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Navegando por Orientador "CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio
    (2024-12-04) SOUSA SOBRINHO, Fábio José de; CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0867987653882344
    Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física no ensino médio, utilizando animações desenvolvidas por meio da biblioteca Manim, da linguagem de programação Python. O desafio central do estudo reside na dificuldade dos alunos em visualizar e compreender conceitos abstratos de Física utilizando métodos tradicionais, especialmente em um contexto onde há pouca integração de tecnologias digitais nas salas de aula. A pesquisa foi conduzida em duas turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o total de 31 estudantes. O trabalho foi realizado no Colégio Aspecto, localizado em Ananindeua, Pará. A metodologia envolveu a aplicação de questionários para avaliar a percepção dos alunos sobre o uso da programação nas aulas de Física, comparando a eficácia de métodos de ensino tradicionais com o uso de animações interativas. As principais contribuições da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de física incluem a introdução de animações como uma ferramenta pedagógica para facilitar a visualização dos conceitos físicos, promovendo maior engajamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os resultados indicaram que as animações foram essenciais para a melhoria da compreensão dos conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas e acessíveis. Como principal resultado, observou-se que os alunos relataram um aumento no interesse e no engajamento com o uso da programação, destacando o papel das animações na facilitação do aprendizado de conceitos complexos em Física.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde na Maternidade Dr Augusto Sérgio Santos de Almeida em Tucuruí-PA
    (2021-10-04) RODRIGUES, Karlla Jeannes Sousa; CRUZ, Sabrina Gaia; CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0867987653882344
    A ineficiência de um gerenciamento de resíduos sólidos em um serviço de saúde expõe, os profissionais envolvidos na unidade hospitalar aos agentes de risco biológico, químico e materiais perfurocortantes, o meio ambiente e a saúde pública. Logo, o objetivo deste estudo foi propor um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em um Serviço de Saúde (PGRSS) na maternidade Dr Augusto Sérgio Santos de Almeida em Tucuruí- PA, atendendo a exigência da legislação vigente RDC 222/ 2018 e Conama 358/ 2005. A metodologia utilizada inicialmente foi uma pesquisa bibliográfica e posteriormente realizado um estudo de caso, por observação direta intensiva sistemática, através de visita técnica, registro fotográfico e realização de anotações das etapas de manejo, além de ter sido usado uma planta técnica do HMT cedida pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo para caracterização dos resíduos, que atualmente oferece serviços pela maternidade relacionado a obstetrícia, cirurgias eletivas, ultrassonografias e exames laboratoriais. Os resultados da pesquisa têm como finalidade disseminar e sugerir o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Serviço de Saúde - PGRSS, com urgência, através do diagnóstico realizado, contribuindo de forma significativa e útil para o desenvolvimento sustentável na unidade hospitalar e adequação a legislação ambiental vigente. A expectativa gerada é que ocorra a implantação do PGRSS e que a equipe seja devidamente instruída através de práticas educativas.
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