CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba
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O Campus Universitário de Abaetetuba, também, conhecido como Campus do Baixo Tocantins, foi implantado em 1987, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Profº. José Seixas Lourenço.
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Navegando CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba por Orientador "ASSUNÇÃO, Mariza Felippe"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Adoecimento docente: um estudo com professores e professoras de séries iniciais no município de Acará/PA(2024-07-17) FÔRO, Maria Marcilene dos Santos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O trabalho docente em função das transformações da sociedade, exige que os professores e professoras, sejam profissionais competentes e comprometidos com o seu trabalho, e essa série de exigências está tornando a vida desses profissionais um tanto quanto difícil por conta da intensa jornada diária de trabalho ao qual são submetidos, e com isso percebe-se que muitos docentes estão adoecendo em função do exercício de ensinar. Em vista disso, este artigo visa realizar um estudo sobre o adoecimento dos trabalhadores docentes de séries iniciais da rede Pública de Ensino do Município de Acará. O objetivo geral consiste em: Compreender que fatores relacionados à prática profissional podem interferir no adoecimento docente do município de Acará/Pa. Com relevância aos seguintes objetivos específicos: Discutir sobre adoecimento no trabalho e profissão docente; Investigar o quantitativo de professores afastados da sua função por adoecimento e as causas desse adoecimento; Analisar os reflexos do adoecimento docente na prática escolar. A pesquisa foi realizada nas seguintes etapas: A priori houve a realização da pesquisa bibliográfica para entender e conhecer melhor o tema, em outra etapa foi realizada uma pesquisa exploratória, em busca de coleta de dados junto à secretaria municipal de educação do município de Acará referente a quantidade de professores que são afastados de seus locais de trabalho por conta de seus problemas de saúde, fazendo relevância a quais problemas são mais comuns entre os profissionais docentes. Os dados disponibilizados neste artigo foram fornecidos de forma espontânea pelo servidor público da secretaria municipal de educação, o qual receberá uma identificação fantasia, pois a pessoa não quer ser identificada por seu nome original, fato este que foi acordado através da assinatura de um documento confirmando o sigilo de sua identidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A atuação do profissional de pedagogia no CAPS AD de Abaetetuba-Pará(2024-06-19) PINHEIRO, Luciele Belém; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente artigo busca mostrar a importância da atuação do profissional de pedagogia em um ambiente não escolar, concentrando o estudo no CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), com destaque para o papel do pedagogo em uma equipe multidisciplinar que visa a inclusão de pessoas em sofrimento psíquico em decorrência do uso de álcool e drogas. As questões que nortearam o estudo foram: Qual a importância social do CAPS ad e das equipes multiprofissionais? Qual a função do pedagogo nas dependências do CAPS ad? Como se dá a relação entre saúde mental e a pedagogia? O objetivo geral do trabalho é analisar como se dá atuação do profissional de pedagogia no CAPS ad de Abaetetuba, bem como o desenvolvimento das atividades realizadas no local com os pacientes em tratamento, demostrando a transcendência do acompanhamento pedagógico. Os objetivos específicos do trabalho são: Discutir a importância social do CAPS ad e da atuação das equipes multiprofissionais, analisar a atuação profissional do pedagogo no CAPS ad e compreender a relação entre saúde metal e o profissional da Pedagogia. A metodologia utilizada na pesquisa teve como base uma a abordagem qualitativa, essa que permite uma compreensão mais aprofundada das experiências dos participantes, combinada a pesquisa bibliográfica que possibilita a fundamentação teórica do trabalho, como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, a fim de ampliar a compreensão sobre a atuação do profissional de pedagogia no CAPS ad. Como resultados, entende-se a transcendência do acompanhamento pedagógico para as pessoas em tratamento no CAPS ad de Abaetetuba-Pará, haja vista esse acompanhamento visa através de atividades que possuem fins terapêuticos possibilitar a reabilitação, fortalecer a socialização, o desenvolvimento social e a promoção de qualidade de vida das pessoas que se encontram em sofrimento psíquico em decorrência do uso de álcool e outras drogas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental da escola Dr. Vicente Maués em Abaetetuba-PA(2019-03-25) RIBEIRO, Luciana Helena Gomes; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250A avaliação da aprendizagem precisa está vinculada de maneira contínua e processual ao cotidiano escolar, com a intenção de melhorar o processo de ensino/aprendizagem, promovendo reflexões permanentes que ajudam a alcançar os objetivos do professor e do aluno na construção do conhecimento. Para isso existem inúmeros instrumentos avaliativos que podem ser usados para auxiliar o professor no alcance dos objetivos propostos, proporcionando uma avaliação formativa. O presente trabalho tem por objetivo compreender as práticas avaliativas presentes em uma turma de 3º ano do ensino fundamental; analisar as concepções de avaliação compreendendo sua dimensão e suas implicações na prática avaliativa; observar as práticas de avaliação; investigar os instrumentos de avaliação presentes no cotidiano de sala de aula de uma escola pública de ensino fundamental; Para fins de análise, optou-se por uma investigação qualitativa, por entender que esta é a forma mais adequada para atingir os objetivos propostos. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, explicitando as concepções de vários autores que discutem sobre o tema avaliação, através livros, artigos científicos e periódicos. A coleta de dados foi realizada em uma escola pública de ensino localizada no município de Abaetetuba-Pará, junto aos alunos e professora do 3º ano do ensino fundamental, utilizando observações e questionário como instrumentos de coleta de dados. A avaliação não deve ser produto final, mas deve ser diagnóstica, com a intenção de sempre verificar o que o aluno já sabe, possibilitar traçar objetivos, refletir que instrumentos avaliativos poderá ser utilizado para alcançar esses objetivos, e também de uma avaliação que seja de fato formativa, processual, contínua, que visa o acompanhamento do aluno sempre fazendo essa associação entre avaliação diagnóstica e avaliação formativa com o intuito de fazer com que o aluno aprenda, verificar o porquê que o aluno não está conseguindo aprender.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Condição docente e adoecimento: pela não interdição do debate(2023-07-05) RAMOS, Vanessa Parente; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente texto discorre sobre aspectos do Trabalho Docente a partir de dois conceitos: condição e o adoecimento docente, em uma escola do município de Abaetetuba-PA. Tem por objetivo analisar a condição docente dos sujeitos em estudo, singularidade do adoecimento e como ocorre a assistência a saúde dos profissionais da Rede Municipal de Educação sob a ótica de duas docentes. O referencial teórico se apoia em Oliveira (2010) para discutir a profissão docente, Izabel Reis (2012) para compreender o adoecimento docente e Assunção e Oliveira (2009) para tratar da intensificação, saúde e condição docente. A metodologia empregada foi de base qualitativa de natureza exploratória, com pesquisa bibliográfica e de campo, tendo por instrumento entrevista semiestruturada realizada com duas docentes. A partir da análise empreendida foi possível constatar que o adoecimento docente das entrevistadas não é fruto das atividades da profissão, todavia o agravamento da doença está relacionada com a condição docente, considerando que a escolha de função para readaptação no ambiente de trabalho é efetivado de forma aleatória e não considera as particularidades de cada doença. Além do mais, a Secretaria de Educação não dispõe de núcleo especifico para assistir os profissionais em adoecimento, sendo tal tarefa realizada pelo setor de Recursos Humanos do referido órgão, além de não fornecer plano de saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições científicas em pedagogia empresarial: um estudo sobre atuação do pedagogo nas instituições(2019) CAVALHEIRO, Brenda Suellen Dias; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Esse trabalho de conclusão de curso foi construído objetivando conhecer as contribuições acerca do tema pedagogia empresarial nos aspectos que tangem principalmente a atuação profissional, além de agregar outros pontos relevantes como a importância de sua atuação e as dificuldades enfrentadas para sua colocação no mercado de trabalho, tendo em vistas as principais mudanças ocorridas na gestão de pessoas no ambiente empresarial com o advento da chamada Era do Conhecimento. Para estudo dessa atuação a pesquisa contou com a análise de três obras especificas no tema, além de uma pesquisa regional buscando compreender como se dá essa inserção profissional. Os resultados foram satisfatórios aos objetivos, foi possível compreender que essa atuação profissional não se desvincula do caráter educativo e busca primordialmente treinar e desenvolver os colaboradores, além de oferecer um ambiente mais saudável dentro das corporações. Contudo é possível concluir que a atuação do pedagogo empresarial é de grande relevância no ambiente organizacional onde se busca melhorias através do capital intelectual dos seus colaboradores, que é o mais valioso capital na atual Era do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os desafios da docência no ensino remoto emergencial(2023-06-23) PINHEIRO, Christian Gomes; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Este artigo tem como título “Os Desafios da Docência no Ensino Remoto Emergencial”, sendo resultado de pesquisa de campo realizada em uma escola pública de nome fictício “Escola de Ensino Infantil e Fundamental Estrela Cadente”1, situada em um município da Mesorregião Metropolitana de Belém, Norte do Brasil. A pesquisa possui caráter qualitativo e exploratória, contando com um histórico das medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19, que resultaram na retomada das atividades escolares na modalidade de ensino remoto, além de contar com o relato de três professoras que trabalharam em diferentes turmas durante o período de pandemia, obtidos através de perguntas semiestruturadas relacionadas ao trabalho docente no período de pandemia. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é de identificar os principais desafios enfrentados pelo corpo docente da instituição investigada, além de analisar de que forma o trabalho docente ocorreu. A pesquisa constatou que as principais dificuldades enfrentadas pelas docentes foram no uso da plataforma de ensino online e o difícil acesso por parte dos alunos, forçando as profissionais a recorrerem a outros métodos para a realização das atividades remotas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar: a ação do pedagogo na brinquedoteca hospitalar(2024-07-02) SILVA, Rodrigo Barra da; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O objetivo desta pesquisa foi investigar sobre o direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar, juntamente com a ação do pedagogo no contexto da brinquedoteca hospitalar. A pesquisa busca contribuir com os discussões referentes as interfaces onde o profissional de pedagogia pode atuar, e principalmente o direito à educação de qualidade das crianças e adolescentes. O artigo argumenta também, a colaboração desse profissional com a equipe médica, influenciando na melhoria do tratamento da criança, através da intencionalidade pedagógica do brincar de forma lúdica. Para construção desta pesquisa de análise bibliográfica, foram realizadas buscas através do site Google Acadêmico, a respeito de artigos já publicados sobre a temática. O aporte teórico da leitura, baseia-se nos artigos de Cury (2002), Fontes (2009), Lima e Paleologo (2012), Brito e Perinotto (2014), Paula e Foltran, Angelo e Vieira (2010). Como resultado desta pesquisa, percebe-se que ainda há ausência de materiais científicos referentes a esse tema e corrobora a desinformação dessa temática, e a importância do comprometimento para que sejam alcançadas melhorias decorrentes a estudos científicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A docência e organização do trabalho em uma escola multisseriada no município de Acará – PA(2019-12-16) ANDRÉ, Maria Elieni Cardoso de; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Esta pesquisa discorre sobre a docência e organização do trabalho de uma professora em uma escola multisseriada situada no espaço campesino em uma área ribeirinha no município de Acará (PA), visando quais práticas esta utiliza para desenvolver o trabalho docente e se há relação com o contexto local, fazendo uma análise sobre a educação almejada para o campo, visto que a Organização do Trabalho Docente é uma ferramenta indispensável para ordenar os trabalhos a serem realizados na escola numa perspectiva de alcançar os objetivos pretendidos. É uma pesquisa de natureza empírica e bibliográfica, que incorporou além de referenciais teóricos relativos ao tema, observações das práticas da docente em sala de aula bem como a relação entre educadora e educandos. Os enlaces da pesquisa apontam uma prática docente diferenciada que abarca os sujeitos daquela localidade, incorporando ao currículo seus modos de ser e viver. Haja vista, a importância de analisar como ocorre o ensino na classe multisseriada, levando em consideração a realidade cotidiana dos alunos, assim como verificar as metodologias utilizadas para aquisição do ensino e aprendizagem desses educandos. É necessário compreender que o ensino em classes multisseriadas busca manter a identidade cultural e autonomia que existe entre os sujeitos que ocupam aqueles espaços. Para embasar teoricamente nossos escritos, buscamos alguns autores que nos foram apresentados ao longo da formação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, são eles: Arroyo (1999, 2013), Benjamin (2000), Fernandes (1999), Hage (2005, 2011, 2015), Molina (2012), Silva (2006, 2009) e outros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os efeitos da pós pandemia na saúde mental de professores do ensino médio: um estudo realizado com docentes no município de Acará(2024-06-19) OLIVEIRA, Tiffany Souza de; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente artigo tem como finalidade tecer discussões e reflexões acerca da saúde mental de docentes do ensino médio na pós pandemia. O objetivo é analisar os depoimentos de professores que atuam em uma Escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de Acará-PA, para constatar os impactos da pandemia em sua vida profissional e saúde mental. A abordagem adotada é a pesquisa qualitativa, e o tipo de pesquisa é o estudo de caso, visando o aprofundamento do fenômeno estudado. A pesquisa bibliográfica e os relatos dos professores de ensino médio revelaram que existem sequelas em suas vidas causadas pela pandemia, tanto no seu trabalho docente quanto em sua saúde mental, afetadas pela rápida imersão que fizeram no ensino remoto emergencial. A falta de apoio e recursos para desenvolver seu trabalho durante a pandemia, o aumento das demandas de trabalho e as dificuldades em amenizar os danos que a pandemia causou em seus alunos, corroboraram para o aumento de seus níveis de estresse, cansaço e desgaste mental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre perspectivas e desafios: atuação do pedagogo/a na classe hospitalar(2021-02-22) CARVALHO, Aurilene de Jesus Costa; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Este estudo buscou evidenciar os desafios e perspectivas acerca da atuação do/ pedagogo/a na classe hospitalar. Objetivo central deste estudo se pautou em compreender a atuação e papel do/a pedagogo/a em classe hospitalar. Para tanto, utilizamos como artifício de investigação a pesquisa bibliográfica na perspectiva qualitativa, no qual foi realizado uma análise teórica-metodológica a partir da releitura das principais pesquisas que publicizam dados e informações pertinentes aos trabalhos pedagógicos no âmbito dos hospitais. Desta forma, o trabalho foi subsidiado a partir das contribuições teóricas de alguns decretos e autores Brasil(2002), Matos (2010), Mugiati (2006), Fonseca(1999, 20030) Ribeiro (2012) e entre outros que foram de suma importância para concretização deste estudo A referida pesquisa encontra sistematizada em três ensaios que trazem apontamentos acerca dos desafios e perspectivas do pedagogo nas classes hospitalares. Sendo que as DCNs da Pedagogia (BRASIL, 2006) salienta que o curso visa formar o pedagogo para atuação em espaços escolares e não escolares, no entanto, é notório que a formação de professores é priorizada para o espaço escolar, no entanto, a pedagogia hospitalar que se constitui enquanto uma área da docência bastante relevante, em muitos casos é negligenciada. Desta forma, são encontrados alguns desafios da docência na Pedagogia hospitalar, como o direito negado, desvalorização profissional da Pedagogia Hospitalar; processo emocionais relacionados ao sofrimento e morte dos pacientes-estudantes; ausência da estrutura física e de profissionais qualificados, haja vista que a formação continuada não é oportunizada, promovida e instigada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Escola do campo e família: uma interação necessária(2019-12-16) GÓES, Ivana Cunha; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Este trabalho apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar a participação da família no processo de Escolarização de Adolescentes nos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Eduardo Angelim II” na comunidade Boa Esperança Município de Acará-PA. Para alcançar tais objetivos foram utilizados como referenciais teóricos autores que abordam a temática, assim como sites institucionais públicos, pesquisa de campo, observações, questionários, com os gestores da escola, equipe pedagógica, pais ou responsáveis e alunos da escola Eduardo Angelim II. O recorte temporal da pesquisa ocorreu do mês de outubro de 2018 até novembro 2019 e possibilitou identificar que a escola precisa utilizar estratégias para motivar a participação da família no processo educacional dos filhos. O resultado da pesquisa evidencia recomendações para propostas de mudanças futuras na relação família e escola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Experiências da pedagogia social no contexto do Creas no município de Tomé-Açu-Pará(2024-07-02) MOREIRA, Islene Chaves; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Tendo em vista que os espaços de atuação do profissional de pedagogia não se limitam apenas ao ambiente escolar, este trabalho apresenta um estudo sobre as experiências do campo da pedagogia social trabalhada no contexto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, visando compreender a atuação do profissional de pedagogia, no processo de garantia de direitos dentro desta unidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que obteve como metodologia para o aporte teórico a pesquisa bibliográfica de estudos já publicados sobre a temática, e pesquisa de campo onde fora utilizado como técnica de coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada com a profissional de pedagogia do CREAS. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que a inserção deste profissional no âmbito da Assistência Social ainda é recente, e as consequências causadas pela falta de preparação na formação inicial acarretam grandes desafios para a prática do educador social inserido em uma instituição que atende vítimas de violações de direitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores: reflexão sobre a prática docente na creche municipal Irmã Eufrásia Maria de Belém em Abaetetuba(2019-05-07) COSTA, Laura Maciel da; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250A referida pesquisa tem por objetivo geral analisar como os professores da Creche Municipal Irmã Eufrásia Maria de Belém investem em seus processos de desenvolvimento profissional. O objetivo específico é caracterizar os aspectos referentes à formação continuada dos professores, bem como analisar a relação entre esta e o desenvolvimento profissional e seu reflexo na sala de aula. Esse estudo é importante pois contribuirá para que o professor repense a sua prática docente, o seu preparo profissional e a condução do processo de ensino-aprendizagem, ressaltando a importância da realização de outros estudos a partir das reflexões feitas durante a realização desse trabalho. A metodologia utilizada se apoia na pesquisa qualitativa e as técnicas de coletas de dados deu-se a partir da aplicação questionário aplicado a 15 profesoras e posterior análise de dados que se apoiou em autores como: Sacristán (1995, 1999), Novóa (1999) e Schón (1992; 2000). Conclui-se que a Formação Continuada se torna uma ferramenta fundamental, capaz de contribuir para o aprimoramento do trabalho docente, fortalecendo vínculos entre os professores e os saberes científico-pedagógicos no contexto do objeto pesquisado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança(2019-06-18) NOVAES, Naiara Correa; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250A presente pesquisa aborda a influência da leitura na formação crítica e construtiva da criança e propõe investigar qual a importância da leitura para a formação de caráter e desenvolvimento intelectual na infância e de que forma deve ser incentivada. A leitura é uma ferramenta de grande valor que ajuda no desenvolvimento e na comunicação oral e escrita, para que no futuro se tornem bons leitores, críticos, competentes, e que não só a escola é importante para o incentivo à leitura das crianças, mas junto com a família esse processo se dá com sucesso. Tem como objetivo compreender as principais concepções que norteiam o processo de leitura e escrita. Para desenvolver a metodologia da pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa para sua definição, a coleta de dados e a conclusão, ocorreram de análises bibliográficas através das obras e documentos dos principais autores que abordam a importância do ato de ler, o papel da escola e da família no incentivo ao hábito de leitura desde a infância, como: (SILVIA, 2005); (FERREIRO, 1996); (FERREIRO,1999); (FERREIRO, 2000); (KLEIMAN, 1999); (KLEIMAN, 2005); (KLEIMAN, 2008); PCNs, 1996 (Parâmetros Curriculares Nacionais). Através dos estudos, obtive como resultado que a leitura e escrita são valiosas ferramentas para o desenvolvimento intelectual e social na primeira infância, e principalmente na construção do conhecimento no decorrer da vida do indivíduo, aprimorando suas capacidades. Conclui-se que escola e família são as principais instituições formadoras do indivíduo, assim será para o hábito de leitura, essa parceria vai contribuir a formação do leitor por hábitos praticados na escola e na sua casa e principalmente desconstruir a ideia que muitas crianças têm, que ler é chato. A leitura e a escrita podem mudar a história de um aluno. Mas para que esse processo de aquisição da leitura e escrita ocorra com sucesso precisa-se de investimentos e apoio e incentivos em políticas públicas de qualidade na educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo(2019-07-02) NEVES, Bruna Soares; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250A ludicidade é essencial para a criança, pois favorece o seu desenvolvimento em múltiplas habilidades e funções no plano cognitivo, social, emocional e, também, motriz. Sendo que, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidencia alguma alteração no jogo, especialmente, a nível simbólico. A intervenção desta dificuldade vai repercutir diretamente na área social e comunicativa. Sendo a atividade lúdica uma ferramenta eficaz de aprendizagem e parte vital no desenvolvimento de todo individuo, é importante abordá-la de forma ampla e adaptada às características e necessidades concretas de cada criança. Portanto, o objetivo desta pesquisa é estudar o uso do lúdico na prática pedagógica, como elemento importante para o ensino-aprendizagem da criança com autismo. Os jogos e brincadeiras utilizadas em sala, no desenvolvimento das crianças com TEA, ajudam no comportamento da criança. Desse modo, observar como o lúdico se manifesta perante a sua aprendizagem. A pesquisa apresenta uma abordagem de caráter qualitativo e a técnica de coleta de dados foi a observação participante. Assim, é possível verificar que os processos inclusivos ainda precisam se efetivar na prática e que os professores ainda se sentem despreparados para receber os alunos com desenvolvimento atípico. Todo esse processo educacional mostra a importância e a necessidade dos jogos e brincadeiras para favorecer a inclusão, em geral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do pedagogo no espaço de acolhimento para crianças e adolescentes - EACA em Abaetetuba-PA(2022-06-30) SANTOS, Suellen Cardoso dos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250A pesquisa tem como objeto de estudo refletir sobre o papel do pedagogo em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes. Essas instituições que atendem crianças e adolescentes fazem parte do Serviço de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como medida legal de proteção assegurada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que, para chegarem a esses espaços as crianças já passaram por casos atípicos de convivência familiar, com isso faz-se necessário ter na instituição uma equipe de profissionais de várias áreas para melhor atendê-los, entre eles um pedagogo, uma vez que a pedagogia abrange todas as formas de educação que ocorre dentro e fora da escola, onde a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional define que o processo da educação se formatiza em vários segmentos, entre elas, na família, na convivência em sociedade, no trabalho e na cultura. Diante disso, a pedagogia se preocupa em educar, levando em consideração um olhar humano, as teorias e os métodos educativos. Neste caso, complementando de forma inter-relacionada a equipe de profissionais nesses espaços. A pesquisa é de cunho qualitativo, onde a pesquisa bibliográfica também se fez presente. A técnica de coleta de dados se deu através de entrevistas. Os resultados apontam que o profissional de pedagogia exerce um importante papel na dinâmica da instituição não apenas pela sua formação didático pedagógica, mas também pela natureza humanística da própria profissão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia hospitalar: a prática pedagógica no espaço Acolher da fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará(2022-07-13) GOMES, Thais Mota; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente estudo se assenta no âmbito da Pedagogia Hospitalar e visa compreender o papel do pedagogo no ambiente não escolar, bem como ressaltar a importância da mesma para crianças que se submetem a períodos longos de tratamento decorrente ao escalpelamento, podendo assim se ausentar por algum tempo da escola e do seu ambiente familiar. O Objetivo desse estudo é compreender o trabalho didático-pedagógico que o pedagogo hospitalar desenvolve no âmbito dos processos de ensino e aprendizagem no ambiente hospitalar. Metodologicamente realizouse a pesquisa qualitativa no âmbito bibliográfico e documental, bem como a realização de entrevistas. Destacando as ações educacionais que foram criadas para atender as crianças escalpeladas que se encontram dentro do Espaço Acolher, haja vista toda fragilidade, baixa autoestima, medo e angustia que as mesmas sentem. Logo, é possível observar os benefícios, tanto na aprendizagem dessas crianças quanto nos aspectos emocionais e sociais, que o trabalho do educador pode proporcionar à essas crianças que estão em tratamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática pedagógica dos professores no centro de educação de jovens e adultos (CEEJA) Profª Maria Oscarina Silva Pereira(2019-05-07) RODRIGUES, Andréa dos Santos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250A presente pesquisa visa ampliar a compreensão da prática pedagógica docente na Educação de Jovens e Adultos, especificamente, no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, o qual apresenta uma metodologia de ensino personalizada, a partir de um levantamento teórico acerca das políticas públicas da EJA buscando delinear o processo da prática pedagógica e o compromisso docente. A metodologia adotada está baseada na pesquisa ação, na abordagem qualitativa que possibilitou uma reflexão e aproximação maior em relação ao meu objeto de estudo, como técnicas foram utilizadas a entrevista e observação participante, baseadas em Gil (2008), Chizzoti (2003) dentre outros. O enfoque teórico está fundamentado por Freire (1997), Gadotti (2007), Souza (2012) e diversos autores que são explanados ao longo do trabalho fomentando essas ideias. Essa pesquisa serve como conhecimento e identificação de como acontece a prática dos professores do referido campo e suas implicações e contribuições no processo de ensino aprendizagem, e na vida dos alunos, no sentido de refletir e rever a metodologia aplicada e o verdadeiro papel da escola na sociedade. Sendo assim, se faz necessário que essa modalidade de ensino tenha um caráter menos assistencialista e mais reflexivo e crítico, sempre respeitando as particularidades de cada sujeito para que seja possível compreendê-lo em sua totalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Programa escola da terra: formação e prática docente no município de Acará-PA(2019-12-16) SILVA, Elize Cunha da; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Este estudo objetivou analisar de que maneira o Programa Escola da Terra contribuiu na formação continuada dos docentes que atuam nas escolas multisseriadas no Município de Acará-PA. Alguns passos a percorrer para se chegar lá foi identificar como ocorreu o processo de formação do Programa Escola da Terra no Município de Acará, bem como levantar os resultados obtidos com a realização da formação; e apresentar a importância que o programa teve para os docentes. Para isso, foi utilizada como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica na busca e alocação de conhecimento sobre a formação continuada do Programa Escola da Terra correlacionando tal conhecimento com abordagens já trabalhadas por outros autores, análise documental e entrevistas. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância da formação continuada de professores de classe multisseriadas, que só trouxe ganhos para a prática docente principalmente pela proposta do programa que é voltada para a realidade dos sujeitos do campo onde busca enfatizar a importância da cultura local e principalmente a relação de pertencimento e empoderamento. Enfim, por meio de todo o estudo realizado foi possível confirmar que o professor segue reinventando assim as práticas docentes, pois com isso o discente se torna parte do ensino, havendo o reconhecimento de seu conhecimento empírico e de sua cultura onde vale destacar que o programa apresentou ganhos de muita relevância para os professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O sistema de organização modular de ensino e a educação do campo na ótica dos gestores(2019-12-16) SANTOS, Gesiele Silva dos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Neste trabalho apresentaremos o Sistema de Organização Modular de Ensino – Some e a Educação do Campo na ótica dos Gestores. A pesquisa foi realizada na Comunidade de Nova Aliança no Município de Acará-PA. Contaremos desde o surgimento do SOME até ao contexto da comunidade estudada a fim de conhecer a realidade da educação que tem chegado ao campo. O objetivo geral deste trabalho é analisar o SOME desde a concepção de campo e identificar o seu papel na formação dos alunos verificando a didática do SOME e sua contextualização com a realidade do campo. A metodologia utilizada se deu através de entrevistas qualitativa e aplicação de questionário com os gestores das duas instituições sendo uma da Cidade responsável pelo gerenciamento do SOME á nível de município e outra do campo além de revisão bibliográfica. Os resultados obtidos mostraram a realidade da educação na escola de nova aliança apontando o sistema modular como uma oportunidade aos alunos do campo de permanecerem em seu local de origem e que este dá novas perspectivas de vida a esses alunos tendo contribuído na sua formação, já relacionado a educação do campo ainda não se vê a contextualização com a realidade de seus sujeitos que fortaleça a sua identidade pela valorização da Educação do Campo.