Navegando por Orientador "DAMASCENO, Alberto"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino religioso na legislação educacional do Grão-Pará (1841 - 1887): um estudo introdutório(2019-07-11) DOURADO, Viviane; DAMASCENO, Alberto; http://lattes.cnpq.br/6324178073896482; https://orcid.org/0000-0003-1620-6735Este artigo resulta de uma pesquisa mais ampla sobre a História da Educação no Pará, tem como objetivo discutir preliminarmente a presença do ensino religioso na legislação educacional da Província do Pará, entre os anos de 1841 e 1887, para desta forma compreender sua trajetória no período monárquico. Para sua elaboração realizamos uma pesquisa histórica e fizemos uma análise documental, tendo como fontes primárias nove normativas educacionais do período. A partir disso, foi possível compreender a importância e a influência do ensino religioso, especificamente da religião católica junto à Coroa, realidade que se manteve até o advento da República em 1889.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A instrução pública no Grão-Pará imperial: os relatórios dos presidentes e as contradições de um modelo elitista(2019-04-08) SANTOS, Andrenson; ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/8757283952118598; https://orcid.org/0000-0002-0062-3051; DAMASCENO, Alberto; http://lattes.cnpq.br/6324178073896482; https://orcid.org/0000-0003-1620-6735Este artigo busca compreender como ocorreu a instrução pública na província do Grão-Pará, no período de 1839 a 1849, além dos métodos pedagógicos então utilizados, por meio da análise dos relatórios dos dirigentes provinciais. A metodologia que utiliza se constitui de levantamentos bibliográfico e documental, definindo o estudo de algumas instituições que estavam sob a responsabilidade da Assembleia Legislativa Provincial: Escolas de Primeiras Letras, Lycêo Paraense e a Companhia de Jovens Educandos. Os dirigentes provinciais adotaram políticas para a instrução pública diferenciadas entre os educandos desvalidos e os abastados, resultando na criação de instituições específicas para cada público; e a utilização do método monitorial do Barão Degérando; todavia, este fracassou, em grande parte, por não estar adequado à realidade do contexto agrário e escravocrata do Brasil Imperial.