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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O analfabetismo: e as implicações na vida social do sujeito
    (2024-11-13) FEITOSA, Wanderley de Leão; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente artigo tem como objetivo compreender, as implicações do analfabetismo na vida social do sujeito, a partir de pesquisa bibliográfica, revisando a literatura existente sobre o tema para fornecer uma compreensão aprofundada sobre o tema. Para responder quais as implicações do analfabetismo na vida social do sujeito e como esse fenômeno pode ser compreendido a partir do referencial teórico embasado nos estudos de Braggio (1992), que analisa a concepção de métodos predominante na alfabetização tradicional; Fontana (1997), a autora trata sobre a “psicologia da educação” e Brandão (1981/2017), que destaca o método Paulo Freire, enfatizando a educação como um processo de libertação e empoderamento dos sujeitos. A abordagem freireana, com sua ênfase no diálogo, na conscientização e no significado das palavras, será central para compreender como a educação pode transformar a realidade dos sujeitos analfabetos, permitindo sua integração plena na vida social. Os resultados apontam, que a escolha do método de alfabetização impacta diretamente a vida social dos indivíduos, moldando sua habilidade de acessar direitos, exercer a cidadania e se engajar de forma ativa na sociedade, a alfabetização vai além de um direito fundamental; ela é uma ferramenta crucial para diminuir desigualdades e fortalecer uma democracia plena e inclusiva.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aquisição da linguagem oral e escrita: desafios em uma turma multisseriada do ensino fundamental
    (2022-08-18) LIMA, Luciana Alves Lucena; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    Tendo em vista que a escolha deste tema, foi através da disciplina estagio supervisionado, que trouxe uma problemática: que as escolas públicas brasileiras têm enfrentado grandes desafios para alfabetizar crianças na fase inicial de 1º e 2º ano do ensino fundamental. Por tanto pesquisa-se sobre a aquisição da linguagem oral e escrita, a fim de analisar, como a professora trabalha a aquisição da leitura e da escrita na sua prática pedagógica de ensino, em uma escola da rede pública de ensino fundamental multisseriado. Para tanto é necessário identificar a consciência fonológica como estratégias facilitadoras do processo de aquisição do sistema alfabético; descrever as características do método fônico de alfabetização e investigar a prática pedagógica da professora sobre a aquisição da linguagem no início da alfabetização, em turma de multisseriado do ensino fundamental. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa bibliográfica, e entrevista semiestruturadas e observação, baseada em (LUDKER, 1986), “a observação possibilita um contato pessoal e estreito do pesquisador com o fenômeno pesquisado”, a observação pretende se aproximar da perspectiva dos sujeitos, que consiste em observar e descrever e registrar os fenômenos. Os procedimentos e instrumentos utilizados para a coleta de informações foram: analises de textos, documentos e livros. O referencial teórico utilizado baseia-se nos autores: Braggio (1992), Fontana (1997), Soares (2020), Moraes (2012), BNCC (BRASIL, 2018) dentre outros. Diante disso, verifica-se que os estudos possibilitaram compreender, que a prática pedagógica utilizada pela professora está ancorada na abordagem fônica de alfabetização, porem de forma, fragmentada e controlada. Ressaltou-se, ainda, a importância de uma prática reflexiva que vise apropriação do aluno das relações existente da aquisição da linguagem, como também as habilidades de consciência fonológica como processo facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita pelas as crianças. E a importância do papel do professor e da escola, para o ensino da linguagem significativa. O que impõe a constatação de que, as análises dos dados obtidos a partir da entrevista com a professora e da observação, visam os desafios em se trabalhar a aquisição da linguagem escrita de forma significativa articuladas as experiencias e com os direitos de aprendizagem da criança proposto pela Base.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar no processo ensino-aprendizagem da criança
    (2022-08-18) SANTOS, Mairla da Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente trabalho vem abordar sobre a importância do brincar no processo ensino aprendizagem da criança na Educação Infantil para aprendizagem. Assim, este trabalho tem como problemática verificar como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil. A partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que é analisar a importância do brincar no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa, e tem como objetivos específicos, compreender como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil, e também, refletir sobre a utilização das práticas lúdicas como ferramenta para os professores da educação infantil, e por fim, verificar como o brincar de faz-de-conta contribui para o desenvolvimento psicológico e social da criança. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema como, Borba, Corsino, Freire, Góes, Luckesi, Oliveira, etc., e também realizada uma pesquisa de campo com o intuito de observar como o brincar contribui no processo ensino aprendizagem da criança da educação infantil. Para realização desta pesquisa foi utilizado a abordagem etnográfica, pois este método proporciona ao investigador acompanhar de perto o grupo que está estudando. Através desta pesquisa ficou claro a importância do brincar na educação infantil no que diz respeito ao desenvolvimento no processo ensino aprendizagem da criança, contribuindo também no seu desenvolvimento físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    "O cheiro dessa merenda me traz pra escola": a merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola Sílvia Karícia em Concórdia do Pará
    (2022-08-19) CARNEIRO, Francilene Oliveira Matos; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    A pesquisa intitulada “O cheiro dessa merenda me traz pra escola”: A merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola SILVIA KARICIA em Concórdia do Pará tem como objetivo geral analisar o papel pedagógico da merenda escolar, pois é necessário problematizarmos os modos como se constitui os princípios estruturantes dos programas que regulamentam a merenda escolar nas instituições de ensino. Importa também examinar os aspectos teóricos que ressaltam a importância da merenda escolar enquanto recurso pedagógico e por último compreender por meio de narrativas o papel pedagógico que a merenda escolar possui na escola Sílvia Karícia localizada no município de Concórdia do Pará. Desse modo, a problemática desse estudo se assenta em três aspectos: Os modos como estão estruturados os princípios que fundamentam o Programa Nacional de Alimentação Escolar? De que maneira a merenda escolar pode ser usada como recurso didático pedagógico em sala de aula? Como a merenda escolar é vista na escola Sílvia karícia, localizada em Concórdia do Pará? Os procedimentos metodológicos adotados no desenvolvimento dessa pesquisa foram à abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento na coleta de dados um questionário semiestruturado com questões predefinidas. Dessa forma, constatou-se que embora prevaleça ainda uma perspectiva assistencialista e prescritiva acerca dessa temática no campo educacional, os alimentos apresentam múltiplas dimensões, tais como pedagógica, cultural, histórica, que podem ser utilizado não só como um recurso pedagógico nas relações de ensino e aprendizagem dos estudantes de forma transdisciplinar, como também na aproximação professor e aluno, escola e família e na formação de sujeitos críticos, capazes de compreender, questionar, transformar a realidade em que estão inseridos quando explorado as potencialidades que a merenda escolar apresenta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil
    (2022-07-21) MIRANDA, Iana da Cruz; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente trabalho de conclusão de curso intitulado: A contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Em que teremos como temática questões que envolvem o desenvolvimento da criança, educação infantil e a ludicidade. Pois segundo Zanluchi (2005), é através da ludicidade que a criança é preparada para a jornada da vida, mantendo relações com o contexto social a sua volta, sistematizando com as situações cotidianas. Assim, a problemática que norteia este estudo, está em como se dá a ludicidade no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil? Este estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil; como também mais especificamente: compreender o desenvolvimento da criança, reconhecer as contribuições do lúdico para o desenvolvimento da criança e analisar a ludicidade na prática dos professores da Educação Infantil. Com isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, baseando-se em autores que fazem estudos sobre a temática. Este estudo também se enquadra em uma Pesquisa Qualitativa, adotando como procedimento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas para educadoras da Educação Infantil, através de uma pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil de Abaetetuba/PA. Assim, pode-se concluir que a criança se desenvolve integralmente por meio da ludicidade, através das estratégias pedagógicas adotadas no contexto educacional da Educação Infantil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O cotidiano infantil, a partir das interações e brincadeiras
    (2022-10-14) DIAS, Sandra Carneiro; PINHEIRO, Sara Cavalcante; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    Este artigo, com o tema: O Cotidiano Infantil, a partir das Interações e Brincadeiras, tem como objetivo compreender o cotidiano da infância ribeirinha, a partir de práticas lúdicas e interações no contexto social e cultural, tão necessárias para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Toma-se, assim, como lócus de investigação a comunidade rural do município de Abaetetuba, denominada Nossa Senhora das Graças, localizada as margens do Rio Ajuaí/Abaetetuba-PA, buscando-se apreender o cotidiano infantil, a partir das interações e brincadeiras na referida comunidade. A metodologia constituiu-se de pesquisa de campo em quatro etapas, utilizando-se as técnicas de visitas, observação participante e conversas semiestruturadas, além de coleta de documental. O estudo bibliográfico foi realizado por meio leitora e fichamento de textos. Através desta pesquisa tivemos a oportunidade de olhar/ouvir, registrar/analisar o cotidiano infantil, a partir das interações e brincadeiras na comunidade ribeirinha de Ajuaí e de conhecer mais sobre o cotidiano das crianças, tais como: onde moram, com quem moram, quais espaços frequentam, o que gostam de fazer na comunidade, o que aprenderam e com quem aprenderam; apresentamos a comunidade em que vivem, conhecendo um pouco de sua história e seus aspectos em geral, entre outros. Tivemos também, um olhar voltado para o ambiente escolar, mostrando a escola palco de observação, elencando sua estrutura física, a educação infantil dela, etc. A pesquisa, assim, levou-nos a aprender um pouco mais da comunidade e, também em vivenciar a alegria, interesse e satistação das crianças em poderem participar desse projeto/trabalho de investigação, e a satisfação que sentem em viverem no meio rural. Podemos perceber de forma bastante notória, o quanto gostam do local em que vivem e são felizes em sua comunidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades da prática docente sobre gênero e sexualidade na escola
    (2019-12-26) ALHO, Francimary Teles; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente Trabalho de Curso - TCC discorre sobre o tema “As Dificuldades da Prática Docente sobre Gênero e Sexualidade na Escola”. Tendo como objetivo principal analisar como os docentes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Antônia de Paiva que está situada no município de Acará na rua Luiz Miranda, número 629, com Travessa Ernesto Geisel, Bairro Cacoal no município de Acará. A escola vem trabalhando com a temática gênero e sexualidade, na busca de identificar o porquê desse tema não fazer parte da prática pedagógica dos professores da escola acima mencionada. A proposta é que o tema em discussão passa fazer parte do cotidiano da escola. Foi através de um levantamento bibliográfico e em seguida ouvindo alguns educadores que foi possível fazer a coleta de dados realizado meio de entrevistas, assim como observando o cotidiano da escola. Foi uma pesquisa de natureza empírica e bibliográfica, que incorporou além de referenciais teóricos relativos ao tema, observações das práticas dos docentes em sala de aula bem como a relação entre os educadores e os educandos. O trabalho está organizado em cinco seções onde se aborda o tema em discussão. Como resultados alcançados podemos afirmar que a escola em questão ainda está muito distante da discussão sobre gênero e sexualidade que possa de fato, ajudar as crianças a construírem uma identidade sexual. Os preceitos religiosos ainda são muito fortes na vida e nas práticas dos professores, o que leva a uma prática conservadora cheia de tabus quando se trata da sexualidade. Este trabalho está fundamento com a colaboração de alguns autores como: Falabelo (2005), Felipe (2007, 2012), Filha (2012), Frison (2008), Moreira (2003) entre outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação de jovens e adultos: os desafios e dificuldades do ensino da EJA na escola São Miguel no município de Abaetetuba
    (2022-10-14) SOUZA, Emília Cristina Caripuna de; VILHENA, Maria Benedita Gonçalves; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    Este trabalho, sobre o tema “Educação de Jovens e Adultos: os desafios e dificuldades do ensino da EJA” tem como objetivo de analisar os desafios e dificuldades existentes nesta modalidade de ensino, visando o entendimento desse contexto educacional que abrange pessoas de faixas etárias diferenciadas com inúmeras barreiras que dificultam o retorno ao ambiente escolar e a aquisição de um efetivo processo de alfabetização. Formulou-se como questões de pesquisa a serem investigadas: quais os desafios e dificuldades enfrentados pelos professores e educandos da EJA? Como está sendo o ensino da EJA na escola São Miguel, em seus aspectos metodológicos? A realidade dos alunos está sendo levada em consideração na construção do currículo? Como referencial, lançou-se mão do estudo dos documentos normativos oficiais e das teorias de Paulo Freire sobre a educação de jovens e adultos. A metodologia utilizada foi do tipo Pesquisa Qualitativa e as técnicas para colegas de dados foram a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como resultados, este estudo mostra o quanto a Educação de Jovens e Adultos é relevante para a conquista da autonomia do aluno e também para sua vida social além de sua formação. Analisar esse estudo é certo falar que a Educação de Jovens e adultos veio de uma longa trajetória com muitos entraves que dificultaram a sua efetividade por algum tempo, mas que a partir do momento em que se firmou na legislação, houve um avanço em relação as políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação inclusiva e desenvolvimento sóciocognitivo
    (2022-12-28) SILVA, Maria Santana da Costa da; COUTO, Maria Valner Fonteles do; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    A inclusão da criança com deficiência múltipla nas salas de aulas do ensino regular traz em sua conjuntura muitos desafios. O interesse em elaborar esse trabalho com o tema Educação Inclusiva e Desenvolvimento sociocognitivo surgiu da necessidade de compreender como se dá o processo de ensino aprendizagem e quais repertórios de conhecimentos lhes são ensinados e quais aprendidos por uma perspectiva inclusiva. Respaldado por este objetivo, e com o intuito de dar suporte para as reflexões, levantamos a seguinte problemática: a escola está preparada para receber esses alunos? O governo apoia ou não a escola com recursos financeiros para a permanência desses alunos? Os professores estão capacitados para receber esses alunos? Na escola o que está acontecendo é inclusão ou integração? Dentro desta perspectiva o processo metodológico deste trabalho está fundamentado numa pesquisa de caráter bibliográfico e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica de coleta de dados, entrevista semiestruturada e observação não participante. Assim, o processo de inclusão apresenta muitos entraves especialmente na escola pública da zona rural e os desafios impostos por essa realidade são diversos como a formação docente, a falta de recursos e precariedade do ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar
    (2019-07-19) LOBATO, Rosa Maria Carvalho; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053
    No presente trabalho, intitulado Educação Infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar buscou-se fazer um estudo bibliográfico e com uma pesquisa de campo com o foco nas questões do afeto, tendo como elemento de estudo a afetividade na aprendizagem significativa na Educação Infantil, com crianças de 04 (quatro) anos, em uma creche do município de Igarapé-Miri-PA. Para tanto, é indiscutível a importância do vínculo afetivo para aprendizagem. As crianças que não recebem afeto têm sérios comprometimentos em várias áreas: cognitiva, psicológica e social. As ações educacionais precisam estabelecer um vínculo afetivo entre escola e família. As questões familiares estão presentes na vida do aluno, permitindo assim uma discussão entre a instituição escolar e familiar. A escola e a família devem estabelecer uma relação recíproca, onde ambas necessitam uma da outra. Diante do exposto a cima, a presente pesquisa faz uma análise acerca da questão dos afetos na relação da criança com os professores, com a família e consigo mesma, no processo educativo, na relação de cuidar, educar e socializar. Desse modo, foi realizada a observação e a coleta de dados no contexto onde as crianças da Educação Infantil desenvolvem suas atividades, e também, como flui a prática pedagógica das professoras regentes da turma. Eventualmente, os resultados foram analisados e observou-se que as crianças em sua maioria estão bem afetivamente, sentem-se cuidadas e amadas pelos seus pais. No entanto, verificou-se a necessidade de trabalhar mais os afetos no contexto da escolarização. Em vista disso, o trabalho objetiva mostrar a importância da afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar, no ambiente escolar no âmbito das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Logo, o embasamento teórico foca-se em autores que têm contribuído muito com a questão do afeto como elemento do processo de educar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A EJA na escola Raimundo Nunes: disparidade da SEMED ao chão da escola
    (2019-12-26) GOES, Ediane Maia; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão escolar na escola professora Maria Amoras no município do Acará
    (2019-12-26) PAULA, Cirlene Lisboa de; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente Trabalho de Curso foi construído com enfoque na Educação Inclusiva que tem se apresentado como novo paradigma educacional, fato recente na educação brasileira. Tem ganhado forças com os estudos que têm surgido e com as propostas baseadas na legislação vigente e nas práticas educativas. Com essa abordagem, o referido TCC tem como objetivo fazer uma breve apreciação das políticas educacionais para a Educação Inclusiva no Brasil, elencando sobre sua evolução histórica e os marcos conceituais. Para tanto se utilizou da abordagem qualitativa e servirá como base a legislação brasileira, as diretrizes políticas específicas do Ministério da Educação (MEC) e alguns documentos utilizados. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1986 e a Declaração de Salamanca iniciaram avanços importantes na legislação da educação inclusiva. É imprescindível que haja uma educação inclusiva onde os educandos sejam respeitados e recebam um ensino que respeite suas limitações, suas diferenças e suas particularidades. Onde o professor busque formação continuada para que possa desempenhar melhor o seu trabalho quando se deparar com alunos com necessidades educacionais especiais. As escolas precisam rever os seus Currículos, assim como seus Projeto Político Pedagógico, pois eles pouco têm a contribuir com o avanço dos alunos deficientes. Estes têm um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, precisam valorizar um ensino que leve em conta as diferenças de cada um sujeito. Anseio, sonho e superação foram os pontos chave para a construção deste TTC, foram muitas as dificuldades e angústias vividas e sentidas, assim como das conquistas e transformações alcançadas ao longo de todo o processo educacional. Descrevê-lo foi desafiador, mas com muita satisfação e a imensa gratidão pelas transformações alcançadas durante essa árdua caminhada acadêmica. Os referenciais mencionados no decorrer desta narrativa e que vieram fundamentar este trabalho foram: Bueno (1999), Freire (1996, 2005), Fumegalli (2012), Gadotti (1994), Mantoan (1997, 2002, 2003, 2006), Stainback (1999), entre outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação
    (2019-06-26) BASTO, Marli Pantoja; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053
    O presente trabalho teve como objetivo analisar a aprendizagem da linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental, focando nas contribuições de Vigotski com base em uma pedagogia da significação, numa 1ª série do Ensino Fundamental. Em sentido específico buscou-se no princípio fazer uma análise teórica acerca das contribuições de Vigotski para essa pedagogia da significação, para compreender esse processo, investigando as práticas de ensino da linguagem (leitura e escrita) nos anos inicias e sua relação com os saberes cotidianos/conhecimentos prévios das crianças, bem como pesquisar as manifestações afetivas e emocionais que se dão a ver nas relações de aprendizagem da linguagem (leitura e escrita) e identificar as características de uma pedagogia da significação. A pesquisa desenvolveu-se tendo como metodologia a análise bibliográfica e pesquisa de campo. Assim, verificou-se a partir dos referenciais teóricos que somos sujeitos simbólicos, que nos constituímos nas relações sociais, mediados pela linguagem e pela significação e que a escola é fundamental nesse processo, pois é na escola que a criança aprende a linguagem, a leitura e a escrita. O professor deve, então, ensinar de maneira contextualizada, transformando a relação de conhecimento em uma relação afetiva, sem desconsiderar os conhecimentos prévios do educando, pois o conhecimento somente se torna significativo quando ele se contextualiza.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem
    (2022-10-14) OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos; SILVA, Maria das Graças Martins da; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O estudo tem como tema o lúdico como instrumento facilitador do processo de e ensino-aprendizagem dentro da educação infantil, fundamentado na teoria de Vygotsky que relata a estima do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Desse modo, esta pesquisa surge com a seguinte problemática: As dificuldades diárias que professor tem em buscar métodos que proporcione uma aprendizagem relevante aos seus alunos, no qual é um dos grandes problemas no contexto educacional, com a ausência de métodos inovadores, a falta de um ensino prazeroso e motivador. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com o trabalho de cunho bibliográfico fez uso de autores que discutem sobre o lúdico na educação infantil. A pesquisa busca entender o conceito do lúdico e sua aplicação no universo infantil e esclarecer de maneira bem ampla o entendimento sobre o assunto. Busca também mostrar jogos e brincadeiras e aplicação no trabalha docente para com as crianças em sala de aula, mostrando o real beneficio que o brincar pode proporcionar na formação e construção da identidade e do conhecimento da criança. É notório que esta pesquisa foi de suma importância para concluir que a ludicidade é uma forma agradável de trabalhar na educação infantil proporcionando prazer, alegria, divertimento e principalmente o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Desse modo, a ludicidade enriquece e favorece o ensino-aprendizagem de cada educando.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico na educação infantil: mediações para uma aprendizagem significativa e prazerosa
    (2022-12-28) NASCIMENTO, Leida Costa Lima do; SILVA, Terezinha Campelo da; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente trabalho, com o tema O Lúdico a Educação Infantil, tem como objetivo o estudo da Importância do Lúdico na Educação Infantil para aprendizagem dos alunos. Para isso foi realizada uma investigação sobre o tema em questão, pois, como cita Knebel (2014, p. 278) a atividade lúdica é ação expressada por meio de brincadeiras e jogos. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço ou de objetos e isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral.Trata-se de um estudo bibliográfico em que se procura analisar e apresentar uma síntese sobre como diferentes autores analisam essa importante relação entre a brincadeira e o processo de aprendizagem na educação infantil. Além de autores, recorreu-se à análise crítica dos documentos oficiais que tratam desse assunto, tais como: LDB, os PCNS, a BNCC e os referências curriculares. Nesse estudo, foi possível analisar a importância das atividades, constituídas de jogos e brincadeiras, pois os mesmos auxiliam no desenvolvimento e na autonomia da criança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Programa residência pedagógica: evidências de uma concepção de alfabetização da prática no chão da sala de aula
    (2024-07-16) ARAÚJO, Camila Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O trabalho, baseado em um estágio-pesquisa do Programa Residência Pedagógica, registra e analisa a didática alfabetizadora em uma turma de segundo ano do ensino fundamental em uma escola pública do Pará, durante o ano letivo de 2023. Teve como objetivo, analisar as práticas pedagógicas observadas no Programa Residência Pedagógica, identificando desafios e oportunidades, além de discutir a importância da parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral dos alunos. Além dessa observação, elaborou-se e aplicou-se uma didática denominada de “intervenção pedagógica” com o objetivo de realizar a interação teórica e prática com a turma objeto do estágio-pesquisa. A metodologia adotada foi qualitativa, com uso de diários de campo e observações diretas, focando no componente de Língua Portuguesa, verificando-se as interações docente-conhecimentos-crianças no desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da palavra-linguagem. Os dados coletados durante a observação e a intervenção foram analisados, buscando-se identificar padrões e tendências nas práticas didáticas. A pesquisa concluiu que a didática alfabetizadora parece se fundamentar numa concepção de linguagem que se instrumentaliza no que se poderia denominar de “método tradicional de alfabetização”, cuja principal característica é privilegiar o ensino-aprendizagem dos elementos gramaticais, em detrimento da semântica, da significação contextualizada e da valorização dos usos linguageiros das palavras pelas crianças. Há pouca ênfase na exploração da autonomia, da criatividade e da imaginação das crianças nas práticas de leitura e escrita. O Programa Residência Pedagógica, apesar de apresentar desafios, oferece uma oportunidade valiosa para a formação de professores, com foco na interação teoria-prática, ao proporcionar a experiência dos graduandos de pedagogia com as atividades didáticas das escolas de ensino fundamental (anos iniciais). Ao longo do trabalho, demonstra-se um olhar crítico e reflexivo sobre a didática docente observada, registrada e analisada como importante contribuição importante à formação inicial docente em Pedagogia, condição necessária e indispensável à um realizar profissional significativo e transformador.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O redimensionar pedagógico: uma análise sobre o processo de alfabetização pós-pandemia em uma escola no município de Abaetetuba –Pa
    (2023-07-20) SILVA, Talia Balieiro da; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    Levando em consideração que a referida escolha deste tema, se deu através das experiências vivenciadas, enquanto bolsista de extensão, na qual se evidenciou uma problemática que vem sendo debatida por diversificadas áreas, bem como, variados profissionais na tentativa de amenizar e/ou compreender a disparidade existente no processo da aquisição da linguagem, isto é, a alfabetização e consequentemente o letramento que vem sendo enfrentado por gerações, porém com poucos sucessos significativos na área. Diante disso, a problemática que acarreta as escolas públicas brasileiras tem em si uma sistematização de déficits os quais são as consequências e barreiras enfrentadas diariamente pela professora no processo de alfabetizar seus alunos (as). Partindo desse pressuposto, que no início do ano de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicava o surgimento de uma doença respiratório provocada pelas SARS-COV-2, isto é, o corona vírus, que ocasionou em uma pandemia. Sendo assim, os alunos\as ficaram afastados do âmbito escolar por volta de dois anos e meio, logo, interferiu diretamente em seu desenvolvimento e aprendizagem, principalmente no eixo da alfabetização houve um retrocesso se tratando da aquisição da leitura e escrita. Á vista disso, é que se faz necessário buscar subsídios afim de compreender esse ensino que tende a ter como resultado a aprendizagem significativa no 1º ano do ensino fundamental. Dessa forma, para dar consistência nas análises se utilizou como embasamento teórico os estudos dos respectivos teóricos como, Lev Vygotsky (1998) para esse autor é importante levar em consideração as singularidades presentes no âmbito escolar, para que assim, o professor desenvolve estratégias de ensino contextualizadas que facilitem a aquisição da linguagem, Magda Soares (1989) que realiza estudos construtivos na área de alfabetização e letramento, que tem por base analisar as relações constituídas entre linguagem, escola e sociedade, Paulo Freire (2002) educador que traz uma perspectiva da autonomia, da transformação do sujeito acerca do seu meio social, Freire é um autor de extrema relevância, pois para ele temos que refletir a respeito da prática do educador, a qual precisa ser pensada, aperfeiçoada, educativa e transformadora, mas para que isso ocorra é necessário que o docente reveja, analise suas didáticas, metodologias. Para tanto, a referida pesquisa tem como objetivo analisar o redimensionar pedagógico da professora mediante o processo de alfabetização pós-pandemia em uma escola no Município de Abaetetuba-PA, tendo em vista, que com o retorno das crianças para o âmbito escolar foi possível constatar uma regressão no desenvolvimento, já que segundo os dados da UNICEF (2020) 99,3% dos alunos da escola pública ficaram sem ter acesso a escolarização; ou seja, não houve evolução sem as experiências de aprendizagem no contexto escolar
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação Professor/a-Aluno/a: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem
    (2022-08-18) SOUZA, Andressa Rafaela da Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    A presente pesquisa intitulada “Relação Professor/a-Aluno/a: Contribuições para o Desenvolvimento e Aprendizagem” tem como objetivo geral refletir a relevância dessa socialização e sua contribuição para o desenvolvimento e aprendizagem da criança em sala de aula. Nessa perspectiva, se faz necessário questionar como a atuação do professor pode ser significativa para este acontecimento e quais os aspectos relevantes fundamentam esta relação. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico que serviu de suporte para desenvolvê-lo está baseado nos estudos de autores como Freire (1996), Galvão (1995), Mizukami (1986), Libanêo (1990), Gadotti (1996) entre outros. Também se utilizou de uma pesquisa de campo que aconteceu em uma escola do município de Concórdia do Pará em uma turma de 1° ano do ensino fundamental e o percurso metodológico baseou-se em uma abordagem qualitativa onde a coleta dos dados necessários se deu através de uma observação participativa e uma entrevista. Como resultado, a pesquisa aponta que tendo a sala de aula como espaço de interação e construção de conhecimento com suas particularidades, compreende-se que a relação professor/aaluno/a é efetiva e significativa quando pautada no diálogo, afetividade e disciplina. Devemos considerar essa relação como condição imprescindível para o aprender, pois saberes necessários para o crescimento de todos os sujeitos envolvidos no processo educativo surgem a partir dela.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Religião e diversidade: desafios e perspectivas para a prática docente nas escolas públicas
    (2021-06-20) CARNEIRO, Luana de Jesus Mendes; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) discute a relação das práticas pedagógicas docente frente a diversidade religiosa na escola, no ensino fundamental e, apresenta como tema: religião e diversidade: desafios e perspectivas para a prática docente nas escolas públicas, com vista a tratar do assunto relacionado ao ensino religioso nas escolas públicas. Desta forma, o aporte teórico usado ancora-se em alguns estudiosos como Tomas Tadeu da Silva (2004) que trata sobre as diferentes identidades dos sujeitos, Paulo Freire (1993, 1996) que reflete sobre as práticas pedagógicas, Junqueira (2002, 2004, 2007,2018) que discorre sobre a importância de uma educação mais democrática e inclusiva; para dialogar sobre cultura utilizo e, Cury (2004) para tratar do ensino religioso nas escolas públicas. O país desde 1998 é considerado uma república laica (Brasil, 1998), sendo assim, na contemporaneidade, o desenvolvimento de práticas pedagógicas vem sendo contemplando a diversidade religiosa? Desta forma, adotase como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica que consiste em leituras através de materiais já elaborados como dissertações, artigos, livros, para dar possibilidade de criar subsídios para a construção da temática proposta. Portanto, indica-se como questão de estudo compreender como a diversidade religiosa está sendo trabalhada nas escolas da rede pública no ensino fundamental, na disciplina Ensino Religioso, para assim, desmistificar a intolerância religiosa ocasionando novas perspectivas de formação humana voltado para os moldes do respeito à diversidade no sentido amplo e social. Assim sendo, a proposta do trabalho é apresentar uma abordagem pedagógica do conceito da diversidade religiosa no ensino religioso.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Violências na escola: implicações para o processo de ensino aprendizagem
    (2019-06-26) COSTA, Camila Machado da; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053
    Este trabalho vem abordar algumas violências no ambiente escolar, fazendo uma breve análise de alguns conceitos de violência e suas tipologias, dando ênfase em como a violência se manifesta no espaço escolar. Tendo como objetivo geral: analisar as implicações da violência escolar no processo de ensino aprendizagem, fazendo um apanhado teórico acerca do conceito de violência e suas tipologias, e como objetivos específicos: identificar os tipos de violências e analisar as conseqüências da violência escolar para o processo de ensino aprendizagem. A metodologia é de abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento a pesquisa bibliográfica utilizando como referencial teórico as contribuições de Araújo (2004), Abramovay (2002, 2015), Minayo (2018), Carvalho (2010), Levisky (2010), Stelko-Pereira e Williams (2010), por seus conhecimentos relevantes a respeito do tema. Quanto aos resultados, evidenciou-se que a violência é um fenômeno social, por tanto, está presente no espaço escolar, e causa inúmeras implicações para o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Desta forma, concluo que a violência apresentada no ambiente escolar tende a acarretar várias implicações, como a baixa alto-estima, perda do foco nos estudo, baixo rendimento, repetência escolar e por consequentimente, evasão escolar, que também causam um descontentamento dos alunos afetados em relação ao espaço que antes de qualquer coisa, deveria instigar seus alunos a busca do conhecimento.
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