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Navegando ICED - Instituto de Ciência da Educação por Orientador "BASYCHES, Márcio"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Crossfit: abordagem metodológica dos seus professores da cidade de Belém do Pará(2019-01-08) SANTOS, Marcos Moraes dos; BASYCHES, Márcio; http://lattes.cnpq.br/5814447118114784Este trabalho vem explorar a metodologia utilizada pelos coaches de Crossfit com relação à transmissão de conhecimento acerca da modalidade aos alunos / atletas. A investigação foi realizada por meio de uma entrevista estruturada respondida por alguns coaches que atuam em Belém do Pará a fim de identificar se as metodologias empregadas no ambiente escolar também estão sendo abordadas na modalidade Crossfit em função do cenário atual. A questão problema do trabalho é saber se as metodologias do âmbito escolar são utilizadas pelos Coaches de Crossfit durante suas aulas / treino. A criação da modalidade Crossfit antecede a atuação do bacharel em Educação Física no mercado de trabalho. Inicialmente os professores que estavam atuando como coaches eram exclusivamente licenciados, o cenário mudou e atualmente há uma demanda de bacharéis que também atuam como coaches de Crossfit. A investigação demonstrou que apesar deste novo cenário, com diferença na formação entre licenciados e bacharéis, houve a constatação de uma proximidade nas metodologias empregadas no ambiente escolar também na modalidade Crossfit.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores motivacionais relacionados à prática de atividade física de universitários atletas amadores(2019-12-16) OLIVEIRA, Matheus Mácola Mac Dowell de; BASYCHES, Márcio; http://lattes.cnpq.br/5814447118114784O presente estudo identificou fatores motivacionais relacionados à prática de atividade física em atletas amadores universitários através da Escala de Motivação à Prática de Atividades Físicas Revisada (MPAM-R), traduzida e adaptada para o português. Houve a participação de 19 indivíduos de ambos os sexos praticantes nãoremunerados de atividade física, com idade média de 24 ± 4,5 anos, todos graduandos da Universidade Federal do Pará, campus Belém. As dimensões motivacionais Saúde, Diversão e Competência foram as que demonstraram maiores escores médios, independente do sexo, forma de atividade física realizada (individual ou coletiva) ou frequência semanal de realização desta por parte dos indivíduos. Em relação à dimensão Social, este estudo aponta possível correlação entre os escores médios e a forma de atividade física, sendo maior em atividades coletivas do que individuais. Conclui-se que ambas as motivações intrínsecas e extrínsecas possuem relação com as atividades físicas realizadas e, portanto, devem ser estimulados conjuntamente para melhor satisfazer as necessidades de curto e longo prazo dos praticantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática de atividades físicas e esportivas na adolescência como estratégia no combate à obesidade(2018-12-10) RIBEIRO, Udson Mychel do Nascimento; BASYCHES, Márcio; http://lattes.cnpq.br/5814447118114784Para uma vida saudável, é necessário ter bons hábitos alimentares e praticar exercícios físicos ou qualquer atividade que tenha como principal objetivo o movimento corporal; isso vale para todo e qualquer indivíduo. Porém, quando se está na fase de transição, ou seja, quando está entrando na adolescência, o indivíduo passa por transformações que irão mudar o corpo e, consequentemente, a mente. Este trabalho, propõe uma discussão acerca da obesidade entre adolescentes e dos maus hábitos alimentares que fazem parte da vida da grande maioria dos brasileiros com o propósito de incentivá-los à prática de atividades físicas e esportivas e contemplar os benefícios que ela irá lhes proporcionar. Para a coleta de dados, além da observação, foi aplicado um questionário com um grupo de 25 adolescentes. Diante disso, a metodologia utilizada foi muito importante levando em consideração a realidade desse público geralmente influenciado pelas mídias sociais e pelos fast foods, alimentos que muitas vezes os deixam mais propensos ao sedentarismo e à obesidade. Como resultado, foi possível constatar que os hábitos alimentares e a prática de atividades físicas pelos adolescentes entrevistados são cultivados, apontando assim uma preocupação com a própria saúde e com sua qualidade de vidaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso do marketing pelo personal trainer e suas estrategias de mercado(2019-03-07) MARQUES, Tiago Machado; BASYCHES, Márcio; http://lattes.cnpq.br/5814447118114784O Personal Trainer, se desdobra para suprir as demandas de sua carreira, tais como: propaganda, fidelização e investimentos. O estudo tem por objetivo compreender a utilização de estratégias de marketing na captação e retenção de clientes por Personal Trainers atuantes em academia de médio porte da cidade de Belém. Bem como: a) definir como se dá a relação Personal Trainer e cliente dentro do contexto das estratégias; b) identificar as ferramentas mais eficientes quanto ao custo-benefício; c) pontuar o atual cenário acerca do esclarecimento sobre marketing. Trata-se de uma pesquisa exploratória de análise qualitativa dos dados obtidos através do questionário contendo 33 questões pertinentes ao perfil, atendimento, precificação, estratégias e conhecimentos acerca do marketing. Constatou-se que os Personal Trainers se valem de estratégias como: a) diversificação dos espaços na realização do atendimento, embora a maioria atue em academias; b) realizam promoções para alunos antigos ou quando há adição de alunos; c) uso de banco de dados para agregar valor e responsabilidade ao serviço; d) estimula e participa junto ao aluno de eventos esportivos. A divulgação de seu serviço se dá de maneira mais eficiente em redes sociais (Instagram e Facebook), onde apresentam resultados mais satisfatórios em relação ao custo-benefício. Registrou-se que uma boa parcela da amostra diz ter referências sobre marketing, mas esses dados deixam a desejar quanto referentes a boas noções de marketing tidas pelos Personal Trainers. Conclui-se que é preciso ter mais propriedade do uso das estratégias de marketing pelo Personal Trainers para que obtenham resultados mais satisfatórios dentro da complexidade que é a sua atuação.