CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba
URI Permanente desta comunidade
O Campus Universitário de Abaetetuba, também, conhecido como Campus do Baixo Tocantins, foi implantado em 1987, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Profº. José Seixas Lourenço.
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba por Orientador "ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Discalculia: uma análise bibliográfica(2019-09-09) CUIMAR, Misael Pantoja; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179Este trabalho procura despertar o interesse de conhecer-se a discalculia e nele enfatiza-se suas principais referências bibliográficas, e tenta-se tornar o mesmo conhecido por parte dos profissionais da educação e principalmente pelos professores de Matemática e da Pedagogia. Tendo em vista que as várias dificuldades dos alunos apresentam-se de formas diversas quanto à aprendizagem em relação as suas habilidades matemáticas de desenvolver possíveis cálculos, onde a discalculia tem uma grande parcela que dificulta em tais habilidades, portanto, houve a necessidade de realizar tal pesquisa, pois, a discalculia afeta a cognição das crianças, impedindo que tenham êxito escolar. E justamente, foi este fato que deu-se a devida atenção para este tema de tão importância relevância para uma futura mudança no ensino-aprendizagem da matemática. Diante do exposto, procura-se compreender melhor o assunto, apresentando uma união de intervenções pedagógicas e psicopedagógicas juntamente com o auxilio de ferramentas tecnológicas, possibilitando a percepção do surgimento da discalculia e seus sintomas para uma melhor compreensão deste transtorno de aprendizagem, visto que atinge de forma negativa a vida escolar do aluno, fato este que chama a atenção de muitos profissionais da educação mundial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A etnomatemática e os jogos africanos(2021-10-16) SOUSA, Simone Maria Leal; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179Este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa sobre o uso de jogos matemáticos africanos sobre a perspectiva da etnomatemática. Esta pesquisa buscou relacionar a cultura africana, por meio dos jogos, através de uma análise de trabalhos já publicados. O principal aporte teórico e fundamentalista desta pesquisa é o seu criador Ubiratan D’Ambrósio. A metodologia usada baseou-se na revisão bibliográfica integrativa na qual seus autores mostram a eficácia da aplicação dos jogos matemáticos africanos na sala de aula se tornando um grande instrumento para auxiliar no aprendizado. Tendo como conclusão a importância de aplicar os jogos como recurso pedagógico que estrutura o pensamento e o raciocínio, para assim resolver problemas e cálculos, tendo uma maior participação dos alunos e professores, respeitando as suas relações culturais e de identidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Função quadrática contexto e aplicações no cotidiano(2018-09-03) ANDRÉ, Pedro Júnior dos Santos; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179O presente trabalho inicia-se com um breve histórico sobre função, dando destaque a alguns matemáticos que tiveram fundamental importância para o seu desenvolvimento. Faz também uma abordagem dos conceitos de função, conceitos estes que foram fundamentais para a construção desse trabalho. Posteriormente abordou-se à evolução da função quadrática, falando dos matemáticos e sua respectiva importância para o desenvolvimento da função quadrática ao longo da história. Adentrando no assunto de função quadrática foram abordadas as definições, os gráficos, a forma canônica, zeros da função quadrática, máximo da função e mínimo, o vértice da parábola, a imagem, e o eixo de simetria e por ultimo foi desenvolvido as aplicações da função quadrática em diversas situações do cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelos de atendimento ao público via cadeias de Markov(2019-07-11) LOBATO, Olzemir Jeffrey da Silva; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179Cadeias de Markov são uma poderosa ferramenta probabilística de previsão do comportamento de diversos sistemas, cite-se como exemplo a gestão de quadro de funcionários para atendimento em estabelecimentos comerciais (1); em ciências físicas, provê um modelo com propriedades globais de interações locais de acordo com o artigo de Aharonov et al. (2). As aplicações são muitas; cite-se ainda os modelos de PageRank, uma aplicação fundamental para motores de busca da internet mais modernos como o Google (3, 4). Todavia, o foco deste trabalho são modelos de atendimento de pessoas em estabelecimentos, como bancos, repartições públicas, aeroportos, postos de combustível, por exemplo, ou por telefone, via cadeias de Markov, como sugerido pelo título do trabalho. Interessante notar também que existe uma variedade de situações diversas que podem ser descritas com o mesmo modelo. O trabalho está dividido em duas partes maiores, a primeira relembra conhecimentos básicos de Probabilidade e um pouco de Álgebra Linear; somente o necessário. Não se faz estritamente necessária a leitura da parte 1; mas em caso de dúvidas ou dificuldades, é possível que uma rápida consulta ajude. A contribuição deste trabalho está em estimar o tamanho futuro de uma fila, nas situações relatadas acima, após um tempo t indicado, com auxílio de um programa de computador em linguagem C construído neste trabalho de pesquisa. Também foi calculada a complexidade computacional do algoritmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teorema de Pitágoras, demonstrações e aplicações no cotidiano(2019-06-28) SANTOS, Rivaldo Pantoja dos; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179O presente trabalho é dedicado ao estudo do teorema de Pitágoras e suas contribuições nas representações e nas demonstrações de exercícios de comparações de áreas e dos cálculos que o representam, bem como nas construções que usamos no cotidiano, visando também familiarizar os alunos do ensino médio, que muitas das vezes não dão a importância necessária para o estudo do mesmo. Sabemos que ao entrar na faculdade para estudar matemática uma das primeiras disciplinas da estrutura curricular é a matemática básica onde o discente percebe logo que, comparado ao que se estuda no ensino médio em especial nas escolas da rede pública é outro nível, logo este começa a sentir muitas dificuldades, e inspirado nisso foi feito este trabalho. No decorrer deste trabalho, realizaremos umas aplicações do teorema de Pitágoras em questões do cotidiano, pois vivemos em um mundo formado por objetos reproduzidos a partir de formas geométricas, e as vezes nem nos damos conta disso, porém se pararmos para observar, logo notaremos em camas, mesas, portas, paredes, entre outros objetos, que para serem construídos com tanta precisão, foi preciso analisar ângulos; além de cálculos de áreas para saber o tamanho ideal. Mas antes falaremos um pouco da história sobre o matemático que dá o nome a esse teorema, que é Pitágoras, introduzimos conceitos básicos sobre triângulos e duas demonstrações do teorema de Pitágoras.