Navegando por Orientador "GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA(2019-06-07) SILVA, Raquel Storch da; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741“Estudos do meio, experimentação, visita com observação, entre outras, são exemplos do que podemos chamar de atividades práticas fundamentais para o ensino de ciências” (ANDRADE e MASSABNE, 2011 p.836). Este artigo justifica-se na necessidade de entender como é o ensino de ciências da natureza na escola entrevistada, observando a formação e metodologia dos professores com a mesma, onde os objetivos dos mesmos foram: observar dentre o ensino de ciências da natureza, os métodos que são utilizados em sala de aula já que as práticas desta disciplina exige teoria e pratica para que possa formar cidadãos críticos e autônomos para a vida social e profissional. Apesar desta disciplina exigir teoria e pratica, a realidade por parte dos professores apesar de não serem totalmente ausentes, ainda é pouco utilizadas as práticas como experimentações, e observações, percebe-se também um avanço do trabalho da professora que está se formando nesta área de conhecimento para o trabalho do professor que só trabalha com a disciplina porque foi a que sobrou. Apesar de não ser de total escolha por esta disciplina, segundo os professores, eles não deixariam de trabalharem com a mesma para trabalhar com outra disciplina. Com os resultados encontrados ficou evidente que a disciplina de ciências da natureza ainda precisa ser valorizada, a realidade é que falta formação aos professores, faltam materiais didático para que os alunos possam ser mais ricos em trocas de saberes. Diariamente ouvimos dos entes governamentais que a educação pode mudar o mundo, e pode sim, mas para formar cidadãos com uma visão para essa mudança, antes de colocar professores com essa responsabilidade, precisa-se primeiro formar professores para que os mesmos possam exercer essa função.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biologia reprodutiva de Kingsleya Ytupora (Decapoda: Brachyura: Pseudothelphusidae), na área do Parque Nacional Serra do Pardo em São Félix do Xingú, Pará, Brasil(2018-12-13) RIBEIRO, Maria Karoline Trajano; LIMA-GOMES, Renata Cristina de; http://lattes.cnpq.br/7988428010388754; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741Os caranguejos como um todo desempenham um papel importantíssimo nos ecossistemas aquáticos, agindo como fragmentadores da matéria orgânica e cicladores de nutrientes, como predadores de pequenos invertebrados e vertebrados, assim como presas de diferentes grupos de vertebrados. Como atuam em diferentes elos da cadeia alimentar e apresentam uma complexa rede de interrelações ecológicas, conhecer os aspectos básicos de sua biologia torna-se uma importante ferramenta de monitoramento de alterações ambientais e da saúde ambiental. O objetivo neste estudo foi investigar a biologia reprodutiva de Kingsleya ytupora numa área preservada ao longo do rio Xingu. Nove fêmeas foram capturadas, armazenados em recipiente e encaminhados ao laboratório, onde foram obtidas as medidas corporais da fêmea. Em seguida, os filhotes foram removidos, contabilizados e mensurados quanto comprimento e largura da carapaça, totalizando 631 filhotes. Foi realizada uma regressão linear para verificar o efeito da LC das fêmeas sobre o número de filhotes, mostrando que o tamanho das fêmeas não está significativamente correlacionado com o número de filhotes (r2= 0,21; p= 0,21). Essa variação no número de filhotes/fêmea pode estar relacionada ao grau de desenvolvimento dos filhotes. Esta afirmação reforça-se baseado nas observações das fêmeas coletadas e mantidas individualmente temporariamente em baldes com água, onde os filhotes deixavam o abdome, vagavam pelo ambiente, retornando quando havia perturbação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os impactos da população no Rio Uruará: usos e costumes, uma visão histórica e fotográfica(2018-05-02) LOPES, Eunice de Macedo; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741Em tempos de tanta pressão da sociedade sobre o meio ambiente, a sensibilização com base no cotidiano das pessoas as fotografia pode ser uma ferramenta importante de conservação, o registro fotográfico, além de cumprir essa função, é indispensável quando se trata de coleta de informações e conservação de dados e fatos históricos. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa fotográfica sobre o rio Uruará e entrevista com moradores que tem o conhecimento das mudanças ocorridas no rio Uruará ao longo do tempo, sendo este realizado em quatro etapas, a primeira consistiu em pesquisar fotos antigas do rio Uruará em um trajeto de 10 quilômetros entre três vicinais do lado sul, 165, 170 e 175, tanto com os moradores mais antigos da região, quanto por via internet ou em álbuns particulares. A segunda etapa foi a aplicação um de questionário semiestruturado, com pessoas com idade entre 15 a 25 e de 40 a 75 anos. O terceiro, foi a elaboração e apresentação de uma exposição das fotos obtidas no período da pesquisa. A quarta e última etapa, consistiu na entrevista de alguns dos participantes da exposição. E quando foram analisadas as entrevistas em relação as imagens obtidas, foi possível perceber o uso inadequado do rio, com consequente alteração na paisagem, expondo o leito do rio, a margem e sua mata ciliar, demonstrando que a ação impensada do ser humano transforma a fisionomia do meio ambiente de forma radical. Como consequência desta ação do homem, tem ocorrido a degradação do rio, assim como a poluição do recurso hídrico em alguns trechos do rio, podendo atingir posteriormente o lençol freático do município, visto ser este o principal rio do município de Uruará. Percebeu-se uma sensibilização das pessoas entrevistadas com relação ao grau de preservação do rio Uruará, e acredita-se que esta atividade conseguiu atingir seu objetivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência das crenças religiosas na efetividade do ensino e aprendizado sobre evolução em duas escolas do município de Anapu, Pará(2019-06-07) SANTOS, Marcos Azevedo dos; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741Este trabalho e fruto de uma pesquisa em duas escolas estaduais localizadas no município de Anapu, interior do Pará, com objetivo de analisar como professores e alunos do 3º do ensino médio conciliam a crenças religiosas pessoais com assuntos relativos a evolução biológica, pois ambas teorias são as que mais acirra discussões na tentativa de explicar a origem do universo e da vida. Através de questionários aplicados percebeu-se que a maioria dos alunos tem um posicionamento mais criacionista. Com a análise dos dados obtidos nota-se que se deve aprofundar os estudos nessa área para que os educadores tenham maior propriedade para discutir assuntos polêmicos e para que os alunos não sejam prejudicados por falta qualificação profissional, o que pode contribuir ainda mais para resistência desses assuntos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de sequência didática e caderno de atividades para trabalho nas disciplina de ciência para o sexto ano do Ensino Fundamental na escola do campo Boa Esperança(2018-05-02) CRUZ, Erica Neves da; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741O presente trabalho resulta na proposta de um caderno de atividades junto a um sequência didática, para a disciplina de ciências na turma do sexto ano do ensino fundamental para a escola do campo. Para a realização desta atividade, derivou-se de uma pesquisa bibliográfica referente a ideias e sugestões da mesma, através de uma abordagem qualitativa acerca das práticas pedagógicas dos educadores da disciplina de ciências e suas dificuldades e desafios enfrentados por uma desigualdade de recursos educacionais entre as escolas do campo e as escolas urbanas. O estudo bibliográfico se deu por meio de alguns teóricos que levantam as problemáticas e discutem sobre o respectivo tema abordado e, a partir do que se resultou nos estágios de observação e regência no espaço da escola Boa Esperança durante as atividades acadêmicas. Neste trabalho será apresentado a proposta de uma sequência didática com enfoque em uma visão interdisciplinar, com ênfase em um caderno de atividades práticas que possa ser aplicada em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência: “Sr. e Sra. Batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o Ensino Médio na ECCFR de Anapu(2021-09-17) LIMA, Myrian Aguiar; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741Esta monografia visa identificar as contribuições de uma ferramenta lúdica, onde a mesma pode proporcionar subsídios/ reforços para a aprendizagem do ensino de biologia. Sendo essa responsável pela construção e compreensão dos conhecimentos de professor e aluno sobre seus cotidianos. a pesquisa foi iniciada no III estágio supervisionado ofertado pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo ênfase em ciências da natureza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Escola Comunitária Casa familiar Rural Dorothy Stang – Anapu- Pará, com uma turma do 3º ano do ensino médio integrado com o curso de técnico em agropecuária. A metodologia utilizada para a realização do estágio foi dividida em dois momentos: observação da professora de biologia e regência, onde surgiu-se a problemática de estudar genética por meio do lúdico. Durante o estágio foi percebido que a professora trabalha sua disciplina de forma contextualizada, onde a mesma possui uma preocupação com o aprendizado do aluno, procurando sempre ensinar os conteúdos com alguma conexão com a realidade e de forma interdisciplinar. Já enquanto a elaboração e aplicação da atividade lúdica complementar de alguns conceitos básicos de genética, a mesma visou estabelecer relações entre o conhecimento científico, popular e a ludicidade, atividade essa conhecida como Senhor e Senhora Batata, inspirado nos personagens do filme Toy Story. Ao final observou se o progresso do conteúdo de genética pelos estudantes, pois através da atividade lúdica conseguiram relacionar termos científicos com nossas características físicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teoria e prática da casa familiar do Brasil Novo(2020-07-31) CARVALHO, Keila Gomes; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741A casa familiar rural consiste em um meio alternativo de educação voltado para os jovens filhos de agricultores, para que assim possam continuar ajudando seus pais e ainda ter uma formação adequada. Dessa forma, foi observado a importância de discutir como ocorrem a formulação dos conteúdos desenvolvidos na escola CFR de Brasil Novo, como funcionam o ensino e quais são as metodologias utilizadas pelos monitores. A CFR Oscar Albino Führ está localizada no município do Brasil Novo, Pará, onde serão analisadas, por meio de questionários, a metodologia utilizada na CFR e aspectos acerca do funcionamento da escola, das experiências na educação dos alunos, e o funcionamento da alternância, dentre outros. Nos resultados foram constatados que ainda se tratar de um projeto de adaptação, pois ainda não se tem a incrementação dos pais e/ou responsáveis no meio escolar, como foi proposto pela CFR inicial na França.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Três décadas de funcionamento do sistema de organização modular de ensino, sob a ótica dos estudantes de Medicilândia, Pará(2021-03-09) CRUZ, Maria José da Conceição; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741O presente trabalho é resultante de pesquisa que analisa, a partir das percepções de estudantes do ensino médio, as contribuições e limitações do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) na formação educacional de jovens do campo no município de Medicilândia, estado do Pará, perante as necessidades e expectativas desse público. Identificar as perspectivas de avanços e desafios dos alunos do SOME na educação e suas contribuições para suas comunidades; analisar se este método de ensino tem contribuído, para a formação de jovens no meio agrícola de Medicilândia e se eles conseguiram ingressar em cursos superiores; examinar as características do SOME desde a sua implantação. Como técnica de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada com onze estudantes, que cursaram o ensino médio no SOME do município de Medicilândia desde a sua implantação no ano de 1982 até 2020. O ensino é oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), para os estudantes da zona rural no formato de disciplinas compactas blocadas. Na implantação o estado tinha como objetivo ofertar o ensino técnico de magistério para formar professores que posteriormente iriam lecionar no ensino fundamental e com o passar do tempo também implantaram o curso de contabilidade em Medicilândia. Os professores que vem para ministrar as aulas no sistema SOME não residem na comunidade, ficando alojados na escola da comunidade durante o período que está previsto no calendário da disciplina, e depois vão para outras localidades. Dentre os desafios citados pelos estudantes estão: a falta de professores, o conteúdo acelerado, o não cumprimento da carga horaria pelos professores, a falta de professores, disciplinas pendentes, entre outros, mas todos reconhecem as contribuições que o sistema tem trazido para a população rural de Medicilândia, na formação cientifica, oportunidade de continuar os estudos sem abandonar a vida no campo. Dentre os onze entrevistados, dez estão cursando ou já cursaram ensino superior. Embora haja reclamações por parte dos egressos, quanto aos problemas no ensino, isso não impediu, que eles ingressassem na universidade dando continuidade aos estudos.