Navegando por Orientador "BARROS, Diego Bil Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioteconomia como incentivo a educação e ressocialização da população carcerária: uma nova vertente do profissional bibliotecário(2016) GOMES, Lisnéa de Oliveira; BARROS, Diego Bil Silva; http://lattes.cnpq.br/1428563012039721A biblioteconomia como fonte disseminadora da informação, e orientadora educacional no trabalho de reeducação e ressocialização da comunidade intramuros, visa contribuir para uma participação mais ativa das práticas sociais biblioteconômicas aos usuários de bibliotecas prisionais. O presente estudo têm como objetivo geral, a perspectiva de poder ampliar a atuação do profissional bibliotecário ao contexto social, com fins de minimizar a sensação de isolamento, e o a ociosidade dessa comunidade tão excluída do acesso a informação, e cerceada na sua liberdade e, em seus direitos como cidadão. Reconhecer o que as leis asseguram a todos sem quaisquer distinções de classe, raça, origem, religião, dentre outros, o acesso as oportunidades de ensino e a qualificação profissional. Demonstrar aos profissionais da informação que existem vários campos diferenciados de atuação, e os quais requer capacitação especializada de acordo com o ambiente e o tipo especifico de usuários. Como metodologia adotou-se características descritivas com observações e coleta de dados através de questionários, com perguntas semiestruturadas aos sujeitos objetos em questão. Anteriormente foram realizados levantamentos das literaturas na área de biblioteconomia e correlatas. A sociedade e os governos devem repensar os modelos de aprisionamento existentes, pois, somente têm contribuído para o descontrole populacional do sistema prisional sucateado, e que não funciona como processo de ressocializar, porém, apenas de punição, isolamento do convívio social. Deveria haver mais investimento na prevenção, em políticas socioeducativas, oportunizar o indivíduo ao mercado de trabalho, através da qualificação, educação, melhorias salariais, dentre outros. As bibliotecas integradas a atuação do bibliotecário desempenhando papeis, como as já utilizadas práticas de leituras no cárcere têm sido de grande valia, principalmente no combate a baixa autoestima, pois, de acordo com relatos dos profissionais da educação prejudicam no aprendizado e desempenho das presidiarias em quaisquer situações que estejam envolvidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fontes de informação para pesquisa científica: um olhar acerca dos periódicos e um levantamento sobre as revistas científicas eletrônicas brasileiras vigentes em CI na BRAPCI 1972-2016(2016-09-30) SOARES, Sandra de Sousa; BARROS, Diego Bil Silva; http://lattes.cnpq.br/1428563012039721Enfatiza a importância dos periódicos científicos para a pesquisa científica desde seu início até o formato eletrônico, fazendo uma análise nos periódicos científicos impressos e eletrônicos brasileiros com ênfase na CI e um levantamento das revistas científicas eletrônicas na área da Ciência da Informação indexadas na Base de dados BRAPCI no período de 1972-2016, totalizando 33 revistas. Com isso, a pesquisa pretende disponibilizar – como produto para o leitor ou pesquisador – as fontes de informação dessas revistas científicas com base em informações pertinentes do ponto de vista do levantamento científico. Menciona, também, quais os tipos de fontes de informação científica existentes, suas características e conceitos de cada uma, os novos meios ou veículos utilizados para a divulgação das informações retiradas dessas fontes. Nessa direção, objetiva mostrar as mudanças que ocorreram o longo dos anos nos tipos de suportes informacionais usados para a divulgação dessas informações através dos periódicos científicos pela a comunidade científica. Assim, concluímos que os periódicos científicos tanto impresso quanto eletrônico vieram para somar e impulsionar a comunicação científica. Produzindo assim, novas perspectivas e conhecimentos para o futuro da sociedade principalmente a científica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Informação ambiental e educação ambiental: a inserção do bibliotecário nesse contexto(2016-12-18) SILVA, Mayco Klebersson Menezes da; BARROS, Diego Bil Silva; http://lattes.cnpq.br/1428563012039721Indica a importância do bibliotecário frente às questões ambientais com foco na Informação Ambiental (IA) e Educação Ambiental (EA) diante de seus respectivos contextos histórico até a atualidade de forma histórica e conceitual. Descreve cronologicamente os debates ambientais em difusos níveis, como: realização de conferências ambientais, cúpulas ambientais, outorga de normas, decretos e leis. Explana o papel do bibliotecário desde o surgimento da profissão em um contexto global e brasileiro com a temática da visão antiga e atual desse profissional, chegando ao debate da atuação do bibliotecário frente às questões socioambientais. Metodologicamente, a monografia se deu de forma exploratória com vista a construir hipóteses a partir de problemas levantados; bibliográfica por ser elaborado a partir de materiais já publicados, como livros, teses, artigos científicos, e; qualitativa, por não adotar dados estatísticos em seu escopo teórico e sim descrever um problema com objetivo de compreender o processo de mudança social. Os resultados concluídos indicam à responsabilidade social que o bibliotecário tem na atuação frente ao meio ambiente e na conscientização dos atores sociais no processo de tomadores de opinião diante a disponibilidade da IA e a na educação continuada da EA.