Navegando por Orientador "FREITAS, Maria Natalina Mendes"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Comunidade Quilombola de Itamoari: identidade e saberes que circundam a Escola Petronília do Carmo(2023-12-11) BATISTA, Auriete de Gois; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618O presente artigo problematizou a educação em interface com o currículo da escola Petronília do Carmo, localizada no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do estado do Pará. Objetivou analisar como o currículo da escola aborda as questões identitárias e multiculturais da comunidade de Itamoari em seu fazer pedagógico. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada uma turma multisseriada de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Os sujeitos participantes foram: oito alunos na faixa etária de 4-10 anos de idade; um professor/gestor; quatro sujeitos da comunidade, sendo eles três mães e um pai. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada com o professor/gestor e com os pais dos alunos. O período de coleta de dados ocorreu entre outubro de 2022 a fevereiro de 2023, com ida a campo, a realização das entrevistas, observações e registros no diário de campo para subsidiar nossa análise. Os resultados revelaram, que, apesar dos avanços com relação à temática abordada e da legislação que trata das populações quilombolas, os saberes culturais destas comunidades ainda são pouco afirmados e trabalhadas, tanto no currículo, quanto na prática pedagógica. Entendemos que a identidade e os saberes se manifestam no simbolismo do tempo e na cultura de transmissão de conhecimentos, e compreendemos o currículo como documento estruturante do fazer educativo. Nesse sentido, é preciso concentrar os esforços tanto das políticas públicas, quanto da gestão escolar, no que diz respeito ao entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos da vida cotidiana da comunidade quilombola na organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, este trabalho visa contribuir com as reflexões que vem sendo construídas sobre a valorização do saber/fazer advindo dos mais velhos, e concentra-se no desenvolvimento de novos caminhos a trilhar no sentindo de aproximar, por meio da pesquisa, Identidades e Saberes que circundam a E.M.E.F. Petronília do Carmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e possibilidades: práticas docentes na E.M.E.F. Multisseriada Maria Bezerra da Silva, Bragança-PA.(2023-08-31) PINTO, Maria Daniely dos Santos; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Este ensaio a acadêmico tem por objetivo abordar a importância do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental para a formação acadêmica dos futuros educadores, por proporcionar aos licenciados o domínio dos conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para o exercício da profissão docente. Metodologicamente, esta pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa, tendo como método operacional pesquisa bibliográfica, a partir das contribuições teóricas de Pimenta (2004; 1997); Freitas; Toutonge (2021); Libâneo (2004); Imbernóm (2010), entre outras que discutem a temática em tela. Além disso, realizou-se pesquisa de campo, de caráter exploratório. O lócus escolhido foi uma escola pública localizada no município de Bragança-PA, que oferta turmas na modalidade multisseriada. O estágio, realizado na turma multisseriada, revelou-nos que o conhecimento se constrói em estreita interação social entre a professora, seus alunos e a comunidade. Nesse contexto, convive-se com os saberes locais que interagem ao ritimo diferenciado dos ecossistemas próprios da natureza e da sociobiodiversidade da Amazônia paraense. A vivência demostrou um processo de aprendizagem muito significativo, visto que as turmas multisseriadas apresentam como características central a heterogeneidade. Contudo, acreditamos ser imprescindível que, no processo de ensino-aprendizagem da escola, as crianças se tornem protagonistas por meio de suas vozes, a partir de sua autonomia como sujeitos de diretos aprendizes que contribuem como o seu repertório sociocultural para a escola, a partir das suas falas, saberes e brincadeiras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dispositivos eletrônicos nas infâncias: a influência da tecnologia no desenvolvimento da criança no contexto urbano.(2025-10-10) SILVA , Edineia Alves da; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618A sociedade contemporânea vivencia em seu cotidiano variados dispositivos eletrônicos atingindo inclusive a rotina das crianças, o que delega grandes desafios para a saúde mental dos pequenos. Este estudo apresenta uma discussão sobre os efeitos do uso excessivo desses dispositivos no desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças, a partir do levantamento de produções acadêmicas disponíveis em repositórios institucionais e bases cientificas nacionais com foco na área da saúde, psicologia e educação, realizados entre 2019 e 2024, em instituições como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, caracterizado como um estado do conhecimento, abordando a infância no contexto urbano, considerando a sociologia da infância. O objetivo geral buscou compreender e analisar os impactos do uso de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento infantil. Enquanto os objetivos específicos consistiram em: analisar as repercussões da utilização dos dispositivos eletrônicos na vida cotidiana das crianças, faixa etária de 8 a 12 anos de idade frequentadores de escola de educação infantil e fundamental, anos iniciais; avaliar as consequências do uso de tela por crianças. Nesse sentido, foram analisados quatro Trabalhos de Conclusão de curso, oriundos do curso de pedagogia relacionadas a temática central deste estudo. Os resultados apontam que a exposição precoce e intensa às telas pode ocasionar diversos fatores negativos a criança, como, alterações no sono, dificuldade de socialização, problemas visuais, e prejuízos no processo de aprendizagem, incluindo atrasos na alfabetização, além de comportamentos semelhantes a transtornos como TDAH e TEA, fenômeno associado de “autismo eletrônico”, o tempo de tela tende a reduzir a convivência familiar e comunitária, intensificando o isolamento infantil, enquanto que, o uso consciente pode favorecer a aprendizagem, ampliar repertórios culturais e desenvolver habilidades cognitivas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Encontros e desencontros nas vozes de crianças na escola do campo da Comunidade Vila Jordão, Bonito-PA(2023-12-15) CORDEIRO, Silvio José Travassos; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Este trabalho acadêmico sobre processos educativos na escola do campo, resulta de estudos e diálogos promovidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Educação e Cultura na Amazônia Paraense, associado ao Projeto de Pesquisa - As gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em territórios de águas de regiões da Amazônia paraense CNPq/MCTI/FNDCT, despertando em seus membros o interesse de ouvir o que as crianças dizem sobre a escola em que estudam e quais os seus sentidos e significados. O objetivo central é identificar e analisar os sentidos e significados atribuídos à escola pelas crianças acerca do fazer educativo da escola do campo, Comunidade de Vila Jordão, município de Bonito, estado do Pará e sua relação com o desempenho escolar. Metodologicamente trata-se de uma abordagem qualitativa com a realização de pesquisa de campo compreendida entre os dias 3 a 11 de março de 2022. Os participantes da pesquisa são crianças, na faixa etária de 7 a 10 anos. Para realizar a escuta dos sujeitos utilizamos diferentes abordagens que se complementam, pesquisa bibliográfica, desenhos, observações e escuta com os alunos e as famílias residentes nesta localidade. Ancoramos o estudo em referenciais teóricos da área da educação, infância e educação do campo e os seguintes autores: Caldart (2004), Freitas (2005); Ferreira e Nunes (2014), Evangelista e Marchi (2022), entre outros. A pesquisa demonstrou que as crianças desejam uma escola portadora de aprendizagens significativas com elementos de sua cultura lúdica respeitando sua tradição e o tempo de ser criança. É importante ainda, que a escola do campo seja um espaço-tempo fundamental de formação humana, existência e resistência camponesa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em território praiano amazônida - região Caeté(2023-12-11) SILVA, Maria Esmeralda Batista da; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Falar das crianças e das infâncias na Amazônia Paraense perpassa tentar enxergar as muitas culturas, saberes e experiências que circulam no cotidiano dos espaços territoriais e (inter)territoriais rurais, interáguas, margeados por rios, estradas, praias, ramais, ilhas ou até mesmo no cotidiano do espaço urbano. A própria característica geográfica, histórica e econômica de cada território, expressa modos de vida que circulam pelo viés das gramáticas sociais de cada lugar, que as crianças espraiam em seu cotidiano, marcado pelas águas, rios, praias, mangues ou até mesmo nas pequenas praças das cidades interioranas. O recorte da pesquisa aqui discorrido tem o intuito de caracterizar e refletir sobre as redes de saberes e fazeres elaborados no cotidiano vivido e aos processos de interações socioculturais tecidas no ambiente praiano envolto com as águas que circundam seus espaços. O texto apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre as gramáticas sociais das águas praianas da região do Caeté. Metodologicamente, a investigação de abordagem qualitativa, abarca aprofundamento bibliográfico e coleta de dados empíricos. Quanto a pesquisa bibliográfica, o estudo pautou-se em três eixos: Gramáticas sociais e culturais; Etnografia com crianças e Criança do campo, mediado pelos seguintes autores: Brandão (2015; 2015; 2007), Sarmento (2004; 2007), Furtado (2003), Kramer (2019), Silva (2005), Soares (2006), Freire (1987), Corrêa (2022), Freitas (2019; 2020), Toutonge (2020;2021), Brasil (2010; 2009; 2008), entre outros. Os resultados apontam que as gramáticas sociais e culturais das crianças praianas, estão interrelacionadas e assentada nos pilares dos traços identitários da cultura local, seus brincares, e um cotidiano em constante movências (águas-brincares-pontes escola-praia). Ademais, é preciso procurar entender que essas gramáticas sociais fazem parte de uma tradição muito rica, oriundas das crenças, costumes, falares, vestimentas e a invenção dos brincares.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Pesquisa com crianças na Amazônia: uma análise da Produção nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte(2023-07-13) ALCÂNTARA, Murilo Matos de; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618O presente texto visa promover a visibilidade das produções acadêmicas relacionadas à temática da criança, infância e Amazônia, por meio de um mapeamento de teses e dissertações produzidas e defendidas nos Programas de Pós-graduação em Educação da Região Norte do Brasil, no período de 2010 a 2020. Tem como objetivo mapear e analisar, com base na Sociologia da Infância e nos estudos da História da Infância, o estado do conhecimento sobre crianças-infância-educação na Amazônia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, que se aproxima dos estudos configurados como estados do conhecimento. Por meio da busca nos repositórios de teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Norte, catalogamos um total de 73 produções acadêmicas (59 dissertações e 14 teses) relacionadas à temática central do estudo, as quais utilizam-se dos termos "crianças", "infâncias" e "Amazônia". Considerando a ampla gama de produções disponíveis, especialmente neste estudo, foram analisadas seis dissertações, visando obter uma compreensão mais abrangente sobre a criança e a infância nos diferentes contextos amazônicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas educativas na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em uma escola municipal de Augusto Corrêa/PA.(2023-11-01) AMORIM, Edinei Lisboa; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Este relato de experiência discute o estágio supervisionado e foi motivado pelas seguintes questões norteadoras: que papel desempenha o estágio supervisionado em Educação infantil na formação do profissional que trabalha com crianças de 0 a 5 anos de idade? Como organizar uma prática pedagógica a partir do espaço, do tempo para que essas crianças construam e se apropriem dos bens culturais da humanidade? Objetiva apresentar reflexões produzidas sobre as vivências observadas e construídas no momento do desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, ocorrido no período de 20/10/2021 a 08/11/2021, em uma escola da rede pública de ensino do município de Augusto Corrêa – Pará. Utiliza, como metodologia, a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e registros no caderno de campo. Os resultados demonstram que o estágio possibilitou aprofundamento e a construção de referenciais teóricos e práticos importantes para a formação docente na perspectiva de sua atuação na primeira etapa da educação Básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem: uma experiência em uma turma multisseriada do campo(2025-10-21) PINHEIRO , Anna Rafaela Teixeira; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Este trabalho tem como foco evidenciar práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola do campo paraense, a partir da experiência do estágio supervisionado no Ensino Fundamental, realizado no município de São Miguel do Guamá, nordeste do Pará. A Educação do Campo, especialmente em suas classes multisseriadas, caracteriza-se pela organização de alunos de diferentes séries, idades e níveis de conhecimento em uma mesma sala de aula, sob a orientação de um único professor. Pesquisa de abordagem qualitativa e entre as estratégias utilizadas, destaca-se o estudo de caso, considerado valioso tanto para pesquisadores experientes quanto para estudantes, por possibilitar a análise aprofundada de contextos reais. Os dados desta pesquisa foram produzidos durante o estágio supervisionado, realizado em 2025.Os resultados apontam que a escola multisseriada ainda se encontra distante do que seria ideal para as crianças do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A rotina como categoria pedagógica e as implicações da pandemia do COVID-19 na vida das crianças: experiências no estágio supervisionado na educação infantil.(2023-09-01) GOMES, Hevelin Taiana Aviz; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Este relato de experiência é resultado do Estágio Supervisionado na educação Infantil, realizado em uma turma do Jardim II, do ano de 2021, na E.M.E.I Claudia Bethânia Ferreira Cavaleiro de Macedo. Objetiva abordar a importância do estágio na formação acadêmica do futuro educador/a enfatizando o quanto é necessário vivenciar a experiência da docência no processo de formação. Diante deste contexto, o relato apresenta uma metodologia de abordagem qualitativa a partir de um caráter exploratório investigativo. No trabalho de campo utilizou-se a observação sendo registradas no diário de campo. Os resultados apontam que o estágio possibilitou o aprofundamento teórico-prático importantes sobre a relevância da rotina pedagógica para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e reflete o quanto a pandemia afetou o ambiente escolar apontando para as adaptações implementadas para garantir a segurança das crianças. Assim, ressaltamos a importância do estágio como uma experiência enriquecedora e bidirecional, onde educadores e crianças aprendem mutuamente. Destaca a complexidade da Educação Infantil e a necessidade de adaptar as práticas para atender às necessidades de cada criança, ressaltando o papel crucial dos educadores na construção de um ambiente de aprendizado eficaz e significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Saberes locais e processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais da EMEF Petronília do Carmo/Comunidade Quilombola Itamoari - Cachoeira do Piriá/PA(2023-12-11) TEMBE, Lucirlandia Oliveira Santos; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618O artigo trata dos saberes locais e o processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental em uma comunidade quilombola, município de Cachoeira do Piriá, região nordeste do estado do Pará. O objetivo geral é analisar de que forma os saberes tradicionais influenciam no ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, especificamente no processo de alfabetização. O estudo parte de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública, tendo como sujeitos: dois professores, oito alunos quilombolas e um representante da comunidade. A referência teórica pauta-se em autores que discutem a Educação Quilombola, Diretrizes e Bases Nacionais para a Educação Quilombola e demais autores da área temática. Os saberes e os conhecimentos, da comunidade quilombola, devem ser considerados no fazer educativo e permear o exercício das práticas pedagógicas, evidenciando-os na leitura da palavra de mundo dos protagonistas e seus pertencimentos, possibilitando uma alfabetização efetiva, partindo de sua realidade precedendo a leitura da palavra escrita, visando a emancipação humana de seus sujeitos. Os resultados sinalizam ser possível construir, sob outras perspectivas, práticas alfabetizadoras imersas na produção cultural dos saberes tradicionais que emergem da diversidade existencial e das singularidades de vidas no quilombo da Amazônia paraense.