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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise do discurso: um olhar sobre a ambiguidade em propagandas das havainas(2018-06-26) COSTA, Yanca Marcelle Costa da; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este artigo se propõe a refletir sobre os processos de produção dos sentidos em propagandas das Havaianas, com o intuito de compreender o fenômeno da ambiguidade utilizado nesse tipo de texto. Para tanto, apresentaremos as contribuições da Análise do Discurso como uma teoria de leitura que pode ser aplicada a diferentes textos, em especial, neste artigo, ao texto propagandístico. Para realização desse estudo, baseamo-nos nos conceitos teóricos relacionados à teoria da Análise do Discurso de linha francesa, de Michel Pêcheux e desenvolvida aqui no Brasil por Eni Orlandi e outros estudiosos, que, enquanto instrumento teórico-metodológico, funcionará como ancoragem dos pressupostos e abordagens desenvolvidas ao longo do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA(2013) CARDOSO, Rosinete de Lima; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Boa-Habib, com os alunos do 1° ano do ensino médio, com o objetivo de evidenciar um dos problemas que mais afeta os alunos na idade acadêmica: Dificuldades no processo da leitura e escrita dos discentes do 1º ano do ensino médio da Escola Esmerina Boa-Habib no município de Abaetetuba-PA. Pode-se acrescentar, ainda, que apesar de muitos alunos passarem para séries posteriores estes ainda muitas vezes não sabem se expor através da oralização da leitura de textos escritos, apresentando um insuficiente desenvolvimento diante de seminários, entrevistas, debates, apresentações teatrais, entre outros. No decorrer da execução deste trabalho pode-se observar que outros fatores também influenciam para esta realidade, dentre eles está o descaso de algumas famílias em incentivar a leitura de seus filhos. Além disso, a escola que também deveria dar suporte aos docentes, deixa muito a desejar, esquecendo-se do compromisso perante a essa problemática no ensino-aprendizagem. Contudo, há aqueles que buscam novas práticas pedagógicas e, consequentemente, conseguem atingir um resultado favorável perante seus alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O efeito de humor nas tirinhas geradas por implicaturas conversacionais(2018-06-26) SILVA, Wendell de Miranda e; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166O presente artigo tem como objetivo principal analisar a violação das máximas conversacionais em tirinhas da personagem Mafalda, apontando a geração de implicaturas, e qual o efeito de sentido que elas produzem no contexto comunicativo. O estudo situa-se no campo da pragmática, o qual será discutido no decorrer do trabalho. Utilizou-se como fundamentação teórica para a análise do corpus, a teoria das Implicaturas conversacionais de Herbert Paul Grice (1982), mostrando diferença entre o significado do falante, ou seja, aquilo que o mesmo deixa implícito (o não dito), e o significado da sentença, sendo aquilo que está explícito (o dito). Será abordado ainda o Princípio cooperativo, constituído em um conjunto de máximas conversacionais, são elas: qualidade, quantidade, relação e modo. O trabalho seguirá mostrando o contexto do surgimento das tirinhas, a análise concernente a violação, e posteriormente com as considerações finais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero dissertação escolar na perspectiva do uso dos articuladores de conteúdo proposicional e discursivo-argumentativo(2013) MENDES, Adriana Serrão; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Neste trabalho, analisamos os articuladores de conteúdo proposicional e discursivoargumentativos nas dissertações de alunos da Escola pública de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou-Habib e do Colégio particular Engels. De maneira mais específica, buscamos determinar em que grupos de textos coletados há maior incidência desses fenômenos, bem como vislumbrar o impacto desses articuladores na consecução dos propósitos comunicativos dos produtores textuais. Para tanto, faremos uso dos trabalhos de Bentes e Mussalim (2008), Camacho (2001), Koch (2001, 2004, 2008), Fávero e Koch (2002), Possenti (1996) e Souza (2003), trabalhos estes que sedimentam nossas análises no quadro teórico da Linguística de texto de viés cognitivo-discursivo interacionista.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O imaginário de si e sobre a polícia em letras de rap(2019-12-20) SOUZA, Luiz Renan Costa de; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Esta pesquisa com base na teoria da Análise de Discurso de Linha Materialista/Francesa, de Pêcheux, analisou o discurso da cultura do Hip Hop a partir de um corpus constituído por letras de músicas do Rap brasileiro como as dos rappers Mc Cid, Emicida, Djonga, MVBIL. O objetivo é o de percebermos como os Rappers projetam o seu imaginário sobre si e sobre a polícia, considerando que, os rappers selecionados para análise se caracterizam por retratar no seu discurso, materializados em letras de músicas, as condições de existência dos negros e das camadas sociais dentro de contextos suburbanos e periféricos no Brasil, especialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Para isso, fez-se necessário também, abordar outros conceitos dentro dos edifícios teóricos da Análise do discurso para selecionar três sequências discursivas de três letras do Rap contemplando o jogo imaginário de sujeitos de Pêcheux. Assim, concluímos que o rap como gênero de denúncia social retrata um jogo de imaginários de modo dialético e que evidencia injustiças históricas do Estado sobre a população negra.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O imaginário sobre a mulher e o aborto em dissertações escolares(2019-12-20) FONSECA, Evillyn Costa; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166As mulheres desde a idade média vivem uma realidade de luta por direitos para legitimar sua liberdade e romper paradigmas (sociais, religiosos, etc.) que interferem em sua autonomia. Diante disso, trazemos a inquietação acerca de como funciona o imaginário sobre a mulher em dissertações escolares produzidas por alunos do Ensino Médio de Igarapé-Miri, por meio da questão do direito ao aborto. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o funcionamento do imaginário dos estudantes por meio da análise de dissertações produzidas por esses alunos. Então, a partir da determinação do corpus, respaldada no nosso foco discursivo, restringiu-se às condições de produção para, assim, através da análise discursiva, identificar nos excertos os indícios do imaginário dos sujeitos sobre o feminino e o direito ao aborto. À vista disso, a materialização dos posicionamentos dos sujeitos expressou um imaginário pautado na Formação Discursiva conservadora, que agrega a religiosa e a machista e, por conseguinte, retrata perspectivas patriarcais, principalmente, de depreciação da mulher e limitação acerca de suas vontades e seu corpo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Implicaturas conversacionais: violação das máximas nos depoimentos de lula no contexto da lava-jato(2018-06-16) OLIVEIRA, Raquelinhe Carneiro de; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166O presente trabalho tem por objetivo analisar como ocorre a violação das máximas conversacionais nos depoimentos de Lula ao Juiz Sérgio Moro, bem como os efeitos de sentido (implicaturas) gerados a partir dessas violações. Para tal, apoiamos nossos estudos na Teoria das Implicaturas, do Princípio de Cooperação (PC) e das Máximas Conversacionais do filósofo Herbert Paul Grice ([1975] 1982), que afirma que por trás de uma afirmativa quase sempre há algo “implícito” (implicatura). O autor atualiza as implicaturas por meio de quatro máximas conversacionais: Quantidade, Qualidade, Relevância e Modo. Desse modo, utilizaremos como corpus de análise dois depoimentos do ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva no contexto da operação Lava Jato ao juiz Sergio Moro, visando analisar como ocorrem os processos cognitivos (inferência e implicatura), violação das máximas conversacionais e o PC entre os interlocutores de uma interação comunicativa real.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Palavras e emojis: como o conhecimento de mundo atua para o estabelecimento da coerência nos anúncios de compra e venda nos grupos do whatsapp de Abaetetuba(2019-03-01) CARDOSO, Wingledy Pursell; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este trabalho tem como tema “Palavras e Emojis: como o conhecimento de mundo atua para o estabelecimento da coerência nos anúncios de compra e venda de grupos no Whatsapp de Abaetetuba”. E apresenta uma análise de um dos fatores da coerência chamado Conhecimento de mundo em textos de propaganda com a presença de emojis, pois eles servem para orientar, conduzir a compreensão e a produção de efeitos de sentido, quanto ao conteúdo do serviço ou objeto anunciado, acionando o fator de coerência, este sendo conhecimento de mundo disposto na memória como modelos cognitivos globais, que servirá para a consolidação do seu sentido. O objetivo geral desse trabalho é determinar a influência dos emojis na coerência textual dos anúncios de compra e venda no whatsapp. Com base nisso, buscou-se determinar a disposição textual dos emojis e explicar qual a influência do uso de emojis para a consolidação da coerência textual nos anúncios de compra e venda no WhatsApp. Usando métodos de uma revisão bibliográfica a respeito da publicidade nas redes socais, a coesão e coerência, texto e a linguagem dos emojis. Em seguida foram coletados anúncios de compra e venda no aplicativo Whatsapp. Visto que os emojis utilizados colaboram para a composição do sentido do texto de forma macroestrutural, pois servem para acionar nossos conhecimentos prévio sobre as ações e procedimentos ofertados pelo anunciante que estão armazenado em modelos cognitivos globais. Mediante ao desenvolvimento desta pesquisa percebeu-se que o uso de emojis nos anúncios dos grupos de compra e venda no WhatsApp são de grande valia para a construção da coerência textual.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A polissemia na linguagem não verbal: no caso os emojis(2018-06-26) PINHEIRO, Nilma de Jesus Feio; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166O estudo verificou a ocorrência da polissemia por meio de estímulos visuais, produzidos por emojis, os quais são utilizados frequentemente nas plataformas de interações virtuais como Facebook, Twitter, Menssaggen e, em particular no Watsapp. Desse modo, evidenciou-se o deslocamento do fenômeno polissêmico da linguagem verbal, para a linguagem não verbal, com isso, intenciona-se gerar uma reflexão sobre o trabalho, a fim de oferecer uma nova perspectiva de abordagem do fenômeno polissêmico. Ademais, o trabalho embasou-se em revisões bibliográfica com destaque para os estudos de Duarte (2003), acrescidos de entrevista e questionário, elementos indispensáveis para o êxito da pesquisa. Portanto, os resultados demonstraram que de fato há polissemia na linguagem não verbal contrapondo estudos que particularizavam esse fenômeno como ocorrente apenas na linguagem verbal.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A pressuposição como mecanismo implícito na interpretação dos ditados populares(2018-06-26) LARANGEIRA, Laurena Marques; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este artigo busca compreender como acontece o processo de interpretação dos ditados populares, procede com embasamento na teoria da Pressuposição de Ducrot (1987), tendo como objetivo realizar uma análise em torno dessas expressões, destacando seus respectivos pressupostos. Através da entrevista com 5 (cinco) idosos, detectou-se tal mecanismo, questionando os informantes sobre como contextualizam essas expressões, para a partir das informações declaradas confirmar o sentido comum de cada dito, que teve como resultado a ratificação de seus pressupostos. Nesse processo interpretativo, destacam-se em primeiro plano os pressupostos, e em segundo plano os conhecimentos previamente absorvidos pelos falantes e a maneira como eles fazem uso dessas expressões. Com isso, chega-se à perspectiva de que os ditados são utilizados com efeito de indireta e os pressupostos detectados nos ditos refletem não só a intenção, como também a ideologia a partir do qual o enunciado foi construído. Então, o pressuposto passa a ser considerado como um mecanismo que permite interpretar o que está presente nas entrelinhas dos ditados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Resenha descritiva: linguagem, discurso e poder – ensaios sobre linguagem e sociedade(2022-12-26) CARDOSO, Natielly Cristine Belo; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este trabalho tem como objetivo discutir o preconceito linguístico como resultado das relações de dominação e desigualdade presentes no sistema educacional. Tematizando a questão da linguagem e do discurso em sua relação com o poder, principalmente no âmbito educacional e das relações internacionais. Trata-se de um conjunto de ensaios precedidos por uma breve introdução intitulada “O exercício do poder através da linguagem: uma breve apresentação”, onde o autor enfatiza especialmente o caráter social da linguagem. No ensaio “Discurso e Poder”, o foco é apresentar uma definição para o termo discurso e a sua relação com o poder. O ensaio “Educação, Linguagem e Preconceito Linguístico Na visão de alguns autores que abordam a questão da linguagem e poder na dinâmica internacional a partir da emergência do capitalismo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Saberes que constituem a significação da terra no discurso dos atingidos por barragens hidrelétricas no Rio Grande do Sul durante a década de 70(2022-07-20) PASSOS, Lucilene dos Santos; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Na tentativa de frear os impactos da crise mundial do petróleo durante a década de 70 o governo brasileiro viu nos rios grande potencial para a construção de Usinas Hidrelétricas. Com o projeto de instalação de barragens no Rio Grande do Sul e Santa Catarina se inicia da parte dos atingidos um movimento de reivindicação em cobrança de planos de reassentamento e pagamentos de indenização. Este artigo, examina sob a luzteórico-analítica da análise materialista do discurso, os saberes que indiciam regularidades que se confluem na constituição da formação discursiva que cobra do Estado o ressarcimento de propriedades alagadas. A fundamentação teórica se constitui a partir das leituras em Orlandi (2005) e Michel Pêcheux (1970) mobilizando o edifício teórico de Formação Discursiva, o Corpus é constituído pelas materialidades recortadas no boletim nº 2 produzido pela Comissão Regional dos Atingidos por Barragem (CRAB), em 1982.