Navegando por Orientador "CHAVES, Rafael Oliveira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de protótipo de registrador portátil para phmetria esofágica prolongada e aplicativo android para auxílio ao exame(2019-08-20) FERREIRA, Júlia Helena dos Santos; FONSECA, Maria da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/3496755183083633; CHAVES, Rafael Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6174902705031173Esta monografia apresenta o desenvolvimento de um protótipo de registrador portátil para exames de pHmetria esofágica prolongada, utilizando a plataforma Arduino e materiais de prototipação eletrônica (baixo custo), além da criação de duas versões de aplicativos para sistema operacional Android a fim de registro e transmissão de dados sobre o exame entre celulares e o protótipo de registrador para pHmetria. Para isso, o estudo da literatura disponível, consulta a um especialista no assunto e comparação com produto comercial foram realizados. A seguir, deu-se a programação Arduino e montagem do protótipo de registrador, paralelamente à criação dos aplicativos protótipos no ambiente de desenvolvimento integrado Android Studio. Os testes utilizaram o procedimento de calibração do equipamento e medições de pH em substâncias líquidas diferentes, enquanto os testes dos aplicativos foram realizados em dispositivo físico e através de emulador do Android Studio. Os resultados obtidos demonstram que o protótipo de registrador para pHmetria é de fato portátil e construído a partir de materiais de baixo custo. Os testes comprovaram que seu funcionamento e desempenho quanto à precisão no registro de valores de pH é satisfatório por apresentar leituras bem próximas às mensurações indicadas pelo registrador comercial. A média das leituras de pH de cada dispositivo foi realizada. A versão do aplicativo Android destinada ao profissional responsável pelo exame realiza com sucesso suas operações, como a de inserção de dados pessoais do paciente. Na versão do aplicativo cujo usuário final é o paciente os registros sobre alimentação, ocorrência de sintomas e posição corporal (paciente deitado ou de pé) são concluídos e exibidos corretamente. Ambas as versões dos protótipos de aplicativos conectam-se via bluetooth com o protótipo de registrador para pHmetria com eficiência, a transmissão de informações em ambos os sentidos da via permite efetivamente o envio em tempo real dos valores de pH detectados pelo pHmetro em ambos os aplicativos. Os dados inseridos nos aplicativos são salvos com sucesso no registrador, assim como os valores de pH. Assim, as versões finais dos aplicativos protótipos apresentaram também bons resultados, funcionamento dentro do esperado e cumprimento dos requisitos estabelecidos para o Projeto, o que mostra a sua aplicabilidade como ferramenta para auxílio ao exame.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manequim para treinamento da técnica do teste do reflexo vermelho em recém-nascidos(2024-04-18) TAVARES, Daniel Oliveira; MIRANDA, Jorlan Antonio Gonçalves; DIAS, Mauricio Leonardi da Silva; http://lattes.cnpq.br/0024927538524351; CHAVES, Rafael Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6174902705031173; https://orcid.org/0000-0002-6333-8776O teste do olhinho busca identificar precocemente problemas oculares, o teste do coraçãozinho visa detectar cardiopatias congênitas, o teste da orelhinha procura deficiências de auditivas e o teste do pezinho é crucial na identificação de distúrbios metabólicos e genéticos. Esses procedimentos são obrigatórios e oferecidos gratuitamente pelo sistema de saúde público, garantindo um diagnóstico antecipado e intervenções médicas oportunas, promovendo um desenvolvimento saudável das crianças no país. O Teste do Reflexo Vermelho é uma técnica oftalmológica crucial na identificação de problemas oculares em recém-nascidos, permitindo intervenções médicas precoces para preservar a saúde visual das crianças desde os primeiros dias de vida. Assim, o Teste do Olhinho desempenha um papel vital na detecção precoce e no tratamento de condições oftalmológicas em bebês, garantindo um desenvolvimento visual saudável. Objetivando reproduzir o experimento do autor Dias e equipe do referido trabalho com intuito de verificar a eficácia educacional do simulador para treinamento da técnica do reflexo vermelho nos graduandos de do curso de medicina. O presente estudo é do tipo longitudinal, de campo e prospectivo. Os procedimentos metodológicos foram executados no Alojamento Conjunto (ALCON) da Fundação Santa de Misericórdia do Pará (FSCMP). Diante disso, reforça-se a relevância da tese de Dias e equipe sobre o uso do simulador como instrumento de formação na área da saúde, mesmo entendendo que sua perspectiva foi voltada a profissionais já atuantes na área e que possuem técnicas de atuação no TRV e sendo utilizado com o objetivo de aprimoramento ou analise do uso do método. Conclui-se que a tese de Dias e sua equipe também podem ser ampliadas para o processo ensino aprendizagem dos acadêmicos de medicina das universidades. Considerando a inserção do simulador proporciona eficiência na execução do TRV e sabendo que após formação cada profissional aprimorará a técnica com as vivencia de atuação.