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Navegando por Orientador "DIAS, Elizabeth de Assis"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo das várias formulações do problema da indução nos escritos de Popper
    (2025-03-18) ALMEIDA, Marcelo Leite de; DIAS, Elizabeth de Assis; http://lattes.cnpq.br/9610357600630781; https://orcid.org/0000-0003-0951-6313
    O objetivo deste estudo é mapear as diferentes abordagens do problema da indução contidas em várias obras de Popper, procurando analisar em que aspectos se distinguem e se complementam e como ele se posiciona face a elas. Inicialmente, abordamos o problema da indução e as críticas de Popper ao procedimento indutivo contido em sua obra A Lógica da Pesquisa Científica, destacando a impossibilidade lógica de justificar a inferência de enunciados universais a partir de enunciados particulares. Além disso, procuramos examinar as tentativas indutivistas de justificar a indução, incluindo o uso de um princípio de indução e o recurso à probabilidade, evidenciando suas falhas e limitações. Também analisamos o problema da indução de Hume, o qual o Popper divide em dois, o lógico e o psicológico, na obra Conhecimento Objetivo e as críticas, que ele faz às respostas dadas por Hume a esses problemas. Já na obra Conjecturas e Refutações, procuramos evidenciar que o filósofo argumenta que a resposta psicológica de Hume ao problema da indução é insatisfatória tanto em termos empíricos quanto lógicos. Por fim, discutimos o método hipotético-dedutivo proposto por Popper como alternativa a indução, que envolve a formulação de conjecturas e a tentativa de refutá-las por meio de testes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Racionalismo crítico e ciência em Popper
    (2025-03-18) SILVA, Francisca de Lima Araújo da; DIAS, Elizabeth de Assis; http://lattes.cnpq.br/9610357600630781; https://orcid.org/0000-0003-0951-6313
    O presente estudo visa elucidar a natureza do racionalismo de Popper e investigar a sua aplicação na ciência. Inicialmente, destacamos que o racionalismo de Popper abarca tanto a razão, quanto a experiência e assim distingue-se do racionalismo clássico. Diante disso, esclarecemos, primeiramente, o sentido mais amplo do termo racionalismo utilizado pelo filósofo, destacando o caráter crítico que o diferencia do racionalismo compreensivo e do irracionalismo. Em seguida, tratamos do sentido mais específico do termo, concebido como uma atitude, que procura solucionar problemas recorrendo à razão, ou seja, ao pensamento e experiência. Quanto à aplicação do racionalismo popperiano na ciência, examinamos a falseabilidade como uma proposta popperiana de critério de demarcação, que procura definir a ciência por seu aspecto negativo, ao colocar todas as teorias suscetíveis de críticas com possibilidade lógica de serem falseadas. Destacamos também a aplicação do método dedutivo, não para atestar a verdade dos enunciados, mas como um sistema de críticas, ou seja, de pôr as teorias a provas, que juntamente com a falseabilidade são os critérios que nos permitem distinguir a ciência de outras formas de conhecimento. Por fim, mostramos que a ciência para Popper não traz certezas irrefutáveis, trata-se de um conhecimento conjectural e falível, justamente por ser feita por seres humanos falíveis e que a verdade na ciência é uma meta a ser alcançada, muito embora os cientistas nunca tenham a convicção de que a alcançaram.
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