Navegando por Orientador "FERREIRA, George Hamilton Pellegrini"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Écfrase e literatura fantástica nos contos de Edgar Allan Poe, Lygia Fagundes Telles e Maria Judite de Carvalho: um estudo comparado(2024-08-27) SANTOS, Jemima Monteiro dos; CARDOSO, Luciana Chagas; FERREIRA, George Hamilton Pellegrini; http://lattes.cnpq.br/7750629560808467Este trabalho realiza uma análise comparativa da écfrase e da literatura fantástica nos contos “O Retrato Oval” de Edgar Allan Poe, “A Caçada” de Lygia Fagundes Telles e “A Floresta em Sua Casa” de Maria Judite de Carvalho. O estudo investiga como a descrição de obras de arte nessas narrativas atua como ponto de convergência entre o real e o sobrenatural, utilizando a écfrase para criar tensões que desestabilizam as percepções dos personagens e leitores. A análise fundamenta-se na teoria do fantástico de Tzvetan Todorov (1981), que classifica o gênero como a hesitação entre o natural e o sobrenatural, e nos conceitos de écfrase como elaborados por Praz (1982) e Heffernan (1991). Em “O Retrato Oval”, a pintura de uma jovem leva à morte da modelo, evidenciando a obsessão do artista pela perfeição. Em “A Caçada”, a tapeçaria provoca uma fusão entre a memória e a fantasia, envolvendo o protagonista em uma narrativa ambígua. No conto de Carvalho, o desaparecimento dos animais em uma pintura reflete eventos trágicos no mundo real, aprofundando o mistério e a tensão entre as dimensões ficcionais e reais. A pesquisa destaca como a interação entre as artes visuais e a literatura pode intensificar o efeito fantástico, ampliando as possibilidades de interpretação dos leitores. Assim, a écfrase, nos contos analisados, serve como um meio de explorar os limites da percepção e da imaginação, oferecendo uma reflexão estética sobre a relação entre arte e vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Rimas e ridicularização: análise comparativa entre as batalhas da aldeia e as cantigas de maldizer da literatura portuguesa medieval(2024-08-06) SOUSA, Antonio Gelcione Santos de; SANTOS, Fernanda Soeiro dos; FERREIRA, George Hamilton Pellegrini; http://lattes.cnpq.br/7750629560808467Este artigo propõe uma análise comparativa entre as letras das composições de improviso do grupo cultural Batalha da Aldeia e as cantigas de maldizer da literatura portuguesa medieval. A expressão artística através da palavra rimada tem raízes antigas e, nas últimas décadas, as batalhas de rimas emergiram como uma forma vibrante de expressão nas ruas e praças. Paralelamente, as cantigas de maldizer da literatura medieval portuguesa destacaram-se como veículos de crítica social e política. A comparação entre essas formas poéticas revela não apenas semelhanças em elementos linguísticos e poéticos, mas também evidencia a continuidade e a evolução da expressão artística ao longo do tempo. As dinâmicas sociais e culturais de seus respectivos contextos históricos e geográficos exercem influências significativas sobre as estruturas das rimas. Enquanto as cantigas de maldizer refletem aspectos específicos da sociedade medieval portuguesa, como críticas sociais e políticas, as batalhas contemporâneas refletem dinâmicas culturais, políticas e sociais do presente, muitas vezes ligadas à urbanidade, à cultura de rua e à diversidade linguística e cultural. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza descritiva e qualitativa, baseando-se em levantamentos bibliográficos, análise documental e de texto. Após a coleta de dados, foi realizada uma análise comparativa das características textuais presentes nas composições de improviso e nas cantigas de maldizer, destacando-se os resultados alcançados na pesquisa. Este estudo contribui não apenas para uma compreensão mais profunda das estruturas das rimas nas batalhas contemporâneas e nas cantigas de maldizer, mas também para uma reflexão mais ampla sobre a relação entre a expressão artística e as dinâmicas sociais e culturais em diferentes contextos históricos e geográficos.