Navegando por Orientador "CHAVES NETO, Antonio Maia de Jesus"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Interação de vírus Nipah com nanomateriais(2023-07-05) ALMEIDA, Aguinaldo Pantoja de; CHAVES NETO, Antonio Maia de Jesus; http://lattes.cnpq.br/3507474637884699; https://orcid.org/0000-0002-9730-3512Foi pesquisado e verificado a análise da proteína externa do vírus Nipah com nanomaterial, catorze estruturas de potenciais de pontos quânticos por meio de docagem e dinâmica molecular, utilizando as plataformas CB Docking, Swiss DOCK e AutoDock Vina 4.2.6 para analisar os resultados e determinar qual é o mais pertinente. Além disso, as trajetórias dos ligantes em relação ao tempo foram calculadas usando Gromacs 2022. Verifica-se que os complexos eram altamente hidrofóbicos na região de ligação do receptor. A energia de descarga dos resultados seguiu as cargas parciais das pontas de melhor desempenho. Essa suposição foi confirmada pelos valores de RMSD. Para adsorver efetivamente os componentes proteicos do vírus, proteínas e pontos quânticos podem ser combinados. Serão valorizados estudos de docagem e dinâmica molecular, bem como a comprovação da energia de ligação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Investigação das propriedades termodinâmicas da gasolina e dos seus aditivos na fase gasosa, utilizando a teoria funcional da densidade e conjunto canônico(2019-01-03) PEREIRA, Igor Luiz Gonçalves; CHAVES NETO, Antonio Maia de Jesus; http://lattes.cnpq.br/3507474637884699Uma análise quântica foi realizada com Teoria Funcional de Densidade e um conjunto canônico, a fim de prever as propriedades termodinâmicas da gasolina com aditivos na fase gasosa. As propriedades quantificadas incluíram a gasolina padrão misturada com os seguintes aditivos oxigenados: éter metil tert-butílico, éter etil tert-butílico, éter diisopropílico, etanol e metanol. Para cada mistura de gasolina e aditivo, foram calculadas as variações do potencial termodinâmico entre a temperatura ambiente e a temperatura de ignição aproximada de 1 atm, onde uma análise do efeito aditivo foi realizada para estimar as propriedades relevantes do combustível em condições similares à etapa de injeção e combustão. Algumas quantidades termodinâmicas de combustão foram obtidas, mostrando substancial concordância com os dados experimentais, sendo os erros relativos inferiores a 2%, estabelecendo assim um excelente método de cálculo e previsão das propriedades termodinâmicas das reações de combustão da gasolina com aditivos.