juventude tende a ocupar com eficiência os espaços que ocupam na sociedade seja em associações, sindicatos, concelhos ou cargos públicos. Foi possível notar que muitos militantes da organização desconhecem teoricamente a formação integral e as etapas da pastoral (convocação, iniciação, nucleação e militância). Contudo, ao se deparar com pessoas que passaram pela Pastoral da Juventude e hoje são pessoas que estão lutando em prol de uma sociedade justa e igualitária é perceber que um trabalho de base para além da educação formal é necessário tendo em vista que a educação formal precisa dialogar também com os sujeitos que adquirem uma formação fora da escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecendo o matapi: uma arte de fazer no rio Campompema
    (2018-06-08) CARDOSO, Maria Cristina dos Santos; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    Este trabalho fará uma abordagem sobre uma comunidade de tecelões de Matapi no rio Campompema, tendo como parâmetro os saberes culturais que são repassados de geração para geração, acerca da sua utilização na pesca do camarão. Para isso, houve de minha parte uma inquietação em saber o significado do tecer o Matapi para os grupos e indivíduos da comunidade onde vivo, levando em conta o imaginário que se expressa nesta arte. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo estudar o Matapi e seus elementos constitutivos: a dimensão econômica (renda), social (laços), estética (decorativa). A partir das pesquisas de campo foram analisadas a importância desse artesanato para vida social, econômica e cultural tanto dos artesões quanto dos pescadores e demais que o utilizam. Vimos que este tipo de artesanato é basicamente o único meio de sobrevivência e é utilizado como símbolo de agregação social na comunidade.
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