Graduação - CANAN
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Navegando Graduação - CANAN por Orientador "BRITO, Adilson Júnior Ishihara"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma “adesão” em tempos de ditadura: arte de memória histórica nas comemorações do Sesquicentenário da Independência Brasileira no Pará(2022-12-13) ARAÚJO, Beatriz Paiva de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O presente artigo tem por objetivo problematizar a construção da memória histórica da “Adesão do Pará à Independência do Brasil” pela política cultural da Ditadura Militar. Partindo de pesquisas documentais, monumentais e de relatos orais, será analisado e exposto de que forma os festejos cívicos, em particular o Sesquicentenário da Adesão do Pará, alcançou a memória coletiva, e mais a ainda fomentou uma memória histórica do processo de Adesão em 1823 como marco fundador da integração do Pará à nação brasileira, relacionando no mesmo sentido com o presente que o governo na Ditadura militar na década de 1970 quis propagar e difundir o sentimento de nação, no qual o país patriota que se opunha a qualquer ameaça de “comunismo” no país, viu nas comemorações uma forma de amenizar os conflitos existentes no presente repleto de tortura e repressão, fazendo prevalecer a imagem do Brasil que alcançou o “milagre econômico” a partir do regime autoritário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A data magna paraense nas dinâmicas da globalização: "performatividade" e o esquecimento sobre o dia 15 de agosto no ensino e no espaço escolar(2021-06-30) GUIMARÃES, Athos Matheus da Silva; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O objetivo deste trabalho é expor os resultados obtidos na investigação sobre o esquecimento da “Adesão do Pará à Independência do Brasil” no ensino e no espaço escolar. A primeira abordagem deste trabalho foca na perspectiva das dinâmicas entre o global e o local como influências nas transformações da educação brasileira, remodelando o sistema educacional brasileiro para uma percepção performativa sob os discentes, e que propicia influências no planejamento e no desenvolvimento de aulas sobre o local. A segunda abordagem trabalha com o esquecimento sobre memórias históricas locais em espaços escolares de nível médio a partir da presença de avaliações externas. O espaço escolar utilizado para essa investigação foi a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Antônio Gondim Lins, localizado no município de Ananindeua/ PA. Analisamos os documentos fornecidos pela direção da escola, como o Programa Político Pedagógico (PPP) e os livros didáticos usados por esta instituição, com o objetivo de analisar o histórico desta instituição, como também a escolhas de materiais e seus conteúdos que foram aplicados em sala de aula. Aplicamos questionário nas turmas deste estabelecimento para realizar uma observação quantitativa sobre o conhecimento destes discentes sobre a Data Magna, como também uma análise qualitativa sobre o envolvimento destes alunos e da escola com este feriado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano(2023-12-20) MORAIS, Núbia Alfaia de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515Este trabalho investiga a implementação da Lei 10.639/03 no espaço escolar e municipal, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas brasileiras, e sua influência na abordagem da história e cultura afro-brasileira em livros didáticos de História, com foco em uma análise de caso da Editora FTD. O estudo analisa como essa legislação impactou a representação da história e cultura afro-brasileira em livros didáticos do 8º ano, buscando identificar avanços e desafios na inclusão desses conteúdos e dessas abordagens étnico-raciais. Ao tomarmos o livro didático como objeto de estudo partimos do entendimento que o mesmo não é neutro no ensino escolar ou seja através dos seus conteúdos podem ser disseminados sistemas de culturas e valores para corrobora com a pesquisa foi realizado entrevista com uma docente no ensino de História os resultados indicam avanços em relação a edições anteriores, mas ainda revelam estereótipos e uma ênfase na abordagem racialmente branca e eurocentrada. Conclui-se que, embora o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tenha potencial para promover uma educação mais inclusiva, no que tange à Educação para as Relações Étnico-Raciais, ele não substitui a necessidade de professores engajados e materiais complementares para abordar de forma mais eficaz as relações étnico-raciais no ensino de História.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Racismo e Ensino de História: uma experiência de Ensino na Educação Básica(2023-12-18) SILVA, Josué Pamplona da; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956Intrínseco nas estruturas da sociedade brasileira, o racismo por vezes manifesta-se não apenas de maneira direta e perceptível, através de discriminações, mas sim nas sutilezas do cotidiano. Nesse sentido, assim como em outras instâncias, o mesmo está presente nas escolas brasileiras, o que eventualmente acaba por ser naturalizado devido à falta de percepção da sua gravidade e impacto na vida dos educandos. Dito isso, o presente Trabalho de Curso tem por objetivo discutir uma experiência de ensino antirracista, ancorada na lei pela Lei 10.639/2003 mais tarde, ampliada para a Lei 11.645/2008, realizado com estudantes da 2ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Celeste, localizada no município de Ananindeua. Tal experiência, que se organizou em etapas, teve início com um questionário socioeconômico, objetivando conhecer o público alvo, o que, foi de extrema importância no desenvolvimento do plano de ensino pensado sobre os temas norteadores: raça e racismo, racismo na história, racismo e cultura, desigualdade e sociedade etc. A metodologia de trabalho foi estruturada como o uso de fotografias que circularam nas redes sociais nas últimas décadas, que retratam, de maneira direta ou indireta, a presença do racismo no cotidiano da população brasileira, assim como, discussões fundamentadas por textos bases, como Silvio Almeida, Frantz Fanon etc. o qual foram utilizados como referências para a devida discussão a respeito do Racismo. Ao final, apresenta-se considerações a respeito da elaboração de um mural, pensado e produzido pelos educandos, para a comemoração do dia 20 de novembro, o qual destacaram através de fotografias algumas personalidades negras que se tornaram símbolo de resistência contra o racismo. Tal elaboração foi produto da oficina “Personalidades Negras e a luta contra o racismo”, cujo objetivo era o de debater a respeito de diferentes sujeitos que lutaram e lutam contra o racismo.