Especialização - NAEA
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Navegando Especialização - NAEA por Orientador "FERREIRA JÚNIOR, Amarildo"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Arena pública e patrimônio cultural: Praça do Carmo Belém/PA, no contexto das manifestações culturais Auto do Círio e Arrastão do Círio(2016) ANDRADE, Helly Tayana de Souza; FERREIRA JÚNIOR, Amarildo; http://lattes.cnpq.br/9953932663981319A pesquisa traz a discussão de arena pública e patrimônio, com o objetivo de compreender as relações sociais e as formas de uso que os atores atribuem a Praça do Carmo, investigou também como se dão as Arenas Públicas em função das manifestações culturais ocorridas na Praça do Carmo e extensões do centro histórico. Para fomentar asdiscussões de arena pública em um espaço público e tombado utilizaram-se como metodologia, técnicas de coleta de dados: como observação direta e anotações em caderno de campo, pesquisa bibliográfica e documental e aplicou-se um roteiro de entrevistas. A partir dessas técnicas foi possívelchegar aos resultados apresentados neste trabalho: dentre as lógicas de engajamento apresentadas por Cefai; Veiga e Mota (2011) destacaram-se as lógicas de coesão social e de realização pessoal, a de coesão como um propagador de senso de cidadania e chama a atenção para os direitos e deveres daqueles que compartilham do espaço da Praça do Carmo, o de realização pessoal apresenta-se como fonte de motivação para os entrevistados participantes das manifestações culturais Auto do Círio e Arrastão do Círio; as formas de uso do espaço público gera conflitos pois conforme os autores Cefai; Veiga e Mota, nesse processo estão envolvidas uma série de efetividades, sensibilidades e moralidades coletivas; envolve experimentações de sentimentos de amor, de ódio, de medo, de injustiça, de esperança, de fatalidade, de entusiasmo e de transtorno, que já são formas de definição de situações sociais e que já tocam o senso comum(Cefaï; Veiga e Mota 2011, p. 31); e é por esse motivo que o processo de publicização é muito importante, pois é nesse momento que todos os agentes envolvidos irão expor a situação problema e discutir possíveis soluções para ela e como foi identificado isso acontece na Praça do Carmo mediante reuniões entre comunidade, organizadores das manifestações culturais autoridades competentes. Dessa maneira as considerações finais abarcam os conceitos de Lefeve (2006), o qual debruça sobre a ideia de espaço concebido que seria aquele que o poder publico sistematicamente projetou, espaço vivido que aquele o qual se caracteriza pela apropriação da comunidade quem vem a dar formas de uso não projeta sistematicamente para aquele local e o espaço percebido que a espaço caracterizado pela apropriação das manifestações culturais; a pesquisa pode concluir também amparada pela bibliografia de Goffeman (2010), que o Círio de Nazaré pode ser compreendido dentro do conceito de ocasião social, dentro dessa analise as manifestações culturais podem se interpretadas como situações sociais e por fim o conjunto de dois ou mais membros realizando uma ação ou atividade dentro das situações sociais, caracterizam ajuntamentos sociais. Dessa maneira foi possível analisar os conflitos que se dão em prol do uso do espaço da Praça do Carmo que dão margem para as arenas públicas e desencadeiam uma serie de situações problemas, que necessitam de discursões para fundamentarem seus discursos para manterem a presença de todas as partes interessadas, discursos esses que estão atrelados ao patrimônio, à cultura e a cidadania.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A Festa do patrimônio intercultural: patrimonialização e transformações das festividades do Glorioso São Sebastião nos Marajós(2016) GOMES, Layane Rayssa Gaia; FERREIRA JÚNIOR, Amarildo; http://lattes.cnpq.br/9953932663981319Esta pesquisa aborda as Festividades do Glorioso São Sebastião, que ocorrem em 14 municípios da mesorregião do Marajó, as quais foram inseridas no Livro de Celebrações do Iphan em 2013, se constituindo como um bem cultural imaterial brasileiro reconhecido e em processo de salvaguarda. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, baseada em técnicas de coleta de dados qualitativas, que tem por objetivo identificar as transformações ocorridas nas festividades a partir de seu registro. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo em janeiro de 2016, durante as festividades em dois municípios que representam os diferentes Marajós: São Sebastião da Boa Vista, que está localizado no Marajó das Florestas, e Cachoeira do Arari, localizado no Marajó dos Campos. O foco da pesquisa foi ouvir os detentores do patrimônio, suas alegrias e dificuldades na organização e desenvolvimento das festividades, para posteriormente, analisar o processo de registro e o planejamento das ações de salvaguarda pelo Estado. Neste sentido, apresenta as ações de salvaguarda das festividades já implantadas, destacando o papel do Iphan na salvaguarda do patrimônio imaterial. Analisa, ainda, de que modo o registro e ações de salvaguarda alteraram as simbologias e práticas desenvolvidas nas festividades. Como resultado, observaram-se os diferentes níveis de conhecimento e instrumentalização da política pública de proteção do patrimônio por seus detentores. Como também, as diferentes configurações e simbologias que as festividades tomam, se constituindo como um patrimônio intercultural.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A Festa do Peixe como Patrimônio do Povo Aikewara, São Geraldo do Araguaia no Estado do Pará(2016) Teixeira, Thomas Rafael Alves; FERREIRA JÚNIOR, Amarildo; http://lattes.cnpq.br/9953932663981319Nesse estudo objetivei compreender o sentido da Festa do Peixe para os Suruí Aikewara, da Aldeia Sororó, no estado do Pará. Para tal realizei uma descrição desse ritual e em seguida verifiquei como abordaria a questão do patrimônio dentro do conflito que permeia essas relações. Realizei uma pesquisa de campo, com dados coletados a partir de entrevistas realizadas com os alunos da turma Suruí Aikewara do curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Obtive consideráveis informações que possibilitaram entender a importância que esse ritual tem para os Aikewara e qual a ideia que eles têm de patrimônio. Percebi que os conflitos são perenes, pois estão no cotidiano da aldeia, então para analisá-los utilizei categorias como ressignificação de García Canclini (2008), processo ritual de Turner (1975) e patrimônio cultural proposta por Gallois (2011). Verifiquei que a Festa do Peixe, como outros rituais, exerce um importante papel de transmissão intergeracional da cultura Aikewara, onde os mais velhos assumem papel fundamental no repasse dos saberes necessários a sua realização