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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Agenda 2030 da ONU e a formação de professores: relações da sustentabilidade e a etnomatemática
    (2021-06-03) FARIAS, Jocilene Rodrigues; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente trabalho tem como tema as contribuições da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU e suas orientações à formação de professores, com foco no objetivo 4 e meta 4.c, a partir dos quais evidenciamos as relações entre Sustentabilidade, como proposta e Etnomatemática, como área de estudos. O objetivo 4, da agenda 2030, e a meta 4.c trata da discussão e mudança nos rumos da qualidade da educação para o futuro. Desse modo, o objetivo do trabalho é propor uma ação didática baseada nas diretrizes da sustentabilidade da agenda 2030 e dos princípios da Etnomatemática, visando superar a educação bancária a partir da proposição de pesquisa sobre as práticas culturais na região das ilhas de Abaetetuba. A metodologia é de finalidade básica estratégica, com abordagem hipotético dedutiva, qualitativa, com levantamento bibliográfico em autores como Barros (2004 e 2010), Morin (2011) e Vergani (2007) e desenvolveu-se de maneira documental. Por fim, almeja-se discutir e exercitar uma relação entre a sustentabilidade e a Etnomatemática para buscar compreender o que pode vir a ser uma educação sustentável.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano
    (2022-06-20) MEIRELES, Francisco Xavier Campelo; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente artigo tem como tema, alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental, tem como objetivo revisar as operações básicas da matemática utilizando metodologias já estuda que pode ser aplicada facilmente em sala de aula. Destaca-se nessa pesquisa um estudo sobre o ensino e aprendizagem, o papel do professor e as metodologias que auxilia na aprendizagem das operações básica sendo elas: Tábua de Pitágoras; Multiplicação com as mãos; Multiplicação chinesa, o processo da divisão pela soma e atividades complementar para o ensino e aprendizagem das operações básicas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A base nacional comum curricular (BNCC) e a aplicabilidade de sistemas de equações lineares
    (2022-12-12) DIAS, Flavione Lopes; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Este trabalho objetiva mostrar que podemos resolver problemas envolvendo outras áreas de conhecimento: Química, Física, Geografia através de aplicações de sistemas de equações lineares. Com isso, utilizou-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz o estudo desses sistemas no ensino médio. A pesquisa fez uso de uma revisão bibliográfica a partir dos estudos de: Boldrini (1980), Dante (2016), Lezzi (2016), Lipschutz (2011) e Ruggiero e Lopes (1996). Os resultados encontrados na pesquisa bibliográfica foram de fundamental importância, pois, através das atividades demostradas foi possível observar que podemos relacionar o ensino da matemática a outras áreas de conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contextualização no ensino da matemática
    (2022-03-09) PEREIRA, Benedito; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O interesse pela pesquisa se deve as dificuldades matemáticas e o fracasso escolar da disciplina, evidenciado pelo IDEB bai111xo entre alunos que não tem aprendido matemática de forma satisfatória. O objetivo é desenvolver mentalidades matemáticas, trabalhando por meio de resoluções de problemas vinculados ao cotidiano do aluno e ao seu projeto de vida. A pesquisa ocorrerá por prazo determinado com análises e registro de resultados e como produto final materiais de consultas para os docentes, unidade escolar e alunos. A proposta que ao inserir um novo olhar para a disciplina o aluno entenda que a matemática se faz presente em todas as esferas da vida: social e cultural, sendo assim que vai além de ensinamentos básicos e consequentemente lhe traga compreensões e desmitifique o medo, crenças e paradigmas de não compreensão em enunciados matemáticos ou resoluções de problemas. Os resultados obtidos mostram que tanto o professor quanto os alunos percebem a Educação Contextualizada como uma abordagem de ensino que valoriza o contexto, bem como propicia ao estudante modificar a condição de vida a que está submetido. Também chamam a atenção para a descontextualização dos materiais didáticos que chegam às escolas públicas, bem como destacam a importância da EC na construção do conhecimento, permitindo a desconstrução da ideia de que a matemática é muito difícil e complicada. Sabe-se que esse processo também será possível contribuir com as habilidades socioemocionais e o protagonismo do aluno participante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A educação financeira e suas contribuições no planejamento familiar dos alunos da escola estadual de ensino fundamental Antônio Brasil.
    (2022-12-19) SILVA, Lidia do Espirito Santo da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    A pesquisa desenvolvida se propôs fazer uma análise da educação financeira e suas contribuições no planejamento familiar dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Brasil em Tomé-Açu/Pá. Sendo que o problema da pesquisa procurou saber quais as influências da educação financeira e suas contribuições no planejamento familiar dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Brasil? A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Brasil, situada na Rua Francisco Soares, Nº 311, Bairro Campina no município de Tomé Açu, onde a pesquisa foi motivada pela necessidade de saber aplicabilidade da matemática em relação a educação financeira desenvolvida em sala de aula e as influências no planejamento familiar dos alunos do ensino médio da escola. O objetivo geral da pesquisa buscou analisar a educação financeira e suas consequências dentro do planejamento familiar dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Brasil e os específicos busca identificar os principais conhecimentos matemáticos aplicados a educação financeira em sala de aula pelos professores, descrever as principais novidades são habilidades adquiridas pelos alunos após terem contato com a educação financeira e avaliar as consequências os conhecimentos matemáticos no planejamento familiar dos alunos. A fundamentação da pesquisa foi baseada nos autores Silveira (2019), Martins (2004) e Sampieri (2013). Nessa pesquisa utilizou-se como metodologia o desenho não experimental descritivo, dentro de uma abordagem quantitativa. A população do estudo é composta por 20 (vinte) professores desses 5 de matemática e 500 (quinhentos) alunos. A pesquisa analisou a educação financeira relacionada aos conhecimentos matemáticos e suas consequências no planejamento familiar dos alunos da escola estadual.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: uma revisão sistemática da literatura
    (2023-05-23) SANTOS, Debora Correa dos; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente estudo apresenta a importância de se trabalhar com a educação financeira e em especial com indexadores financeiros no âmbito escolar. O objetivo geral consiste no mapeamento das discussões sobre a educação financeira em ciências contábeis no período de 2018 a 2022 nos repositórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Universidade Federal do Pará – UFPA. O referencial teórico conta com o com o apoio de (SILVA, 2016), (BARRETO, 2019; COELHO, 2016), (AZEREDO; URIAS; CABRAL, 2018). No campo Metodológico utilizou-se a técnica de revisão sistemática para a realização da pesquisa descritiva, que teve abordagem prioritariamente qualitativa. 10 artigos são incluídos na avaliação sistemática da literatura após a aplicação dos critérios de exclusão de uma linguagem direta e clara, sendo cinco de cada instituição analisada. Em última análise, a educação financeira decorre do conhecimento de que é essencial que as pessoas se tornem mais conscientes das oportunidades e riscos associados a cada circunstância, no sentindo de que possam ter uma educação financeira mais plena e, consequentemente, alocar melhor seus recursos de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida para si. A proposta de um estudo desta natureza contribui para a comunidade acadêmica e o mapeamento da produção científica nacional, que pode servir de guia para quem busca material de pesquisa para estudos sobre educação financeira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Engenharia didática para os estudos de letramento matemático
    (2023-12-18) ARAÚJO, David Geandson da Conceição Bailão; ALMEIDA, Dulcirene Cunha; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente artigo é fruto uma análise qualitativa baseada em revisão bibliográfica tendo como proposta inicial compreender a estrutura da engenharia didática e do letramento matemático. O objetivo é analisar produções acadêmicas que trazem a temática da engenharia didática e do letramento matemático voltados a orientação do ensino e aprendizagem da matemática escolar. A metodologia acionada foi a pesquisa bibliográfica, adotamos um enfoque que envolve levantamento bibliográfico, leitura de artigos, seguindo a abordagem metodológica dialética. De acordo com Fonseca, a pesquisa bibliográfica é realizada. “[...] a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites (2002, p. 32).” Os resultados mostram que em conjunto, esses trabalhos fornecem uma visão abrangente, desde a construção teórica até a aplicação prática, destacando a relevância da engenharia didática no contexto do letramento matemático, essa análise aprofundada serve como ponto de partida para futuras pesquisas e práticas educacionais voltadas ao enriquecimento do ensino e aprendizado. Concluímos que a identificação dos principais elementos presentes nesses trabalhos proporcionou uma compreensão mais aprofundada das abordagens e propostas de letramento matemático sob a perspectiva da engenharia didática, a compreensão aprofundada da relação entre letramento matemático e engenharia didática capacita os professores a integrarem diferentes teorias pedagógicas, como a Teoria Antropológica da Didática (TAD), enriquecendo assim suas práticas educacionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino da matemática na pandemia: desafios e estratégias no ensino fundamental na cidade de Acará-PA
    (2022-09-02) CONCEIÇÃO, Neilton José Vaz da; COSTA, Daiana Fôro da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente artigo tem como objetivo investigar os desafios e dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática nas séries finais do ensino fundamental na cidade de Acará durante a Pandemia. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, delineada a partir da modalidade estudo de caso, dando destaque a reestruturação e adequação realizada pelos docentes para trazer uma educação de qualidade durante a pandemia do Coronavírus. O interesse em desenvolver o trabalho de pesquisa, surgiu devido às dificuldades e desafios que os professores tiveram que superar para desenvolverem o processo de ensino-aprendizagem em um ano atípico, onde as escolas foram desautorizadas a continuar as atividades presenciais. Participaram do estudo cinco professores que faziam parte do corpo docente da disciplina de matemática em quatro escolas que atendem o ensino fundamental de sexto ao nono ano na cidade de Acará. Optamos pela formulação de um questionário para coleta dos dados da pesquisa, buscando reunir elementos relacionados ao foco da pesquisa, como os desafios e estratégias do professor para o planejamento da disciplina nesse período, as ferramentas utilizadas para lhe auxiliar na prática de ensino, as estratégicas pedagógicas escolhidas a fim de adaptarem-se e reinventarem-se nesse novo modelo de ensino. A produção dos dados mostrou a importância e a viabilidade desse trabalho. Sendo assim, após a realização da análise dos dados, foi possível reconhecer a realidade vivenciada por esses professores durante a realização das aulas de matemática de forma remota que estava sendo desenvolvida desde o ano de 2020, possibilitando compreender a forma com que os educadores organizaram suas práticas, superando desafios e adquirindo novos conhecimentos que possibilitassem criar novas estratégias de ensino, podendo posteriormente ser inserido em suas metodologias, inovando as suas ações na docência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estudo dos triangulos no ensino fundamental: o teorema de Pitágoras e o uso do Tangram
    (2022-12-19) SILVA, Adelmo Luis Marques da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Desse modo o objetivo deste artigo foi conhecer os tipos e aplicabilidades dos triângulos no ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola do município de Acará (PA). Os objetivos específicos foram: classificar os triângulos conforme seus lados e aberturas angulares; identificar o triângulo retângulo quanto ás medidas: 3, 4 e 5; descrever o Teorema de Pitágoras, e sua relação com o uso do Tangram; e ainda construir o triângulo retângulo para marcar uma área na forma de um quadrilátero. Na metodologia da pesquisa buscou-se aplicar os tipos e aplicabilidades dos triângulos no ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola do município de Acará (PA) a fim de demonstrar a importância dos triângulos no conhecimento matemático. O trabalho demonstrou que o teorema de Pitágoras relacionado ao uso do Tangram não se trata apenas de um conjunto de equações para ser resolvidas, mas que ela pode estar inserida em várias situações, inclusive na construção civil (paredes, quartos etc), jogo de futebol (campo), e outros casos encontrados no cotidiano, que podem ajudar o aluno a compreender melhor os conceitos abstratos aplicando-os em casos práticos e visíveis.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática e a educação quilombola: uma revisão bibliométrica
    (2022-12-19) RODRIGUES, Vanderson Rezende; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O objetivo deste trabalho é mapear estudos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD com linha temporal de 2002 a 2022 na área de Ensino da Matemática que versem sobre a etnomatemática presente na educação quilombola. A etnomatemática detém maior valor aos conhecimentos adquiridos a partir das experiências de cada grupo, especificamente ao conhecimento matemático que resulta das vivências cotidianas dos alunos e é rico em significados para eles. Quanto aos procedimentos técnicos este estudo utilizará a pesquisa bibliométrica da literatura. Assim, o desenvolvimento deste trabalho se inicia por meio de pesquisa bibliométrica acerca da temática. A revisão demonstrou que ainda há pouca discussão sobre o assunto em vários âmbitos. Portanto, de acordo com os estudos revisados, essa realidade não é exclusiva da região norte e, com isso, é necessário políticas organizacionais que apoiem a admissão, a persistência e o crescimento de projetos de pesquisa para a área.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática e calendário agrícola da comunidade quilombola São Pedro
    (2022-02-24) OLIVEIRA, Hermes Reinaldo de; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Este trabalho de conclusão de curso de matemática tem como tema a Etnomatemática e o Calendário Agrícola da comunidade Ribeirinha e Quilombola São Pedro. É resultado de uma interação entre uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo cujo o objetivo é obter o entendimento de como funciona o calendário agrícola na prática da agricultura familiar desta comunidade, estabelecendo um período de plantio, de colheita e da quantidade de gêneros colhidos em determinada área, ou seja, quantidade de gênero que cada agricultor pode colher por tarefa, hectare ou alqueire plantado. O trabalho justifica-se pela pouca quantidade de pesquisa nessa área em que se junta a ciência e os saberes matemáticos de um povo. O foco centra-se em como os povos antigos mediam as coisas, em uma época rudimentar, como a matemática está presente no dia a dia das pessoas e como a etnomatemática pode ajudar a compreender os conhecimentos gerados nas comunidades ao longo dos séculos. A metodologia utilizada será a bibliográfica, quantitativa e documental; o levantamento de informações sobre o tema, validados por meio de análise dos resultados e as discussões. A contribuição fundamental desde estudo é mostrar que a produção de conhecimentos ocorre em todas as culturas humanas. A intenção é valorizar os conhecimentos produzidos pelas comunidades Ribeirinhas e Quilombolas, os quais vão contribuir para o enriquecimento do patrimônio matemático universal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A história da geometria e a importância de Arquimedes
    (2018-07-19) GOMES, Francenildo Pinheiro; BARROS, Osvaldo dos Santos
    Neste trabalho será abordado a história da matemática com ênfase na geometria até o período de Arquimedes (século III a.C.) focalizando Arquimedes, “o gênio de Siracusa”, e dois de seus principais trabalhos; o método da exaustão e a quadratura da parábola. A metodologia utilizada foi somente de caráter bibliográfico, tendo como objetivo mostrar um pouco da historia da matemática. Onde e como ela se desenvolveu e conhecer sobre as obras de Arquimedes um dos maiores matemático de todos os tempos, principalmente sobre o método da exaustão e a quadratura da parábola que apresentam uma complexidade semelhante ao calculo integral estudado hoje. Os estudos abordados sobre o método da exaustão e a quadratura da parábola mostram a grandeza do “gênio de Siracusa” que acredita se que serviu de base para o calculo integral e as definições de infinitos que conhecemos hoje, usados nas disciplinas de calculo nos cursos de matemática, física, engenharia e outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A historicidade da geometria e da astronomia a partir da cheia do rio Nilo
    (2022-09-01) DAMASCENO, Luana Campos; SILVA, Waldilene Mendes da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O artigo tem como tema alguns registros que tratam da Historicidade da Geometria e suas relações com a Astronomia a partir da medição de terras, no período da cheia do rio Nilo. Tem como objetivo geral, analisar a história da geometria e da astronomia: a partir da cheia do rio Nilo. E os específicos: identificar a historicidade da geometria e da astronomia a partir da cheia do rio Nilo; descrever como se deu o processo histórico da geometria e da astronomia a partir da cheia do rio Nilo; analisar processo histórico da geometria da astronomia e sua importância para humanidade. O artigo foi caracterizado pelo estudo exploratório, de modalidade bibliográfica. Com uma abordagem qualitativa, Enfoque crítico – dialético, pesquisa essa de cunho qualitativo. Foi possível entender, que a partir das enchentes do rio Nilo se deu início ao surgimento de uma geometria caracterizada pelo traçado de desenho de formas, fórmulas, cálculo de medidas de comprimento de área. Esse trabalho também ressaltou a importância do período de cheia do rio Nilo para o desenvolvimento das técnicas de medição (metria) de terras (Geo), além do que, as medições de tempo também foram muito importantes, uma vez que, se credita que os primeiros calendários surgiram no Egito, e sua criação foi devido à falta de parâmetros precisos de previsão nas épocas de plantio devido a cheia de rio Nilo. Como resultados desse estudo, esperamos colaborar para a ampliação de estudos da Geometria e da Astronomia, nas aulas de matemática, no Ensino Fundamental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os impactos da implementação do LEMAT na UFPA campus de Abaetetuba, numa perspectiva passado presente e futuro
    (2021-10-14) SANTOS, Fabiana Sardinha dos; VILHENA, Daniela Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/2173492005984000; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Por muitos anos a disciplina de matemática foi vista como uma matéria difícil, as dificuldades eram observadas nos alunos desde o ensino básico até o ensino superior e para sanar essas dificuldades de aprendizagem no ensino superior e capacitar ainda mais os discentes surgiu no campus de Abaetetuba o Laboratório de Etnomatemática da Amazônia Tocantina-LEMAT. Dentro dessa perspectiva vamos conhecer as ações, eventos e projetos de apoio e suporte oferecidos por esse laboratório que tem como objetivo evidenciar a cultura local e amparar e incentivar os discentes durante a graduação e para a formação continuada. Ainda nesta pesquisa vamos diagnosticar quais dificuldades os alunos de graduação enfrentam principalmente os que residem em outro município e de que forma ao instituição de ensino e o LEMAT têm interferido para amenizá-las.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância da utilização de jogos no ensino da matemática
    (2022-03-11) FERREIRA, Aleido Lima; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O ensino de Matemática, deve entre outras tarefas, proporcionar ao aluno aprimorar a sua capacidade de resolver problemas e/ou situações cotidianas, as quais lhe exijam um maior teor de raciocínio lógico e outras habilidades que lhe ajudarão na busca de soluções. Diante disso, este trabalho retrata uma pesquisa que teve como objetivo geral apresentar a importância do ensino da matemática por meio de jogos. Para isto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que possibilitou a compreensão de que a utilização de jogos na sala de aula contribui para a formação de um novo conceito de ensino, onde o aluno aprende de forma prazerosa, interagindo com o professor e seus colegas, desconstruindo o aspecto assustador que caracteriza e estereotipa muitas vezes a disciplina Matemática. Além disso, as informações adquiridas ao longo deste trabalho, permitiu que fosse possível propor alguns jogos capazes de contribuir com a metodologia do professor para trabalhar as habilidades necessárias na formação de um aluno hábil e conciso na resolução de situações-problemas. Também foi possível criar um plano de aula para demonstrar como seria uma aula em que o principal recurso metodológico fosse o jogo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jogo “sobe e desce”: operações matemáticas no 6º ano do ensino fundamental
    (2019-07-16) GOMES, Julielson Pinheiro; LIMA, Josicleide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6444996933605110; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Ao desenvolver o tema “JOGO DO SOBE E DESCE: OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL” para o referido trabalho busca utilizar metodologias diferenciadas a serem trabalhadas com os alunos da Escola Quilombola Santo André (anexo a Escola Benvinda de Araújo Pontes – Abaetetuba / Pará), que estão iniciando o 6º ano (ensino fundamental maior), procurando contribuir com as metodologias desenvolvidas em sala de aula, apresentam novas formas de abordagem da matemática, fazendo aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, principalmente na matemática, a qual está rotulada como disciplina de difícil compreensão e fora da realidade. Assim, oferecer subsídios práticos para que os alunos aprendam a disciplina de maneira satisfatória, a parti do Jogo Sobe e Desce, onde é o foco principal do trabalho. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma avaliação escrita com a turma do 6º B de 2017, com conteúdos matemáticos envolvendo as quatro operações fundamentais da matemática, onde se constatou uma grande dificuldade na resolução das questões. Em seguida ouve o acompanhamento da turma com oficinas utilizando o jogo matemático “Sobe desce”, buscando trabalhar as operações fundamentais, sendo que o material para a elaboração do jogo foi da própria localidade (bucha do miriti) envolvendo a cultura desses estudantes. Ao finalizar as oficinas realizou-se uma avaliação escrita, trabalhando com as mesmas questões realizadas na primeira avaliação, com o intuito de avaliar o desenvolvimento dos mesmos nas quatro operações. Assim, a proposta do trabalho é ajudar o aluno com os conteúdos que são enfatizados de cálculos com as operações fundamentais matemáticas, através de oficinas ministradas, para que este consiga assimilar e colocar em prática quando necessários tais conteúdos, com isso perder o medo pela disciplina citada, principalmente no início do ensino fundamental maior, 6º ano.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Matemática fundamental e conceitos de astronomia para alunos do 6º ano
    (2022-06-20) SANTOS, Rosana Cardoso dos; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    A astronomia é um vasto campo que vista o aprimoramento dos seres humanos como constituintes de um universo vasto. A investigação e o conhecimento na área da astronomia são cada vez mais ferramentas indispensáveis no nosso quotidiano. Portanto, a necessidade de transmitir conhecimento de forma eficaz aos alunos do ensino fundamental torna-se extremamente importante. Deste modo, este trabalho propõe a relação entre a matemática e a astronomia, como forma de interação multidisciplinar, com o objetivo de exercitar a aplicação de conceitos matemáticos, trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental, com objetivo de analisar as dificuldades de conteúdos relacionados a astronômicas e matemáticas por meio da atividade relógio de sol nas turmas do 6º ano do ensino fundamental. No desenvolvimento desse estudo destacou-se um pouco da história e da interação entre essas duas disciplinas. Para isso, elaborou-se atividades que mostram como se pode utilizar os conceitos trabalhados em cada uma dessas áreas, no processo de formação escolar dos estudantes do ensino fundamental. No decorrer deste trabalho, foi possível avaliar até que ponto assuntos relacionados à astronomia e novas tecnologias são de interesse dos alunos, concluindo, que é vantajoso usá-los como catalisadores para a construção do conhecimento científico matemático. Outro fator observado, foi que à medida que os alunos abraçam o processo de aprendizagem, o desenvolvimento de suas competências e habilidades ocorre naturalmente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática na resolução de problemas do cotidiano
    (2022-09-01) SILVA, Arlan Oliveira; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O objetivo geral deste trabalho foi investigar no ensino de Matemática as contribuições da Modelagem Matemática na resolução de problemas do cotidiano. Especificamente buscou-se contextualizar historicamente a modelagem matemática; conceituar e definir a modelagem na educação matemática e por fim verificar a aplicabilidade da modelagem matemática no cotidiano dos alunos. Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, cuja coleta de materiais e informações se deu a partir de artigos, livros, revistas e publicações científicas sobre este assunto. A análise foi descritiva, permitindo ao pesquisador reduzir a distância entre a teoria e os dados, buscando descrever determinadas características do fenômeno estudado. Os resultados demonstraram que a Modelagem Matemática é uma forma crítica e criativa de atuação na realidade do cotidiano, permite maior participação dos alunos e se mostra uma metodologia atual, aberta, flexível e dinâmica, sendo capaz de transformar as aulas de matemática em espaços de construção coletiva do conhecimento, feito de maneira significativa e agradável. Desta forma, é possível afirmar que já existem alternativas e possibilidades de experimentos que podem ser realizados dentro de sala de aula, mesmo havendo desafios, que sejam o de ultrapassar o estudo teórico como base única, e mostrar a aplicabilidade do conhecimento matemático a partir do diálogo, permitindo novas metodologias de aprendizagem em sala de aula, relacionando o conhecimento matemático ao cotidiano dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As mulheres e seus desafios frente ao mercado de trabalho
    (2022-12-19) ANDRADE, Vanessa Tenorio; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente trabalho trata das dificuldades que as mulheres enfrentam quando se veem frente ao mercado de trabalho e como essas ideias de segregação das mulheres se fazem presentes, também na formação inicial dos professores de Matemática, assim como nos espaços escolares. O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre a inserção feminina no mercado de trabalho e quais dificuldades estão implicadas nessa busca, principalmente em áreas consideradas impróprias para as mulheres como a matemática, por exemplo. Esperamos apontar elementos de análise e motivar discusões entre meninas e moças, mobilizando para a busca de formação acadêmica e profissional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções geométricas a partir da caixa tátil na educação infantil
    (2021-06-21) VELOSO, Eleilza da Costa; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Este trabalho trata de atividades desenvolvidas para introduzir conceitos de Geometria para alunos da Educação Infantil. Nosso interesse pela temática se deu a partir da compreensão de que os conceitos matemáticos não são trabalhados como alfabetização matemática, devido a fatores como: falta de compreensão dos professores e inadequação dos materiais didáticos. Nesse sentido, objetivamos introduzir os conceitos de igualdade e semelhança a partir do desenvolvimento das percepções visual e tátil, na manipulação de objetos geométricos e do cotidiano. Assim temos como objetivo: relacionar as estruturas das formas geométricas e sua nomenclatura, com as formas e nomes dos objetos do cotidiano, para introduzir os conceitos de classificação e comparação, com ênfase no desenvolvimento da percepção visual, tátil e cultural, através do uso da caixa tátil, como recurso didático. Para fundamentar nossas conjecturas quanto ao processo de aprendizagem, vamos trabalhar as teorias da cognição, as relações desenvolvidas pelos alunos para assimilar os elementos do cotidiano e suas interações sociais. Como desdobramento metodológico utilizaremos materiais compostos de miriti para introduzir os elementos culturais nas atividades escolares. Como resultados desse trabalho, esperamos contribuir para o desenvolvimento sensorial dos alunos e suas percepções geométricas dos espaços e utensílios do cotidiano.
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