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Navegando por Orientador "CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização em português L2 na modalidade escrita de uma aluna suda de Soure Pará
    (2015-03-30) CRUZ, Luziane do Socorro Abdon; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606
    Há muitas décadas vem se observando a leitura e a escrita de alunos surdos em situações sociais e, a alfabetização é bastante discutida e questionada pelos que se preocupam pela educação. Os objetivos deste estudo foram de descrever como ocorre o processo de aprendizagem do Português L2 na modalidade escrita. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso, realizada com uma aluna surda do Município de Soure (PA). Os instrumentos de coleta de dados foram 61 atividades, sendo 01 para produção textual, 20 com base na fonologia, 20 com base na sílaba e 20 com base na palavração. O procedimento de análise de dados se baseou em abordagem qualitativa,delimitada, em 4 eixos de análise como: a) produção textual; b)alfabetização com base na fonologia; c)alfabetização com base na sílaba; d) alfabetização com base na palavração. O procedimento de análise de dados. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Cardoso Júnior (2009), Cagliari (1997), Faraco (2010), Soares e estudos de outros pesquisadores que contribuíram para a compreensão do sistema de Escrita da Língua Portuguesa, considerando a relação fonema/sílaba/palavra como habilidades de se refletir, não só sobre aspectos formais da língua , mas sobre os processos cognitivos envolvidos no processamento da linguagem escrita. O resultado mostrou que a participante não conseguiu aprender com base na fonologia e na silabação por não compreender e dominar os segmentos tônicos do sistema alfabético. Já na fase ortográfica a aluna teve habilidades de leitura e escrita, uma vez que compreendeu as particularidades da Língua Portuguesa empregadas no léxico das palavras. Observa-se ainda a necessidade de uma metodologia com estratégias diferenciadas para o ensino e aprendizagem dessa clientela.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise da referenciação nas produções textuais escritas por surdos
    (2021-02-21) LIMA, Ruth Cardoso; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716
    O objetivo desse estudo foi analisar os aspectos coesivos por elementos de retomada referencial em produções textuais de surdos no simulado de redação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2013. Neste estudo de abordagem qualitativa, buscou-se em três redações do ENEM 2013, cujo tema foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, aplicado em simulado no dia 30 de junho de 2014 do Projeto de Extensão Universitária – Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos - PEU-OLEPS. Os resultados apontam pouco uso dos elementos coesivos, desvios de escrita, poucos domínios gramaticais e dificuldade na composição do texto dissertativo argumentativo. No entanto, é possível verificar que as anáforas presentes na redação aconteceram por meio de pronomes pessoais e por identidades similares. Conclui-se a necessidade de metodologia de ensino de escrita com foco na Redação do Enem ministrada em Libras para surdos, como meio de inclui-los em atividades sociocomunicativas para prosseguirem com o ingresso nas instituições de ensino superior para profissionalização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estratégias de referenciação em textos narrativos de alunos surdos participantes do Projeto Oficina de Leitura e escrita de português
    (2016-03-29) RIBEIRO, Floriete Assunção; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716
    Este estudo tem por objetivo analisar a produção textual de alunos surdos a partir da referenciação com base nos estudos da linguística textual, bem como identificar os mecanismos de referenciação anafórica, descrever as anáforas encontradas nos textos e classificar os mecanismos de referenciação anafórica nos textos narrativos escritos em Português como segunda língua, de quatro surdos do Projeto de extensão, Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (OLEPS) /ILC/UFPA. Desse modo, esta pesquisa se trata de uma abordagem qualitativa em que, caracteriza-se basicamente por observar, registrar, classificar e analisar dados disponibilizados pelo projeto. Sendo também, uma pesquisa empírico-indutiva que baseou-se em: pesquisa bibliográfica, revisão da literatura na área da linguística textual e coleta de dados no projeto OLEPS. Organiza-se o texto em cinco momentos, o primeiro refere-se à introdução; no segundo a fundamentação teórica é apresentada; em seguida procedimentos metodológicos, posteriormente resultados da analise do corpus e considerações finais. Como principais resultados, apontam-se as análises das estratégias de referenciação nas quais se percebeu que os surdos fazem usos das anáforas em seus textos, evidenciando-se uma construção diferenciada dos textos de ouvintes, com forte influência da língua de sinais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Leitura de poesia de Drummond por surdos usuários da Libras no contexto da extensão universitária
    (2018-03-21) MIRANDA, Jaqueline Freitas de; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716
    Esta pesquisa refere-se a um Trabalho de Conclusão de Curso, que tem por finalidade mostrar a importância da leitura realizada por sujeitos surdos usuários da Libras, em contato com o português escrito, ao adentrar no ambiente literário, especificamente, a Literatura Brasileira, através dos textos poéticos do poeta Carlos Drummond de Andrade. Tendo por objetivo descrever as estratégias de leitura de textos poéticos trabalhados com participantes surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), num evento literário. A metodologia desta pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, percorrendo alguns referenciais teóricos relativos à arte, a literatura e a leitura de textos poéticos e a tessitura do sentido do texto literário. As estratégias didáticas pedagógicas usadas durante o evento serviram como base para garantir a interação entre texto poético - leitor surdo, favorecendo a compreensão e o desenvolvimento de estratégias de leitura dos textos poéticos, respeitando suas especificidades linguísticas e cognitivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Situações de ensino de Língua Portuguesa para surdos do Ensino Médio de uma escola inclusiva em Belém-PA
    (2018-05-01) REUTER, Carla Andreza Correa; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716
    Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o ensino de Língua Portuguesa para surdos em escola inclusiva. Tem-se por objetivo descrever aspectos de aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos usuários da Libras em salas inclusivas de Ensino Médio de uma escola estadual do município de Belém e, mais especificamente, relatar as experiências dos alunos surdos de Ensino Médio sobre a aprendizagem de Língua Portuguesa em sala inclusiva; e apresentar vivência obtida na leitura do texto poético na aula de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes. Para isso, procedeu-se metodologicamente por uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, sendo, quanto ao local de investigação, uma pesquisa de campo e, quanto aos procedimentos técnicos, um estudo de caso. O lócus foi uma escola inclusiva de Belém – Pa e os sujeitos foram 2 (duas) alunas surdas usuárias de Libras que estudavam no Ensino Médio dessa escola e uma bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), autora desse trabalho. Quanto às técnicas de coleta de dados, houve aplicação de questionário, contendo 6 (seis) perguntas abertas e pesquisa documental. A análise de dados foi, em parte, de conteúdo e, em parte, descritiva. Além disso, fundamentou-se teoricamente em Quadros (1997), Pinto (2011), Plestsch (2009) e outros. Verificou-se que a Libras é fundamental para a aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos, apesar de não ser um aspecto presente em todas as aulas de Língua Portuguesa. Ademais, há outros relevantes para o ensino de Língua Portuguesa para surdos, tais como o uso de recursos tecnológicos e o conhecimento de mundo dos alunos.
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