CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba
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O Campus Universitário de Abaetetuba, também, conhecido como Campus do Baixo Tocantins, foi implantado em 1987, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Profº. José Seixas Lourenço.
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
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Navegando CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba por Orientador "ARAUJO, Olidete de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A alfabetização e o letramento na compreensão e nas práticas dos professores alfabetizadores de uma escola no município de Barcarena-PA(2022-07-19) BRABO, Elizyane Valente; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Durante muitos anos a alfabetização foi reduzida a simples obtenção de um código baseado na correspondência entre fonemas e grafemas. Entretanto, as principais críticas ocorrem pelo fato de que por meio desse modelo tradicional de ensino, tem-se formado sujeitos que leem e escrevem mecanicamente. Nesse cenário, é necessário reconhecer novas práticas visando superar o tradicionalismo, emergindo assim, o letramento, que carrega em seu contexto a dimensão sociocultural da língua escrita. Ao docente, cabe utilizar as práticas sociais para mediá-las no espaço escolar, assim, na medida em que é alfabetizada, a criança tomará conhecimento do mundo a sua volta. Portanto, reconhecendo sua importância para viabilizar o processo de alfabetização, surge a problemática: como o letramento se reflete na prática pedagógica dos professores alfabetizadores? O principal objetivo deste estudo é identificar de que maneira os professores alfabetizadores introduzem a cultura letrada nas suas práticas, e para isso, a pesquisa consistiu-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em uma escola no município de Barcarena e incluiu observação em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental e entrevistas com as professoras das classes. Os resultados obtidos no recorte das entrevistas nos levam a pensar que ainda existem lacunas na compreensão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o que de certa forma, acaba dificultando a inserção da cultura letrada na prática docente. Portanto, esta pesquisa buscou contribuir com a comunidade acadêmica para a ampliação da compreensão destes dois processos, bem como a sua relevância para o meio social.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As dificuldades da prática docente no processo de alfabetização e letramento numa escola do campo do município de Abaetetuba/PA(2022-12-27) SILVA, Izaneide Brandão da; VASCONCELOS, Monica Cardoso; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049O objetivo desta pesquisa é analisar as dificuldades na prática docente no processo de alfabetização e letramento em turma multisseriada na escola Cristo Redentor localizada no campo. Esta pesquisa surge a partir da problemática: Quais as dificuldades docente no processo de alfabetização e letramento em turma multisseriada na escola Cristo Redentor? A pesquisa é de natureza qualitativa e foi efetivada numa escola municipal em uma turma multiseriada de 2º e 3º ano. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, realizada no contexto escolar, entrevista semiestruturada realizada junto à professora da referida turma. De posse do material coletado, realizamos uma análise de conteúdo. Os resultados apontam que a dificuldade na etapa da alfabetização em relação a leitura e escrita é a de associar as letras em silabas e palavras e que a prática de sala de aula são tradicionais, um dos maiores desafios para obter resultados positivos frente ao desenvolvimento dos alunos ao serem alfabetizados e letrados é a falta de formação qualificada e o desinteresse em desenvolver métodos atrativos, apresentando uma certa resistência da docente na mudança de métodos antigos para atuais e lúdicos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de crianças com transtorno do espectro autista numa escola do campo no município de Abaetetuba/PA(2022-12-27) SILVA, Thamyres Silva da; MATIAS, Erima Silva; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Este trabalho trata das práticas pedagógicas docente com crianças com transtorno do espectro do autista em uma escola do campo no município de Abaetetuba/PA. Tem como problema de pesquisa compreender como uma escola do campo trabalha os conteúdos com as crianças do espectro autista. O objetivo do trabalho é analisar as práticas pedagógicas que as docentes titular e profissional de apoio escolar (PAE)se apropriam para trabalhar com alunos com transtorno do espectro autista. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo utilizado como ferramenta para coleta de dados,entrevista semiestruturada, fotos, observações e anotações. Como suporte teórico utilizamos Paulo Liberalesso (2020), Lucelmo Lacerda (2020), Mayra Gaiato (2018), Gustavo Teixeira(2018) que tratam da perspectiva da inclusão do aluno com TEA. Os resultados indicam que a escola não possui uma estrutura física adequada, ausência de uma sala recreativa. Em contrapartida os professores produzem o material didático adaptado e efetuam suas práticas pedagógicas na leitura tanto em sala de aula quanto no ambiente externo. A gestão da escola promove momentos de palestras e filmes com os professores e alunos com foco na discussão sobre a inclusão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de LIBRAS: desafios e perspectivas docente em uma escola no município de Soure(2023-12-15) VITELLI, Anderson Souza; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Este trabalho está situado no campo da educação especial discute sobre os desafios e perspectivas docente no ensino de LIBRAS em uma escola no município de Soure/PA. O objetivo geral desse estudo pautou na investigação acerca dos desafios e as perspectivas docentes no ensino de LIBRAS para estudantes surdos na sala de aula regular de ensino em uma escola no município de Soure. A pesquisa é de cunho qualitativa (Minayo, 2004). O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com a interprete de LIBRAS da referida escola. Após a coleta de dados realizou-se a análise de conteúdo conforme Bardin (1977). Como resultados é possível considerar que a organização educacional no município de Soure, na perspectiva da educação inclusiva, é recente e que a partir dos próprios alunos do curso de licenciatura em letras língua portuguesa/ LIBRAS, começam a desenvolver um trabalho de conscientizar a população sourense sobre os direitos à educação das pessoas surdas que viviam na cidade, sendo que muitas já haviam passado da idade de escolarização. A partir disso, conclui-se que mesmo sendo reconhecida por lei, como meio legal de comunicação e expressão, especialmente, para a comunidade surda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nas escolas, ainda não é componente curricular obrigatório, o que torna despretensioso e irrelevante o ensino de LIBRAS nas instituições de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) História local e memória: o brinquedo de miriti como expressão cultural do município de Abaetetuba(2022-07-20) CORREA, Tiago Ribeiro; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Este artigo tem como objetivo compreender a importância de analisar o conhecimento histórico sob diferentes perspectivas. Tendo como objeto de pesquisa a tradição da produção do brinquedo de miriti, por ser uma das maiores expressões culturais do município de AbaetetubaPA. O brinquedo de miriti é uma forma de artesanato que é característico do município de Abaetetuba, sua origem histórica é vaga, ou seja, se encontra apenas na oralidade do povo da Amazônia (Loureiro 2020). Desta forma, essa pesquisa é de cunho qualitativa e iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica enfatizando autores como Adchie (2009) pois sua obra “O perigo de uma história única”, foi de fundamental importância para a problematização desta pesquisa, Loureiro (2020) que pesquisa e debate sobre o brinquedo de miriti, Silva (2009), que debate sobre a história oral enquanto ferramenta de transmissão de valores, sentimentos, visões de mundo e de cultura, dentre outros. Realizou-se a pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, que foi realizada com três moradores do referido município e que possuem ligação com o objeto de pesquisa. Os resultados obtidos nos permitiram compreender a importância do brinquedo de miriti na compreensão explicita da cultura do povo de Abaetetuba, por meio das diferentes versões das histórias contadas sobre ele.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As práticas pedagógicas na educação infantil do campo: realidade de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Abaetetuba/PA(2022-07-20) SILVA, Izani da Silva e; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049O presente trabalho tem por tema as práticas pedagógicas realizadas pela professora de educação infantil do campo. Sendo realizado em uma escola municipal de ensino infantil e fundamental I, localizada na zona rural do município de Abaetetuba/PA. Consiste em pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com observação participante e entrevista semiestruturada para coleta de dados. Tem-se por objetivo apresentar e discutir a realidade da escola do campo, evidenciando as práticas pedagógicas presentes, com base no tripé da educação infantil, conforme BNCC – brincar, cuidar e educar. Entendemos prática de ensino como uma ação pedagógica em seus aspectos concretos, baseada em teorias estudadas e analisadas, sustentada pelas realidades educacionais e observação da ação da criança em seu desenvolvimento. Sobre a estrutura da escola e relações estabelecidas, tem-se os seguintes resultados, a sala de aula possui cadeiras e mesas coloridas, adaptadas às crianças, além de diversos cartazes de cunho pedagógico. A professora trabalha com um livro de atividades montado por ela mesma, e dois cadernos específicos, para atividade de sala e de casa. Localizada na beira da estrada, o ruído de automóveis é constante, interrompendo a fala da professora. As crianças são sempre assistidas pela professora e pelo inspetor, no lanche e no brincar. Os pais mantêm boa relação com educadores e funcionários, e, em maioria, preocupam-se com a vida e o desempenho escolar das crianças. Conclui-se que, apesar das dificuldades observadas, no que se refere ao ensino-aprendizagem das crianças, elas estão dentro do que se espera para a faixa etária e nível educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Residência pedagógica: um relato de experiência em uma escola no município de Abaetetuba-PA(2022-07-20) ALMEIDA, Karem Jhuly Barbosa de; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência em participar do Programa Residência Pedagógica, que ocorreu em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no Município de Abaetetuba-PA. O programa, ofertado pela Universidade Federal do Pará, tem como objetivo promover aos discentes o contato direto com a realidade educacional, com os alunos e com o espaço escolar, através de observações, aplicações de projetos e regência escolar. A vivência aconteceu em todas as salas da escola (1° ao 5° ano), porém a observação aconteceu em um período maior na turma do 4° ano do ensino fundamental, onde dois alunos foram acompanhados de forma mais direta no processo de alfabetização. A experiência foi de suma importância para a construção inicial da formação acadêmica dos residentes, a partir dela foi possível conhecer a realidade do ambiente escolar, trocar experiências com os preceptores e vivenciar na prática o papel do pedagogo no ambiente escolar.