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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem significativa do ensino de física por investigação com alunos da EJA no ensino médio(2021-01-21) BARBOSA, Paulo Sérgio Mendes; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Vivenciamos um cenário de grande insatisfação com práticas de ensino e aprendizagem pouco atrativas tanto por parte do professor quanto do aluno, o que contribui para um grande desinteresse e falta de motivação entre os pares envolvidos neste processo. Embora nosso contexto seja repleto de excelentes professores com as mais diversas qualificações, ainda é muito comum nos deparar com práticas de ensino baseadas, unicamente, em aulas conteudistas de caráter meramente expositivas, onde o aluno participa apenas como um sujeito passivo no processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa com ênfase na proposta de ensino investigativo na disciplina de Física com turmas do ensino médio da primeira etapa da Educação e Jovens e Adultos - EJA, trata de um uma metodologia que se diferencia pela maneira de apresentar o conteúdo para os alunos, visando estimula-los a refletir, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações problema ou temas geradores indicados por eles próprios, como resultado de suas próprias vivências. Discute-se como objetivo principal, o de verificar de que maneira a aprendizagem dos conceitos de Física é significativa quando os estudantes são submetidos à metodologia de ensino por investigação, principalmente quando inicialmente são abordados os conhecimentos prévios para os conteúdos curriculares a serem ensinados, além de avaliar como o ensino por investigação mediado por experimentos práticos pode ser uma ferramenta eficaz a ser adotada como recurso principal no processo de ensino/aprendizagem. Para isso, elaborou-se uma proposta de sequência didática abordando como tema central, os principais fundamentos da Cinemática, onde os próprios alunos serão responsáveis por organizar, testar e tirar suas próprias conclusões a respeito do experimento por eles executados, onde o professor tem o papel de mediador, sendo responsável por sistematizar os resultados e ajustar as lacunas para que de fato, a aprendizagem seja estabelecida como sendo significativa em todo processo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acervo de obras raras da Biblioteca Central da UFPA: os impressos do século XVII(2018-12-03) MOURA, Kátia Cilene Garcia de; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Estuda as obras raras do acervo da Biblioteca Central (BC/UFPA) publicadas no século XVII. Busca conhecer esse acervo em suas características de raridade e estado de conservação. Utiliza a pesquisa bibliográfica e visitas ao setor de Obras Raras da BC para coleta de dados. O corpus do estudo é formado de quatro publicações: a) El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha (1605-1615); b) Les religions du monde… (1666); c) Copia de dos cartas escritas de un misionero… (1681); and d) La femme desmasquée… (1698). Revela que apenas a obra de Miguel de Cervantes encontra-se registrada no Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras. Do corpus da pesquisa, somente El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha... e Les religions du monde... possuem versões digitalizadas disponíveis na Internet. Encontra obras importantes não somente pelo valor informativo, mas também pelo valor financeiro por meio do qual podem ser qualificadas como valiosas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann frente à evolução social e tecnológica da Web 2.0(2018) BRITO, Cristiane do Socorro Silva; NASCIMENTO, Cleide Furtado; http://lattes.cnpq.br/0469243281907609; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Pesquisa sobre a Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann no contexto da Web 2.0. Busca saber como essa biblioteca universitária tem se apropriado das ferramentas da Web 2.0 não somente na oferta de produtos e serviços de informação, mas também na construção de relações virtuais com os usuários. Analisa a experiência dessa biblioteca no uso das mídias sociais. Utiliza dados obtidos do perfil da biblioteca no Facebook, Twitter e Instagram, complementados por entrevistas semiestruturadas. Verifica que com o uso das mídias sociais a BC amplia suas relações com os usuários na Internet. Sugere a elaboração de uma política de informação para mídias sociais para o melhor uso da Web 2.0.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA(2018) PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Aborda as percepções dos estudantes de Biblioteconomia sobre a competência informacional. Utiliza a técnica de grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Onze estudantes de diferentes turmas de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará participaram do grupo focal. Quatro pessoas foram entrevistadas: O diretor da Faculdade de Biblioteconomia e três estudantes. Analisa os dados pela dimensão ética, estética, política e técnica da competência informacional. Mostra que a dimensão técnica e estética são as mais presentes nas percepções dos estudantes quanto ao conceito e ao papel do bibliotecário nesse tipo de competência. Verifica que os participantes do grupo focal têm dificuldades em perceber o componente político e ético. Conclui que essas dimensões precisam estar mais evidentes na disciplina Leitura e Competência Informacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção do leitor em Tolkien: um estudo do Fórum Valinor(2011-06-29) CHAGAS, Natallie Nazareth Alcântara; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Busca compreender a formação do leitor a partir das obras de John Ronald Reuel Tolkien. Nessa direção, utiliza como corpus de pesquisa os romances mais conhecidos desse escritor inglês, a saber: O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Na condução do estudo, segue uma abordagem qualitativa, por meio da qual leitores de Tolkien pertencentes ao fórum chamado Valinor são tomados como sujeitos da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados adota o questionário, empregado na coleta de evidência sobre a relação desses leitores com o autor e com as obras analisadas. Constrói o panorama biográfico e teórico com o auxílio da pesquisa bibliográfica por meio do levantamento e da leitura de livros, artigos e dissertações. Verifica que o leitor de Tolkien tem contato com as obras em foco a partir dos próprios livros, de músicas de rock, de jogos de Role Playing Game (RPG) e dos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis. Os leitores reconhecem nas obras de Tolkien uma fonte de informação, conhecimento e prazer. Por fim, entende que estratégias de mediação da leitura são mais bem-sucedidas quando educadores e bibliotecários conhecem mais profundamente a obra e seu autor em direção à construção do hábito da leitura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Editoração na experiência do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA): gênese e produção editorial(2022-02-24) SILVA, Ana Julia Albuquerque da; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248; https://orcid.org/0000-0002-2739-1182Apresenta a experiência editorial do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e a importância do seu papel na divulgação do conhecimento. Tem como objetivo central conhecer a editora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), sua gênese e produção editorial. Realiza um estudo de caso fundamentado na pesquisa exploratória, documental, levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas. Conclui que a editora cumpre seu papel como disseminadora do conhecimento científico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Editoras universitárias na internet: um estudo em Belém (PA)(2022-07-06) SANTOS, Ivone de Lourdes Rodrigues dos; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248; https://orcid.org/0000-0002-2739-1182O estudo tem como foco as editoras universitárias, visando entender de que forma elas contribuem para a disseminação do conhecimento na sociedade e como usam a Internet na divulgação e nas vendas de suas obras. O trabalho foi conduzido por meio da pesquisa bibliográfica e documental, com dados obtidos do site das seguintes editoras de instituições de ensino superior públicas em Belém, Pará: Editora da Universidade do Estado do Pará - EDUEPA; Editora da Universidade Federal do Pará - EDUFPA; e Editora da Universidade Rural da Amazônia - EDUFRA. Embora o lucro não seja o principal objetivo dessas editoras, foi verificado que a tecnologia é uma importante aliada para o sucesso delas, em especial na disseminação do conhecimento produzido no âmbito das universidades. Ao utilizar a Internet para divulgar as obras que editam, as editoras universitárias mostram que não é possível promover a ampla divulgação dos seus produtos editoriais sem romper o isolamento geográfico por meio de recursos que possibilitam a venda remota.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências locais de uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER): o caso da Universidade Federal do Pará (UFPA)(2013) BARROS, Diego Bil Silva; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Busca verificar como tem se dado o uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) no contexto da Unidade Federal do Pará (UFPA). Nesta direção, objetiva saber até que ponto o uso desse sistema tem beneficiado o processo editorial e a publicação científica, e quais os motivos que levaram ao uso do software como ferramenta de editoração eletrônica, sendo exposto assim as suas vantagens e desvantagens. Assim, partindo de um estudo de caso utiliza como material de estudo quatro revistas que utilizam o SEER, a saber: (1) Amazônica: Revista de Antropologia; (2) Novos Cadernos NAEA; (3) Hendu: Revista Latino Americana de Direitos Humanos e (4) Revista de Análise ao Comportamento. Os resultados apontam benefícios diante da produção, da disseminação e da colaboração científica: com o uso do sistema as novas tecnologias da informação estão altamente interligadas com a nova forma de comunicação científica, tornando assim, o SEER, uma ferramenta que certamente se difunde na esfera local. Assim, a importância que se tem em utilizar o SEER está intrinsecamente ligada ao fato da comunidade científica da UFPA estar inserida no campo científico, produzindo assim, novas perspectivas e conhecimentos para o futuro da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Imagem como documento para a radiologia forense: um olhar da Biblioteconomia(2021-10-13) SOUSA, Elivane Nazaré Soares; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248; https://orcid.org/0000-0002-2739-1182RESUMO Aborda a imagem radiológica em seu valor legal para a Radiologia Forense. A discussão assume caráter interdisciplinar, consistindo em um trabalho de natureza teórica construído com respaldo na pesquisa bibliográfica. O trabalho discute temas como Documentação, documento, Ciência da Informação, informação, Medicina Legal, Radiologia Forense e imagem radiológica, procurando entender as três dimensões da imagem em seu potencial informativo, a saber: como ser/objeto representado; o profissional especializado na produção da imagem radiológica; e a tecnologia utilizada na produção da imagem. Como documento que representa a materialidade de um delito (prova), a imagem radiológica serve de apoio a uma série de profissionais como médicos-legistas, delegados, advogados, juízes, jornalistas e outros interessados na apuração de um crime. Conclui que há uma lacuna no campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação em relação ao potencial informativo da imagem no âmbito da Medicina, e mais especificamente na Medicina Legal. Portanto, são necessários mais estudos nessa área que dialoga diretamente com a esfera judicial, abrindo caminho para análises mais profundas sobre a informação imagética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Livros independentes: os caminhos da autopublicação(2018) PINHEIRO, Iranildo Junior de Souza; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Entende a publicação independente como uma alternativa aos autores que não chegam ao radar e interesse do mercado editorial tradicional, ou que pretendem ter total autonomia durante o processo criativo pela autoeditoração. Objetiva abordar o conceito de autopublicação, o papel do bibliotecário e relacionar a Biblioteconomia à produção editorial. Usa a pesquisa bibliográfica para fundamentar-se no trabalho de Martins, Chartier, Maimone e Tálamo, Lupton e Tschichold. Recorre ao método exploratório-descritivo e à experiência pessoal do pesquisador na prática da produção editorial. Desenvolve uma descrição do processo de produção do livro “O passar do meu viver”, levado a cabo por um estudante-editor. Conclui que o trabalho do bibliotecário é facilmente inserido em qualquer etapa no contexto editorial, pois a formação aliada ao interesse pessoal o prepara para a produção editorial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilidade humana, livros e personagens: a produção de diferença na literatura(2019-12-13) CAMPOS, Fernando Sampaio; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248; https://orcid.org/0000-0002-2739-1182Busca identificar, com base na experiência migratória em forma de prosa, quais são os efeitos decorrentes do contato com a cultura do outro. Nessa direção, personagens reais são analisados sob a ótica da produção de diferença, um exercício conceitual desenvolvido com base nos trabalhos de Gregory Bateson e Benedict Anderson. No desenho metodológico o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica sobre o gênero literatura de viagem, o conceito de informação e o conceito de produção de diferença. O corpus do estudo é formado por três livros, a saber: ―De moto pela América do Sul: diário de viagem‖, de Ernesto Che Guevara; ―Transplante de menina: da rua dos navios à rua Jaguaribe‖, de Tatiana Belinky; ―Sete Anos no Tibet‖, de Heinrich Harrer. Com base na leitura dessas obras os termos significativos presentes nos discursos das personagens foram submetidos à Análise de Conteúdo (AC), conforme as orientações metodológicas de Laurence Bardin. Os resultados demonstram que os autores são ao mesmo tempo narrador e personagem que se tornam outro ao longo da experiência migratória em outro país, à medida que conhecem outros modos de viver, pensar, falar, agir e ser. Nessas narrativas, observa-se também que, como nas experiências migratórias que acontecem no mundo real concreto, o processo de conhecer e de aprender vivendo em outra realidade espaço-cultural é marcado por dificuldades como o choque cultural e de valores, o que leva as personagens a repensarem a identidade. Por fim, a literatura é entendida como outro recurso possível não somente para investigar, mas também para ensinar/aprender sobre o fenômeno migratório, sobretudo ao fornecer informações suficientemente detalhadas sobre a terra do outro e a subjetividade dos protagonistas que se lançam tão intensamente à experiência da mobilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Música, Informação e Identidade nas obras de waldemar henrique(2018-07-09) ALVES, Namara Nayane de Souza; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Pesquisa sobre música, identidade e informação nas obras de Waldemar Henrique. Estuda os termos presentes nas letras de sete canções do maestro que têm como tema as lendas amazônicas. Adota uma abordagem qualitativa utilizando a pesquisa bibliográfica e documental. As músicas que formam o corpus do estudo são analisadas como fonte de informação sobre a identidade e a cultura amazônicas. Em suas canções, Waldemar Henrique assume o papel de narrador para comunicar ao leitor/ouvinte informações sobre um lugar com o qual se identifica e conhece desde a infância. Verifica que os termos presentes nas músicas falam sobre lendas, flora, fauna, costumes, modos de falar e de ser que remetem às populações que vivem na Amazônia Brasileira, especialmente nas áreas campesinas e ribeirinhas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Retratos da leitura no Brasil: entre velhas e novas barreiras(2019) OLIVEIRA, Elizabete Joely Silva de; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248O estudo tem como preocupação central o déficit na questão do incentivo à leitura, sua democratização e importância para o desenvolvimento da sociedade. Assim, foca no ambiente da biblioteca como espaço democrático e cultural. Busca mostrar a situação da leitura no país por meio da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Como metodologia utiliza a pesquisa bibliográfica e documental, esta última apoiada nos boletins do Instituto Pró-livro – IPL publicados em 2008, 2011 e 2016, a fim de analisar os dados em uma perspectiva quali-quantitava. O estudo tece um panorama da situação da leitura no Brasil, apontando para antigas e novas barreiras relacionadas à leitura, bem como o perfil dos leitores e suas dificuldades.