Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "FERREIRA , Deyglyson Luan de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Oralidade e saberes tradicionais sobre ervas medicinais: uma sequência didática com o gênero entrevista
    (2025-11-05) CORDEIRO, Andreza da Silva; FERREIRA , Deyglyson Luan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8155333994769932; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128
    O presente artigo busca desenvolver e refletir sobre a possibilidade de práticas educativas que relacionam os saberes sobre as ervas medicinais como suporte para o desenvolvimento da escrita, leitura e oralidade. Este estudo tem como principal base teórica Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2005), que fundamentam a construção proposta de uma sequência didática para trabalhar esse saber a partir do gênero entrevista. Assim, este estudo foi motivado pela questão: de que maneira, a aplicação de uma sequência didática com o gênero textual entrevista com foco nos saberes das ervas medicinais, pode contribuir na ampliação das práticas de escrita de alunos da rede municipal de Tracuateua-PA? Dessa maneira, esse estudo tem sua importância atrelada à promoção da valorização de um saber tradicional que está se perdendo com o tempo. Portanto, pode-se observar que o gênero entrevista é uma ferramenta pedagógica com grande potencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, assim como de oralidade. Outrossim, os resultados também estimulam reflexões acerca da importância da oralidade na construção de conhecimentos dentro da disciplina de língua portuguesa e na comunicação social por parte do alunado, pressupondo que o trabalho pedagógico com o gênero textual entrevista por meio de uma sequência didática pode contribuir para a valorização do conhecimento sobre ervas medicinais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões e vivências de um licenciando no estágio supervisionado IV: práticas de leitura e escrita no ensino médio
    (2025-11-05) ROSÁRIO, Erick Sandro Costa; FERREIRA , Deyglyson Luan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8155333994769932; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128
    Este trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre as práticas de leitura e escrita no Ensino Médio, a partir da vivência no Estágio Supervisionado IV, realizado em uma instituição escolar local no município de Bragança (PA). Com abordagem qualitativa, interpretativa e descritiva, a pesquisa se fundamenta em observações realizadas em duas turmas do 2º ano e em análise da prática pedagógica da professora regente. O referencial teórico baseia-se em Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Rojo (2009), Pimenta e Lima (2012) e nas orientações da BNCC (2018). Como parte da experiência de regência, foi desenvolvida uma atividade de escrita criativa relacionada à COP30 e ao contexto amazônico, articulando leitura, produção textual e identidade regional. Os resultados evidenciam desafios no desenvolvimento da escrita autoral e da leitura interpretativa, sobretudo na turma com maior dificuldade, mas também revelam potencialidades quando os estudantes se aproximam de práticas de linguagem significativas. O estudo reafirma a importância do estágio como espaço formativo que integra teoria e prática e destaca a necessidade de ampliar estratégias pedagógicas que promovam autonomia e participação discente.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA