CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba
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O Campus Universitário de Abaetetuba, também, conhecido como Campus do Baixo Tocantins, foi implantado em 1987, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Profº. José Seixas Lourenço.
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
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Navegando CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba por Orientador "ALENCAR, Helem Betel Negrão da Silva"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras como processo de aprendizagem na educação(2018) BARRETO, Nazilda dos Santos; ALENCAR, Helem Betel Negrão da SilvaO presente trabalho argumenta sobre a brincadeira como processo de aprendizagem na educação, é um tema importante e necessário no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança e tem como objetivo geral analisar os aspectos históricos, aprendizado e desenvolvimento da criança na educação infantil por meio da ludicidade. A metodologia apresentada foi bibliográfica, do tipo descritiva que se baseia em levantamentos de autores como: Antunes (2005), Anna e Nascimento (2011), Cardoso (2017), Cintra e Jesuino (2010) e Kishimoto (1997), que retratem o tema e o detalhamento da pesquisa. O objeto de estudo para pesquisa foram jogos, brincadeiras, cantigas e também argumentos teóricos de autores que discutem o assunto, assim como também demonstrar a importância da prática como projeto relacionado sobre o tema, como processo de aprendizagem na educação infantil. Com a pesquisa verificou-se a grande necessidade de se discutir a ludicidade na educação da criança como uma das metodologias necessárias para o processo de ensino, sendo que a criança aprende brincando. E com essa pesquisa espera-se contribuir com a educação das crianças e também incentivar os educadores a trabalhar com a ludicidade para fazer com que o alunado tenha mais interesse pela educação escolar, principalmente quando estão saindo do laço familiar para um novo convívio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da ludicidade na educação infantil(2018) MONTEIRO, Carmem Lúcia dos Santos Sousa; ALENCAR, Helem Betel Negrão da SilvaA presente pesquisa tem como tema: A importância do lúdico na Educação Infantil e tem como objetivo questionar e pensar em soluções para um aprendizado eficaz, diante da seguinte problemática: Qual a capacidade que o lúdico tem de desenvolver as habilidades da criança da Educação Infantil? O objetivo do presente trabalho é elaborar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender a relevância do brincar, como subsídio, na construção do desenvolvimento, de aprendizagem no processo educacional da criança. O trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa alicerçada nos fundamentos de autores como VYGOTSKY (2003), LUCKESI (2005), KISHIMOTO (1997), SANTOS (1997), NEGRINE (1994), CARDOSO (2008), e outros, segundo realidade escolar. Portanto pretende-se mostrar que a utilização do lúdico aliado às atividades pedagógicas podem transformar o aprender numa ação prazerosa que produz resultados positivos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade como instrumento facilitador da leitura no 2º ano do ensino fundamental(2018-06-26) PINHEIRO, Odábias dos Passos; ALENCAR, Helem Betel Negrão da SilvaEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa destacando pontos relevantes sobre a utilização da ludicidade como ferramenta facilitadora no processo de leitura no ensino fundamental. As ideias aqui apresentadas baseiam-se em autores como Vigotsky (1987, 1998 e 2001), Piaget (1996 e 1997). Morais (2012), Freire (2007), Ferreiro (2004) e outros em que ressaltam a importância da ludicidade para formarmos alunos leitores. A pesquisa enfatiza sobre como é importante à utilização da ludicidade nas praticas de sala de aula. Trata de uma reflexão em autores sobre o processo de construção de conhecimento durante o período de formação e aprendizagem, bem como as transformações ocorridas na atualidade. O estudo permitiu entender como a reflexão deve está na vida deste profissional. Desenvolvida através de leituras bibliográficas de caráter qualitativo e observações de campo contudo caminhando para uma melhor compreensão do fenômeno social na qual está inserido o ensino fundamental. Desta forma a pesquisa faz conceito de ludicidade bem como o resgate histórico das metodologias tradicionais às atuais no processo de ensino aprendizagem. Discute-se sobre o papel pedagógico que a ludicidade deve ter no ensino fundamental, baseada na prática pedagógica e a formação do professor que é de extrema importância, destacando como relação ao ensino e o brincar. Destacando que todo o atendimento deve acontecer de maneira lúdica e dinâmica para que a criança possa alcançar em seu processo de aprendizagem o desenvolvimento integral e social. Os resultados da pesquisa apontam a importância dos profissionais trabalharem com qualidade para formação de alunos leitores.