Navegando por Orientador "DIAS, Geyse Aline Rodrigues"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aula invertida no ensino de processos educativos em saúde: experiência pedagógica na perspectiva de estudantes de enfermagem(2019-12-05) SANTOS, Bárbara Coelho dos; CARMO, Roberta Brelaz do; DIAS, Geyse Aline Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2890205174031488O estudo tem como objetivo conhecer a experiência pedagógica com o uso de aula invertida no ensino de processos educativos em saúde na perspectiva de estudantes de graduação em enfermagem, visto que este modelo pedagógico pode contribuir para o ensino na área, quando se considera a necessidade de formar profissionais crítico-reflexivos e criativos e embasados teoricamente no campo da Educação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido com doze estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do norte do país. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevista individual com perguntas semiestruturadas. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) de Strauss e Corbin (2008). Para o processo analítico foi necessário conceituar, separar e interligar os dados entre si por meio das fases de codificação aberta e axial, desenvolvidas com o auxílio da versão trial do programa Atlas TI®. Emergiram da análise dos dados um total de seis categorias, a saber: Processo de aprendizagem dos estudantes; Compreensão sobre Aula invertida; O desenvolvimento do conteúdo ―concepções pedagógicas‖ a partir do método Just in Time Teaching; O desenvolvimento do conteúdo ―educação no processo educativo em saúde‖ a partir do método Peer Instruction; Dificuldades e desafios do processo de ensino-aprendizado; Avaliações e sugestões sobre o processo de ensino-aprendizado. Os resultados mostraram que a pesquisa foi satisfatória ao elucidar as principais percepções dos estudantes acerca da utilização da aula invertida. Percebeu-se que por se tratar de um modelo pedagógico diferente das abordagens habituais, de maneira geral os estudantes demonstram a necessidade de vivenciar mais experiências com a aula invertida, o que pode influenciar diretamente no processo de aprendizado dos mesmos, bem como no seu desempenho ao longo da formação. Identificou-se que os estudantes desenvolveram habilidades referentes à conceituação correta dos assuntos discutidos, mas nem todos alcançaram uma visão crítico-reflexiva acerca deles, o que pode se dar devido a frágil responsabilização diante do estudo prévio e o próprio negligenciamento da disciplina, a qual ainda é vista, por alguns estudantes como menos importante perante as demais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologia da problematização no processo ensino-aprendizagem de educação em saúde na percepção de estudantes de enfermagem(2019-07-11) SANTOS, Joyce Petrina Moura; DIAS, Geyse Aline Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2890205174031488O estudo tem como objetivo conhecer a percepção de estudantes de graduação em enfermagem sobre processo ensino-aprendizagem por meio da metodologia da Problematização no ensino de educação em saúde. O estudo é descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido em universidade pública da região Norte do Brasil. A disciplina pesquisada faz parte do segundo ano do curso de enfermagem e tem como foco os Processos Educativos em Saúde. Os participantes foram 15 estudantes de graduação regulamente matriculados no quarto semestre de enfermagem do primeiro semestre de 2019. A turma escolhida para a pesquisa constituía-se de 34 estudantes e como critérios de inclusão, os estudantes deveriam estar devidamente matriculados, ter cursado a disciplina nos últimos 6 meses, possuir frequência nas aulas ≥ 75%, participação em 100% das atividades práticas da disciplina onde o método da problematização foi utilizado. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foram utilizadas as fases de codificação aberta e axial, do método das comparações constantes (STRAUSS; CORBIN, 2008) ordenadas em versão trial do programa Atlas TI®. Ao final da codificação aberta foram gerados 21 códigos e durante a codificação axial foram gerados 6 categorias, sendo elas: “Preferências relacionadas aos estilos de aprendizagem e métodos de ensino”; “Metodologia Ativa”; “Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez”; “Planejamento Educativo em Saúde: Compreensão dos estudantes”; “Entraves e Desafios vivenciados pelos estudantes”; “Avaliações e proposições para melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem”. Com o estudo foi possível constatar que Arco da Problematização apresenta forte potencial para o ensino de planejamento educativo em saúde, uma vez que possui características de planejamento participativo e que corroboram para uma educação libertadora em busca da aprendizagem significativa. Nesse sentido, o processo de ensino por meio da metodologia da problematização foi efetivo, pois os acadêmicos relatam que aprenderam fazer planejamento educativo por meio do Arco de Maguerez. Além disso, também tiveram estudantes que utilizaram o Arco como instrumento direto de planejamento, relatando diretamente as etapas do método como um mecanismo de planejamento educativo participativo.